A camareira

Nita Prose

Resenhas - A camareira

Rafa 26/02/2022

Pior termino possivel
A personagem principal é bem estranha,pode incomodar alguns,o mistério em bem bobinho,mas segue o fluxo,agora o epílogo foi imperdoável,poderia ter deixado sem,desagradou bastante.

Meuri 21/01/2023

"Você pode ser muito importante, crucial para o funcionamento das coisas, e ser totalmente ignorada. É uma verdade que se aplica a camareiras e a outros também, parece. É uma verdade que dói."

Bru Fátima 06/02/2023

Gostei de cara do prólogo, achei uma pegada maquiavélica e torci para isso, mas na verdade Molly Gray, a camareira protagonista era um peão no meio do ass.assina.to no hotel. Ao descobrir o corpo de um cliente quando foi limpar o quarto, Molly derruba o primeiro dominó de uma longa fila de mistérios que acontecem por trás daquelas paredes, envolvendo muitos nomes e um esquema de crime sem precedentes.

Além de ter que lidar com o próprio envolvimento no ass.assina.to, ela precisará lidar com o recente luto pela perda da avó, sua única referencia, traumas do passado e pessoas que se aproximaram apenas para se aproveitar dela.

O que me chamou atenção desde as primeiras páginas foi uma séria de comportamentos emitidos por ela, como: comportamentos ritualizados, inflexibilidade cognitiva, compreensão literal, déficit em habilidades social generalizado, característica presentes no TEA, que geram uma série de prejuízos para ela, mas que em momento algum a autora aborda no livro. Achei isso um problema, ao não querer 'rotula' Molly, perde-se a oportunidade de explicar/ educar sobre o tema, mantendo o estereotípico preconceituoso que são associados por pessoas do seu meio por causa de seus comportamentos. Fiquei "ué expôs os comportamentos, o bullying sofrido por causa deles e não fez mais nada? Não educou?".

O enredo todo é um pouco previsível e não achei TÃO envolvente quanto imaginei que seria. Os plots do final foram surpreendentes, mas a armadilha achei improvável e teatral, meio novela das 18h. Esperei mais, bem mais, mas de forma geral é um livro bom.

Regina 11/02/2023

Um livro muito bem escrito. Excelente trama. Leitura fluida. A história gira em torno de uma camareira, suas peculiaridades e um assassinato. Não gostei do final. Recomendo a leitura

Carol Nery 04/03/2023

Peculiaridades que me são tão comuns.
Molly é neurodivergente, e isso já me ganha fácil nos primeiros momentos do livro em mãos. Gosto de perceber que uma pessoa autista consegue viver nesse mundão. Obviamente dentro de suas possibilidades...
A Camareira é um livro que tem frases bastante marcantes. Acho que a vó de Molly era uma grande mulher, que dizia frases não só para serem "frases de efeito". Elas realmente fazem sentido. E mais, ajudam a neta a não naufragar.
Não me cansei. Gostei da história, das escolhas da autora. E até tive uns feelings bem próximos do que realmente estava acontecendo!

karoladolfo 08/05/2022

Ótimos personagens péssimo suspense
A personagem principal é alguém que não se dá bem com as normas sociais, ela tem grande dificuldade com interação e algumas passagens me fizeram pensar se ela era neurodivergente estando em algum lugar do espectro, como acompanhamos todo livro pelo POV de Moly nós acabamos nos apegando à ela e também aos demais personagens que são extremamente bem construídos. O livro peca ao tentar se vender como um mistério, quando na real tudo é bem óbvio desde o começo.

Jorge Luiz da Silva 08/07/2023

Uma leitura agradável com um enredo cativante onde reúne suspense e mistério, além do romance com drama.
Esse livro marcou a estreia da escritora canadense, Nita Prose surpreendendo positivamente pela qualidade do texto.

skye 17/05/2023

Expectativa frustrada
Demorei horrores pra me acostumar com a escrita e conclui a leitura ainda sem gostar dela, talvez seja a tradução ou o fato da protagonista ser diferente e por causa disso a escrita foi mais preto no branco, mas o que quer que seja, não me agradou

os personagens não foram explorados, não tiveram profundidade o suficiente pra fazer o leitor se importar com nada basicamente

só dei 3 estrelas pelo plot final e pelas migalhas de romance nos últimos capítulos, se não fosse por isso teria sido bem menos

Daniella83 27/06/2023

Há tantos motivos para um coração parar de bater
O livro tem literalmente informação até o último segundo de tantas perguntas q tem a serem respondidas.
Apesar de ser um livro grande, ele te prende a cada capítulo que passa, apresentando novos personagens ou até mesmo falando do passado da personagem principal.
O livro apresenta a personagem principal como sendo a inocência em pessoa, e com tanto que isso seja considerado bom, para a situação em que ela se encontra é péssimo é isso ajuda ainda mais a desenvolver o mistério, que foi muito bem desenvolvido.

lulu 25/03/2022

Camareiras: o que escondem?
Terminando mais um livro do clube da Intrinseca e mais uma vez recebi um título bom!
Eu demorei um pouco pra começar a ler esse livro, sem motivo nenhum, só alguma coisa me barrava. Enquanto li, senti muitas coisas diferentes: vergonha, pena, desespero, dúvida...mas sem sombra de dúvidas, não senti decepção, muito pelo contrário, fui surpreendida.
Esse livro trata de coisas muito importantes das entrelinhas: o excesso de trabalho, criação falha, até onde a ingenuidade pode ir e entre outros assuntos que ficam a seu critério descobrir na leitura.
Molly é uma personagem odiável kkkkkk grande parte das atitudes dela nós entendemos porque estamos vendo do ponto de vista dela, mas ela tem uma personalidade que não agrada boa parte das pessoas, inclusive eu senti muita raiva dela em alguns momentos.
Sobre o mistério, foquei tanto em um detalhe que nos final das contas tinha nada a ver Hahahahhah, nem foi mencionado novamente e foi um final que poderia ser previsto, mas, como qualquer livro bom de mistério, ninguém deu muita atenção. Gostei muito do fim, deu tempo de acontecer tudo que deveria acontecer.
A escrita também foi espetacular, quando chegou no momento que o livro poderia se tornar totalmente maçante, aconteceu o oposto e foi muito bom!
Mais um livro que recomendo!
Dica: sempre leiam o epílogo!

Camilla 07/03/2022

Todo mundo suspeito... ?
"A Camareira" foi um livro muito bom, um mistério temporalmente curto; toda a história se desenrolou em praticamente uma semana. Em muitos momentos eu ri, em outros eu não conseguia acreditar que a Molly era inocente ao ponto de não perceber o que estava acontecendo...
Me lembrei um pouco de Sherlock Holmes, com suas histórias curtas, bem humoradas e cheia de mistério.
Recomendo, não dá pra largar.

Camila.Prioste 30/03/2022

Molly é uma camareira de um hotel de luxo que tem dificuldade com interações sociais, sendo muitas vezes considerada uma pessoa estranha. Ao se ver envolvida em uma investigação sobre assassinato, Molly descobre mais sobre o comportamento humano ao ser usada pelas pessoas que a consideram ingênua. Um bom livro, com um excelente plot twist.