A Voz na Noite

A Voz na Noite W. H. Hodgson

Resenhas - A Voz na Noite

Marianna 24/04/2024

Gostei, história rápida, poderia ter mais detalhes, mas mesmo assim me prendeu, tem um toque de suspense bem legal, a voz que minha mente criou quando o homem invisível começou a contar a sua história era uma voz cheia de mistérios, só queria que o casal tivesse um final feliz, achei legal o homem manter distância para não se expor e contaminar os outros

Juliane.Teixeixa 11/04/2024

Foi interessante hahaha um conto, mas para minha ressaca foi ótimo. Gosto desses contos pequenos porque tem momentos que não da vontade de ler nada.

Paulo 26/12/2023

A partir da biografia de William Hope Hodgson, sabemos que ele tem um interesse bastante curioso em histórias que envolvam navios e o alto mar. Nesta narrativa ele nos coloca ao lado de três marinheiros a bordo de um pequeno navio que, em uma dada noite, são chamados por uma estranha voz escondida por trás de um nevoeiro. Essa voz pede ajuda a eles, e no começo eles ficam pensativos sobre se devem ou não ajudar essa voz. Afinal, pode ser uma armadilha e um grupo de piratas ou bandidos pode estar os atraindo para algum outro lugar. Depois de muito conversar, Will, um dos marujos, decide enviar comida para ajudá-los. Passado algum tempo, a voz retorna para agradecer e contar sua insólita história de como ele e sua esposa foram parar em uma pequena ilha que se encontra próxima deles. E esconde um perigo bizarro e além de nossa imaginação.

Aprendi a gostar da habilidade de Hodgson em construir a tensão. Este é um autor que consegue fazer boas histórias mantendo o mistério daquilo que está escondido por trás da moita, do nevoeiro, das ruínas. Aquele bom terror que não diz ou mostra aquilo que o leitor está vendo, mas o insinua. E esta insinuação é o que nos deixa mais tensos. Stephen King já comentou de seu fascínio pelas histórias de Hope Hodgson e como ele buscou emular essa sensação de estranhamento e apreensão em seus primeiros trabalhos. Os diálogos que os marujos realizam com a voz mostram o quanto aquela situação ali era volátil. Eles não tinham como saber o que estava escondido. Se fosse algo realmente perigoso, os três estariam perdidos. Não haveria como se defender desse ataque. Por isso que quando George acaba sendo meio grosseiro com Will por sua credulidade, não achei que aquilo era estranho ou o personalidade era maligno. Não sei como seria a minha reação a uma situação tão esquisita como aquela.

O que acabou me pegando um pouco e me tirando fora da história foi a mudança súbita que Hodgson faz de um suspense para algum tipo maluco de weird fiction. Saímos de uma voz esquisita na noite para fungos invasores de corpos. A minha reação foi aquela de "WTF" no mesmo segundo. Apesar de destoar completamente dos momentos iniciais da história, Hodgson até cria uma justificativa adequada para inserir algo tão fora da curva para a história. Saímos de uma narrativa que emprega muitos diálogos e um senso de apreensão/tensão para uma narrativa em forma de relato. Essa segunda metade da história tem um aspecto mais narrativo propriamente dito, sem comentários dos demais integrantes do navio. O que acabou me soando meio fora de compasso porque é impossível um personagem ouvir falar sobre fungos invasores de corpos e não demonstrar nenhuma reação ou interromper o narrador dizendo que ele é um mentiroso. Minha suspensão de descrença foi lá para baixo nesse momento porque a mudança de tom entre uma metade e outra é brusca demais. Por isso que sempre digo aos autores que tenham cuidado com alguns elementos de escrita que não damos tanta atenção como ritmo, estilo e tom. A primeira metade é muito, mas muito boa... a segunda é bizarra demais. É você criar uma expectativa A e se assentar bem a uma história apenas para tê-la bastante alterada logo em seguida. Talvez uma mudança de tom tão grande quanto essa pudesse ter sido feita com mais páginas e uma alteração mais gradual, fazendo o leitor perceber que havia um algo mais ali. Nesse caso sim.

