O Mosquito

O Mosquito Timothy C. Winegard

Resenhas - O Mosquito

Caikoski 29/02/2024

A história da humanidade, o mosquito estava lá também
É um livro de história, não espere encontrar muitas observações acerca de epidemiologia ou biologia, o autor ressalta o fato de que é historiador já no início. Mas o autor se compromete a deixar autoridades no assunto falarem sobre áreas mais técnicas (mas no fim esquece de fazer isso e, em boa parte do livro, usa do senso comum para gerar explicações).

O livro fala da história do ocidente, e como as doenças transmitidadas por mosquitos, notavelmente a malária, afetaram diversos eventos históricos e acompanharam a humanidade por basicamente toda a sua história, destacando um espaço gigantesco para falar especificamente sobre a história dos EUA.

Se vocé trabalha na área (epidemiologia, ou outra área específica, que não a história), não é um bom livro para se ler, ele carrega algumas curiosidades e dados interessantes mas, no fim, é um livro de história, os capítulos são extensivamente dedicados a explicar a história de alguns conflitos ao ponto de passar dezenas e dezenas de páginas sem mencionar doenças ou mosquitos.

Alguns elementos são tratados de modo marginal, como é de se esperar dada a formação do autor, bem como é desgastante confrontar a perspectiva extremamente liberal e orientalista do autor, que dá um show de como não escrever um livro sério, principalmente quando fala sobre a URSS, Oriente Médio e sobre a Fundação Gates, vomitando senso comum liberal e, às vezes, preconceito.

renaas079 19/12/2023

O grande ator da humanidade.
A obra, escrita por um doutor em história carrega muitos dados, referências e acontecimentos históricos, descritos de forma lógica e didática.

Retrata desde os primórdios da humanidade, como oa mosquitos transmissores de doença moldaram o caminho evolutivo das espécies, a economia, a história e as sociedades nos mais diferentes contextos.

Alguns detalhes específicos, conceitos biológicos e colocações que podem soar estranho, são aceitos dentro da licença poética do autor, não atrapalhando a obra.

Recomendo para aqueles, que assim como eu, tem interesse em história, biologia e conflitos. Vale muto a pena a leitura.

Uma obra muito interessante.

Renato 1987 19/11/2023

Uma revisão de história
Talvez o autor até exagere um pouco na influência do mosquito, mas o livro é uma viagem surpreendentemente ampla pela história desde a antiguidade. Sem dúvidas vale a leitura.

Ricardo 13/09/2023

O Mosquito
Um livro muito interessante pra quem gosta de história ou deseja aprender mais sobre. A ótica escolhida é muito legal. Porém, sinto que o mosquito de forma geral é colocado muito mais como vilão, sendo que ele é apenas um vetor, contra a vontade dele, de doenças.
Sem falar que, acredito que valeria pelo menos uma citação sobre a existência de mosquitos que não picam, como é o caso da família Chironomidae. As larvas desses mosquitos fazem a ciclagem de matéria orgânica, são base de alimento para animais aquáticos e ainda são bioindicadores de condições ambientais em ecossistemas aquáticos. Os adultos por não picarem, são totalmente inofensivos para nós.

Entendo que o livro se trata dos mosquitos que picam e sua influência na história da vida na Terra, mas acho que seria pelo menos em um parágrafo curto citar que nem todo mosquito é como aqueles citados no livro e que alguns possuem grande papel sim na natureza. Mas claro que sou suspeito pra falar, até porque eu trabalho com mosquitos (Chironomidae) haha.

Tirando isso, eu amei o livro. Recomendo muito a leitura!

DAbora200 31/07/2023

Gostei do conteúdo do livro pois este tipo de conteúdo pode ensinar varia coisas para as pessoas que gostam de ler

Elaine.Paula 23/02/2023

Quem Vencerá? O homem ou O Mosquito?
Se você é daquelas pessoas que tem fascinação por compreender o ser humano como um todo, conhecendo a história da humanidade e suas relações com o planeta, esse livro foi escrito especialmente para você!
Através de uma longa e bizarra viagem pela linha do tempo, vemos o mundo pela visão do mais temido predador de todos os tempos: o mosquito.
Como um ser tão pequeno e aparentemente inocente, pode mudar não somente os rumos de nossa história, mas a nossa própria genética?
E como apesar de tanta tecnologia disponível atualmente, porque o mosquita ainda continua sendo o cara que mais mata animais e humanos em nosso mundo moderno?
Quem será o vencedor dessa guerra que teve início com os enormes e incríveis dinossauros, andou em paralelo com ascenção e queda de impérios gloriosos?

Shanna 31/01/2023

Nosso pior predador
Gostei muito deste livro, apesar de achar que era algo mais voltado à biologia e curiosidades sobre o inseto do que um livro de história.
Ele traz uma visão da história que não é contada nas aulas ou livros, que é a coparticipação do mosquito em momentos cruciais da história humana mundial.
Na metade do livro, a leitura torna-se um pouco cansativa porque o autor enfatisa em demasia a história dos EUA. Inclusive, pensei em pular alguns capitulos. Mas, de uma forma geral ele comenta sobre os grandes acontecimentos e o quanto o mosquito ajudou a escrever nossa história, incluindo as divisões territoriais.
Descobri que a malária é uma doença muito antiga, encontrada em praticamente em todos os cantos do mundo e mesmo assim, caiu no esquecimento por muito tempo, apesar de ter matado milhões de pessoas.

Daubian 15/11/2022

Um zumbido de alerta
O livro é um retrato bem interessante do nosso maior predador. É muito surpreendente que, mesmo hoje em dia, mais gente morra pelos mosquitos do que qualquer acidente, guerra, homicidios, etc... Faz bem para nossa humildade reconhecer que temos um "predador", que não somos intocáveis e imbatíveis e que muitas guerras e líderes foram esculpidos por probóscides. Matando generais e imperadores, cientistas e rebeldes, aliados e inimigos, é mais que a hora pra reconhecermos a importância dos mosquitos. O livro foca muito nos EUA, mas é uma mostra bem ampla da história e bem documentado. Como biólogo que trabalha com insetos aquáticos fico pensando quanto essa odisseia contra mosquitos não afetou drasticamente os ecossistemas ao redor do mundo. O livro tem um tom de crítica aos ambientalistas, mas o controle dos ecossistemas é uma das barreiras contra a mortandade alta das doenças causadas pelos mosquitos. O Brasil não poderia ficar de fora. Malária, escravidão, dengue, zika, chikunguya, nós temos uma parte considerável dessa história. É engraçado como as suspeitas de Crispr salvando uma nova pandemia gerada pela interação animal veio a se concretizar com a Covid-19. Mesmo que sua fé em filantropos (Bill e Melinda se separaram alias), é muita fé na humanidade pro meu gosto. Os mosquitos estão sempre por ai e estão a toda hora vencendo a guerra. Nós crescemos com paz, mas casos recentes de febre amarela e zika no Brasil fora a dengue são um alerta. O problema está toda hora zumbindo nos nossos ouvidos. Está na hora de acordar.

Paula 05/06/2022

Bom apanhado histórico
Fica o alerta: o autor não é biólogo e comete alguns deslizes neste sentido. No mais, sendo historiador, aponta vários episódios ao longo do tempo nos quais houve impacto da ação de mosquitos transmissores de doenças. Quem gosta de história norte americana vai ficar especialmente feliz pois arrisco dizer que uns 30% do livro tratam da colonização na América do Norte e e central
Clecia.Tavares 20/07/2022minha estante
Vale a pena?

Paula 27/07/2022minha estante
Eu achei bem interessante sim clecia