O Retrato de Dorian Gray (eBook)

O Retrato de Dorian Gray (eBook) Oscar Wilde




Resenhas - O Retrato de Dorian Gray


24 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


sbllmrn 25/09/2022

até pensei em fazer uma resenha mas fiquei com medo do fiscal de resenha (a.k.a Rafael) aparecer me chamando de ignorante e burra por ter achado o livro só OK
letAcia550 25/09/2022minha estante
cuidado com o textao ein




juliarfs 07/02/2022

obra prima
terminei ontem e ainda estou digerindo tudo que li
que obra de arte bem feita, tudo tem um "quê" de afronta a tudo que pensamos e sentimos, oscar wilde pincela da forma mais crua na nossa ferida

a capa dessa edição me ajudou a relacionar a história do dorian com o conto do narciso, e fez tanto sentido, a falta de empatia pelo próximo, o egoísmo que ele vai adquirindo ao longo da narrativa, eu fiquei tão vidrada lendo, achei fluído e nem via passar o tempo

o capítulo 11, meu deus--- fiquei em choque lendo, acompanhar a frieza que o personagem vai virando, e ler essa cena depois de se dar conta que é isso, foi isso, dorian gray não é mais o homem fofo, lindo e não é uma boa pessoa, ele conquista uma personalidade irreconhecível, a beleza que um dia carregou apodreceu junto de sua alma e seu quadro, como foi triste ler isso
comentários(0)comente



May @maynemet 24/05/2022

Diário da degradação moral
Leitura agradável. Podemos ver durante a leitura a degradação moral de Dorian Grey e como para ele tudo parece ser tão natural. A influência de lorde Henry é visível.
comentários(0)comente



lau 02/06/2022

Eis que você se identifica com Dorian?
Como começar essas considerações? Primeiramente, algo que me chamou atenção na versão digital que eu li (não censurada) foi a capa, com a pintura de Narciso. O mito gira em torno de um jovem caçador que se apaixonou pela sua própria beleza, e no decorrer da narrativa de Oscar Wilde encontramos uma relação tão grande de Dorian e Narciso que chega a ser doentia.

Na juventude, ainda um garoto inocente, Dorian teve um retrato pintado por Basil, um amigo apaixonado por Dorian, pela sua beleza e pela inocência que emanava do mesmo. Quando a pintura é concluída e Dorian a vê, ele finalmente percebe como é belo, mas também percebe a efemeridade daquilo, pois tudo é passageiro, principalmente a juventude e beleza.

Ele então deseja que o retrato envelheça no lugar dele, e dando lugar ao fantástico na narrativa é o que acontece: o retrato reflete a alma de Dorian, que a cada dia mais e mais influenciado por lorde Henry se torna uma pessoa mesquinha, arrogante e narcisista. Eu me pergunto: até que ponto lorde Henry de fato influenciou Dorian? Ou ele apenas fez com que o personagem libertasse o seu lado ?ruim? que estava preso dentro dele?

A obra trata muito sobre o que é belo e moral. A beleza exterior de Dorian encantava, mas o retrato demonstrava a verdade sobre sua alma deteriorada, corrupta, de certa forma. Confesso que me identifiquei com Dorian, tenho um pouco de Narciso em mim e posso ser muito mesquinha quando quero, e por isso gostei do personagem. Claro, só não quero um retrato meu que mostre minha alma.

Foi um clássico relativamente fácil de ler, mas não sei se recomendo para iniciantes. Acho que não.
comentários(0)comente



Fabi 14/06/2022

Livro x Filme
Fãs do ebook de dorian gray que me perdoem, mas eu acho o filme bem mais completo.
De acordo com a capa, essa é a versão sem censura, mas se isso é sem censura, nem imagino com. Há muitas coisas incompletas, meio inexplicadas e que muitas vezes ficaram mal compreendidas por mim. Os sentimentos de dorian sobre a juventude e a vida foram muito bem escritas sim e nota-se perfeitamente o desespero dele por manter o segredo bem escondido, mas o filme deita muito o livro, com certeza, tem um temperinho ali que dá mais sabor, saca ? Nos dá um enredo mais desenvolvido, na minha opinião, é claro.

