I Must Betray You

I Must Betray You Ruta Sepetys
Ruta Sepetys

Resenhas -

Nayara 25/03/2024

Simplesmente incrível e necessário.
Foi além do que eu esperava!

"O Fim dos Sussurros" nos traz a importante mensagem de que não podemos esquecer do passado e correr o risco de repetir as atrocidades outrora existentes. Uma leitura inesquecível, marcante, bem desenvolvida e com uma construção impecável.

Nessa história tocante, somos apresentados a Cristian Florescu, um jovem muito corajoso de 17 anos que se vê diante de uma escolha impossível: trair tudo e todos que ama ou usar sua posição para enfraquecer o ditador de forma criativa.

Através dos olhos de Cristian, testemunhamos a crueldade e a opressão que o povo romeno enfrenta diariamente.

A autora retrata com maestria a injustiça, o medo constante e a vigilância implacável que permeiam a vida de cada indivíduo. No entanto, ao explorar a resiliência do espírito humano, a autora nos mostra que mesmo nos momentos mais sombrios, a esperança e a coragem podem florescer.

A escrita de Ruta Sepetys é excepcional, fluente e repleta de profundidade. Ela é capaz de transmitir emoções mais intensas e criar uma conexão genuína com os personagens, tornando-os vívidos e complexos.

O aspecto histórico do livro é notável, graças à meticulosidade da pesquisa realizada pela autora. As notas detalhadas e as fontes confiáveis citadas enriquecem a narrativa, oferecendo ao leitor a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre a Romênia durante esse período obscuro da história.

A autora nos presenteia com uma obra poderosa, que educa, emociona e nos faz refletir sobre os eventos trágicos vivenciados pelo povo romeno durante o regime ditatorial.

DêlaMartins 21/02/2024

Romênia
Ficção com história sempre me prendeu e não foi diferente com "O fim dos sussurros". A narrativa é de Cristian Florescu, adolescente romeno, que vive desde que nasceu nos tempos do horroroso Nicolae Ceausescu, ditador que governou a Romênia com mão de ferro, isolando a população, disseminando o medo. Cristian é ficção, mas a história de fundo, não. O avô do jovem é conhecido por ser contrário ao regime comunista do ditador e tem grande influência na vida de Cristian. A família (pais, 2 filhos e avô) mora em um apartamento de um quarto, com um sofá na cozinha e Cristian dorme dentro de um armário. Assim, a Romênia de pessoas exploradas, que passam fome e trabalham muito é apresentada pelos olhos do adolescente que, de repente é ameaçado / chantageado e se torna informante do governo que ele detesta.

O ano é 1989, de grandes mudanças globais, da queda do muro de Berlim, do fim da União Soviética e da abertura dos países do bloco comunista. A Romênia isolada é o último a se rebelar e, mesmo com a violência com que essa revolução pacífica foi combatida, acaba por conseguir se libertar dos sussurros, do medo de falar, da desconfiança geral. Cristian, atormentado por ser informante, encontra uma forma de participar da revolução e informar ao mundo o que realmente lá acontecia.

Amizades, relacionamento amoroso, família, fazem parte do enredo, mas para mim, conhecer um pouquinho dessa história de horror foi bastante interessante. Eu sabia que Nicolae Ceausescu era um monstro, mas não tinha ideia da extensão disso. Ceausescu não tinha nem educação formal básica, mas fez um estrago enorme na vida dos romenos - acabou fuzilado após um julgamento sumário pouco depois da revolta da população.

A autora fez uma pesquisa profunda e a parte histórica é bem embasada. Interessante.

Marques 13/02/2024

Leitura respeitosa e comovente
Eu nunca soube muito sobre a história da Romênia, sabia que fazia parte do bloco comunista e pronto.
O livro de Ruta Sepetys se passa no ano de 1989, é uma obra de ficção mas baseado em relatos reais e muita pesquisa de campo.
Fala de uma familia, dois irmãos, um avô filósofo e pai e mãe. Não se sabe na casa quem seria os delatores para o regime.
O Protagonista também desenvolve uma amizade por um estudante e filho do embaixador dos EUA em Bucareste. Surgindo uma série de acontecimentos importantes.
A história é replete de emoções e fala da supressão da liberdade, da importância dos direitos humanos e sobre a farsa da condução da política mundial.

