Os 8 Disfarces de Otto

Os 8 Disfarces de Otto Lola Salgado

Resenhas - Os 8 Disfarces de Otto Oliveira

MissDLeBeau 27/05/2022

?Eu sempre preferi os antagonistas?
Superestimei e muito esse livro. E paguei com a língua, felizmente. A Forma como o relacionamento do Otto e do Bruno é desenvolvido me deixo em uma montanha russa de emoções. Em meio a intrigas, quase redenções e muitos ataques cardíacos, sofre um pouco de tudo.
Primeiro encontro com a escrita da Lola e amei a forma como ela consegue passar tudo com tanta fluidez e naturalidade, senti na pele as vezes; Sem falar que é um livro que deixar bastante aquele ?desejo de quero mais?, infinitamente! Que absurdo preciso de um spin deles para ontem, me apeguei demais para deixar passar.
Luiza 05/07/2022minha estante
Esse livro é incrível, consegue fazer com que vc se identifique com os personagens, ria das piadas, chore e sinta vergonha de certas situações como se estivesse no livro.Amei o livro, pq além de uma história muito boa, com várias referências geek q eu amo, fez com que eu me visse no otto e p mim isso já é um motivo para das 5 estrelas p livro.A escrita foi muito bem feita e bem pensada.

Tatiane.Nogueira 02/11/2022

Lindo
Eu amei demais super queria ter o poder que ele tem, é super engraçado a história do otto e o medo que ele tem de ficar sozinho as vezes passo por isso também , o que acho que seja normal eu recomendo muito este livro para qualquer idade.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Let 09/05/2022

Vale a pena virar outra pessoa por uma chance no amor?
Eu amei o enredo do livro. A metáfora do Otto literalmente poder se transformar em qualquer pessoa, o que muitos LGBTQIA+ já quiseram fazer para evitar a rejeição. Eu entendi 100% a motivação do Otto. E achei a ideia bem original e divertida de acompanhar. Principalmente quando vem as reviravoltas do poder dele. O romance também é mto fofo, bem vibe colegial

O que eu não gostei: da personalidade do Otto. Infelizmente não consegui torcer e me apegar a ele, pq o achei bem mesquinho e grosso em vários momentos, principalmente com a melhor amiga. Eles literalmente brigam e ele vai até a casa dela SÓ pra pedir um favor??? Não pede desculpas nem nada, só quer que ela pare tudo pra ajudá-lo. Me incomodei com algumas atitudes dele. Isso tirando todas as patadas desnecessárias que eles se dão

A autora escreve muito bem, mas dei essa nota pq não consegui me conectar aos personagens e, consequentemente, ao livro como gostaria
Emily 25/05/2022minha estante
Como se comseque abrir o livro? não comsigo ler !

Emily 25/05/2022minha estante
Como se comseque abrir o livro? não comsigo ler !

Aione 29/06/2022

Os 8 Disfarces de Otto é o mais recente lançamento de Lola Salgado pela editora HarperCollins Brasil. Romance jovem adulto, é o primeiro da autora a inserir, também, toques de fantasia no enredo, o que confirma a versatilidade de Lola como escritora, que, embora escreva dentro do gênero romântico, transita muito bem entre comédia e drama, público adulto e juvenil.

Otto é apaixonado por Bruno há 5 anos, desde que o encontrou em um consultório médico. De lá para cá, quase não tiveram contato, tanto por Otto ser tímido quanto por sofrer bullying nas mãos de Vinícius, melhor amigo de Bruno. Mas Otto guarda um segredo: ele é capaz de se transformar em outras pessoas, reais ou imaginadas. É quando ele começa a se questionar se vale a pena ser outra pessoa para se aproximar de quem ama.

Em terceira pessoa, Os 8 Disfarces de Otto é narrado pela perspectiva do protagonista, Otto, na quase totalidade do livro. Na segunda parte da obra, há a alternância para a perspectiva de Vinícius, que configura como um dos pontos altos da leitura. Além da reviravolta presente, a possibilidade de explorar o personagem foi muito bem-vinda, sobretudo por Lola Salgado não minimizar ou justificar as atitudes do vilão: apesar de sua bagagem, elas são reconhecidas como erradas. Mais do que tudo, a significação em termos de fantasia e contraposição entre herói e vilão foi uma sacada perfeita da autora.

Um dos aspectos que mais gostei na leitura é como Lola Salgado não diminui a adolescência, retratando muito bem os personagens, suas inseguranças e características gerais: são dotadas de sexualidade própria, humor ácido e personalidade típica dessa fase da vida, com preocupações que são próprias da idade. Além disso, as referências em Os 8 Disfarces de Otto são citadas de forma muito natural e orgânica, contribuindo para seu tom leve e divertido.

Apesar do tom, o romance não deixa de abordar questões importantes, como identidade e amor próprio, orientação sexual, bullying e racismo, entre outras. Fica, também, o destaque para a relação de Otto com a mãe, uma personagem completamente apaixonante e que aparece em uma passagem que muito me emocionou. Outra relação fundamental é a do protagonista com Khalicy, sua melhor amiga. Embora secundária, Khalicy é bastante presente e cativa por sua personalidade, além da amizade entre os dois ser muito bonita.

