O Retrato de Dorian Gray (eBook)

O Retrato de Dorian Gray (eBook) Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

juliarfs 07/02/2022

obra prima
terminei ontem e ainda estou digerindo tudo que li
que obra de arte bem feita, tudo tem um "quê" de afronta a tudo que pensamos e sentimos, oscar wilde pincela da forma mais crua na nossa ferida

a capa dessa edição me ajudou a relacionar a história do dorian com o conto do narciso, e fez tanto sentido, a falta de empatia pelo próximo, o egoísmo que ele vai adquirindo ao longo da narrativa, eu fiquei tão vidrada lendo, achei fluído e nem via passar o tempo

o capítulo 11, meu deus--- fiquei em choque lendo, acompanhar a frieza que o personagem vai virando, e ler essa cena depois de se dar conta que é isso, foi isso, dorian gray não é mais o homem fofo, lindo e não é uma boa pessoa, ele conquista uma personalidade irreconhecível, a beleza que um dia carregou apodreceu junto de sua alma e seu quadro, como foi triste ler isso

Anderson 30/07/2022

Consciência materializada
Dorian recebe um retrato seu de presente de um amigo, que por força de um "milagre" tem sua aparência alterada mediante as ações do próprio Dorian.

O livro foi censurado na época de sua publicação devido as indicações homossexuais, o que gerou a versão "oficial" com mais capítulos, mas com o mesmo final. Não sei fui mal acostumado com as novelas da globo na minha infância, mas esperava coisas mais relevantes a censura, não somente o fato de um dos amigos dizer que era apaixonado pelo protagonista.
Em geral é um livro bem escrito, a ideia do retrato como a manifestação da consciência é bem legal, mas achei que faltou aprofundamento no protagonista, poderia ter trabalhado melhor a ideia do egoísmo sempre justificando "racionalmente" seus atos, mas optou por apenas relatar superficialmente que ele se corrompeu.

Lua 31/10/2022

"Um dia você olhará para ele, e ele lhe parecerá um pouco diferente, ou você não gostará de seu tom de cor, ou alguma coisa. Você o reprovará amargamente em seu próprio coração, e seriamente pensará que ele se comportou muito mal. Da próxima vez que ele o chamar, você será perfeitamente frio e indiferente. Será uma grande lástima, porque irá te alterar. A pior coisa em ter um romance é que ele te deixa arromântico.?

lau 02/06/2022

Eis que você se identifica com Dorian?
Como começar essas considerações? Primeiramente, algo que me chamou atenção na versão digital que eu li (não censurada) foi a capa, com a pintura de Narciso. O mito gira em torno de um jovem caçador que se apaixonou pela sua própria beleza, e no decorrer da narrativa de Oscar Wilde encontramos uma relação tão grande de Dorian e Narciso que chega a ser doentia.

Na juventude, ainda um garoto inocente, Dorian teve um retrato pintado por Basil, um amigo apaixonado por Dorian, pela sua beleza e pela inocência que emanava do mesmo. Quando a pintura é concluída e Dorian a vê, ele finalmente percebe como é belo, mas também percebe a efemeridade daquilo, pois tudo é passageiro, principalmente a juventude e beleza.

Ele então deseja que o retrato envelheça no lugar dele, e dando lugar ao fantástico na narrativa é o que acontece: o retrato reflete a alma de Dorian, que a cada dia mais e mais influenciado por lorde Henry se torna uma pessoa mesquinha, arrogante e narcisista. Eu me pergunto: até que ponto lorde Henry de fato influenciou Dorian? Ou ele apenas fez com que o personagem libertasse o seu lado ?ruim? que estava preso dentro dele?

A obra trata muito sobre o que é belo e moral. A beleza exterior de Dorian encantava, mas o retrato demonstrava a verdade sobre sua alma deteriorada, corrupta, de certa forma. Confesso que me identifiquei com Dorian, tenho um pouco de Narciso em mim e posso ser muito mesquinha quando quero, e por isso gostei do personagem. Claro, só não quero um retrato meu que mostre minha alma.

Foi um clássico relativamente fácil de ler, mas não sei se recomendo para iniciantes. Acho que não.

Fabi 14/06/2022

Livro x Filme
Fãs do ebook de dorian gray que me perdoem, mas eu acho o filme bem mais completo.
De acordo com a capa, essa é a versão sem censura, mas se isso é sem censura, nem imagino com. Há muitas coisas incompletas, meio inexplicadas e que muitas vezes ficaram mal compreendidas por mim. Os sentimentos de dorian sobre a juventude e a vida foram muito bem escritas sim e nota-se perfeitamente o desespero dele por manter o segredo bem escondido, mas o filme deita muito o livro, com certeza, tem um temperinho ali que dá mais sabor, saca ? Nos dá um enredo mais desenvolvido, na minha opinião, é claro.

