The Grandmaster of Demoniac Cultivation

The Grandmaster of Demoniac Cultivation Mo Xiang Tong Xia

Resenhas - The Grandmaster of Demoniac Cultivation

Lilies_. 15/11/2023

"Todo dia é todo dia."
Não comece pela novel, aqui tem muitos termos e conceitos que você não vai entender e logo vai querer lixar toda a narrativa. É melhor buscar por algo gráfico/ visual, seja pelo mahnwa, anime, dorama e o mangá que está para sair. Assim irá ficar um pouco mais fácil de entender o que é cada coisa e do que eles estão se referindo. Uma coisa que para alguns é um pesadelo, o tempo não linear, ou seja, sempre que estiver no ápice de uma descoberta vai acontecer a "quebra" de tempo e essa ida e volta do passado para o presente.

A política dessa novel é incrível, começa com todo mundo feliz com a morte de um cara chamado Wei Wuxian, e você se pergunta o porquê de Deus e o mundo odiarem tanto esse tal Wei Wuxian e o que ele fez de tão cruel. Mas assim que ele volta das suas férias de pós-vida, a história vai tomando um rumo que você desconhece. Tudo é um quebra-cabeça e você tem que ir encaixando as peças, pessoas ditas boas fazem coisas absurdas, pessoas ditas más fazem as coisas semelhantes, porém com um motivo, esse é o gatilho, a partir daí que você se questiona sobre quem está do lado do bem e do mal. E a melhor parte, pelo menos para mim, é saber que grande parte da história é direcionada a isso.

Para um novel com mais de mil páginas, esperava bem mais do desenvolvimento de certos aspectos, gostaria muito que a autora tivesse explorado outra parte de seus personagens, como por exemplo, o fato do Wei Wuxian ser o fundador do cultivo demoníaco e não ter nada sobre como ele consegue fazer isso, não só ele, mas aqueles que seguem por esse caminho. Ele ficou um mês na Cultura da Sepultura e não informa nada sobre como ele conseguiu sair de lá, qual a relação da flauta com os cadáveres, de onde surgiu a flauta. São coisas que ficam debaixo dos papéis e você tem que preencher as lacunas com que achar que é, uma jogada e tanto da autora.

Outro ponto é que, depois que o Wei Wuxian aceitou e entendeu seus sentimentos pelo Lan Zhan, deu a entender que ele seria a "mulher" a partir dali, agindo de um jeito um pouco submisso. Mas acho que isso não é um problema, a novel é chinesa e o tempo da história não é muito condizente com aspectos ligados aos relacionamentos homoafetivos, seria, talvez, uma crítica da autora.

Um que é compreensível não ter mais detalhes, mas que eu gostaria que tivesse tratado com profundidade: a morte do Wei Wuxian. Como de fato ele morreu? Sua alma estava selada durante esses 13 anos? Alguém matou ele ou foi um auto sacrifício? Os cadáveres ambulantes devoraram seu corpo? Como disse, é compreensível a autora não ter abordado esse tópico em específico porque talvez seja algo que até o próprio Wei Wuxian gostaria de esquecer. Essa justificativa também pode ser aplicada ao primeiro ponto, tudo que ele teve que passar é muito doloroso de se lembrar, o que prova isso é, sempre que alguém pergunta sobre essa sua "conquista", o Wei Wuxian tenta escapar da pergunta.

Por outro lado, amei a escrita da Mo Xiang Tong Xiu e como ela desenvolve seus personagens, de longe para mim, o Jiang Cheng, foi uma jogada maravilhosa, não sabia que poderia odiar tanto um personagem, mesmo entendendo toda sua história, não concordo com suas atitudes.

A história da seita Wen com foco no Wen Ning, é a melhor possível. Sou defensora número um dos refugiados da seita Wen, que leva a explicação do meu grande amor pelo Wei Wuxian. O que falar do Lan Zhan? O homem tem um desenvolvimento incrível, basta você conseguir entender as entrelinhas e saber o porquê ele tem medo de se tornar alguém como o pai.

Gostaria de falar sobre a interpretação das pessoas que leem ou já leram mdzs. A Mo Xiang Tong Xiu sabia muito bem o que estava escrevendo, tanto que ela faz diversos paralelos, que talvez você não acabe pegando de primeira, mas tem cenas que foram colocadas na obra justamente para serem criticadas, como a cena do beijo. Mo Xiang Tong Xiu trabalha clichês problematizando eles, como por exemplo, a forma como o Jiang Cheng é, o seu passado traumático não justifica as coisas que ele fez. Por isso, uma releitura da obra é essencial, você vai pegar pontos que não percebeu antes, seu senso crítico pode mudar também.

Dei três estrelas no início, pelos motivos citados anteriormente e porque não tenho nenhuma outra novel para comparar, mas  parei para analisar e, é impossível não ser cinco estrelas e ainda por cima ter se tornado meu favorito. Mdzs é uma história muito boa e viciante de se ler. Ela é tão complexa, poderia ficar horas falando sobre o quão genial é tudo que a Mo Xiang Tong Xiu escreveu. Tenho apego emocional aos personagens, uma história que dificilmente eu vou esquecer.
Beatriz3810 15/11/2023minha estante
São pontos muitos observados os seus. Mesmo tendo como favorito, acho que falta pontos na narrativa, mas super recomendo tgcf, acho que é a melhor novel da MXTX

Lilies_. 15/11/2023minha estante
Eu pretendo ler essa mais pra frente, estou com muitas expectativas e com medo de me decepcionar

i'm just a girl 16/11/2023minha estante
amg que resenha maravilhosa nossa.
eu nunca ouvi falar dessa novel, na verdade eu quase não leio muito esse tipo, principalmente as chinesas, mas só de ler as suas opniões sobre, eu fiquei interessada!!

