Pra quando você acordar Bettina Bopp

Resenhas - PRA QUANDO VOCÊ ACORDAR

1 | 2 | 3 | 4

Séfora 22/05/2022

História sem final feliz
Vi sobre esse livro no Twitter da Maria. O título e a história me interessaram de cara. Estava lendo outros 2 livros, mas comprei imediatamente e comecei.

Já nas primeiras páginas eu me emocionei. Aquelas crônicas sobre pessoas que nunca ouvi falar na vida, me emocionaram.

É sensível, é bonito, é poético. É triste também.
Uma história sem um final feliz.

Marina 23/05/2023

Aquele sobre a resenha
Ita, você não vai acreditar mas sua irmã me fez chorar a cada crônica que eu lia. Me senti parte da família de vocês, parece que os conheci uma vida inteira. Tudo isso graças a sensibilidade da Bê ao nos contar tudo o que sentia, medos, angústias, alegrias, novidades...

Tenho certeza que essa foi uma das minhas melhores leituras do ano

raíssa. 14/10/2022

Comecei o Pra Quando Você Acordar sabendo que ia sofrer demais no percurso, então decidi consumir o livro aos poucos. 1 crônica/carta por dia. Às vezes era pouco, às vezes era muito.
Chorei feito uma desgraçada com o último texto da Maria Bopp. Já tinha chorado em passagens anteriores, mas repassar o histórico das dores e descobertas e declarar o final e a despedida tem sempre uma carga emocional maior.
É absurdamente bonito ver a dor virar poesia.

Marcelo217 14/04/2023

Uma homenagem fraternal
Lembro que soube desse livro ainda antes de lançar, a notícia tava em todo lugar no ano passado. Fiquei observando quando saiu e acabei comprando, pois tinha certeza que ia servir de objeto de análise pra alguma coisa. Serviu. E de quebra me trouxe uma bela história sobre cumplicidade.

O livro é sobre Itamar, mas a protagonista é a autora. Uma irmã que esperou 15 anos o irmão sair de um estado comatoso e derrama todos os seus sentimentos em mais ou menos 100 crônicas carregadas de fé, dor, saudade, resiliência e amor.

As crônicas não são super longas (mas como são numerosas, dão a impressão de que o livro é maior do que realmente é), tem marcas temporais datadas e cronológicas. Com os títulos inspirados na série Friends, as narrativas são carregadas de outras referências da cultura pop (Harry Potter, Game of Thrones, Desventuras em série, etc.), muita música e uma visível erudição visto o tanto de quotes famosos presentes em praticamente todas as narrativas.

Foi muito interessante ver uma representante da nossa classe em ação O exercício de escrita de uma professora assumindo esse papel de escritora. Ela escreve muito bem! O assunto, que é doloroso de se acompanhar, se torna menos pesado pela naturalidade na qual ela dialoga diretamente com o seu irmão. É uma explosão de companheirismo, um ato altruísta que exemplifica muito a transitoriedade da vida.

A leitura trouxe uma linha temporal com assuntos contemporâneos acompanhados de muita reflexão. A autora inclui (literalmente) sua família no processo de escrita na versão finalizada do livro, que torna a experiência ainda mais especial. Para quem ama os seus irmãos assim como eu, é impossível não se emocionar.

Wadlia 24/06/2023

Das muitas maneiras de processar um luto, essa, com certeza, seria uma que eu adotaria. Extravasar emoções fortes através da escrita sempre foi um recurso que utilizei. Nunca publiquei nada mas espero fazer isso um dia ?

Dandara 10/03/2024

Pra quando você acordar
Você precisa saber a história por trás desse livro para que possa aproveitá-lo ao máximo, saber que cada crônica foi escrita como um registro de uma conversa com o irmão em coma traz uma profundidade e uma importância enorme para a leitura. Recomendo a leitura, e em seguida leiam também, da mesma autora, o livro: Afetos colaterais.

carolmc_ 24/04/2022

Emocionante
Emocionantes textos escritos sobre uma situação real vivida pela autora contando sobre seus medos, angústias, raiva, desesperança, amor, esperança, saudade, tudo misturado.

karlakarolineguima 19/02/2024

Arrebatador e sútil
Incrível poder conhecer essa história, Bettina nos pega pela mão e nos leva a lugares mágicos, abre as portas da sua casa, nos convida para sentar a mesa com sua família e conhecer uma intimidade muito bonita.

