O involuntário ato de respirar

O involuntário ato de respirar JJ Bola
JJ Bola

Resenhas - The Selfless Act of Breathing: A Novel (English Edition)

Aruan.Santos 31/03/2024

Um livro interessante
Com uma escrita simples e fluida mas que se torna arrastada, esse livro conta a história de um professor que se vê sem perspectiva em uma vida solitária, buscando um sentido para continuar vivendo. Apesar de entender as angústias e sentimentos do personagem, não consegui criar uma conexão e nem mesmo me apegar ao personagem e a história. Acho que faltou isso. Conexão. Com certeza é um dos livros já escritos.

DêlaMartins 12/01/2024

Michael nasceu no Congo e foi viver em Londres com seus pais ainda muito pequeno. Ele é filho único, vive com a mãe e é professor. Ele parece um bom professor e até influencia alguns alunos de forma positiva. Tem um relacionamento forte somente com uma amiga na escola (Sandra) e tem outro amigo fora do trabalho (Jamil). Claramente está deprimido, não encontra lugar para si próprio e, mais que tudo, não vê nada com alegria. Então, ele se demite do trabalho e resolve viajar com todo dinheiro que juntou. A ideia dele é deixar as coisas acontecerem e quando o dinheiro acabar, se matar.

Os temas tratados no livro são de extrema importância: racismo, bullying, depressão, suicídio, migração. As reflexões do protagonista Michael são interessantes e bem colocadas, mas longas demais e me cansaram. Algumas atitudes dele são muito boas, como o cuidado que ele tem com os alunos e com alguns amigos, outras são de um "garoto" mimado, chato.

Michael, o enredo e o livro não me pegaram.

James Ratiere 28/12/2023

Parei de respirar no ponto final.
Essa obra tem alguns gatilhos, por isso, indico, mas com cuidado!

Sério.

Sério.

Achei que tinha lido livros tristes, para dentro de si, quando você fica o tempo todo na cabeça do protagonista e aquele fluxo de pensamentos tristes, dissociativos que te deixam na bad a cada capítulo.

Mas o J.J Bola faz com esse livro é diferente, a gente sofre de uma forma diferente.

Na história acompanhamos um professor que não acredita mais em si. Mesmo às vezes conseguindo fazer conexões com pessoas e sair de seu casulo, Michael retorna muito rápido e cai na mesma espiral de dor.
Um acontecimento arranca do que ele chama de lar e o leva para os EUA onde ele tem um plano.
Gastar o dinheiro que tem e acabar com tudo. Escrever sobre o banzo é uma coisa complexa, porque JJ Bola contextualizará de onde vem esse sentimento.

Ele nunca é apenas nosso, ele vem de antes, e está impregnado em nós e nos nossos. E trazer isso sob o olhar de um homem negro, discutindo masculinidade e outras coisas é simplesmente o que a costura das Letras desse livro faz.

JJ Bola é sensível, poético e nos leva as lágrimas e a um ?porque eu nunca pensei nisso? e também a um ?nunca mais vou escrever uma linha, porque todo o sofrimento do mundo está em 'O involuntário ato de respirar'?

Fechando 2023 com chave de ouro!

Obrigado JJ Bola!

Lembre-se precisando conversar ligue para o CVV

Lyan. 06/03/2023

Bom para refletir
Encontrei esse livro aleatoriamente enquanto buscava por outros títulos, o plot me interessou e despertou certo interesse. Não tinha planos para ler esse ano, mas estava repleto de expectativas quanto às possibilidades de aprendizado e em como essa história parecia ser cativante.

Não consegui me conectar com a escrita, porém, Michael é o tipo de personagem que você se apega e tenta compreender, por mais complexo que ele seja. Em inúmeras páginas eu me identifiquei com seus pensamentos, sofrimentos e desejos. É um livro que te faz refletir sobre muitas coisas, além de ter uma chance bem grande de você já ter pensado ou se sentido com o Michael.