Em linhas gerais, Os 8 Disfarces de Otto me proporcionou uma leitura deliciosa e divertida, com passagens emocionantes e personagens marcantes. O final é digno de uma comédia romântica do melhor tipo, que ganha ainda mais força pela representatividade proporcionada. É muito saudável que nem todas as narrativas LGBTQIA+ sejam sobre ódio e violência, para que as pessoas dessa comunidade também se vejam incluídas em narrativas de amor e heroísmo.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2022/06/29/resenha-os-8-disfarces-de-otto-lola-salgado/

Evaldo7 30/06/2023

Uma leitura de descoberta e empoderamento!
Dll23: escrito por uma autora nacional

Os 8 Disfarces de Otto é um livro infantojuvenil escrito por Lola Salgado, que aborda questões como bullying e a descoberta da sexualidade de forma sensível e empoderadora. A história segue Otto, um jovem protagonista que enfrenta desafios tanto relacionados ao bullying quanto ao seu processo de autoconhecimento e aceitação de sua identidade.

Um dos aspectos notáveis do livro é a maneira como Lola Salgado entrelaça a temática da sexualidade com o poder que Otto descobre dentro de si. À medida que ele compreende e aceita sua própria identidade, ele ganha força emocional e confiança em si mesmo. Essa jornada de autodescoberta se torna um elemento central na narrativa, destacando a importância de aceitar e abraçar a individualidade.

Ao explorar a sexualidade de Otto, o livro oferece uma mensagem positiva e empoderadora. Lola retrata a descoberta da identidade sexual como algo natural e belo, e enfatiza que o poder reside na aceitação e no amor próprio. Essa abordagem inclusiva e respeitosa e crucial para nós compreendemos a diversidade e como ela é representada.

Outro aspecto interessante é a maneira como o poder emocional de Otto se manifesta na história. À medida que ele se torna mais confiante em sua identidade, ele também desenvolve a habilidade de se impor e enfrentar as adversidades, incluindo as situações de bullying. Essa transformação enfatiza que o verdadeiro poder vem de dentro e que a autenticidade é uma força poderosa.

Além disso, a escrita de Lola Salgado é cativante e acessível, permitindo que se envolva com a narrativa e se identifique com as experiências do protagonista. A autora aborda temas sensíveis com sensibilidade e delicadeza, tornando a leitura uma experiência envolvente e emocionante.

No entanto, é importante mencionar que, embora o livro trate da questão da sexualidade e do poder pessoal de Otto, cada jornada de autodescoberta é única. O livro apresenta uma perspectiva específica, mas é fundamental reconhecer a diversidade de experiências e identidades existentes. Complementar a leitura com diálogos abertos e inclusivos sobre sexualidade é fundamental para uma compreensão mais ampla e respeitosa.

Feer Diniz 07/04/2022

Otto Oliveira tem 15 anos, uma melhor amiga chamada Khalicy, um crush em Bruno e um inimigo declarado, Vinícius.

Há três anos Otto descobriu que possui um super poder, ele pode se transformar em quem ele quiser, porém não gosta muito de usar esse poder e só a sua melhor amiga que sabe.

Há cinco anos Otto se apaixonou por Bruno Neves em uma sala de espera do consultório médico conversando sobre o seu super herói favorito, Homem-Aranha.

Otto não sabe como se aproximar de Bruno, por dois motivos: primeiro, ele é o melhor amigo de Vinícius e segundo, ele nunca demonstrou em gostar de garotos.

Khalicy acredita que a solução dos problemas de Otto são facilmente resolvidos se ele usasse seus poderes, ele conseguiria se transformar em qualquer pessoa para amedrontar Vinícius e encerrar o bullying, e ainda poderia se transformar em uma outra pessoa para superar a timidez e tentar se aproximar de Bruno, porém Otto não concorda muito com isso.

Tenho que dizer que é uma história bem envolvente, não concordava com a Khalicy sobre insistir em Otto se transformar em puta pessoa para se aproximar de Bruno, ele pode se aproximar sendo ele mesmo.

Mas sei que se isso não teria história, e é até que é divertido acompanhar a evolução do Otto.

Vinícius é um personagem que queria que tivesse um pouco mais de explicação, principalmente quando teve sua parte narrada, poderia ter explorado um pouco mais. Apesar que não concordo com suas atitudes.

A escrita da autora é muito boa, te faz entrar na história e imaginar o que acontece, além de tudo ser um livro nacional.

A edição da Harper Collins está maravilhosa, ainda mais que tem as imagens das transformações do Otto, ajuda muito a imaginar como ele está.

Uma leitura rápida e divertida, vale muito a pena a leitura. Para quem gosta de um Young Adult nacional, é uma ótima leitura.

@Ju 04/01/2023

A primeira leitura do ano, simplesmente comecei com o pé direito.
No começo estava meio desacreditado que o livro seria bom, porém ele me surpreendeu de uma forma incrível.

