Natureza-morta

Natureza-morta Louise Penny

Resenhas - Natureza-morta

Kaue Garcia 20/03/2022

Surpreendido
Comprei os 3 lançamentos de Mistérios em Série e decidi começar a minha leitura por Natureza Morta, a capa me lembrava os livros do Harlan Coben que tanto gosto e vou dizer que escolhi muito bem! Adorei o livro, os plots são muito bons e não suspeitava do assassino em momento nenhum, só consegui fazer os links no final, quando o Inspetor Gamache descobriu tudo! Amei e já estou ansioso pelo segundo volume desta trilogia, se estiver na dúvida sobre fazer está leitura! Pode se jogar sem medo que o livro é muito bom
Joana Thompson 25/01/2023minha estante
Livro delicioso!

Leila.Vignotto 07/03/2023minha estante
Pela sua resenha acho que merecia 5 estrelas hehehe... Me deu um susto ?

Andressa1296 14/07/2023

Bem interessante
Então gostei bastante da história, como tem mais livros acredito que esse sirva pra conhecer os personagens, achei bem construído o mistério, muito bem explicado, não ficou pontas soltas...

13/01/2023

Livro conforto
Eu amei o livro, gostei muito da ambientação.
Dá vontade de estar num lugar como Tree Pines kkkkk
Sobre a história, me prendeu muito, um bom mistério.
Fer 13/09/2023minha estante
Olha só! Quando eu terminei de ler esse livro falei isso dele para o meu marido: se existe confort food esse é um confort book rs, livro conforto mesmo! adorei ler.

Jéssica | @jehbreda 01/06/2023

Bons personagens, pouco suspense
Mesmo que a gente só consigo desvendar realmente quem é mau no final do livro, não senti um clima de suspense ao longo da leitura.

Passamos por uma investigação minuciosa pelo detetive Gamache que é muito bom e um personagem interessante. Temos Nichol que até agora não entendi qual foi a dela o livro todo. E temos uma cidade com várias pessoas com várias histórias e tramas.

E um bom livro, mas não senti aquele clima ?meu Deus quem foi? ao longo do livro.

Mari Pereira 01/06/2022

Um divertido romance policial. Não abusa muito dos clichês, apesar de não dispensá-los totalmente. Consegue manter uma trama coesa e interessante até o final. Personagens pitorescos em um cenário não tão convencional. Vale a pena. Já quero ler a sequência.

Jaque - Achei o Livro 31/03/2022

Deliciosamente bom!
Não é maravilhoso quando você pega um livro só pra dar uma olhadinha e quando vê já leu 100 páginas? Foi isso que aconteceu com Natureza Morta.
A trama é muito Agatha Christie, não a escrita, mas o cenário bucólico, a cidadezinha que mal aparece no mapa e onde todo mundo se conhece.
Jane Neal de 76 anos é uma ex professora adorável, conhecida e querida por todos da pequena cidade de Three Pines. Ela sempre fez segredos acerca de sua casa - seus vizinhos só entravam na cozinha e antessala - também pintava sem que ninguém pudesse ver seus quadros.
Quando ela resolve expor um dos seus quadros, a amiga Clara é uma das primeiras a incentivar e apoiar Jane, porém poucos dias depois ela é encontrada morta na floresta. À princípio parece se tratar de acidente de caça, mas conforme o inspetor Gamache avança nas investigações essa teoria fica cada vez mais distante.
Quem poderia querer a doce Jane morta?

Adorei demais esse livro! Que trama bem construída, bem amarrada! A narrativa é confortável, a leitura flui de maneira fácil. Os personagens tão verossímeis, o cenário tão apropriado para o crime e as motivações do assassino, que passam despercebidos ao leitor mas que no final faz todo sentido.
Apesar de eu ter cogitado essa pessoa como assassino, não era meu foco. Eu tinha certeza que seria outra pessoa e por ter focado tanto nesse personagem, não dei atenção ao outro.
A estória que envolve o quadro da Jane é o ponto alto da trama para mim. Amei o que a autora desenvolveu ali.
No mais, eu recomendo para todos os públicos! Já estou ansiosa pelos próximos da série com o inspetor Gamache, o personagem que mais adorei em Natureza Morta.

Nota: 4,5

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2022/03/natureza-morta-louise-penny-inspetor.html
Cris Paiva 04/04/2022minha estante
Jaque, viu isso, eu não sabia que vai ter filme:
Still Life: A Three Pines Mystery, filme de 2013, dirigido por Peter Moss, foi baseado neste primeiro livro. Alfred Molina interpreta o inspetor Gamache na série Three Pines, prevista para estrear no Amazon Prime Video, ainda sem data.

AlessandroNunes 02/11/2023

?Natureza Morta ?
?? Louise Penny (@louisepennyauthor)
? Editora Arqueiro (@editoraarqueiro)
? 304 páginas
?41/2023
????????