Quando digo que é uma intimidade bonita não se engane, ela também é extremamente real.
Bettina escreve sobre a ótica de uma irmã que zela por seu irmão em coma, esperando que o destino mude a rota e permita que ele retorne.

Bettina cria um Blog para contar ao seu irmão como o mundo continua? ?roda mundo, roda-gigante, roda moinho, roda peão? e conhecer essa história através de suas linhas, nos faz refletir sobre a beleza do cotidiano, limpa nossas lentes para o simples e valioso, nos mostra o quanto somos feitos de instantes, lembranças e momentos.

P.s : A relação entre texto e música que Bettina criou nos textos que compõe o livro, torna ainda mais gentil e agradável a leitura! (Isso conversou demais comigo)

Com um final lógico o livro nos ensina a viver e agradecer essa experiência mágica que é fazer parte desse mundo e a entender que há tempo para tudo, porém não sabemos quanto tempo nós resta.

Fran.Bombassaro 25/10/2023

Sensivel
Historia de um coma que durou 15 anos contada e uma forma sensivel e com realidade mia e crua.

A autora nao deixa de dizer as angustias, raivas e medos que ela sentiu nesse processo.

Me emocionei bastante no inicio da leitura, e Acredito que se eu tivesse acompanhado o blog talvez me envolvesse mais em todos o livro.

Brenda 16/11/2022

Eu nem te conheci pessoalmente, Ita, mas que saudades de ti.
Não tenho palavras pra descrever esse livro, sério. Comecei a ler após ver a participação da autora no Ter.a.pia, fiquei emocionada com a história, e o livro aprofundou ainda mais esse sentimento. Terminei de ler o livro no dia 09 de setembro, dia esse que marcava 1 ano do falecimento do meu pai, vítima de câncer aos 49 anos, eu estava a flor da pele.
Que linda essa família. Que linda essa irmã que escrevia ao irmão. A Bettina escreve de um jeito que faz com que, de algum modo, a gente se sinta parte da família. Faz a gente lamentar não ter conhecido o Ita. Faz a gente cruzar os dedos e torcer pra que no final do livro ele tenha acordado, lido tudo que a irmã escreveu pra ele. Bom, de certo modo ele acordou, não é? Está em um bom lugar. Eu prefiro pensar assim, no meu luto, não ficaria em paz de pensar de outra forma.
Recomendo para o mundo inteiro!
E obrigada por compartilhar conosco, Bettina!

CLAUDIA 10/08/2023

Pra quando você acordar
?????????? crônicas de saudades e espera...livro reconfortante para tratar sobre a perda de um ente querido. Como conversar, abraçar faz falta... a trilha disponível no spotify é muito boa também

Livia.marrache 16/04/2023

Gostei bastante, ótimo pra ser livro de cabeceira. Da pra ler um pouquinho por dia e se emocionar com o dia a dia dessa família

Rafa 30/01/2024

Dor, amor e saudade
Eu acho que o luto é um dos sentimentos mais difíceis de lidar, imagina viver o luto de alguém que não se foi fisicamente? Me tocou de uma forma muito pessoal, chorei muito. Sem palavras pra descrever como esse livro é bom! A autora escreveu com uma sensibilidade, deu pra sentir de verdade como a família sofreu. O final foi lindo e horrível ao mesmo tempo. O Má com certeza sabia como a família o amava.

Misuri 06/09/2022

Eu conheci a Betina, através do blog homônimo, mergulhei nas diversas lembranças sobre o Ita. De forma extremamente sensível, a gente navega por vários acontecimentos contados ao Ita, desde a grande revolução tecnológica que vivemos, afinal de contas, o Itamar dormiu na época da internet discada, até o nascimento dos sobrinhos que infelizmente ele nunca conheceu.
Me emocionei muito em vários capítulos, chorei e dei risada em vários outros. Enrolei pra terminar o livro, pois não queria acabar e quando finalmente criei coragem pra terminar, fiquei órfã!

Juliana 15/04/2023

Intenso e lindo
Vi um post sobre o livro e me interessei
Comecei a ler e não consegui parar
Me conectou com histórias da minha vida, de perdas e de esperas
É um carinho pra nos ajudar a lidar com as incertezas, saudades e com a morte

1 | 2 | 3 | 4