A Igreja do Diabo

A Igreja do Diabo Machado de Assis

Resenhas -

trdll 22/04/2024

A eterna contradição humana
Conto extremamente rápido de ser lido, pra ser exato, conta com seis páginas apenas. Gostei bastante, é leve, divertido e traz conceitos relevantes.

Gostei do jeito que o Machado de Assis trabalha essa manipulação do ponto fraco do que é tido como verdade (nesse caso, as virtudes humanas) e como somos tão contraditórios em nossas atitudes.

Adriana791 14/04/2024

O diabo resolve criar sua própria igreja com virtudes bastante distorcidas e resolve comunicar a Deus de sua decisão, que somente diz: siga em frente.

É um conto bastante satírico.

Machado de Assis foi um dos escritores mais geniais de todos os tempo.

Acho que é um bom conto pra quem nunca o leu conhecer um pouquinho dessa genialidade.

Realmente, não é uma leitura pra qualquer pessoa, pois é preciso ter um vocabulário mais abrangente.

Mas, são apenas uns quarenta minutos de leitura, então, desafie-se!

Giulia.Costa 11/01/2024

A complexidade humana
É um conto bem curtinho, muito interessante, envolvente e que nos conduz à reflexão (de modo provocativo). Somos expostos a um pouco da complexidade e ironia da natureza humana - tudo isso atrelado à genialidade da escrita de Machado de Assis.

Ecocrente 11/01/2024

Esse livro é um conto antigo de Machado de Assis, mas que traz uma reflexão, ainda muito atual, sobre a incoerência humana. A linguagem é difícil (como todo clássico dessa época), e no final dessa versão tem um dicionário explicando algumas palavras.

Magno 09/01/2023

A eterna contradição humana! Com Machado, fica impossível fugir dos clichês elogios, pois são puras verdades. Um homem à frente do seu tempo, divertido e reflexivo.

gabisnzz 07/03/2022

interessante
interessante todo o contexto de o diabo decidir criar uma igreja, mas mesmo assim os seus supostos fiéis ainda seguirem a Deus, o que tem mto a ver com a escola literária da obra: realismo! já que nessa época tudo era levado em consideração tendo Deus como base