Italo Bernardo | @wesleyliterario 12/01/2024

Foi além do que eu esperava! Simplesmente incrível e necessário.
"Nossas vozes ficaram ásperas de tanto gritar e cantar, roupas de felicidade.
Meu corpo parecera inabilitado por tanto tempo! Mas agora o vazio havia sido substituído por um senso de proximidade. A verdadeira camaradagem. Todos nós sentíamos. Víamos nos olhos uns dos outros. Era liberdade — e era glorioso."

Na Romênia em 1989, mesmo com os regimes comunistas caindo por toda Europa, o ditador Nicolae Ceausescu continua comandando o país, com um governo ditatorial que parece não ter fim e rouba a esperança de seu povo. Quando Cristian Florescu, de 17 anos, é chantageado pela polícia secreta para que se torne um informante, ele se vê dividido entre ser um traidor e denunciar seus amigos, vizinhos e família em troca de segurança ou tentar lutar contra o sistema que tanto oprime os romenos. Ele decide se arriscar na segunda opção, mas pode ser mais perigoso do que ele esperava.

Um dos melhores livros que li nos últimos tempos. Um thriller histórico que surpreende e releva a crueldade de regimes ditatoriais e como as pessoas podem ser manipuladas por ditadores, sem ao menos se dar conta disso.

Sempre li elogios e ótimas críticas a respeito dos escritos de Ruta, ao conhecer essa história pude atestar a seriedade na pesquisa para embasar sua obra e sua dedicação em nos fazer conhecer a luta que ficou esquecida por tanto, particularmente não imaginava que a Romênia tivesse vivenciado algo assim. A autora descortina com maestria e sensibilidade os medos, dores, anseios e inseguranças de pessoas comuns que vivem sem liberdade ou esperança.

Embora traga um assunto duro e muitas vezes doloroso, achei incrível como Sepetys conseguiu deixar a narrativa ágil, dinâmica e nada cansativa, o que faz toda diferença considerando contexto e dados históricos que são apresentados. Prepare-se para sofrer e se emocionar, pois é impossível pensar na realidade desoladora que os romenos viveram e não sentir revolta e empatia.

towers 10/01/2024

?When we don?t know the full story, sometimes we create one of our own. That?s what I had done. And that can be dangerous.?

Heitor Assis 25/12/2023

Um livro essencial! E Espetacular!
Um livro espetacular! Uma história desconhecida por uma esmagadora maioria da população. Um livro essencial. Uma história impacte que PRECISA SER COMPARTILHADA. Porque isso não pode acontecer de novo. Nunca. Não pode-se dar espaço ao extremismo de qualquer natureza. Regimes totalitários deixaram marcas profundas na história, feridas que parecem nunca se curar, como se sempre quisessem nos lembrar do passado, para que nada disso venha a se repetir. O mundo tem dado sinais de que pensamentos extremos, governos extremistas e seus governantes pode ser uma ?boa opção?. Nunca foram e nunca serão. Fiquemos vigilantes. Livro espetacular!
Heitor Assis 26/12/2023minha estante
Leiam o Epílogo

mapadlivros 22/11/2023

Uma ficção histórica emocionante e impactante
?E foi assim que começou. Eu era Cristian Florescu. Codinome ?OSCAR?. Um espião de 17 anos. Um informante.?

Romênia, 1989 - Um dos piores regimes ditatoriais da história, o do tirânico Nicolae Ceau?escu.

Neste contexto, acompanhamos a história de Cristian Florescu, um jovem romeno de 17 anos que nunca conheceu a liberdade.

Sepetys explica a ditadura de Nicolae Ceau?escu, de forma completa, sem deixar de fora os detalhes e complexidades de como as pessoas viviam naquela época sombria, mas ainda assim facilitando a compreensão do leitor.