Achei a história um pouco arrastada e não me agradou tanto quanto estava esperando. As capítulos grandes e reflexivos também me pegaram de uma forma que não esperava, não é algo que estou acostumado, mas sim, são reflexões que todo mundo deveria ter em algum momento da vida.

Imaginei algo totalmente diferente para esse livro quando li a sinopse e talvez esse tenha sido meu problema; deixar as expectativas altas demais.

Carolina.Teixeira 22/02/2023

O involuntário ato de respirar?
Nunca li um livro com um título tão perfeito. Bola tem uma narrativa envolvente, que consegue mostrar os pesos de se viver, mas também suas levezas. Senti as agonias dos personagens, mas o livro não me deixou para baixo (caramba, como explicar?!)

A depressão é o centro de tudo, por aqui, por meio dela, acompanhei questionamentos sobre a vida, o viver, o ser, as insatisfações, mergulhei em históricos culturais, sociais. Uow!!! Muitas coisas mesmo.

É uma história reflexiva, abordada por uma sensibilidade brilhante. Uma prosa poética, dura e também como um abraço de alguém querido.

Leticia2513 22/01/2023

A guerra finalmente chegou ao fim. A guerra foi vencida.
São três da manhã, eu acabei esse livro há no mínimo dois minutos mas eu preciso falar sobre ele. Mas eu nem sei como começar porque tenho tantos sentimentos e sensações que eu acho que não posso descrever aqui, seria muito raso. Cada frase me impactou de uma forma que precisei fazer pausas pra refletir, ao mesmo tempo que eu corri na leitura pra saber o que ia acontecer. Eu me senti em uma corrida contra o tempo porque me pegava torcendo pra que corresse mais devagar, pra que o dinheiro durasse mais, pra que alguma coisa interrompesse ele. A escrita é esplêndida, eu pude sentir a dor e a solidão do personagem a cada palavra ao mesmo tempo que me identifiquei em muitas das falas. Aqui vemos uma das realidades mais duras e que felizmente é um assunto que tem tido mais atenção nos últimos tempos, mas é triste como afeta tantas pessoas e não pode ser evitado. Eu sinceramente torço para que sintam esse livro, não ler, porque você precisa sentir cada coisinha da leitura. É isso que o autor quer que a gente faça.
Carolina.Teixeira 22/02/2023minha estante
É isso! Da vontade de falar para todos sobre este livro, mas nem sabemos bem como. São muitas sensações! Eu não canso de elogiar na minha cabeça, de refletir e, assim como vc, quando escreveu sobre, também acabei de ler.

Leticia2513 22/02/2023minha estante
Acho que foi uma das melhores experiências literárias que tive porque até hoje não tenho palavras pra descrever exatamente uma opinião. Só sei que impactante e maravilhoso

Thi 25/12/2022

"O racismo e preconceito são baseados no medo. E a raiz de todo medo é a reverência. Ela sentem medo de você sem, de fato, ser você "
Michael está em busca de acabar com a sua dor, com a sua apatia... que é cercada por tantas injustiças. É um livro sobre, dor e descobertas. É um livro sobre a vida.

Nazrat 23/10/2022

Sofrimento e vida
Não sei não era um bom momento, se não estava "na pira" do livro, mas achei a leitura cansativa. Parece ter muito de autobiográfico e não me estendi na pesquisa sobre isso, mas não me cativaram as reflexões em si, em termos da forma como foram inseridas, embora extremamente válidas, pois lidam com luto, suicídio e questões sociais. Ele tem muito do protagonista masculino relutante ao qual as pessoas são atraídas mas ele rejeita intimidade pois não quer causar sofrimento.

