Cartas para elas

Cartas para elas Camila Paiva
Ana Carla Longo
feesuasresenhas referente as suas redes sociais
Rauani Viana Castro

Resenhas - Cartas para elas

Viquituhpm 29/10/2022

Eu simplesmente sou INCAPAZ de expressar, em palavras, o TANTO que eu chorei com este livro.
Ele tem um recorte muito bem feito, mesmo possuindo suas cartas majoritariamente direcionadas a avós. O que não é um ponto fraco, muito pelo contrário, foi o que me conquistou. Perceber e reperceber essa conexão com alguém da família, suas raízes e suas histórias fez com que eu me apaixonasse pela obra. O limbo entre o que você não pode mais falar e as pequenas memórias que sua mente vai conseguir lembrar é avassalador. Notar que todo mundo passa por isso, e ser exposto a essa visão sensível, de mulher para mulher, é algo que faz meu âmago revirar.
Com esse livro eu tive a certeza de que ainda não superei, de fato, algumas mortes que passaram pelo meu caminho. Cartas Para Elas me fez notar que eu sempre vou carregar esses vestígios de luto comigo e que eu nunca vou estar completamente livre disso. E não quero estar. Quero me lembrar. Carregar isso.
Além disso, as escritoras são incríveis e se comunicam com outras pessoas como irmãs, amigas e escritoras, o que me fez refletir sobre o tipo de conexões que eu estabeleço com mulheres que possuem estes cargos em minha vida. Foi uma experiência incrível!
O livro se tornou um favorito pois ele é algo real. Ele guarda sentimentos reais e puros. Verdades, memórias, lágrimas e gotas de suor esparramadas por essas páginas fizeram com que cada momento dentro dele fosse estonteante. Tenho noção de que, esta leitura, foi um processo muito pessoal e que talvez nem todas as pessoas se sintam assim.
Demorei para fazer esta resenha pois realmente fiquei impactado. Precisava achar as palavras certas para falar sobre esta obra, e ainda não acredito que essas sejam as melhores... mas são as minhas. Recomendo demais a obra!
P.S. Te amo vó.

Camila 11/04/2022

Lindissimo
💬 “Esta carta é para você, como eu, com muito mais beleza do que muitas vezes conseguem enxergar, com a capacidade de construir um planeta, e com a destreza de viver o melhor que a vida pôde entregar. ”

Nesta antologia de cartas escritas por 27 mulheres, teremos contato com textos que falam sobre amor, tristeza, esperança, saudades, empoderamento, superação, lutas e muitos outros temas que envolvem a constante luta feminina. São cartas escritas por mulheres para mulheres, é a “ponte entre a escrita e vivência”.

Cartas para Elas é um livro curtinho de 91 páginas. No entanto, o conteúdo que se encontra entre as páginas é de uma grandeza imensurável. A cada carta que lia, me identificava com as palavras escritas ali. São textos tão carregados de sensibilidade, que nos toca de uma forma bela.

Eu adoro ler antologias, pois é uma oportunidade para conhecer novos autores. Dito e feito! Foi incrível conhecer as 27 autoras pela primeira vez. (👉 Arraste para o lado para conhecê-las)

Uma destaque especial para o projeto gráfico que está encantador, as páginas são decoradas, a diagramação que deixa a leitura mais dinâmica.

Convido todas a conhecerem esse livro. É uma obra que vai impactar mulheres de todas as idades.

Uma dica é dar esse livro de presente para uma mulher especial da sua vida, seja amiga, mãe, irmã, avó, tia…

Cartas para elas está disponível no site da @ascensaoeditora.

site: https://www.instagram.com/p/CcOr-rdrqcX/

Larissa.@estantedalari22 01/04/2022

Me acompanhe no insta @estantedalari22 ?
- UM LIVRO REPLETO DE SENSIBILIDADE E MENSAGENS LINDAS PARA MULHERES INCRÍVEIS

??Esta carta é para todas elas que gritaram, "Chega!" As cientistas, empreendedoras, mães, imperfeitas, divorciadas, viajantes, dançarinas, escritoras, estudantes, lutadoras. Todas somos lutadoras.?

CARTAS PARA ELAS é uma antologia da editora Ascenção, organizada por Ana Carla Longo e Rauani Viana Castro, onde temos textos em formas de cartas escritas por 25 mulheres maravilhosas

Tais cartas são destinadas a outras mulheres extremamente fortes e incríveis, pelos mais variados motivos, mas tendo como o intuito final nos mostrar a união familiar.

