O Silêncio das Mulheres

O Silêncio das Mulheres Pat Barker

Resenhas - O Silêncio das Mulheres

Sarah 06/01/2024

Trágico
É um livro curto, porém lento, e muito introspectivo, porque a Briseida (narradora principal em 60 porcento do livro) é uma mulher reduzida a ser calada, a servir vinho e ser um objeto de conquista. Gostei muito da ambientação, porém achei muito arrastado e não gostei do foco dos capítulos do Aquiles. Vale a pena tentar, mas é um livro bruto.

Diã 04/07/2022

Leitura ímpar!
O livro, a meu ver, não é aquele que você pega e não consegue mais largar, pois ele necessita que seja lido e compreendido ao poucos. Por vezes a leitura se arrasta, mas, sem qualquer dúvida, é um excelente livro.
Uma história que se apresenta sem qualquer romantismo e escancara o quanto nós, mulheres, somos silenciadas ao longo da história.
"Pensei: Imagine, imagine que apenas uma vez, uma, em todos esses séculos, os deuses traiçoeiros mantenham sua palavra e Aquiles receba glória eterna em troca de sua morte prematura sob as muralhas de Troia?? O que pensarão de nós, o povo daqueles tempos inimaginavelmente distantes? De uma coisa eu sei: não vão querer a realidade brutal da conquista e da escravidão. Não vão querer ser informados sobre os massacres de homens e meninos, a escravidão de mulheres e garotas. Não vão querer saber que vivíamos em um campo de estupro. Não, vão preferir algo muito mais suave. Uma história de amor, talvez? Só espero que consigam entender quem eram os amantes."

Carla 14/06/2022

Triste e lindo
"O silêncio cai bem às mulheres" - criadas sob o jugo desse ditado, as mulheres da guerra entre gregos e troianos descobrem nesse livro uma nova voz.

Em especial Briseida, antes rainha e depois escrava de Aquiles. Uma entre tantas mulheres que sofreram e amaram nas cabanas da guerra choraram seus familiares e tiveram que amargar a escravidão de ser um "prêmio de guerra".

Tantas tristezas e coragem na história dessas mulheres e um triste eco do passado, mas no final uma história de sororidade, afeto e força.

Triste e lindo livro.

Katherine.Rayane 28/01/2024

Demorei mais tempo do que pretendia para ler e não é porque achei a história ruim não. Acredito que dê certa forma, como eu já li "A canção de Aquiles", além de já saber do núcleo da história, foi muito difícil desligar a personalidade de um livro para o outro.

Enfim, esse livro é bom para mostrar, de maneira totalmente desromantizada, que em uma guerra as mulheres sempre vão sofrer mais, a forma como a autora retrata a objetificação delas é bem cruel - e real.

Patricia.Granado 13/10/2023

Tenho que ler Ilíada
Depois de ler esse livro, chego a conclusão que não sei muito de mitologia grega... Portanto preciso ler a Ilíada... Me perdi em muitas nomes e citações que desconheço, e muitas vezes eu pulava partes de descrição de pessoal totalmente dispensáveis no contexto da história. Mas no geral gostei do livro, não foi dos meus preferidos do ano e não consigo recomendar.

Dhiego Morais 08/06/2022

Ficção Mitológica de respeito
Em "O silêncio das mulheres", o leitor é convidado a mergulhar muitos séculos no passado, a fim de observar a reconstrução de um dos maiores conflitos da história: a emblemática guerra de Tróia!

Embora pensemos em Aquiles & Patroclo, Paris, Heitor & Helena quando o assunto é Tróia, Pat Barker, a autora redesenha o conflito de modo a levar atenção às muitas e muitas mulheres ? mães, filhas, esposas, irmãs e amigas ? que sofreram com a brutalidade da guerra.

A Guerra de Tróia é conhecida como uma guerra entre homens, onde uma mulher, levada pelo mar por amor, se torna o estopim para o conflito. O que Pat faz é levantar a dúvida: mas e as outras mulheres que foram silenciadas? O que houve com elas?

Briseida assume esse papel em "O silêncio das mulheres". Tendo seu lar destruído e pilhado pelos gregos, ela acaba sendo entregue pelos soldados a Aquiles, como um troféu ? e escrava. De rainha a escrava, Briseida passa a conviver com Aquiles, herói e semideus, enquanto também conhece Patroclo.

Pat Barker nos guia por uma jornada intensa, entre batalhas e dramas pessoais tensos. Briseida vê, cidade após cidade, mais morte, destruição e mais mulheres tomadas pelos gregos. Pelos seus olhos nos afligimos e sentimos a dor da perda, da vergonha, do medo...

Ainda que o ponto da história de Pat Barker seja dar voz às mulheres no, talvez, mais famoso conflito da Antiguidade, o que marca é a presença quase divina de Aquiles, bem como sua forte conexão com Patroclo.

Como romance mitológico, este livro certamente fará o gosto dos leitores de "A Canção de Aquiles", "Circe" e "No coração da Bruxa".

Fica a forte recomendação! Leitura fluída, intensa e reflexiva.
Fabianne 14/09/2022minha estante
Gente você foi um dos únicos homens que leram esse livro.

Fabianne 14/09/2022minha estante
Gente você foi um dos únicos homens que leram esse livro.

Amei sua resenha ??

Fabianne 14/09/2022minha estante
Um amigo que começou a ler disse que não teve paciência pois era muito exagerado e vitimista.

E me deu o livro

Estou achando maravilhoso

Fabianne 14/09/2022minha estante
Pensei que nunca poderia indica limpará um homem. Mas sua resenha mudou meu olhar.

