Pra quando você acordar

Pra quando você acordar Bettina Bopp

Resenhas - PRA QUANDO VOCÊ ACORDAR

1 | 2 | 3 | 4

Sarah com H 14/03/2024

Era o momento para ler ele
Recentemente perdi o meu tio/padrinho, eramos muito próximos, e foi uma dor na qual nunca tinha sentido, passa alguns meses e começo ler esse livro, a cada capítulo eu me emocionava, era reviver aquele luto sempre, mas era também a lembrança de como ele era amado por toda a minha familia, eu sou sobrinha e foi doloroso, mas com a leitura desse livro me peguei pensando o quanto é doloroso para minha mãe - caramba, ela perdeu um IRMÃO - assim como, para a minha tia e minha prima. mas enfim, acredito que o meu luto trouxe uma visão e um sentimento que talvez nem todo teram.
Em relação à leitura, o livro tem capítulos ótimos, de chorar mesmo, mas tbm tem alguns que achei desnecessários, acredito que poderia ser menor.

Dandara 10/03/2024

Pra quando você acordar
Você precisa saber a história por trás desse livro para que possa aproveitá-lo ao máximo, saber que cada crônica foi escrita como um registro de uma conversa com o irmão em coma traz uma profundidade e uma importância enorme para a leitura. Recomendo a leitura, e em seguida leiam também, da mesma autora, o livro: Afetos colaterais.

Eduarda Valéria 06/03/2024

Uma trajetória de anos sendo contada de forma tão poética. Os sentimentos são apenas sentimentos. Tristeza, medo, raiva do futuro são tão abraçados quanto a esperança, a nostalgia de dias passados e o amor, inalterável mesmo depois de tudo.

Nahima.Bogado 05/03/2024

“Você não vai acreditar” como esse livro me cativou
Sempre tive um carinho especial por crônicas, mas a Bettina tem um olhar sobre a vida e os acontecimentos que é tão bonita que me fez amar ainda mais o gênero.
‘Para Quando Você Acordar’ é um compilado de textos escritos para seu irmão Ita, que ficou em coma por 15 anos. Durante esse tempo, entre a dor da saudade e a expectativa de que ele pudesse acordar a qualquer momento, ela contava sobre tudo aquilo que gostaria de dizer a ele, nessas conversas aparentemente íntimas e particulares, surgiram questões e sentimentos universais, e Bettina “conversou” com o Ita sobre as mudanças no mundo, os questionamentos sobre a vida e principalmente sobre a saudade.
“O que sei é que nos detalhes tão pequenos de nós todos, escolhemos a maneira excessiva, esquisita e infindável de te amar”

Ari 28/02/2024

Que quem divide o que tem é que vive pra sempre
Todas as crônicas, em cada uma delas, tem uma lição, tem emoção, tem saudade, tem esperança, tem coragem, tem amor, tem família, tem amigos. Betinna nos leva a lembrar do que importa e isso nos leva para um lugar de reflexão que ja não dá mais para sair! ?

karlakarolineguima 19/02/2024

Arrebatador e sútil
Incrível poder conhecer essa história, Bettina nos pega pela mão e nos leva a lugares mágicos, abre as portas da sua casa, nos convida para sentar a mesa com sua família e conhecer uma intimidade muito bonita.

Quando digo que é uma intimidade bonita não se engane, ela também é extremamente real.
Bettina escreve sobre a ótica de uma irmã que zela por seu irmão em coma, esperando que o destino mude a rota e permita que ele retorne.

Bettina cria um Blog para contar ao seu irmão como o mundo continua? ?roda mundo, roda-gigante, roda moinho, roda peão? e conhecer essa história através de suas linhas, nos faz refletir sobre a beleza do cotidiano, limpa nossas lentes para o simples e valioso, nos mostra o quanto somos feitos de instantes, lembranças e momentos.

P.s : A relação entre texto e música que Bettina criou nos textos que compõe o livro, torna ainda mais gentil e agradável a leitura! (Isso conversou demais comigo)

Com um final lógico o livro nos ensina a viver e agradecer essa experiência mágica que é fazer parte desse mundo e a entender que há tempo para tudo, porém não sabemos quanto tempo nós resta.

TonyFernandess 15/02/2024

Vale muito.
Crônicas, bem escritas e te toca , quem viveu em uma UTI sabe a dor e a sensação da escrita. Não é triste é apenas a verdade em sua forma orgânica

Nath 12/02/2024

Saudade e espera
Ler esse livro deu uma sensação de proximidade, de familiaridade com os Bopp, com o amor, semi-luto, dores, saudades da Bettina. A gente se sente parte da conversa dela com o Itamar, torce para que ele acorde e leia as crônicas, sofre pelo seu adormecimento e como tudo aquilo impacta a família.

A autora tem uma escrita para lá de criativa, um repertório imenso. Consegue trazer o dia a dia da família, assuntos do mundo ou qualquer outra coisa (grande ou pequena) com tremenda criatividade para o trecho, atrelando músicas e trechos de outros livros. Certeza que o Itamar amaria ler tudo. Eu amei.

Gostaria de dizer a Bettina que o livro dela com certeza foi um acordar para aquilo que nela dormia, e que também ajudou muitas outras pessoas que liam a acordar um pouco também. Me ajudou em meus lutos, saudades e dores por aqueles que queria por perto e não tenho mais, por diversos motivos. Recomendo a todos.