biabaltieri 06/07/2022

E esta é a jornada da vida.
Tive que me recompor pra poder vir aqui escrever essa resenha. Vamos lá..
Esse livro despertou em mim um lado que eu nem sabia que existia, gerou dentro de mim uma gigantesca compaixão pelo personagem principal que durante o livro todo enfrentou da mais profunda depressão.
Sempre gostei de livros que abordassem saúde mental, mas esse em especial foi diferente..
não consigo descrever a genialidade do autor que soube manusear escrever um livro denso e devastador de uma maneira bela e poética, sem romantizar os problemas que os personagens enfrentavam, retratando-os de maneira crua e genuína.
A escrita e o desenvolver da história foram orquestrados de maneira impecável, e cada capítulo me impressionava com a bela escrita que trouxe muitas reflexões a mim.
Os temas abordados foram trazidos de maneira excelente e foram de grande importância.. tópicos como racismo, estupro, depressão, luto e muitos outros!
Não tenho palavras para descrever como esse livro mexeu comigo. Absolutamente perfeito. Acredito que depois de chorar tanto, eu não tenha outra escolha a não ser oficialmente promover esse livro como o meu favorito.
ellysread 07/07/2022minha estante
adorei sua resenha, vou colocar na minha lista de leituras!!

Carolina.Teixeira 22/02/2023minha estante
É isso! Ele conseguiu lidar com questões tão delicados de um modo brilhante

Carlos Eduardo 25/05/2022

Que leitura espetacular
Não tenho palavras para elogiar esse livro, leitura flui demais, sem contar que a história em alguns momentos nos fazem pensar nas nossas atitudes e nos faz pensar na vida. Ótimo livro! Recomendo!

Michelle.Goulart 25/04/2022

Um livro pra alma, todos deveriam ler...
Uma leitura incrivelmente tocante, meu coração está em frangalhos depois de tudo que li, minha conexão com Michael foi quase que imediata, o que me assustou um pouco ao ver como era simples compreender suas dores, a sua dificuldade em viver, a sua luta em tentar encontrar razões para tal, e como é difícil sair do lugar que ele se encontrava.

O protagonista é um homem tão incrivelmente doce, que em determinado momento é comparado a uma mulher, devido a sua gentileza, doçura, sua capacidade de compreensão e de se fazer presente, e tenho que concordar com essa comparação.

Suas dores são tão profundas que em determinados momentos eu considero necessário parar, respirar, pensar em outra coisa, talvez não seja o livro ideal para ler direto, (apesar de eu ter feito isso deliberadamente em apenas dois dias), não aconselho.

A leitura é tão fluida apesar de ser densa, que você quer saber mais, quer ler mais, quer conversar com ele, o autor soube fazer isso com uma maestria incrível.

É um livro para ser lido em doses homeopáticas, pois ele atravessa sua alma em camadas tão dolorosas da nossa existência, que se faz necessário refletir sobre tantas coisas que eu nem saberia listar.

E mesmo com o sentimento de desesperança intenso que existe no livro do início ao fim, existem muitos momentos que nos fazem pensar que sim, existe esperança, e devemos nos agarrar a ela como um filhote faminto, desesperado pelo leite da sua mãe.

A vida vale a pena, apesar de tudo, ela vale a pena.

Respire!
Carolina.Teixeira 22/02/2023minha estante
Concordo com tudo! Também li em dois dias e indico mais dias, se conseguir.

Andeson.Rocha 11/04/2022

O involuntário ato de elogiar
Uma das escritas mais sensíveis que já tive oportunidade de ler, proporcionando uma experiência fluida e nada cansativa. O que torna o livro realmente bom é que ele se propõe a contar uma história que não se prende em fechar arcos e em amarrar as pontas que surgem, mas apenas a contar a história de uma pessoa comum, que vive as angústias e crises de existir no mesmo mundo em que vivemos, passando por situações e pessoas da mesma forma que muitos de nós passam.
Irma Catalina 28/05/2022minha estante
Da metade em diante eu chorava a cada página.

Jonathan 02/12/2022minha estante
Foi um dos melhores desse ano pra mim