Beneath the Stairs

Beneath the Stairs Jennifer Fawcett

Resenhas -

whozlis 29/03/2022

Beneath the Stairs é uma leitura medíocre, generosamente falando. Divertida em alguns pontos, sim. Mas extremamente frustrante para leitores que detestem pontas soltas demais e um esforço mínimo na execução do enredo como um todo.

Um dos pontos que mais me frustra é a falta de esforço na criação e desenvolvimento da protagonista. Clare é uma personagem rasa, fútil, mal direcionada e, sinceramente, burra. Da meia dúzia de objetivos que tem (e dos quais foge por, chutando baixo, 70% do livro), mal cumpre os mais importantes, toma decisões estúpidas uma atrás da outra e nada do que descobre acerca dos mistérios do plot é por esforço próprio. Sinto que os capítulos sob o seu ponto de vista poderiam ser descartados do livro e nenhuma informação importante seria comprometida.

Grande parte dos questionamentos em torno da história fica sem explicação ou é mal resolvido; o tempo todo se usa da incerteza dos acontecimentos e das memórias de vários personagens ligados à trama para se 'explicar' o que aconteceu e, no fim, a história toda soa como um devaneio coletivo. Senti que foi uma forma preguiçosa de conduzir a história, como se a autora tivesse desistido de fazer sentido lá pela metade do livro.

Ainda sim, a escrita da Jennifer é fluida e, de uma forma ou de outra, cativante. Apesar do enredo frustrante, não foi um grande esforço continuar a leitura e eu espero conseguir gostar mais de trabalhos futuros dela. No geral, não é uma leitura recomendada.