Ana 11/02/2024

Quando o livro foi lançado eu vi a Maria falando sobre ele, e a história da família dela no Twitter e pensei "eu preciso ler isso um dia". Pronto, tá lido.

Eu, que tenho uma avó com Alzheimer a 8 anos e portanto imaginava saber como é ter alguém que você ama bem ali pertinho e ao mesmo tanto tão longe, nunca poderia conceber e passar pelo que os Bopp passaram. 15 anos é muito tempo.

Espero que o Ita esteja em paz.
Espero que esse livro seja uma prova concreta de uma das hipóteses mais perpétuas da humanidade: a arte cura dores colossais.

Nandielly.Alves 07/02/2024

Betina tocou meu coração
Pra quando você acordar é um livro que te conquista desde o primeiro parágrafo, a história da Família Bopp mexe com você, faz você se importar e mais ainda se importar com os seus, com sua família.
Assuntos de irmãos sempre mexem comigo, então o que tenho a dizer é que Betina tocou meu coração, tocou profundamente!
Li no Kindle, e agora faço questão de ter um físico, pois esse livro é daqueles que você quer ter por perto e sempre que possível recomendar a alguém querido.

Lucas Gamma 04/02/2024

O mais dolorosamente verdadeiro que ja li. Profundo e lindo.
Quando falei que estava lendo esse livro, falei algumas vezes o quanto ele era triste, mas agora que terminou eu fico pensando em como eu estava equivocado. Não é um livro triste, é um livro lindo. Claro que tem muitas dores ao longo das páginas, mas também tem espaço pra gente sorrir e rir. É com certeza um livro que mexe com a gente. Loucura dizer que me sinto da família Bopp agora? Bettina abriu seu coração com tanta leveza e verdade que parece que eu também estava lá ao longo desses 15 anos em que o Ita dormiu. É claro que não é verdade e nem mesmo esse livro tão completo, pode passar exatamente o que se passou no coração de cada um deles. Eu já sabia do desfecho, mas é impossível não torcer para que o livro ganhei uma reviravolta e o Ita acordei no último capítulo. Me senti angustiado e com ansiedade muitas vezes (minha crise dos 30 está batendo na porta), mas de modo geral é uma letra necessária, me fez pensar, me fez valorizar o que tenho. O que posso ter. Chorei em todas as páginas, fiquei pensando e teorizando tanto... Enfim, que bonita a história de quem tinha tanto amor que transbordava nos outros ao redor.

Rafa 30/01/2024

Dor, amor e saudade
Eu acho que o luto é um dos sentimentos mais difíceis de lidar, imagina viver o luto de alguém que não se foi fisicamente? Me tocou de uma forma muito pessoal, chorei muito. Sem palavras pra descrever como esse livro é bom! A autora escreveu com uma sensibilidade, deu pra sentir de verdade como a família sofreu. O final foi lindo e horrível ao mesmo tempo. O Má com certeza sabia como a família o amava.

Francesca.Ciotta 25/01/2024

"Você acordou o que em mim dormia"
Conheci a história atrvés do canal TER.A.PIA, mas só agora tive a oportunidade de ler e sentir o amor mais puro de uma irmã para seu irmão.
O livro retrata o amor de uma irmã inconformada com a situação do irmão que foi dormir com 41 anos, quase meio século de existência. São histórias te aprendem com a maior facilidade, te faz sentir como se fosse alguém da família, um amigo próximo. Escrita de fácil entendimento, uma fluidez que só se encontra com a Bettina.
Cada linha, cada palavra, verso, me sentia conectada, me sentia como se fosse a prórpia autora escrevendo. Escrevendo um diário, colocando todos meus sonhos, medos, incertezas das coisas que estavam por vir.
Nunca entendemos a razão de certas coisas acontecerem, nem mesmo o porquê aquela pessoa foi escolhida para viver isso. No espiritismo, é comentado que escolhemos nossa vida, sem mexer nela. Por que escolhemos passar por sofrimento? Viemos para deixar um aprendizado? Um recado para àqueles que precisam aprender a lidar com a dor da perda, ou até mesmo, aprender a valorizar? Às vezes a vida não faz senitdo, me questiono, fico triste tentando encontrar respostas que nem sempre a religião vai conseguir explicar.
Que livro, que história. Não consigo parar de pensar no livro, acho que não vou encontrar um livro tão profundo quanto esse, pelo menos não agora. É um livro que precisa ser lido de ano em ano, para aprender um pouco que precisamos viver e aproveitar cada momento da vida, sozinha, com os amigos, família.
Por fim, digo que foi o melhor livro que li em 2024, é profundo, não tem como não esperar por um final feliz. Mas será que esse já não é um final feliz? Aquilo que era dor, incerteza, descansou. Descansou depois de dormir. Descansou o corpo, e por fim, descansou àqueles que já estavam cansados por não saberem o futuro.
Ita foi e sempre será uma alma viva, um sentimento, uma orção; Ita viveu, e muito. E, talvez, a lição que o Ita deixa é muita mais do que uma saudade que fica. É aproveitar como se não houvesse amanhã. Viver a vida de forma leve. Amar, amar, amar; e como amou...

ITA VIVE. TALVEZ NÃO NESSE PLANO, MAS NO CORAÇÃO, ORAÇÃO, RISADAS, ABRAÇOS. EM OUTRO PLANETA, EM CADA PESSOA QUE PASSOU PELA SUA VIDA.

site: https://www.youtube.com/watch?v=Un6yA16Sc2E&list=RDMM&index=27

1 | 2 | 3 | 4