?? Resenha:
?Um suspense que, incialmente, apresenta-se de maneira despretensiosa vai ganhando forma, velocidade e cativando o leitor aos poucos, despertando o interesse em solucionar o assassinato da professora, de 76 anos, Jane Neal, na bucólica Three Pines, ao sul de Montreal, Canadá.
? Louise Penny é uma escritora canadense de romances de mistério. Iniciou sua trajetória literária com mais de 40 anos de idade, quando abandonou seu trabalho de locutora de rádio. É formada em Artes Aplicadas (Rádio e Televisão). A série, protagonizada pelo Inspetor-Chefe francófono Armand Gamache, da Sûreté du Québec (Polícia de Quebec), é ambientada na província canadense de Quebec, já foi traduzida para mais de 30 idiomas e já vendeu mais de 10 milhões de exemplares pelo mundo, conferindo à autora diversos prêmios literários como o Agatha Awards, Barry Award e o Anthony Awards, todos em reconhecimento ao gênero de suspense e investigativo.
?? A senhora Jane Neal aparece morta em um bosque do vilarejo Three Pines, vítima de uma flechada. A partir daí, inicia-se uma detalhada investigação que contraria a percepção inicial dos moradores, que acreditavam que a tragédia havia sido um infeliz acidente, tendo em vista a temporada de caça na região. No decorrer do processo investigativo, os segredos das pessoas da pequena comunidade começam a ser desvendados, colocando todos sob suspeita da autoria do crime.
?? A autora traz, com maestria, aspectos pessoais das personalidades dos personagens que vão dando subsídios ao leitor para formar uma opinião sobre o executante do assassinato em tela. Tudo isso aliado à experiência, perspicácia e estilo do Inspetor Gamache, uma espécie de Sherlock Holmes e Hercule Poirot moderno. A narrativa adquire ritmo, os fatos vão sendo esclarecidos, as evidências começam a ser apresentadas e a trama desemboca em um final inesperado, frustando as suspeitas do leitor, certamente.
?? Um livro de apresentação de uma série de mistério que consegue reter a atenção do leitor e cativá-lo para a leitura dos outros títulos da escritora.
?? Leitura muito recomendada!

Gabrieli50 29/03/2024

Natureza morta
Não entendi quem comparou com as obras da Agatha , a única semelhança é que é um livro de mistério. O deterive é encantador mas tentar o livro todo incluir aquela estagiária foi um saco. É sempre maravilhoso ler um mistérios, mas esse aqui não me desafiou muito não.

Mari 08/09/2023

Gostei
Fazia tempo que queria ler este livro, desde que foi lançado. Ele me parecia ser o tipo de livro policial de que gosto, que se concentra na investigação e não tem violência. E é isso mesmo. Fui cativada pela cidadezinha e seus habitantes e pelo corretíssimo Inspetor Gamache, que conduz as investigações. Naquela localidade bucólica todos parecem muito acolhedores mas ao mesmo tempo podem esconder segredos. Eu desconfiei do desfecho logo de início, mais por uma intuição do que por ter uma teoria a respeito, mas isso não comprometeu a leitura. Pretendo ler os outros livros da série.

Pandora 15/03/2022

Para tentar me curar da minha falta de concentração, que estava me afastando dos livros, decidi voltar a ler romances policiais. Em geral, são histórias esquecíveis mas que prendem a minha atenção, e mesmo quando eu brigo com o autor, com os personagens e reviro os olhos para o amontoado de clichês, viro uma página atrás da outra querendo saber mais e mais até o fim do mistério.

Não sei se porque este livro me salvou neste momento ou se porque antes de lê-lo eu me apaixonei pela história de amor da autora com o marido, falecido em 2016 - porém ainda vivo quando ela escreveu este livro -, mas eu consegui encontrar aqui algumas coisas que me agradaram bastante.

A primeira, que a pessoa assassinada fosse uma senhora pacata de 76 anos. Moradora de uma cidadezinha bucólica canadense cercada de bordos, claro, que histórias em cidadezinhas geladas sempre me ganham.

A segunda, a humanização dos personagens: mesmo o inspetor-chefe, que é um homem conceituadíssimo, erra vários palpites; a policial-estagiária é inteligente e tem boas ideias, mas é arrogante e indisciplinada; a artista sem fama não produz nada vendável, mas quando sonha com lençóis novos e imaculados e produtos caros, culpa a lerdeza do marido, cujas peças vendem, mas demoram meses para serem produzidas.

Depois, algumas delicadezas, como a cena em que a cachorrinha sente falta da dona morta:
Pág. 81/82 - “Todos os dias da vida canina de Lucy, Jane havia fatiado uma banana para o café da manhã e, como que por milagre, deixado cair uma das rodelas perfeitas no chão, onde ela ficava por um segundo antes de ser engolida pela cadela. Todas as manhãs, as orações de Lucy eram atendidas, confirmando sua crença de que Deus era velho, estabanado, cheirava a rosas e morava na cozinha. Não mais. Lucy sabia que seu Deus estava morto. E sabia que o milagre não era a banana, mas a mão que a oferecia.”

