Verônica e os pinguins

Verônica e os pinguins Hazel Prior

Resenhas - Verônica e os Pinguins

ekundera 06/02/2022

?É melhor ter amado e perdido do que nunca ter amado?
É um livro bem meigo, com personagens que não fogem muito aos estereótipos de uma história bem fechadinha. Os dramas pelos quais passaram os protagonistas vão sendo mostrados em flashbacks, como se validando sua forma amargurada de encarar o mundo. Mas é óbvio que o desenrolar dos acontecimentos vai ser crucial para uma mudança de comportamento dessas pessoas. E a presença dos pinguins fornece várias situações engraçadinhas na interação com os humanos, com momentos pra gente ficar amolecido.

Letícia 16/01/2023

Nunca é tarde...
"Verônica e os Pinguins" é um livro leve e emocionante!

Nele, conhecemos Verônica McCreedy, uma senhora rica, solitária e ranzinza de 86 anos. Ela não sabe o que fazer com sua herança, e decide ir atrás de parentes vivos para tomar uma decisão. Acaba conhecendo Patrick, seu neto, que não é nada do que ela imaginava que seria - ele é um jovem desempregado, desarrumado e que acabou de ser largado pela namorada.

Com a frustração, Verônica decide investir seu dinheiro em um projeto que monitora comunidades de pinguins na Antártica. Mas antes, ela quer ver como tudo funciona com seus próprios olhos, e se lança em uma jornada de conhecimento sobre os pinguins e sobre si mesma.

O livro é uma aventura pelos pontos de vista da Verônica e do Patrick. Ao longo das páginas, vamos descobrindo coisas novas sobre a vida dela e tudo o que a fez ser quem é hoje. E é sempre bom lembrar que nunca é tarde para mudar.

@vcdisselivros 27/09/2022

"É impressionante o quanto uma pessoa pode ser feliz, basta focar as coisas certas"
O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Rumo aos 86 anos, Verônica McCreedy é uma senhora amarga e solitária em busca de uma grande aventura.

° Ao ver um documentário sobre um centro de estudos de pinguins na Antártica ela começa a pensar o que pode fazer com sua fortuna;

° Diante da descoberta de um neto vivo, Verônica cria expectativas, mas Patrick não é bem o que ela esperava, causando uma péssima primeira impressão na avó;

° O local pode ser inóspito e a visita não é bem-vinda, mas Verônica é determinada e decide passar uma temporada do outro lado do mundo para saber mais sobre o funcionamento do centro de estudos de pinguins, quem são as pessoas por trás da pesquisa, bem como passar um tempo com essas criaturinhas tão fofinhas;

° Aos poucos a frieza de Verônica vai sendo quebrada, na medida que ela se envolve com o projeto e com os pesquisadores, construindo novas relações e laços antes que seja tarde demais.

POR FIM

No decorrer da obra vemos que Verônica tem seus motivos para ser o que muitos consideram uma sra. desagradável, ranzinza, uma rainha de gelo.

Conforme o leitor conhece mais a trajetória dela, o mesmo nota que o comportamento da idosa é uma camada de proteção contra tudo e todos que enfrentou ao longo da vida, uma couraça que precisou desenvolver.

Os capítulos se alternam entre Verônica, Patrick, o blog de Terry que trabalha no centro de pesquisas e as páginas do diário da jovem Verônica, o que prende a atenção do leitor e torna a leitura fluida.

Ao passo que conhecemos mais os personagens, vamos nos afeiçoando e acompanhamos seu amadurecimento, criando uma relação que valoriza os momentos cômicos e motiva a solidariedade nos maus momentos.

Além da mensagem de luta e superação, a autora Hazel Prior, faz um alerta sobre questões ambientais como aquecimento global, extinção das espécies, o descaso do ser humano com sua terra.

Ainda assim, a leitura não se resume a um “puxão de orelha”, pois a escrita consegue equilibrar a história de modo que possibilite o leitor a apreciar o conjunto como um todo.