Mas para quem se interessar pela sinopse, o livro em si é bem agradável de se ler.
comentários(0)comente



Lyra Mih 01/07/2022

Dorian Gray quebrando tabus
Cara, esse livro me surpreendeu durante a leitura e acabou cumprindo e descumprindo com as minhas expectativas, o fim foi um mix de emoções e uma confusão que só por Deus!!

De início, eu tinha sido comprada por uma propaganda que eu devo ter tirado da minha cabeça, pois a história não era nada do que eu imaginei, mas ela foi bem diferente do que eu estava acostumada e a leitura foi fácil e fluida até certa parte -onde eu achei bem maçante e confusa-. Eu verdadeiramente gostei do personagem do Dorian, ele me fez refletir muito sobre esse tipo de comportamento, principalmente com as leves mudanças surgindo conforme a sua "impurificação", e a metáfora do retrato é a parte mais fundamental e filosófica para compreendê-lo. Na minha opinião, Dorian foi o de mais extraordinário nesse livro e com toda a certeza me marcou muito conhecê-lo.

Eu dou 8.5/10, talvez eu esteja sendo influenciada pelo meu gosto literário quando dei essa nota? Talvez, acho que eu teria de ler novamente para analisar mais profundamente, contudo ainda ficou umas partes que eu verdadeiramente não gostei e outras que eu senti falta, mas acredito que o ponto do autor era demonstrar novas facetas humanas, nos fazer pensar e julgar estes comportamentos que podem estar até mesmo dentro de nós.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fabio293 28/07/2022

Mais um clássico no ano
Na sequência de leituras coletivas do meu grupo chegamos no Dorian Grey, optei por ler essa versão sem censura, e é tão sutil que até achei difícil entender a censura que a obra sofreu pelo homossexualismo do protagonista. No geral um livro agradável e muito bem escrito
comentários(0)comente



Anderson 30/07/2022

Consciência materializada
Dorian recebe um retrato seu de presente de um amigo, que por força de um "milagre" tem sua aparência alterada mediante as ações do próprio Dorian.

O livro foi censurado na época de sua publicação devido as indicações homossexuais, o que gerou a versão "oficial" com mais capítulos, mas com o mesmo final. Não sei fui mal acostumado com as novelas da globo na minha infância, mas esperava coisas mais relevantes a censura, não somente o fato de um dos amigos dizer que era apaixonado pelo protagonista.
Em geral é um livro bem escrito, a ideia do retrato como a manifestação da consciência é bem legal, mas achei que faltou aprofundamento no protagonista, poderia ter trabalhado melhor a ideia do egoísmo sempre justificando "racionalmente" seus atos, mas optou por apenas relatar superficialmente que ele se corrompeu.
comentários(0)comente



Starmum 08/09/2022

Resenha só pra contar pro desafio, porque mEU DEUS DO SKYYY BROOOO
Nunca demorei tanto pra ler um livro, acho que real foi o livro que me colocou na ressaca literária
Vou ter que ler de novo com mais calma e vontade pra realmente entrar na vibe
Ou eu só não gostei msm tbm tem essa SKSKKSKS MAS N QUERO SER APEDREJADA POR SER UM CLÁSSICO
comentários(0)comente



Adriazita 22/09/2022

O Retrato de Dorian Gray
Primeiramente, gostaria de dizer que o livro é bom, mas não é meu favorito e, quando o Dorian fala sobre o livro, é uma parte legal, mas também chata, pois passa páginas e páginas nisso e eu gostaria de ter visto mais sobre o próprio Dorian e o tempo passado, de uns 10 anos.
No entanto, recomendo a leitura desse livro. É bom, fala muito sobre a alma do ser humano, sobre a questão das aparências, entre outras. Consegui até fazer um paralelo com A Metamorfose, de Kafka, mas agora não me recordo.
Enfim, leiam essa obra, mas leiam com a mente aberta.

