Darkdawn

Darkdawn Jay Kristoff

Resenhas - Darkdawn

Paulo de Tarso Lira 27/03/2023

O SABOR da VINGANÇA pode ser AMARGO até para os LEITORES
Com certeza, de toda a trilogia, esse é pior livro.
Se começarmos a leitura dos primeiros capítulos e depois pularmos direto para o "Livro 4", não faz diferença alguma na narrativa, tem muita enrolação e nada é relevante.
No livro um (Nervernight), me incomodou bastante o fato de todos os acontecimentos convergirem em Mia Corvere, entretanto tínhamos personagens muito carismáticos e um mundo a ser desenvolvido, a aprendizagem natural da protagonista é uma condição para descobrirmos coisas junto com o ela.
No segundo livro (Godsgrave), que na minha opinião é o melhor da trilogia, há histórias paralelas, que acontecem independentemente da história principal, Mia descobre informações relevantes sobre sua família, descobre como funcionam seus poderes, as cenas de ação são bem escritas, conhecemos como funciona a mentalidade política e social daquele universo.
Mas, no terceiro livro, tudo é, injustificadamente sobre a Mia, todos a desejam, brigam por ela, ela é boa em tudo, quando digo em tudo, é tudo mesmo, tenho a impressão de que tudo é muito fácil e muito simples de ser resolvido, destoando dos dois livros anteriores, tornando-se uma história forçada e chata.
O escritor ressuscitou um dos melhores personagens, na minha opinião, O Tric. Mas não entendi o porquê dessa triste decisão, ele não serve pra nada nessa história. Haaa, lembrei de uma coisa, serve apenas para ser um babaca iludido que faz tudo pela Mia, até mesmo implorar a deusa para voltar a viver, por causa dela.
O relacionamento Mia e Ashlinn, sooa muito involuntário no segundo livro (Godsgrave), porém, no terceiro livro (Darkdawn), ele forçou muito, principalmente por transformá-la em uma personagem coadjuvante totalmente esquecível, eliminando ou, esquecendo sua complexidade e malevolência nas palavras, resumindo-a ao par amoroso que reforça qualidades da protagonista e cenas de sexo 'intermináveis'.
Um ponto positivo, é o vilão, adorei o Scaeva, ele rouba a cena, por causa dele, consegui chegar ao final do livro, em conjunto, os descobrimentos macabros de alguns segredos da biblioteca e a própria igreja do Bendito assassinato.
Enfim, é triste terminar uma história que começou tão bem, porém com um final tão broxante e desanimador, não entendo quais foram os critérios exigidos para publicação desse livro. Suponho que um deles, era a quantidade excessiva de páginas, isso tornou a leitura redundante e cansativa. Jay Kristoff é um bom contador de história, mas, isso prova que, até mesmo a vingança pode ter um gosto amargo no final, principalmente para os leitores.

Matheus1028 20/01/2023

Final meio assim...
Foi um ótimo livro com um final não tão surpreendente como eu esperava. Acho que houve um exagero de cenas Hot, principalmente aquela cena final extra. O enredo foi bom, os personagens também. A batalha foi épica, mas confesso que teve partes que não entendi. Os personagens tiveram finais aceitáveis, bem, não todos... É isso, esperava mais, levando em conta que os livros anteriores, o segundo principalmente, foi muito bom.

Dátilo 14/01/2023

Me decepcionei
Sinceramente? Pra mim não cola esse subterfúgio que os autores de fantasia utilizam: Deuses! Fica muito fácil você resolver um problema utilizando seres como Deuses, pois você pode tirar a resolução lá do mundo da Lua (literalmente) pra resolver todas as situações criadas no seu livro, brisando de todas as formas mais malucas para termos finais felizes. Maaas enfim, vamos a resenha...

Godsgrave, o segundo livro da trilogia foi uma fantasia MARAVILHOSA, eu amei real! Então criei muita expectativa para a conclusão da série.

A escrita do autor é muito envolvente, cria ótimas ambientações, personagens e plots, o que me cativou, pois ele não poupa as palavras e consegue ser extremamente gráfico.

Porém, eu achei esse livro muito grande para o que realmente acontece, achei muitoooo lento, muitos acontecimentos que não tem relevância, parece que você está lendo e nunca sai do lugar (típico livro de fantasia onde tem uma viagem de um local ao outro) e isso é muito cansativo e chato, mas a pior parte é que quase 70% do livro é isso.

O romance não me cativa, infelizmente não consegui comprar o romance entre Ash e Mia, não vi construção suficiente para os personagens terem esse amor tao grande, eu particularmente não vi a construção disso, achei rápido e extremamente forçado. E além disso, tem muitas cenas de sexo exaustivamente longas e muito descritivas (não sou um cara cheio de pudor) oq me incomoda é parar uma fantasia para descrever 4 folhas de sexo, tá de sacanagem né? Eu queria ver é a fantasia do livro, não isso! Pra mim é uma quebra total.

Algumas partes me fizeram ter uma desconexão com a Mia, pois achava estranho algumas atitudes que não pareciam ser muito da característica que o autor criou para ela.

Achei que o personagem Tric tinha muito potencial de agregar muito para a trilogia, porém não foi explorado e ainda usado de uma forma totalmente supérflua, menosprezando demais o que poderia ter sido, gostaria de ter visto mais dele.

Pode parecer estranho, mas pela narrativa desse mundo e da nossa personagem, eu aceitaria bem uma resolução mais nublada.

Enfim, não tive uma experiência boa com Darkdawn, mas ainda acho a escrita do autor sensacional.

As 3 estrelas são devido aos personagens que me cativaram (Sidonius, Furian, Cal, Matteo, Tric e Mia).