A mãe brasileira

A mãe brasileira Sara Klust

Resenhas - A mãe brasileira

Marcia 19/11/2023

Minhas impressões sobre o livro
Viver fora do seu país,longe da família e dos amigos. Enfrentar as dificuldades da língua, dos costumes , luta no emprego , falta de empatia e solidão. Tudo em nome da busca por uma vida melhor. E quando a tudo isso junta a gravidez? Como manter seu filho junto? E se o marido a abandona?
Nesse livro vamos conhecer a Marina, protagonista da história, uma brasileira que mora na Alemanha. Marina é mulher batalhadora mas tem seus medos e um trauma que  aliado a um remorso desencadeou um sério problema psicológico. Ao conhecer sua história me comovi.
Marina fará amizade com outras mulheres e junto com elas viveremos experiências fortes e importantes. Me emocionei em alguns momentos principalmente quando o assunto maternidade é abordado.
Estupro, abandono, adoção, prostituição, família, amizade, adoção  e amor. Temas muito importantes e colocados em situações que muitas mulheres enfrentaram e muitas ainda enfrentam.
Eu também gostei muito que o livro descreve sobre a Alemanha e também sobre o Brasil, o nordeste brasileiro. Vamos, junto com a protagonista, viajar da Alemanha pro Recife e retornaremos a Alemanha.
Vemos a maravilha do nosso Recife e de Olinda mas seus problemas sociais e econômicos. Problemas tão antigos e ainda presentes como assaltos, estupros, pobreza, má administração, seca...
Outro ponto importantíssimo abordado no livro:
o julgar! Como julgamos o outro a partir de uma cena, de uma situação . A gente julga, condena e nem se preocupa em procurar entender , em buscar empatia.  Como diz nas escrituras: " não julgue para não ser julgado". No livro vemos muitas situações difíceis que me lembrei desse ensinamento.
Um livro muito bom, leitura rápida, marcante que nos emociona e nos ensina muito.
Gostei muito do livro e recomendo a leitura para todos.
Valeu!!

Lisete.Ines 19/10/2023

Este livro, ‘A mãe brasileira,’ mergulha nas profundezas da condição humana, explorando temas complexos como identidade, saúde mental e relacionamentos familiares. A jornada de Anika, descobrindo sua verdadeira origem e enfrentando um trauma inesperado, é uma montanha-russa emocional que cativou minha atenção do começo ao fim. A amizade que se desenvolve entre Anika e Marina na clínica psiquiátrica adiciona uma camada adicional de complexidade e calor humano à história. A autora habilmente navega por tópicos difíceis, como prostituição e estupro, enquanto também captura a essência de lugares tão diferentes como a Alemanha e o Nordeste brasileiro. ‘A mãe brasileira’ é um testemunho da resiliência humana e da força das conexões pessoais, uma leitura profunda e comovente que me fez refletir longamente após virar a última página.
Obrigada, querida Sara! 🌻❣️

NinaPaula 06/03/2023

Adorei!!
Uma história fictícia mas que podia ser verdadeira, pois conta muitos fatos reais na vida da mulher no Brasil.
Adorei o enredo, o desenvolvimento rápido da história, o final dele.
Uma leitura envolvente e rápida.
Acho q vale a leitura.

Lidosdajoice 04/11/2022

A mãe brasileira - @lidosdajoice
A história se inicia na Alemanha, onde a autora nos apresenta a três mulheres diferentes, que tem seus destinos unidos em uma clínica psiquiatrica. Ao longo das páginas, vamos descobrindo os motivos que levaram cada uma delas a estar ali.

Marina é brasileira e reside na Alemanha. Após perder a guarda de seu filho para o ex marido, desenvolve transtorno de ansiedade generalizada. Ekaterina, é romena e ao tentar uma vida melhor na Alemanha, também perdeu a guarda de seu filho e acabou se prostituindo e se viciando em drogas. Já Anika, uma jovem alemã, está internada devido a ter descoberto que é adotada e sua mãe biológica é brasileira, o que fez com que ela surtasse.

Assim as mulheres terão que lidar com seus conflitos internos para poderem sair ao mundo novamente e recuperar tudo o que foi perdido.

Ao longo da história Marina e Anika desembarcam no Brasil em busca de respostas e conhecemos os motivos que levaram a adoção de Anika.

O livro é bem curtinho, mas repleto de reflexões. Me identifiquei muito com a Marina, pois também tenho TAG.
A autora tem uma escrita fluída e bem construída e com certeza vai te prender do início ao fim!!!

Yanca Lacerda 17/10/2022

Impressionante, impactante e intenso do início ao fim
Um livro sobre luta, dor, força, amor, amizade e, por fim, recomeços.

Uma leitura super envolvente e uma escrita super fluída. Devorei o livro, que é impactante do início ao fim.

Personagens maravilhosas, guerreiras, impossível não se encantar e emocionar com a história de cada uma.

É um livro que vai sendo descoberto aos poucos. Eu adoro livros assim por que me sinto muito envolvida com a narrativa.

Trás consigo muitas informações interessantes sobre o Brasil que eu desconhecia até ler o livro.