ps: O Dorian tenta se redimir no final, mas já era tarde demais para sua velha e feia alma.
comentários(0)comente



Lua 31/10/2022

"Um dia você olhará para ele, e ele lhe parecerá um pouco diferente, ou você não gostará de seu tom de cor, ou alguma coisa. Você o reprovará amargamente em seu próprio coração, e seriamente pensará que ele se comportou muito mal. Da próxima vez que ele o chamar, você será perfeitamente frio e indiferente. Será uma grande lástima, porque irá te alterar. A pior coisa em ter um romance é que ele te deixa arromântico.?
comentários(0)comente



Júlia 20/11/2022

Sempre ouço muitas coisas boas sobre esse livro, então fui ler super animada, mas me decepcionei muito.

A história em si é fraca, mas o que mais me irritou não foi isso e sim as longas descrições do autor. Em certa parte do livro ele quer demonstrar que o personagem principal se tornou um grande conhecedor de arte e em vez de comunicar isso claramente e mencionar algumas obras, ele decide que é uma ideia agradável passar páginas e páginas citando nome após nome de peças, sem pausa.

O livro é bem curto, mas parece que li 800 páginas de tão exaustivo ele é.

Essa edição em específico ainda conta com as cartas do autor batendo boca com um crítico da época, o que conseguiu piorar a visão que eu tinha do livro (apesar de o crítico não prestar também).

Entendo como essa obra foi extremamente inovadora pra época e acredito que vale a pena ler pra tirar as próprias conclusões, mas eu pessoalmente achei intragável.
comentários(0)comente



Mirelle10 03/01/2023

Um clássico é um clássico, mas dá vontade de abandonar
Me surpreende que o livro começa até com diálogos ágeis, entretanto lá pra metade a leitura começa a ficar maçante com excessivas descrições de tudo, dos objetos, dos ambientes, dos lugares. Dá vontade de abandonar.
Já se aproximando do final o texto volta a ficar mais fluido.
Resolvi ler nessa edição sem censura. As passagens as quais acredito serem as censuradas não são nada de mais, são até sutis, vendo hoje em dia, mas em 1800 e pouco podem ter feito um estrago.
Acredito que a remoção dessas passagens na edição tradicional não deve prejudicar a estória. Ainda quero algum dia reler na versão censurada para ver a diferença.
Outra coisa sobre a edição é que a mesma apresenta erros de português e algumas frases aparecem duplicadas.
E pra finalizar, Dorian é um chato? É! A estória é arrastada às vezes? É! Mas gostei muito de não ter abandonado, o final compensa.
Não tenho muitas reflexões filosóficas como outros leitores. Me prendi no fato do protagonista ser um chato de galocha e sem entender como todo mundo ama ele, homem, mulher, todo mundo!
Mas um clássico é um clássico.
comentários(0)comente



kurooqr 19/01/2023

No artist desires to prove anything.
?Eu não disse que gostei, Harry. Eu disse que me fascinou. Há uma diferença enorme.?
O Retrato de Dorian Gray não só não me fascinou, mas também tampouco me agradou. É uma obra bem redigida, com ideias intrigantes e questionamentos necessários. Acredito que Dorian Gray seja o espelho da humanidade. Assistimos Dorian crescer, amadurecer, e ter sua alma corrompida. Um ser tão puro, que jamais havia experienciado sua juventude apropriadamente, quando foi capaz de fazê-lo, cometeu mais graves dos pecados. Acredito que, de fato, é o que acontece com todos nós. Nascemos assim, morremos assim. É assim que a vida começa e acaba: quanto mais descobrimos o mundo, mais nos deixamos influenciar por ele.
Aprendi, sim, com o livro, e recomendaria. Não foi uma obra que me agradou, mas sinto que de alguma forma precisava ler.
comentários(0)comente



24 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR