Teoria das Relações Internacionais

Teoria das Relações Internacionais João Pontes Nogueira...

Resenhas - Teoria das Relações Internacionais

Iagor0 19/07/2023

Um Bom Livro para os Interessados em Relações Internacionais
A obra apresenta informações e teorias intrigantes, abordando a forma como os atores interagem e o funcionamento do sistema global. Gostei particularmente dos capítulos que exploram o construtivismo e o pós-modernismo, pois trouxeram novas perspectivas para compreender as complexidades das relações entre os países e organizações internacionais.
No entanto, devo admitir que minha avaliação geral do livro é um tanto baixa. Acredito que não seja o público-alvo ideal, pois não atuo diretamente nesse campo de estudo, o que tornou a leitura um pouco mais desafiadora e densa para mim. No entanto, ainda recomendaria essa leitura para aqueles que têm interesse genuíno em Relações Internacionais, pois o livro oferece um panorama abrangente e enriquecedor sobre o assunto.

Ogaiht 29/04/2023

As Correntes de Pensamento das Relações Internacionais
Apesar de se propor ser um livro introdutório, esta obra trata com um pouco mais de profundidade as correntes e ideologias que moldaram o pensamento das relações modernas até o presente. Começando com o primeiro embate nas RI entre idealistas e realistas, indo para o liberalismo, marxismo, estruturalismo, pós-modernismo até chegar ao feminismo, cujo valor de contribuição para as relações internacionais é questionado por vários autores.
Este é um livro de leitura bem agradável, porém densa, com bastante conteúdo a ser compreendido. Explica de maneira bem clara cada corrente, sua origem e sua contribuição às RI.

Kauan_Vitor 25/01/2023

Um bom livro para quem faz RI
Os livro tratará das principais Teoria das Relações Internacionais. Nele, há o debate e explicações sobre essas diferentes teorias. É um ótimo livro para quem está iniciando o curso de RI, pois permite entender as bases das relações internacionais e cenário brasileiro sobre essas teorias.

Gostaria muito de fazer uma pequena resenha sobre as teorias explicadas no livro. Mas não sei se ficaria bom o suficiente, ent não vou fazer kkkkk. Mas o livro tem um linguagem clara e dá para entender perfeitamente as teorias.

Victor 21/07/2020

Leitura obrigatória para leigos no assunto
Este livro é de conhecimentos gerais sobre as Relações Internacionais e não se preza a ser, ele mesmo, um manual, mas apenas uma introdução às principais correntes e debates do assunto, desde que esta disciplina surgiu no meio acadêmico.

É uma leitura mais ou menos obrigatória para quem é leigo no assunto e que começa a estudá-lo, porque desta forma, quando adquirir livros mais complexos, já tendo tido contado com o tema, não precisa perder tempo procurando conceitos que os livros mais avançados não explicam. Um livro sobre a história das relações internacionais do Brasil, por exemplo, não vai explicar ao leitor o que é "Construtivismo", por já se presumir que o leitor saiba o que é isto ao começar a ler. Aqui, porém, não se presume isto, antes, ensina ao leitor o que é, dando-lhe boa base para se aprofundar no tema depois.

zabela 06/06/2020

Introdução às Relações Internacionais
Comecei a ler o livro sem pretensão, apenas para tirar umas dúvidas de RI e ter uma base sobre algumas coisas que preciso saber, e acabei adorando bastante. Extremamente bem explicativo. Recomendo MUITO esse livro às pessoas que precisam, de alguma forma, se introduzir nas correntes de RI e aprender sobre a disciplina/curso. Muito bom!

Nassor 02/04/2014

Um passo importante, mas jamais o único a ser dado.
Este livro fornece uma panorama resumido do grande debate das recentes teorias das relações internacionais, e se sobresai por não isolá-las no tempo, mas contextualizá-las, informando detalhes históricos sobre o tempo e circunstâncias nas quais as teorias foram formuladas.
Prático, leve e conciso, se torna um bom aliado do estudante que pretende se iniciar na área, mas não aprofunda nenhum dos temas a ponto de uma interiorização e possibilidade de manipulação prática das teorias, pelo menos sob meu ponto de vista.
Ao recomendar a leitura dos textos originais o livro acerta, pois para quem pretende trabalhar com as teorias, é preciso domínio e uma leitura própria, basear seu conhecimento em comentários sobre teorias é arriscado e nos condena a superficialidade. Por isso reitero, um ótimo primeiro passo, mas não pode ser o único.

site: www.imersaoonline.blogspot.com

Hildeberto 02/10/2010

Introdução as RI a moda brasileira
Este é mais um daqueles livro de introdução as RI, que vem falando das principais corrente teóricas, o liberalismo, o realismo, o marxismo, suas idéias, o debates em que estão envovildos, as novas concepções, etc, etc, etc. Resumindo, é um livro introdutório a disciplina, uma viagem panorâmica sobre os principais assuntos abordados nela.

Como todo o livro introdutório do genero, é indicado para alunos que estâo começando o curso ou que querem saber o que se estuda nas RI. Mas diferentemente da maioria dos outros, este livro é escrito por academicos brasileiros. Isso faz com que a abordagem do livro reflita um pouco mais sobre a nossa realidade, e que se de destaque á detalhes mais importantes para nosso país, como a teoria pós-colonialista.

É bem interessante a leitura desse livro, nâo é cansativo, contém muito informação e é uma boa base de dados para pesquisas mais aprofundadas. Todos que fazem Relações Internacionais deverim le-lo.