Lilies_. 17/11/2023minha estante
AAAAAAA Obrigada!!! Juro, eu li por indicação de uma amiga e não me arrependo nenhum pouco de ter conhecido esse universo. A leitura pode ser um pouco demorada pela quantidade de páginas? Pode, mas vale MUITO a pena, impossível você ler e não se apaixonar pela história.

Lilith27 18/11/2023minha estante
Acho que a coisa que mais me quebra em mdzs, é saber que o Jiang Cheng, o Wei Wuxian e a Jiang Yanli, que apesar deles se considerarem irmãos, ninguém os vê dessa forma e esse foi o motivo deles colapsarem

Anna346 29/10/2023

Comecei a ler MDSZ após a recomendação de um amigo ele já estava na minha lista a muito tempo mas decidi dar uma chance depois de muitooo tempo!
E o livro é maravilhoso, a história te prende, te dá várias sensações lendo tanto felicidade, tristeza, raiva, desespero, ou seja, simplesmente maravilhoso.
O desenvolvimento do casal é algo lindo, o passado deles é divertido e triste ao mesmo tempo
Os personagens com certeza vão ficar na minha mente por muito tempo e eu guardarei essa história com muito amor

Nagisa 21/09/2023

Simplesmente apaixonada ?
Na realidade, eu já li essa novel ano passado, mas na época não sabia (nem passou pela minha cabeça) que dava pra adicionar no skoob. Os personagens são cativantes, a trama é MUITO bem escrita e as migalhas de romance são absolutamente tudo???
É um livro de quase 2 mil páginas e eu não vou dar o migué de falar que não parece tudo isso pq pô, +130 capítulos de novel não mentem, mas você simplesmente não consegue largar! Eu conheci a história através do drama, migrei pro manhua mas só terminei mesmo a novel então sim, é muito boa!!! A escrita da autora não é enjoativa e apresenta detalhes o suficiente, mas na minha opinião pessoal conhecer pelo menos a estética das coisas dá um entendimento melhor do que está se passando. Eu fiquei tão apaixonada pelos personagens que lembro bem de ficar doidinha com qualquer coisa que fosse, chorar horrores com os flashbacks e ser simplesmente ENGANADA pela revelação da história. Sério, é muito bom!!! Meu novo sonho de consumo são as edições em português ?

Carla.Angel 11/08/2023

Eu comecei errado, comecei assistindo a série, depois li a novel e por fim, vi os animes. Meu sofrimento tinha ganhado atores, me apaixonei ainda mais pelos personagens que só queria por em um portinho e abraçar.

anaju68 10/07/2023

Confesso que no começo eu demorei mt pra fazer a leitura fluir e tal, mas isso é porque eu li o manga e vi o anime e live action antes de ler a novel, burrice da minha parte mas ainda sim consegui ler depois de um tempo enrolando e eu amei, é muito bom o plot twist daqui é incrível, de verdade o vilão no final eu confesso que ja esperava ser aquele mas quem desmascarou ele foi quem mais me chocou pq eu não esperava nunca que fosse ele, fiquei de cara e muito feliz. É muito bom tirando uma parte de um extra que foi meio desconfortável por motivos óbvios e bem explicito, de resto tudo foi muito legal pra ler.

Lótus Biscuit 11/06/2023

"Tens of thousands of words were left unspoken, in exchange for endless laughter and hugs." ??? (11/12/2023)

Vou sentir saudades do Wei e do Lan Zhan ?
Mas ainda tenho o manhua para ler ?

"From then on, he could never move his eyes away again." ?? (11/06/2023)

nessa.combinato 18/12/2022

Me sinto órfã
Depois de assistir o donghua (acho que é esse o nome), assistir o dorama, ler o manhua e agora, finalmente ler a novel, me sinto órfã dessa história. Não tem mais nada oficial dessa história que eu possa consumir, não haverão mais aventuras e mistérios pra desvendar com Wei e o Lan Zhan, não vou mais rir da creche e nem sofrer pelo passado deles. Eu finalmente né despeço dessa obra de arte, nem sei o que dizer. Essa história é simplesmente perfeita, os personagens são tão profundos e completos e complexos, mesmo os que a gente odeia, a gente ama e é difícil simplesmente dizer que um é bom ou mal. Todos tem atitudes boas e ruins (menos o Lan Zhan, o Lan Zhan é perfeito). Mesmo sendo uma obra imensa, eu com certeza a lerei de novo no futuro, e agora, eu preciso de um tempo pra absorver a magnitude dessa novel, que me marcou tão profundamente...

TashaCosta 19/02/2022

Vale a fama
Acho que todos que lêem novels, mais cedo ou mais tarde acabam por ouvir falar nesta. Mesmo que não gostem de yaoi.
Com um gênero meio "batido", tem uma história nada repetitiva.
Bastante ação e mistério que não é "descoberto" mesmo até quase o fim.
Aliás, nem aí?
Caso não goste de finais "em aberto" e pouco definitivos, não é uma boa escolha, pois temos um vislumbre, mas não uma certeza.
Com personagens principais e secundários adoráveis e extremante bem construídos, quase os conseguimos ver.
O autor consegue encadear fatos presentes e passados com maestria.
Aconselho a ler a novel antes de ver o anime ou ler o manhua. Até porque facilita o entendimento destes.
Recomendo muito