Histórias escritas por meio do ponto de vista de um adolescente às vezes me fazem não gostar tanto do livro. Porém, aqui é possível sentir ainda mais a atmosfera vivida por Cristian: os sentimentos conflitantes que passam pela vida de um jovem que não tem nada e que começa a perceber o quão vasta a realidade pode ser, após ter contato com o filho de um embaixador dos Estados Unidos. Motivo pelo qual Florescu é intimidado a ser um espião do Secu.

E é nesse momento que Cristian percebe que não pode confiar em ninguém.

Livros de ficção e distopia, por vezes, nos deixam assustados com o quão próximo da realidade ele pode ser, como, por exemplo, o clássico 1989 de George Orwell. Entretanto, a ficção assusta ainda mais quando ela, de fato, já foi real. A ditadura vivida pelos romenos foi desoladora e perdurou muitos anos, enquanto a população vivia na miséria, Nicolae Ceau?escu teve uma vida de luxo, censurando a população de informações enquanto enganava o mundo todo em um regime que ceifou a vida de muitas pessoas.

Leituras que envolvem a realidade são muito importantes para podermos lembrar da história e assim mantê-la viva, sem jamais esquecê-la e de forma a evitar que ela se repita.

?O fim dos sussurros? termina em um final aberto, deixando o leitor com dúvidas sobre algumas escolhas de Cristian, o que é genial, já que a autora quis criar um paralelo entre a ficção e a realidade, já que muitas coisas que ocorreram durante a ditadura, permanecem em mistério até hoje.

laris 25/10/2023

"Dor. Raiva. Um vazio que ganha forma como se fosse uma entidade vivendo dentro de você. Cava, cria raízes e se instala. E, de certa forma, você sabe que, mesmo que ele rasteje para fora, não haverá alívio. Se ele o deixar, não haverá nada além de restos danificados, como o interior de uma casa incendiada."

Karini.Couto 18/08/2023

O Fim dos Sussurros é uma ficção histórica, que fala sobre a época da ditadura e a sobrevivência de um povo na Romênia.

"— Eles roubam nosso poder nos fazendo acreditar que somos fracos — Bunu disse. — Mas as palavras e a criatividade tem poder, Cristian. Explore esse poder na sua mente."

Cristian têm 17 anos e um sonho, poder se tornar escritor e com isso promover a mudança no mundo com suas palavras, mas o destino tinha outros planos. Ele fará parte da polícia secreta e vai ter que tomar uma decisão difícil, perseguir a família de Nick Van Dorn, um diplomata norte-americano que também é pai de seu melhor amigo Luca. E tudo isso em troca de um benefício de grande importância que pode salvar um de seus familiares ou ele pode defender sua nação contra a opressão de uma ditadura que os oprime e os força a viver no silêncio.

Uma escolha difícil por diversas razões, mas fechar os olhos para situação de seu povo têm um preço alto tanto quanto lutar contra um governo corrupto para dar um um fim aos sussuros, libertando todas as vozes que foram silenciadas.

"Escutas, escutas por toda parte — Bunu reclamava— Philips aqui dentro e lá fora. Philips eram aparelhos de escuta que, segundo os rumores, estavam por toda a parte: escondidos nas paredes, nos telefones, nos cinzeiros. Então todas as famílias seguiam o mesmo lema: Em casa falamos sussurrando."

Com uma escrita fascinante, delicada e intensa, Ruta consegue abordar temas sensíveis de uma realidade crua e brutal, envolvendo o leitor e nos fazendo sentir cada escolha, cada situação como se fizemos parte de sua obra.

"A desconfiança é traiçoeira. Causa síndrome de múltipla personalidade e acaba com as relações".

Com ambientação marcante e personagens marcantes, a autora nos conduz por uma narrativa imersiva, que levanta diversos questionamentos que falam sobre o passado, mas também nos faz refletir sobre o presente.

"Todas as mudanças por mais que sejam aguardadas, tem sua melancolia; já que o deixamos para trás é uma parte de nós mesmos; é necessário morrer em uma vida antes de adentrar a próxima."( Anatole France).