Esses textos carregam consigo além do amor fraternal muitos sentimentos como amizade, respeito, sororidade, companheirismo e muito amor o que faz com que nosso coração se sinta aquecido.

As autoras possuem uma escrita muito fluída e cheia de sensibilidade, que nos toca de uma forma íntima, fazendo com que uma enxurrada de emoções transbordem ao decorrer da leitura.

É um livro cheio de representatividade feminina e que homenageia mulheres fortes. Inspirado em mulheres como Clarisse Lispector, Jane Austin e Virgínia Woolf, nós embarcamos na leitura linda desta antologia que vem para deixar muitas impressões boas e reflexões maravilhosas.

Outra coisa muito linda é toda a diagramação e delicadeza de como foi feito o livro, percebe-se o amor impresso nas páginas e em cada detalhe da obra.

Foi mais uma experiência maravilhosa esta leitura, e convido a você conhecer o livro também. Ele está disponível no site da editora Ascenção . Então corre lá e adquira o seu e venha descobrir mais sobre essas mulheres maravilhosas ?.

Julia Gusmao 08/03/2022

Me arrancou muitas lagrimas e risadas em alguns momentos, me trouxe reflexões em outros, em outros foi possível vislumbrar um pouquinho da vida das autoras. Achei bom mas achei um pouco inconsistente, as cartas tinham estruturas muito diferentes e profundidades também (o que até tudo bem porque cada pessoa é diferente) mas acho que poderiam ter aglutinado as de mesmo tema ou mesmo nivel de profundidade, criando eixos/subgrupos. Fora isso que é mais eu sendo cricri do que qualquer coisa, é muito bom. Acredito que diferentes mulheres vão se identificar com diferentes cartas e é sobre isso essa antologia.

@jaquepoesia 02/03/2022

Sensível, necessário e feminista!
• Antologia Cartas para Elas
• Organizadoras: Ana Carla Longo e Rauani Viana Castro
• Editora Ascensão @ascensaoeditora
▪︎ Ano: 2021 – 91 páginas

Cora Coralina escreveu ‘Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores.‘
Assim somos nós mulheres, guerreiras usando a armadura do amor, plantando nossos próprios jardins, colhendo nossos sonhos e matando dragões.

Nesta Antologia, vinte cinco mulheres escreveram cartas direcionadas a outras mulheres pelos mais diferentes motivos, tendo como foco a união feminina.

Vou resumir aqui um pouco do que você encontrará nessa Antologia cheia de sororidade, amizade, respeito e muito amor 💓

Em ‘Carta à minha irmã‘ Ana Clara Longo faz uma declaração do imenso amor fraternal que tem por sua irmã Ana Cláudia, que justamente por ser tão diferente dela a ensina tanto.
Uma carta belíssima e que destaca a importância da família.

Esse livro vai servir como uma cápsula do tempo muito especial para uma mulher!
A segunda carta é da titia Rauani Viana Castro para sua sobrinha Clarice de apenas 1 aninho de vida. Trecho: “Se o amor é capaz de sobreviver ao luto, ele sobrevive a qualquer dúvida. Portanto, minha pequena nunca duvide do meu amor por você, pois é um amor somado ao de todas as mulheres que também me amaram.”

Já a terceira carta é de uma mulher que desempenha muita influência sobre as pessoas, uma professora! Flora Daemon deixou para suas alunas uma carta linda que fala sobre o quanto houve troca de aprendizado com suas alunas. Irei citar aqui alguns trechos:
“Sou defensora de que a sala de aula possa se tornar um espaço de oportunidades, mesmo que ela não tenha sido criada a partir de uma perspectiva tão libertadora. (…) E sabemos, também, que a escola e a universidade não foram criadas para nós, que por muito tempo estivemos alijadas dos espaços oficiais de saber, sem com isso, deixarmos de nos (con)formar como indivíduos de sabedoria e de resistência.
Eu poderia nestas linhas, rememorar momentos emocionantes possibilitados pelo encontro com mulheres especiais e inspiradoras que, circunstancialmente, figuraram como minhas alunas. A vida, generosa, me forjou professora em espaços plurais como escolas, universidades públicas e privadas, praças, fundos de auditórios de igreja, movimentos sociais feministas e unidades penitenciárias.”

💬 Esse livro está recheado de experiências de mulheres fortes, homenagens a mulheres inspiradoras como as escritoras Virginia Woolf, Clarice Lispector e Jane Austen. Há nestas páginas emocionantes textos para mães, filhas, irmãs, avós, bisavós e amigas.
Foi uma leitura e tanto! Obrigada @ascensaoeditora por me oferecer o contato com este trabalho!