A camareira

A camareira Nita Prose
Nita Prose

Resenhas - A camareira

leaoliterario 20/02/2022

?Uma coisa que aprendi no meu trabalho é que dá para esconder a sujeira por um tempo, mas em dado momento tudo vem à tona.?

_limamanu 25/05/2022

O livro é bem fluido, a história é legal, nada grandioso, um suspense mediano, personagens normais, final ok

Thais Amaral 21/02/2022

Gostei da história mas o final me incomodou um pouco, achei um pouco corrido e as coisas se ajeitaram um pouco fácil demais, mas a história é interessante, gosto de livros com essa temática.
E o epílogo foi surpreendente.

Keli.Jaqueline 05/07/2023

A camareira
Outro livro que a leitura flui, o mistério em si poderia ter sido mais trabalhado, mas ainda assim me surpreendeu o final da história.

lulu 25/03/2022

Camareiras: o que escondem?
Terminando mais um livro do clube da Intrinseca e mais uma vez recebi um título bom!
Eu demorei um pouco pra começar a ler esse livro, sem motivo nenhum, só alguma coisa me barrava. Enquanto li, senti muitas coisas diferentes: vergonha, pena, desespero, dúvida...mas sem sombra de dúvidas, não senti decepção, muito pelo contrário, fui surpreendida.
Esse livro trata de coisas muito importantes das entrelinhas: o excesso de trabalho, criação falha, até onde a ingenuidade pode ir e entre outros assuntos que ficam a seu critério descobrir na leitura.
Molly é uma personagem odiável kkkkkk grande parte das atitudes dela nós entendemos porque estamos vendo do ponto de vista dela, mas ela tem uma personalidade que não agrada boa parte das pessoas, inclusive eu senti muita raiva dela em alguns momentos.
Sobre o mistério, foquei tanto em um detalhe que nos final das contas tinha nada a ver Hahahahhah, nem foi mencionado novamente e foi um final que poderia ser previsto, mas, como qualquer livro bom de mistério, ninguém deu muita atenção. Gostei muito do fim, deu tempo de acontecer tudo que deveria acontecer.
A escrita também foi espetacular, quando chegou no momento que o livro poderia se tornar totalmente maçante, aconteceu o oposto e foi muito bom!
Mais um livro que recomendo!
Dica: sempre leiam o epílogo!

Manuela 22/02/2022

Rápido e envolvente
Assassinato no hotel, quem será o culpado? Apesar do teor investigativo, o que mais me cativou foi a protagonista.

Vendo o mundo de forma diferente e atípica, e, com a história sendo narrada atravéz do seu olhar, o suspense aparece, mas outras tantas questões também. Preconceito, relações afetivas, vida e morte.

Se eu fosse diagnosticar Molly diria que parece uma autista atípica, sem esteriotipias, mas com questões na área da socialização e da comunicação. E não tive como não pensar nisso durante toda a leitura. Mas a autora optou por não categoriza-la, o que achei fantástico.

Somos todos iguais, de formas diferentes. ?

Emilly473 10/04/2022

Um livro simplesmente incrível, com um bom enredo que prende o leitor do início ao fim, um livro super fluído que quando você percebe você já leu metade do livro.
Um bom suspense com um plot twist incrível que realmente surpreende o leitor.

Luanna.Maba 19/04/2022

Consegui passar cada nervoso com esse livro kkkk.
Molly é camareira de um hotel, só que ela se envolve em cada coisa que dá vontade de gritar pra ela acordar tadinha. No meu ponto de vista Molly é autista ou só vê as coisas de uma maneira diferente, o problema é que usam desse jeito dela ora fazer ela de boba.
A história é muito boa e é maravilhoso acompanhar o crescimento dela e ver quem realmente estava do lado dela. Amei

Carla 22/12/2022

Alguma coisa não me caiu bem...
Esse livro teve uma grande propaganda e depois caiu no esquecimento até ganhar uma das categorias do GoodReads de melhores de 2022. Isso me fez lembrar que eu ainda não tinha lido.