“A vida pode ser generosa. Pode curar o coração e sussurrar que é sempre possível recomeçar, que nunca é tarde demais para fazer a diferença. Pode mostrar que há muitas, muitas coisas pelas quais vale a pena viver. E uma dessas coisas, uma das coisas mais alegres e inesperadas de todas, são os pinguins”.

Albieri 30/03/2022

12° Livro do Ano
??????????
Verônica e os pinguins - Hazel Prior

Que livro incrível, confesso que julguei mal o começo e achei que seria uma chatice pelo título, por isso mesmo não devemos julgar sem ler.

Verônica é uma senhora determinada, porém as duras perdas que teve em sua vida no período da segunda Guerra mundial a deixaram solitária e ranzinza, que as vezes tomava decisões e se esquecia da mesma. Como pedir para Eileen sua funcionária que tirasse todos os espelhos da casa e depois recolocasse de volta nos lugares.

Mas foi com isso que redescobriu sua caixa, onde guardava seus diários e um medalhão com algo muito importante dentro. Isso fez com que lembranças fossem desencadeadas e que com alguma investigação fosse encontrado um neto.

Mas o principal motivo de sua transformação foram os pinguins, seres que ela aprendeu a respeitar e amar e que fez com outros sentimentos se aflorassem dentro dela mais uma vez.

Eu amei cada pedacinho desse livro, não só da transformação de Verônica, mas da de seu neto Patrick também.

#Livros #Books #Verônicaeospinguins #HazelPrior #AwaywiththePenguins #ficçãoinglesa #grupoautentica #tagineditos #taglivros #amolar #leitura #biblioteca #livraria #read #lovebooks #minhacabeceira #minhaestante

Kelly.duarte 01/03/2022

Uma jornada de autoconhecimento!
Livro de fevereiro da TAG Inéditos, e eu estou como?! Simplesmente apaixonada por tudo que li aqui, uma senhora mal humorada e machucada por todos em quem confiou, e que ao longo do livro vamos vendo que passou por situações bem tristes, e muito preconceituosas, mas que eram comuns na época. Um neto que surge e tem um passado difícil, marcado pelo abandono e pouco amor, os dois não sabem como fazer essa relação funcionar, mas vão aos poucos conquistando um o coração do outro! E de quebra pinguins, quem não ama pinguins?

Homens abandonam as mulheres e seus bebês. Não há dúvida de que continuarão a fazer isso enquanto houver vida neste planeta.
Paula 02/03/2022minha estante
Nossa! Obrigada! Me animei pra ler!

Maira 12/09/2022

Muitas expectativas?
Logo quando li a sinopse soube que tinham grandes chances de me encantar com a narrativa. A personagem principal, Verônica, me lembrou bastante a Britt-Marie da obra de Fredrik Backman é isso foi um ponto muito positivo. No geral, ?Verônica e os pinguins? é um livro rápido de ler, que encanta e emociona quase na mesma medida. Ao fim, me senti um pouco frustrada com a história ? que tinha um grande potencial, mas parece que a autora não soube finalizar muito bem, com soluções rápidas e com pouco sentido pra história como um todo, além de o personagem que divide o protagonismo com Verônica ter zero carisma e profundidade.

Não foi uma experiência ruim, mas não foi tão boa como imaginei que seria. Mesmo assim, valeu a pena ter lido.

Renan 17/04/2022

Que experiência incrível! Infelizmente, a rotina me fez demorar uma eternidade para terminar de ler Veronica, porém, eu juro que vale a pena cada minuto investido. Veronica é uma mulher incrível é forte. Sua história é inspiradora!!
Bruna.Portoghese 17/04/2022minha estante
Tô começando este...que bom saber

Mariana113 24/04/2022

?É melhor ter amado e perdido do que nunca ter amado?
Gostei, achei uma leitura bem levinha de ler. Além de abordar um assunto muito importante sobre o meio ambiente.
Deu para perceber que Veronica não é uma pessoa fácil de lidar, mas por baixo de toda essa arrogância existe uma pessoa forte e batalhadora que sofreu e teve muitas perdas na vida.
Confesso que até a metade do livro foi bem arrastado para mim mas não achei o livro ruim, gosto de ler coisas fora da minha zona de conforto, ainda mais quando envolve pinguins.