É uma história bem interessante que merece a sua atenção no sentido de que nos mostra uma forma que foi meio que abandonada atualmente de escrita de terror. Sugiro a leitura com uma atenção aos detalhes de como Hodgson faz para construir a tensão e o medo, como ele nunca fala, mas sugere as coisas (mesmo quando ele vai para o lado mais estranho) e como ele envolve o leitor em sua teia. O ponto fraco desse conto é a mudança brusca de tom que consegue tirar o leitor da história com muita velocidade.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Shaira 15/04/2023

Bem escrito
É bem escrito, instigante mas nada demais. Senti que poderia ter mais coisas (mesmo para um conto). É bem melancólico de um jeito positivo, me coloquei no lugar do personagem e nossa realmente é um desespero tamanho e uma solidão de cortar o peito. Vale a leitura mas achei bem normal, razoável? como é curtinho vale sentir o gostinho dessa melancolia

Bruna 12/03/2023

Fungi
Eu não lembrava, mas já havia lido esse conto no livro da Wish "Gótico Botânico" e esse foi, se não o, um dos meus contos favoritos na coletânea.
Esse conto narra uma história muito interessante e instigante de uma ameaça de fungos.
Apenas leia, muito bom!!

Quero destacar a coincidência de eu pegar esse conto pra ler logo após assistir o último episódio da primeira temporada de The Last of Us sem lembrar do plot dele

inee 05/03/2023

Sem palavras...
é basicamente um conto bem curtindo e envolvente, confesso que a história me surpreendeu muito, a descrição dos acontecimentos me deixaram vidrada na leitura, amei muito a experiência!!

edisik 31/01/2023

É um ótimo conto bem curtinho. Te deixa na espectativa de saber o que aconteceu com o casal . Nada como um Nevoeiro e um barco no nada.

Michele Alberton 28/01/2023

Leitura rápida
Essa coleção de contos, pra mim, é aquele prazer instantâneo, pra curtir uma leitura divertida durante as pausas no dia.

O conto fala sobre o insólito encontro entre marinheiros e um "náufrago". O desenrolar da história é meio óbvio, mas isso não diminui o prazer da leitura.

Sandro.Menoncin 03/01/2023

A Voz na Noite
Um conto bem curtinho aonde o clima de suspense/horror se mantém do início ao fim, com uma escrita envolvente a história contada pela voz misteriosa te deixa curioso para saber o que aconteceu com esse casal após ficarem a deriva no mar.

Vanessa.Coimbra 18/12/2022

É uma história triste, não é assustador porém tem um pouco de mágica. É de leitura rápida e boa para passar o tempo.

dudínea. 04/12/2022

Olá, embarcação!
Já tinha lido esse conto em Mestres do Gótico Botânico e foi um dos meus favoritos da coletânea. Gostei bastante da escrita e da história, muito bom.

@Mihleituras 08/09/2022

Um conto bem curtinho. Gostei da escrita e do clima de suspense e medo do desconhecido. Achei uma história triste.

Dri 06/09/2022

Terror em alto mar
É um conto bem curto. Dois pescadores em alto mar fornecem alimentos a um homem desconhecido, que só revela sua voz, se escondendo na escuridão. Bem sombrio e combina demais com a pequena biografia do escritor ao final do livro.

Rosana Miyata 27/07/2022

É um conto bem rapidinho de ler, tem um pouco de mistério no meio, foi uma boa experiência de leitura para mim que estou embarcando agora nesse mundo da leitura de contos.

Liz 09/07/2022

Trechos favoritos
“Logo veio a mim a certeza de que o Invisível não estava louco, mas plenamente são diante de algum horror intolerável”.

“Voltando-me depressa, percebi que havia algo se movendo em meio à extraordinária massa de fungos, perto do meu cotovelo. Movia-se de maneira errática, como se tivesse vida própria”.