Pedro 12/01/2024

Sim, e isso que queremos, gays se dando bem no final
Infinitamente superou minhas expectativas. A Lola conseguiu me fazer sentir todos os sentimentos nesse livro, raíva, medo, ansiedade, e principalmente MUITA vergonha e claro muito amor. O livro traz uma narrativa certeira, e mostra ações de um adolescente, com muitas inseguranças, desejos e vontade. Otto e um personagem humano, e eu amo isso íncrivel, a autora consegue monstrar o lado imperfeito do nosso principal, e tipo indenticaçao na hora. Cultura geek muito presente.
Amei demais esse jornada com esse livro, com certeza recomento para todos, e principalmente aos adoslecente. LOLA queremos mais doq migalhas dos útimos capítulos!!

Robert Alvees 21/09/2023

??????????'??

Thay 21/10/2023

Meh
Bom , tenho sentimentos conflitantes com esse livro.
primeiro que eu já fui esperando outra coisa, tinham me dito a sinopse errada. me falaram que o otto iria tentar conquista o Vinicius por vingança, o que pra mim seria interessante ver um enemies to lovers assim. mas ai eu comecei e fiquei "ué gente, esse cara é realmente um 🤬 #$%!& , como isso vai virar romance?"
enfim, eu comecei gostando bastante da leitura, apesar de nao conseguir ler muito por dia achei fluído, mas com o passar do tempo foi ficando massante (tanto que demorei 20 dias pra ler). algumas coisas tem uma enrolação gigante (como penúltimo capítulo todo, é SÓ ENROLAÇÃO) aí o que é importante é tratada de uma forma rápida demais. não gostei.
me incomodou um pouco o romance pq pareceu sempre uma coisa completamente unilateral, não sei se era esse o objetivo, mas só pareceu q o otto tava correndo atrás de algo que não fazia sentido. O desenvolvimento do romance deles nao me pegou.
minha reclamação principal é pro final, que além de enrolado e Clichê não fez sentido pra mim. Tipo, o Bruno não queria ver o otto nem pintado de ouro, quando o otto explicou tudo ele nem se dignou a responder, em clara negação. aí do nada ele ganha um jogo e decide beijar o otto na frente da escola ????? voce nao tava irritado, sem falar com ele a mais de duas semanas????? ah e tem mais um detalhe: ele nao era assumido, os pais eram homofóbicos. Nós, pessoas que ficaram no armário durante muito tempo por conta da homofobia dos pais sabemos como isso é, o que faz com a sua cabeça. você não simplesmente liga o f0dase um dia e decide beijar uma pessoa do mesmo sexo em público. Não entra na minha cabeça.

enfim, foi isso

HARROWCODED 22/03/2023

Aquela dose de livro que parece fanfic pra tirar a gente da ressaca literária, dei 3 estrelas pq o otto é meio insuportável
Júliafofah 22/03/2023minha estante
O que é ressaca literária?

HARROWCODED 22/03/2023minha estante
é quando você não consegue ler, tipo dá um cansaço na hora de leitura e você não consegue ter interresse

Júliafofah 22/03/2023minha estante
Entendi, obrigada! ^^

Deh 04/06/2022

Será que vale a pena virar outra pessoa por uma chance no amor?

Como diria certo super-herói: com grandes poderes vêm grandes responsabilidades..

Davi 06/12/2022

Mds q livro perfeitooooooo!
É uma montanha russa de emoções, vc vai sorrir e chorar com esse livro, recomendo demais!

Moni 15/11/2022

Gostei mais do Vinicius que do Otto
Apesar de a premissa ser interessante, a história deixou um pouco a desejar em questão de personagens. A primeira vista, todos eles têm tudo que precisam para serem personagens redondinhos, com arcos e desenvolvimento. Só tem um problema: o personagem principal, Otto, é muito sem graça.

Isso é um problema frequente em histórias simples, e essa é mais uma q sofre dele. Otto é um personagem fraco, sem sal, amplo demais, sem nada que o torne especial fora seu poder. Enquanto isso, o Vinicius, o ?vilão? da história, é mais interessante, com motivação, backstory, defeitos e me causou um fascínio que eu sinto que devia ser para o personagem principal.

A história prometeu nada e entregou nada, então não tenho do que reclamar kkkkk. É uma história okay pra quem tá sem nada pra fazer e quer se distrair com uma historinha simples, sem nada muito pesado. Não é nada novo, mas também nada muito chato, só acho que os personagens podiam ser mais interessantes.

A parte mais interessante do livro foi os três capítulos sobre o Vinicius. De resto, só mais do mesmo.

olucaas 30/03/2023

Resenha ?Os Oito Disfarces de Otto?
Esse livro me surpreendeu muito! Quando comecei a ler fiquei com medo de achar chato por ser muito grande e com letras pequenas, mas a história foi me envolvendo e quando vi não conseguia ficar um dia sem ler

Quando estava começando a achar chato as coisas viraram de ponta a cabeça e mudaram tudo kkkkkkkk

Mas ainda me restaram algumas duvidas, tipo pq o livro tem esse nome em específico se ele se transforma em quem quiser?!