A Bíblia Satânica

A Bíblia Satânica Anton LaVey

Resenhas - A Bíblia Satânica

vferr 29/09/2021

Um pouco diferente do esperado.
O conteúdo é praticamente pseudo-filosófico, do meu ponto de vista. O conteúdo é raso, porém levanta certos pontos e questionamentos interessantes na primeira metade.

O livro tem como um de seus objetivos quebrar o "estereótipo satanista" que continua bem popular nos dias atuais e traz referências a fatos para validar seus argumentos (embora alguns estejam historicamente errados ou não tenham o contexto cultural mencionado ao longo dos capítulos).

A segunda metade me pareceu um pouco diferente do que eu esperava, considerando que trata-se de suas preces e rituais. Era um pouco cansativo por vezes.

Ainda assim, há tópicos que ficaram em minha cabeça e, se não os levar por toda a vida, ao menos ficarão marcados por algum tempo...

@bibliotecagrimoria 03/08/2021

Uma Introdução ao satanismo filosófico (bobo, vão ler Crowley e Nietzsche, melhor ^^)
Fruto do trabalho de Anton Szandor LaVey, esse livro é a base do sistema satanista desenvolvido pela Church of Satan nos Estados Unidos.
As influências do autor são bem óbvias, principalmente Aleister Crowley. Mas também é possível perceber ecos da filosofia de Nietzsche, Schopenhauer, sistemas de cultos baseados em evocações goéticas e fórmulas mágicas inspiradas em grimórios clássicos da Magia medieval e Moderna. Além de, é claro, a Bíblia Sagrada (sim, pois os nomes dos demônios contidos nele não saíram da criatividade pouca de LaVey).
Afora o tom do livro (um sarcasmo juvenil, diria) suas informações são bem interessantes para jovens revoltados e inconformistas. Li esse livro na minha adolescência, foi a primeira dose de "[*****]" que tive contato no mundo da leitura. Tenho por ele certa estima na medida em que me divirto relembrando acontecimentos que me envolveram na época em que o lia. É um tanto nostálgico.
Mesmo assim, acho importante ressalvar bem que não é um livro pra ser lido por mentes impressionáveis e facilmente manipuladas. Sua leitura pode ser nociva, levando a um grau de egoísmo extremo e isolacionismo irreversível.

bacon 06/05/2021

Muito boa a leitura mas é desgastante
O livro é muito bom, da muitas informações e eu realmente aprendi algo com ele. Mas ao longo do livro ele vai ficando muito desgastante, esse livro é daqueles que tem muito do mesmo no começo (eu não diria coisas repetidas), parece que ele vai reciclando o texto no começo, eu não saberia explicar direito hahaha me desculpem. Para quem tem muuuita paciência vai adorar, eu tenho certeza

Andrei 05/04/2021

Filosoficamente é um livro muito bom até a primeira metade, me identifiquei em vários aspectos. Quando entra na parte dos rituais e conjurações eu li só por continuidade mesmo, porque se torna extremamente enfadonho e repetitivo.

Nat 23/12/2018

Interessante
Como é bom ver outras religiões e culturas pelos olhos dos próprios crentes, encontrei coisas nesta religião que concordei e outras que discordei, mas uma coisa é certa, aprendi que devemos ver o lado do outro e procurar se informar sobre o que não sabemos, vamos aprender coisas que muitos duvidam.

Eder 08/09/2016

Engana-se quem só olha um lado da moeda.
o misticismo existe de várias formas, cada um escolhe o que mais se identifica.

Amâncio Siqueira 13/01/2016

É interessante até a metade, em que o autor discute a história da religião e temas psicológicos e sociológicos, oferecendo contrapontos lúcidos (e alguns delírios também) a algumas crenças do senso comum. Daí em diante, como todos os livros sagrados que li até agora, começa a descrição de rituais inúteis e o livro fica bem chato. Apesar disso e da tradução bem ruim (falta muito conhecimento de língua portuguesa para o tradutor) ainda é mais interessante do que o Alcorão, de longe o livro mais repetitivo que já li.