A narrativa apresenta um cenário cuja a trajetória de um povo é dolorosa e impactante. Mas Um esse povo não aceitou viver sob o controle totalitarista repressivo e opressor de Elena e Nicolae Ceausescu e lutaram por autonomia, liberdade e principalmente por seus direitos humanos.

" — Sua dor me inspira. — disse, enfim. Olhei para ele. — Sim, me inspira. O regime rouba tanto de nós! Alguns, como seu pai, são forçados a ficar em silêncio, dormentes. Mas, sentir tão profundamente, essa é a própria essência de ser humano. Você me dá esperança."

"A ditadura Ceausescu foi um cenário assustador e real, tendo sido prolongado o sofrimento de mais de 20 milhões de romenos" e com uma escrita autêntica e verossímil a autora trouxe à memória essa história de jovens que se arriscaram para obter a liberdade de todos. "Heróis da Revolução", uma leitura fascinante e encorajadora!

Que lembremos sempre do passado, para que ele não se repita!

Por Ka e Patty

site: https://instagram.com/alempaginas

Marques 31/07/2023

Os romances de ficção histórica da Ruta Sepetys são os meus favoritos??
Ela sempre deixa as referências de suas fontes de pesquisa para que o leitor possa se aprofundar na história do período histórico que ela aborda em seus livros.
I Must Betray You se passa durante o regime comunista de Nicolae Ceau?escu na Romênia no final dos anos 1980.

Vanessa.Liandro 21/07/2023

Que livro!
O regime comunista na Romênia foi um dos mais repressivos e violentos do leste europeu. Nicolau Ceausescu e sua esposa comandaram a Romênia através de espionagem, filas intermináveis por comida, medo, desemprego e uma crise econômica que assolava a todos. Mas tudo começa a ruir no ano de 1989, quando o comunismo começa a desmoronar atrás da cortina de ferro. E é nesse contexto histórico que vamos conhecer a história de Cristian Florescu, um adolescente de 17 anos que sonha com dias melhores.
Vamos acompanhar a história de Cristian entrelaçada com a história de seu país. Nosso protagonista é um garoto vivendo suas amizades, primeiro amor em meio um clima de silêncio e temor. É difícil confiar nas pessoas. Qualquer um pode ser um espião e te delatar para a Securitate. As consequências são as piores possíveis.
Os piores momentos dessa história são as desconfianças dentro da sua própria família, como ninguém tem a liberdade de se manifestar em voz alta. Dentro da sua própria casa você tem que conversar sussurrando. Há passagens onde Cristian sente vontade de comer uma banana e fica imaginando como é seu gosto. Me emocionei nesse momento.
É comovente acompanhar o quanto a Revolução vai ganhando força ao longo da narrativa e o quanto ela envolve nosso Cristian. Ele não se deixa abater e mostra coragem diante nos momentos mais difíceis.
É uma leitura eletrizante e visceral. Saber que esse regime tomou vidas e assimilar que tudo foi real me deixou mais angustiada pelo protagonista. Mesmo sendo um personagem fictício, Cristian representa todos os cidadãos romenos desse período e a valentia em clamar por sua liberdade.

Valesca.Castelani 17/07/2023

LIBERDADE
Para os amantes de história, e viagens literárias, esse livro nos leva a Romênia.
Muito interessante conhecer a história desse país de de tantas pessoas na luta pela liberdade.
Marques 31/07/2023minha estante
Acabei de ler esse livro e assim como Cinzas na Neve se tornou um favorito ??

Valesca.Castelani 31/07/2023minha estante

Autora: @rutasepetysauthor
Editora: @altanoveleditora
Estilo: Ficção Histórica
Páginas: 320

Pegam as malas, vamos viajar! Nosso destino é a Romênia, na década de 80, em meio a todos reflexos da cortina de ferro, comandada pelo comunismo da União Soviética e seus parceiros, que mandava em quase toda Europa Oriental, com diversos ditadores em cada um dos países. O nome da vez na Romênia era o sanguinário Nicolae Ceau?escu, que seguia com mãos pesadas controlando sua população é deixando-os cada vez mais sem liberdade, controlados, vigiados e, até, assassinados.