Mas para quem se interessar pela sinopse, o livro em si é bem agradável de se ler.

Júlia 20/11/2022

Sempre ouço muitas coisas boas sobre esse livro, então fui ler super animada, mas me decepcionei muito.

A história em si é fraca, mas o que mais me irritou não foi isso e sim as longas descrições do autor. Em certa parte do livro ele quer demonstrar que o personagem principal se tornou um grande conhecedor de arte e em vez de comunicar isso claramente e mencionar algumas obras, ele decide que é uma ideia agradável passar páginas e páginas citando nome após nome de peças, sem pausa.

O livro é bem curto, mas parece que li 800 páginas de tão exaustivo ele é.

Essa edição em específico ainda conta com as cartas do autor batendo boca com um crítico da época, o que conseguiu piorar a visão que eu tinha do livro (apesar de o crítico não prestar também).

Entendo como essa obra foi extremamente inovadora pra época e acredito que vale a pena ler pra tirar as próprias conclusões, mas eu pessoalmente achei intragável.

May @maynemet 24/05/2022

Diário da degradação moral
Leitura agradável. Podemos ver durante a leitura a degradação moral de Dorian Grey e como para ele tudo parece ser tão natural. A influência de lorde Henry é visível.

Carol.Scagliusi 09/06/2023

O retrato de Dorian Gray
?O retrato de Dorian Gray?, conta sobre um jovem belíssimo, que depois de posar para o pintor Basil e conhecer seu amigo Lorde Henry, se dá conta de sua beleza e ora para nunca envelhecer. Sendo assim, seu retrato acaba sofrendo o efeito do tempo e de seus pecados, enquanto ele continua perfeito.

Acompanhamos todo o deslumbre, egoísmo, falta de empatia e narcisismo do protagonista até seu ápice, quando ele percebe onde chegou.

Todas essas discussões são muito interessantes, porém, depois de ouvir inúmeros elogios sobre a história e pelo autor ter sido preso por homossexualidade devido a obra, devo confessar que fiquei um tanto decepcionada. A homossexualidade é falada muito sutilmente e a história é bem lenta e cheia de divagações cansativas, concentrando a maior parte dos acontecimentos nos últimos 20% do livro.

Essa versão sem censura, que está disponível no Kindle Unlimited, conta também com as cartas trocadas entre o autor e o editor da St. James Gazette no final, que achei muito apropriado para entender os costumes e preconceitos da época, além da censura.

Fabio293 28/07/2022

Mais um clássico no ano
Na sequência de leituras coletivas do meu grupo chegamos no Dorian Grey, optei por ler essa versão sem censura, e é tão sutil que até achei difícil entender a censura que a obra sofreu pelo homossexualismo do protagonista. No geral um livro agradável e muito bem escrito

Starmum 08/09/2022

Resenha só pra contar pro desafio, porque mEU DEUS DO SKYYY BROOOO
Nunca demorei tanto pra ler um livro, acho que real foi o livro que me colocou na ressaca literária
Vou ter que ler de novo com mais calma e vontade pra realmente entrar na vibe
Ou eu só não gostei msm tbm tem essa SKSKKSKS MAS N QUERO SER APEDREJADA POR SER UM CLÁSSICO

sbllmrn 25/09/2022

até pensei em fazer uma resenha mas fiquei com medo do fiscal de resenha (a.k.a Rafael) aparecer me chamando de ignorante e burra por ter achado o livro só OK
letAcia550 25/09/2022minha estante
cuidado com o textao ein

Rauta 26/04/2023

Decepcionada.
Eu sou uma pessoa completamente apaixonada em livros clássicos, principalmente do meio gótico ou dark academia, mas esse...

Existem diversos trechos aos quais eu marquei, trechos que nos levam a pensar... mas parece que foi praticamente só isso. São tantas coisas desconexas que acontecem, que chega uma hora que nos deixa completamente entediados e sem vontade nenhuma de continuar.

Se você está indo ler com a mentalidade de um casal homossexual, ou então uma representatividade de valor, esqueça. Isso aqui não existe, é algo retratado muito por cima... infelizmente.

É um bom livro para se ler com uma base de estudos junto, vídeos educativos, estudo da vida do autor e da época, mas, fora isso, apenas como obra, me foi extremamente chato e decepcionante.