Thatiane.Machado0 05/01/2023

Jornada de descoberta na terceira idade
O livro conta a história de uma senhora de 86 anos que precisa decidir como destinará sua herança. Como acredita não ter família, considera doar para alguma causa nobre. Assim, segue em uma viagem para conhecer uma base de pesquisa sobre pinguins na Antártica.
Eu gostei muito da personagem principal e de como vamos conhecendo-na melhor ao longo do livro. A forma como o livro é escrito, com vários gêneros textuais (narrativa no ponto de vista de 2 personagens, textos em um blog e diario), ajuda ainda mais nisso, já que temos a perspectiva de várias pessoas e em momentos diferentes.
Um ponto alto do livro foram as interações de Verônica com os pinguins e a forma como ela descrevia a colônia e comparava as interações das aves com as interações humana. Sem falar que o Pip é super fofinho.
Principalmente, gostei muito de como o livro mostrou que mesmo uma pessoa idosa pode se redescobrir e evoluir sua forma de ver o mundo e a si mesma. Não somos estáticos e podemos mudar e aprender em qualquer idade.
anaclaraleitegomes 05/01/2023minha estante
Quero muito ler

Alice 08/06/2022

Maravilhoso
Livrinho que aquece o coração.

?A vida pode ser generosa. Pode curar o coração e sussurrar que é sempre possível recomeçar, que nunca é tarde demais para fazer a diferença. Pode mostrar que há muitas, muitas coisas pelas quais vale a pena viver.?

Pedro 20/02/2022

Surpreendente e transformador
Peguei pra ler sem saber nada da história e me envolvi desde o início. O livro é cheio de surpresas e muito envolvente. Gostei demais de toda a experiência de leitura e também de poder conhecer mais sobre a vida dos pinguins.

Manu.Mota 10/04/2022

Não julgue o livro pela capa
Tiro devidamente dado no pé ? livro do mês de fevereiro da Tag, de cara não me chamou a atenção nem pelo título nem pela capa.
Confesso que só comecei a ler para participar da discussão do grupo cearense mas tive uma grata surpresa. É um livro lindo, pra aquecer o coração.
Veronica é uma mulher surpreendente, vale a leitura.

Morgana Gomes 09/07/2022

Sra. McCreedy e os pinguins-de-adélia
"Verônica e os pinguins", da Hazel Prior, foi dessas leituras que devorei em poucos dias. É o segundo livro da TAG Inéditos de 2022, com uma capa linda e tão significativa para a história. Nela conhecemos Verônica McCreedy, uma senhora de 85 anos que resolve conhecer os pinguins-de-adélia na Antártica para decidir se vai deixar ou não sua herança para o projeto que estuda e preserva esses animais.

Já nas primeiras páginas do livro, me identifiquei com essa senhora. O que parece ser alguém antisocial e exigente, nada mais é do que uma pessoa solitária marcada pelas intempéries da vida. Ela também é uma pessoa determinada ou poderíamos chamá-la de teimosa. Porque é a teimosia que a faz se decidir por passar uma temporada junto à equipe que pesquisa/estuda os pinguins-de-adélia. Aqui conhecemos a verdadeira Verônica e a sua história.

O mais interessante é que esse momento não é apenas para aprendermos com a experiência de vida dela, mas, principalmente, para ela pudesse se reconhecer como uma pessoa que precisava curar suas feridas, fazer as pazes com seu passado e, digamos, ser salva para (re)criar laços afetivos com as pessoas.

Dri 09/03/2022

Verônica e os pinguins
Ok eu estava achando a Verônica muito chata, mesmo desconfiando que o fato dela ser ranzinza vinha de algum trauma.
Mas quando seu passado começa a aparecer ela finalmente se liberta e começa a ser mais legal. É um livro bem leve, por vezes divertido, e no final ainda derramei algumas lágrimas.
Adorei a Terry e o Patrick, os melhores personagens. Gostei de como finalizou.