O espaço entre o trem e a plataforma

O espaço entre o trem e a plataforma Luciana da Costa Ferreira

Resenhas - O espaço entre o trem e a plataforma

bobbie 28/02/2022

Que escrita deliciosa!
Trabalho com Luciana da Costa Ferreira há mais de 5 anos. Ambos somos professores e compartilhamos o amor pela literatura e pela escrita. Ambos somos escritores independentes que sempre estão ansiosos por contar sua próxima história e lançar seu próximo livro, ainda que por conta própria. Este é o segundo livro de Luciana e não pude largá-lo antes de terminar. Os contos são curtíssimos, pílulas instantâneas de cotidiano. Trata-se de de 31 contos, todos inspirados por e girando em torno de viagens pelos trens do Rio de Janeiro. Luciana esculpe seu texto com habilidade e simplicidade para extrair o máximo de significado e verdade. As vidas que vemos estampadas nos contos são as nossas - as minhas, as suas. Vidas de sofrimento, cansaço, trabalho, mas também de alegria e surpresas. Nos trens da SuperVia, seja do ramal Japeri ou Santa Cruz, essa gente como a gente enfrenta o dia a dia do carioca suburbano que sabe que precisa resistir e se esforçar para não desanimar, e que segue em frente a despeito das dificuldades. Há momentos de angústia, de risos, de amizades. Há plot twists engraçados, que Luciana sabe trabalhar como ninguém, e momentos de reflexão sobre a vida. A autora consegue nos surpreender mesmo com contos tão curtos. Durante toda a leitura, não pude deixar de pensar que Luciana bebe muito na fonte de Clarice Lispector. A hora da estrela pulsa forte n'O espaço entre o trem e a plataforma, seja na história do povo que sofre mas não deixa de ter esperança, seja no tom adotado pelos contos.