A história é interessante, é um mistério sem muita sanguinolência ou violência, o que agrada quem começa no gênero.

Mas a atração dessa história é a protagonista que narra a obra: Molly, a camareira de um hotel de luxo. Identificada por alguns leitores como tendo características do Transtorno do Espectro Autista (embora isso nunca seja dito pela autora no livro), Molly tem uma forma peculiar de encarar a vida.

De pensamento rígido, respeito às regras e uma grande incapacidade de ler o que as pessoas não dizem com palavras ou o que não é dito de forma objetiva e sem figuras de linguagem, Molly é ridicularizada por alguns colegas e acaba metida em uma trama investigativa.

O livro traz muitas passagens bastante repetitivas, como as inúmeras citações de Molly aos ensinamentos da falecida avó, mas assim entendemos as razões dela para quase todos os seus atos. Quase todos pq há alguns que fogem totalmente do estereótipo que a autora traçou para Molly e isso faz a história perder bastente credibilidade. Não é um livro melhor por conta disso.

E estereótipos são um problema da trama, a autora se aprofunda pouco na questão abusando de conhecimentos de senso comum sobre pessoas neurodivergentes.

Mas o mistério é resolvido de forma satisfatória, incluindo os motivos e formas como se deu. Ah...uma coisa na trama fica subentendida e não sei pq.

Amanda C. 22/04/2022

Uma grata surpresa
A narrativa é super cativante, os personagens são bem delineados e a vergonha alheia se faz presente do começo ao fim do livro. Uma delicia!

Bru Fátima 06/02/2023

Gostei de cara do prólogo, achei uma pegada maquiavélica e torci para isso, mas na verdade Molly Gray, a camareira protagonista era um peão no meio do ass.assina.to no hotel. Ao descobrir o corpo de um cliente quando foi limpar o quarto, Molly derruba o primeiro dominó de uma longa fila de mistérios que acontecem por trás daquelas paredes, envolvendo muitos nomes e um esquema de crime sem precedentes.

Além de ter que lidar com o próprio envolvimento no ass.assina.to, ela precisará lidar com o recente luto pela perda da avó, sua única referencia, traumas do passado e pessoas que se aproximaram apenas para se aproveitar dela.

O que me chamou atenção desde as primeiras páginas foi uma séria de comportamentos emitidos por ela, como: comportamentos ritualizados, inflexibilidade cognitiva, compreensão literal, déficit em habilidades social generalizado, característica presentes no TEA, que geram uma série de prejuízos para ela, mas que em momento algum a autora aborda no livro. Achei isso um problema, ao não querer 'rotula' Molly, perde-se a oportunidade de explicar/ educar sobre o tema, mantendo o estereotípico preconceituoso que são associados por pessoas do seu meio por causa de seus comportamentos. Fiquei "ué expôs os comportamentos, o bullying sofrido por causa deles e não fez mais nada? Não educou?".

O enredo todo é um pouco previsível e não achei TÃO envolvente quanto imaginei que seria. Os plots do final foram surpreendentes, mas a armadilha achei improvável e teatral, meio novela das 18h. Esperei mais, bem mais, mas de forma geral é um livro bom.

Naty 26/11/2022

Sensacional
Inicialmente preciso dizer que, desconfio que a protagonista está dentro de espectro autista, mas como em momento algum isso é de fato mencionado, vamos dizer apenas que ela vê o mundo um pouco diferente

E a história ser contada pelos olhos dela, fui surreal
Uma riqueza de detalhes que impressiona

Eu devorei esse livro em 1 dia, tinha pressa em descobrir a verdade

Alguns acontecimentos são previsíveis, outros nem tanto mas acho que não chega a ser plot twist?.

Acho que deveria virar uma minissérie kkkkkk

Ferdy 05/05/2022

Como primeiro livro da autora, foi bonzinho... Achei a personagem da Camareira meio inconstante, e o início do livro parecia ser mais thriller...depois já ficou um pouco romance, sei lá...meio confuso.