Por último, quando eu me perguntava como é que tantos talentos moravam num fim de mundo que nem estava no mapa, a própria autora ironizou a narrativa:
Pág. 258 - “Será que Margaret Atwood era catadora de lixo por lá? Ou talvez o primeiro-ministro Mulroney fosse o novo carteiro local. Ninguém era o que parecia ser. Todo mundo era um pouco mais.”

Do que eu não gostei então? Da tradução. Bem mais ou menos. Do assassino, do motivo, da conclusão… não comprei a ideia, não me convenceu. E se a gente passa a leitura na ânsia frenética de saber, afinal, quem cometeu o crime, quer uma boa explicação, não é mesmo?

“Houve um tempo na minha vida em que eu não tinha muitos amigos, meu telefone nunca tocava e eu pensei que fosse morrer de solidão. Sei que a verdadeira benção aqui não é ter publicado um livro, mas ter tantas pessoas a quem agradecer.” - Louise Penny, nos agradecimentos.

Ela não é adorável, gente?!

Notas: Natureza Morta é o primeiro livro da série com o inspetor Gamache.

Boo_ 01/01/2024

Esse livro é tão caloroso que várias vezes me esqueci de que se tratava de um crime..
Acredito que esse livro se encaixa perfeitamente na proposta da editora na coleção Mistérios em série e posso apontar vários motivos para essa leitura ser aconchegante e caloroso apesar da violência que acometeu a algum personagem.

- Oscar Wilde dizia que cosnciência e covardia são a mesma coisa.

- Acho que nós dois frequentamos aquele terapeuta por, tipo, um ano a mais do que o necessário só para nos vermos na sala de espera.

- Deus era velho, estabanado, cheirava a rosas e morava na cozinha.

A autora trata a morte como realmente é, triste, inevitável, dolorosa. O que difere a escrita dos demais livros que já li é justamente a ternura que a pessoa morta é tratada pelos familiares, e como eles lidam com luto, a escrita também mostra como sangue não define sua família e sim as pessoas que te amam e te cercam desse amor diariamente.

O livro é lindo e trás inumeras reflexões sobre amor, amigos, morte, sem precisar recorrer a violência extrema, sem tratar a vítima como só mais um corpo para a polícia investigar, sem tratar as pessoas próximas com hostilidade e sem banalizar a motivação do crime.

Me sinto pronta para mais uma leitura dessa autora, que logo com seu primeiro livro já conseguiu um espacinho no meu coração como uma das minhas preferidas.

Jansen 09/03/2023

Apesar de achar em certos momentos o desenrolar dos fatos lento e confuso o livro me encantou com a descrição de uma vida singela numa cidade encantadora. O crime cruel destoa do cenário, mas aprendemos que no paraíso existe também a maldade. A encantadora Jane Neal é muito bem caracterizada e nos cativa desde o início.
O inspetor Gamache é muito bem caracterizado e se destaca na obra.

Andy.Sena 18/06/2022

Um livro policial bem diferente, bem fora do padrão que estamos acostumados, mas que não deixa de surpreender. O livro é bem parado e o inspetor parece mais um terapeuta do que policial ou um mestre que ama ensinar, bem diferente do padrão que estamos acostumados e aparentemente nada de passado conturbado. Eu senti que o livro prioriza mais os laços humanos do que a investigação em si, então, muitas vezes, estamos dentro de um drama com uma pitada de policial. Gamache me fez lembrar das histórias de Sherlock Holmes, Father Brown ou Grantchester. Então, pra mim, o livro funcionou e gostei muito.

Beto | @beto_anderson 24/04/2023

Um pouco previsível
A história foi um pouco previsível. Achei que o detetive não serviu para muita coisa na história. Afinal quem desvendou o caso foram outros personagens. Aquela figura da Nichol é apenas um apêndice na história. Não serviu para nada. As falas dela ligadas ao caso podiam ser ditas por outras pessoas. No mais achei legalzinho.

Mi Rubin 24/02/2023

Primeiro contato com a autora e adorei!

A escrita é mais lenta e não é tão frenética, com tudo acontecendo ao mesmo tempo.

Mas prende, pois a narrativa é bem construída e tem um quê de Agatha. Aquela quantidade boa de personagens e com todos eles tendo motivações para o crime.

Porém, as pistas vão afunilando e indo em direção certa.

Gamacho é um investigador bem interessante. Sábio e nada arrogante!

Adorei a experiência e recomendo!
Fanfinc_sf.devorador_de_livros 24/02/2023minha estante
Parabéns pela leitura e pela resenha amiga foi pra lista