Alline 14/10/2022

Impactante!
"Ademais, ela vivia em seu próprio mundo, em sua bolha, em um cosmo habitado também por seus monstros internos: os medos, as constantes preocupações excessivas e o remorso que a atormentava incessantemente."
Na obra somos apresentados a 03 mulheres, isto é, Marina, Ekaterina e Anika ambas estão internadas em uma clínica psiquiatra na Alemanha e juntas compartilham o mesmo inimigo.
Nossa mente é responsável por nos magoar mais do que imaginamos, bem como criar fantasias e dificultar nosso processo de cura interior.
Marina é uma mãe, uma nordestina, que após o ex-marido ficar com o filho adquiriu TAG (transtorno de Ansiedade Generalizada), assim sente-se culpada pela situação.
Ekaterina é uma mãe romena que sofreu diversos abusos do ex-companheiro, logo ao tentar reconstruir a vida perdeu o filho e, consequentemente, se entregou ao mundo das drogas.
Anika é uma alemã, na noite de seu noivado descobriu a mentira sobre sua origem, uma falácia que a levou a um esgotamento mental. Assim, deseja se recuperar para conhecer e entender o motivo de sua genitora brasileira tê-la abandonado.
Na clínica psiquiatra elas têm seus caminhos interligados, neste passo juntas descobrirão que a VIDA é dura, mas ao enfrentarmos nossos fantasmas conseguimos construir um LINDO futuro.

site: https://www.instagram.com/amorfatilivros/?hl=pt-br

Natalicia Iza canella 10/08/2022

A Mãe Brasileira
Sinopse: A Mãe Brasileira
É uma história familiar, intensa e comovente, que aborda temas profundos como maternidade, saúde mental, prostituição e estupro. Ao mesmo tempo,trata de assuntos relacionados às raízes familiares, ao amor e à amizade, além de apresentar um pouco da cultura nordestina e do nordeste brasileiro, região berço do Brasil, mas que ainda enfrenta tantos problemas, como a seca e a pobreza extrema.

?Resenha: uma leitura fluida uma história linda de superação amizade e o mais importante o amor ?
A amizade de duas Mulheres que se conhecem numa clínica na Alemanha, se fala também no machismo que se recusa a igualdade.

Um final lindo de Vitória porque o amor sempre vence!

Nota :?????

Sara Klust Amiga Parabéns pela escrita!!!!Sucesso sempre ?

CrisPujol 30/07/2022

Uma história linda de luta
Uma linda história de luta e superação, muito bem escrita, mostrando exatamente tudo o que acontece na região Nordestina do nosso Brasil. Pessoas que buscam realizar seus sonhos de viver em um país distante. As dificuldades de viver em outra cultura, outro idioma.
A história de Marina, Anika e Ekaterina é contada com muita sensibilidade, amei cada linha, cada segundo de leitura.
Parabéns e muito obrigada por proporcionar momentos de leitura tão agradáveis. ???

Entrelivros_efilho 25/03/2022

❝Não se pode curar as dores do corpo quando as moléstias estão na alma.❞
ㅤㅤ
Leitura emocionante e que nos deixa curiosos e pensativos a cada capítulo sobre o rumo que essa história pode tomar.
Aqui vamos conhecer três mulheres de países diferentes que se internam espontaneamente em uma clínica na Alemanha para se tratar enquanto lidam com problemas e consequências de erros que cometeram no passado.
ㅤㅤ
Marina, recifense, sofre de transtorno de ansiedade generalizada e luta diariamente com o arrependimento e o remorso que a corrói dia a dia por um erro que cometeu no passado.
ㅤㅤ
Ekaterina, romena, com a esperança de dar uma vida melhor ao filho, saiu do país e foi para Alemanha, mas nada saiu como o esperado e ela entra no mundo das dr0gas e chega ao fundo do poço.
ㅤㅤ
Anika, alemã, tinha a vida aparentemente perfeita até que na comemoração do seu noivado e aniversário descobre de forma inesperada que é filha adotiva e toma uma decisão que muda para sempre sua vida.
ㅤㅤ
Inicialmente a história se passa na Alemanha e depois no Brasil, é meu primeiro contato com a escrita da autora e sua escrita é envolvente e nos insere fácil no universo das personagens, nos deixando o tempo todo criando teorias do que pode acontecer com cada uma dessas mulheres.
ㅤㅤ
Como mãe é impossível não se identificar com a Marina e a Ekaterina em algum momento, então, além de estar sendo uma leitura reflexiva porque a autora aborda toda a cobrança e pressão que não só a sociedade, mas às vezes nós mesmas fazemos a cerca da figura materna, está sendo também uma viagem prazerosa pela cultura do povo nordestino, Olinda e seu carnaval, a culinária, os costumes, os pontos turísticos, tudo tão ricamente detalhado que conseguimos visualizar facilmente cada cenário descrito pela autora, minha vontade no momento é de entrar em um avião e conhecer todos esses lugares e experimentar um pouquinho de cada comida citada nesse livro! Alguém me leva?
ㅤㅤ
A autora aborda também um pouco da realidade dos brasileiros no exterior, o difícil começo e a adaptação tão desafiadora, estou amando essa viagem entre a Alemanha e o Nordeste brasileiro.
ㅤㅤ
O livro tem 96 páginas e dá pra ler em uma tarde, é gratificante ver como essas mulheres conseguem lidar com as dores que a afligiam e deram a volta por cima para recomeçar, quem curte um drama familiar intenso e emocionante e que fala sobre o amor e a amizade de forma marcante, vai amar essa leitura.