Dhiego Morais 26/09/2022minha estante
Obrigado! Que bom que vc gostou! Tbm indico pra todo mundo esse livro :)

LuLu 08/03/2024minha estante
Que capa bonita!

Larissa1313 08/03/2024minha estante
Sim, bem detalhada

Renata Louise 21/05/2022minha estante
Mas esse é o destino dele até no original.

Renata 21/05/2022minha estante
Eu não conhecia a história dele. Fiquei arrasada.

Renata Louise 21/05/2022minha estante
Eu assisti Troia quando lançou, mas lá ele era primo. Daí ano passado li A canção de Aquiles que é mais fiel ao mito. Eu morri ali, nada mais me abala na história deles kkkkkk

Berenice.Thais 27/05/2023

Sabemos b pouco
É uma história de uma mulher que fala sobre a sua versão da guerra de Tróia que durou dez anos por conta de uma mulher. Não sabemos o número exato de homens mortos mais grande parte dos livros só lembram deles.e as mulheres que foram mortas .Se mataram foram estupradas ou dadas como espólio de guerra essas não são nem citadas ...

Margô 02/08/2022

Troianas que falam.
Conheci Pat Barker em um desse Podcast que se fala de empoderamento das mulheres.
Daí veio o particular interesse que tenho pela antiguidade clássica, e na sequência, sobre histórias de mulheres contadas por mulheres.

Aqui é a escrava de Aquiles, o quase imortal que conta a história. Meu entusiasmo era tão pungente em relação à vida das mulheres esquecidas, e que enfim viriam à tona, que sinceramente, achei que ainda que a intenção tenha sido dar voz às mulheres na guerra de Tróia, conheci muito mais de Aquiles e Agamêmnon do que sobre Helena, Cassandra, ou até mesmo Briseida. Queria mais informações sobre elas...

Contudo, a leitura é muito atraente. Ela escreve de forma direta, sem muitos rodeios e nos absorve bastante.
O meu propósito é ler outras obras da autora...rsss.
Sem dúvida, a inglesa Pat Barker tem muito conhecimento a cerca do cotidiano dos povos da antiguidade; os rituais, modos operandis, mitos, etc. e isso me atrai bastante.

Vale muito a pena ler.

júlia 06/06/2022

Sinceramente, que decepção foi esse livro. A mitologia e a minha paixão pela história do Aquiles e do Patroclo (obrigada Madeline Miller) salvaram essa história pra mim, porque de resto não achei nada muito bom.

A história é narrada pela Briseida, uma mulher que teve sua cidade saqueada durante a guerra e tornou-se escrava do Aquiles. No entanto, o livro que tem a premissa inteiramente focada na emancipação feminina, em quebrar o silêncio (como ta inclusive no título), não tem nada disso. A Briseida se mostra totalmente dependente do Aquiles, inclusive os pensamentos dela mostram isso, não apenas as ações.

Em todo o momento ela estava narrando mulheres sendo silenciadas, e ao invés de pelo menos internamente ela mostrar que não acreditava naquilo, não. Eu entenderia isso se fosse apenas um dos recontos sobre mitologia, mas o que o enredo prometeu foi totalmente diferente.

A narração em muitos momentos tornou-se arrastada, dava pra ter cortado boas páginas dela simplesmente descrevendo o que havia ao seu redor. A parte da Guerra com Tróia foi a melhor, não tive o que reclamar daí. Mas, realmente de resto, foi uma decepção.
anna v. 26/06/2022minha estante
Faço minhas as suas palavras. Também me decepcionei com este livro. No fim das contas achei que o protagonismo continuou sendo dos homens e que as mulheres seguiram como espectadoras da história principal.

Aninha 30/05/2022

O silêncio das mulheres
Uma forma instigante de contar a história sobre a guerra dos gregos contra os troianos, narrada do ponto de vista de Briseida, que até então era rainha e qndo sua cidade foi tomada por gregos foi dada a Aquiles como prêmio por suas conquistas.
Ela narra tão perfeitamente as atrocidades, as mortes, os estupros que é intenso ler.
E tbm conta a história por trás da amizade de Patraclo e Aquiles...

Nath.Alya 20/09/2023

Eu nunca senti tanta agonia quanto senti neste livro
A história é contada de forma crua, cruel e dolorosa. Representa a insignificância das mulheres perante uma sociedade machista, representa a violência absurda que é extremamente normalizada e o quanto o ser humano é simplesmente egoista ao ponto de se importar somente com sua única dor.

O livro me deixou enjoada, triste, com raiva? mas ao mesmo tempo me fez criar compaixão por aqueles que são seres vazios e insignificantes uns pros outros, nada além de sua própria dor ambulante.

Para todos que conhecem a história da odisseia, de Aquiles, recomendo que leiam a visão de uma mulher sobre toda a dor e abuso que sofreram.

Eu sofri com elas, sofri com Aquiles por patroclo, sofri por cada uma das 3 partes em que o livro é separado.
Leitura indispensável.

Larissa3929 29/08/2022

Não é um felizes para sempre
O silêncio das mulheres não é uma leitura feliz.

E nunca iria ser mesmo, ele mostra em primeira pessoa o sofrimento das mulheres durante a guerra entre gregos e troianos. Você sofre muito com Briseida e sente na pele o sofrimento dela.

Não leia esperando um final de "felizes para sempre", pois não é. Isso nunca existiu para as mulheres daquela época.

Eu gostei muito da leitura e recomendo muito. (Porém contém gatilhos, é importante estar preparada para ler)