É neste cenário que vive um garoto de 17 anos, começando a ser adulto, sem conseguir entender porque não chegam no seu país as músicas do momento ou os seriados de tv, Cristian Florescu está cansado de viver daquele jeito, quer sua liberdade, conhecer o mundo, poder ler revistas americanas e usar as roupas da Nike. Sua família vive com medo, todos naquele mundo vivem e ele terá ainda mais problemas para enfrentar.

Cristian erra, um erro bobo, ele é pego com uma nota de 1 dólar, extremamente proibida, para se livrar da polícia precisa virar espião e fazer relatórios sobre a família na qual sua mãe trabalha limpando a casa, a de ninguém mais que o embaixador americano no país. Cristian é amigo do filho do embaixador, e consegue muitos detalhes sobre a vida da família, em troca vai ganhar a sua vida e alguma melhoria para a saúde de seu avô.

Que livro fenomenal! São muitas informações, muitos detalhes, de diversas áreas diferentes, fala sobre política, sobre romance, sobre música, violência, liberdade? é tudo muito rápido e penetrante, a gente mergulha na vida de Cristian sentindo todas as dúvidas e dores que cada descoberta e ação sua gera na sua vida, mudando ela completamente e fazendo-o ir do céu ao inferno.

A obra tem tudo que eu busco em uma leitura, é completa e extremamente imersiva, me senti dentro da Romênia dos anos 80, lutando junto com Cristian pela sua liberdade e ideologia, querendo uma vida melhor e aprendendo sobre tudo que foi vivido naquele lugar. A escritora é fabulosa, tornando um assunto complexo em algo muito interessante, o que já é praxe de seus livros, que eu ainda não conhecia e irei atrás de todas agora.

Nota: ????????????(6!)

@emcadacapa 29/06/2023

O MELHOR LIVRO DE FICÇÃO HISTÓRICA QUE JÁ LI!
Sabe aquele livro que logo no comecinho você sente que ele vai te destroçar aos poucos, vai te educar, gerar tua curiosidade em relação a um assunto, vai te prender, fazer dar cinco estrelas, favoritar e colocar no ranking de melhores leituras da vida?.. Esse é O Fim dos Sussurros!

Somos colocados na Romênia de 1989, em Bucareste, próximo ao final do regime ditatorial tirânico de Ceau?escu. Um período que eu não conhecia. Aqui a autora, Ruta Sepetys, mostra toda a injustiça, o medo, a vigilância continua e a opressão sofrida pelo povo. Tudo isso de uma forma forte, que nos revolta, mas também lemos sobre a coragem e o desejo de se libertar de tudo isso. É impossível não ser tocado por essa história, impossível não sentir vontade de pesquisar mais, entender mais para que não deixemos que isso se repita.

Ao acompanhar nosso protagonista, Cristian Florescu de 17 anos, vemos o quanto ele sofre, assim como todo o povo, mas principalmente como ele é aquele farol de esperança e coragem, sua amizade, o desabrochar do amor por uma garota, a dor de ter que ser um informante para ajudar a combater a doença do avô. Ele é aquele protagonista que amamos ler toda a jornada. Ainda mais sabendo que muito do contado aqui de fato aconteceu.

A autora nos mostra ainda mais em suas notas e detalha fontes de pesquisa que ela usou e que podemos buscar conferir também para entender mais desse período obscuro da humanidade.

O Fim dos Sussurros se tornou um dos meus livros favoritos da vida, tanto pela escrita, pela força do protagonista, quanto pela aula de história que Ruta nos dá, a curiosidade que ela desperta em nós. Recomendo totalmente a leitura.

?? ?????? ???? ????? ???? ????...
? Ama protagonistas jovens e inspiradores.
? Gosta de ler sobre períodos da história pouco conhecidos.