Manifesto do partido comunista

Manifesto do partido comunista Karl Marx

Resenhas - Manifesto do partido comunista

Isabella 30/12/2022

vale a pena ler quando não há outra opção ou quando há preguiça, pois o livro é fino. pouca informação, e a q há é mto mal explicada (oq pode fazer as pessoas terem uma ideia errada do comunismo) o comunismo nn é um destruidor de vidas mas a forma para um mundo justo. países não estão destruídos por causa do comunismo (até pq esses países nem são comunistas, talvez sejam socialistas ou até msm vivam num sistema capitalista ou semelhante) e foram destruídos por bloqueios econômicos ou outros motivos q nn são o comunismo. é uma boa opção de leitura e vale a pena para quem não conheça nada sobre, mas tome cuidado pois esse livro aborda assuntos q nn são bem explicados no próprio livro. sugiro q busque outras fontes além dessa e leia com cuidado, calma e carinho.?

JhulianoCesar 03/05/2023

Trabalhadores de todas as terras, uni-vos!
Bom, o livro é interessante para quem quer começar a entender a ideia do comunismo, sobre o capitalismo e os seus defeitos, sobre toda a revolução do proletariado e tudo mais. Obviamente, por ser um livro curto, ele não abrange muito o assunto, mas deixa bem claro suas ideias. É uma boa boa porta de entrada para começar a entender sobre a ideia do comunismo.

Jorge 05/07/2023

Documento Histórico Relevante, mas Pouco Contundente
Este Manifesto, escrito em um contexto de Primeira Revolução Industrial, tece suas críticas a um capitalismo então emergente, o qual ainda hoje persiste com as mesmas falhas, portanto, é isso o que torna estes escritos relevantes atualmente. O capitalismo passou por outras revoluções da indústria, mas seu modelo-base permanece o mesmo.
O prefácio escrito por Luís Felipe Pondé é excelente, pois contextualiza a obra como um todo, e faz um paralelo com a nossa contemporaneidade e a experiência comunista do Séc. XX de maneira cirúrgica. Provavelmente é o melhor texto da obra, sem querer soar neoliberal.
Primeiramente, a obra nos apresenta a história de vida dos seus autores de maneira bastante sucinta, em seguida entramos no primeiro capítulo: "Burgueses e Proletários". Este trata de descrever como as duas classes interagiram ao longo da história e como vieram a surgir no modelo então apresentado pelo capitalismo.
Inclusive, vale a pena citar Aristóteles em sua Política. Pois o filósofo grego já havia identificado e descrito as classes sociais nas cidades-estados, e estabelecido as diferentes formas de governo de acordo com a configuração dessas classes. Em suma, a luta de classes tão enfatizada por Marx e Engels já existia desde as sociedades antigas.
Este capítulo é excelente, pois encontra as fraquezas e os pontos que são de fato passíveis de crítica no esquema econômico do capital. Compreende-se que o capital transforma tudo em produto, e tudo vira pó, inclusive as relações humanas. O texto é recheado de arcadismos. E tanto é que vejo este padrão de pensamento nos comunistas de hoje, defendendo o trabalho braçal em uma Quarta Revolução Industrial, a revolução tecnológica.
Os capítulos seguintes não são da mesma qualidade, pois tratam essencialmente de admoestações aos partidos políticos da Europa no tempo em que o livro foi escrito. O valor destes últimos escritos é basicamente histórico, não há muito o que acrescentar a respeito.
Esta é uma obra dispensável. Não é ruim, se juntar o todo não dá um escrito realmente interessante, pois como já foi dito, está basicamente engessado em um ponto da História que não existe mais. Seu valor de crítica, apesar de excelente, não configura grande novidade. A leitura é interessante para conhecer o pensamento comunista na sua raiz e nada mais que isso.

Pries 31/08/2022

Manifesto do Partido Comunista
Já tinha minhas ideias sobre o comunismo só de ver o que seus representantes pregam e suas atitudes. Geralmente são bem contrárias, os chamados hipocritas. Ao mergulhar nas ideias do manifesto, logo de cara já tive a revelação do fato de que Friedrich Engels veio de uma família rica e resolveu abrir mão de tudo para se juntar a causa. Porém, as coisas ficaram difíceis então ele resolveu fazer uma bela grana na bolsa de valores antes de voltar a se juntar a causa.

O livro do início ao fim prega o ódio das classes operárias aos burgueses (seus patrões). Também prega o fim do capital ao mesmo tempo que imposto fortemente progressivo e abolição do direito a herança. Mas afinal, se o capital é tão desnecessário porque o governo quer tanto tomar conta dele?

Sugiro deixar esse livro longe de crianças. Altamente perigoso para toda uma sociedade.

Rafael.Dumont 30/10/2022

Trabalhadores do mundo tudo, uni-vos
Gostei bastante, explica bem o que é o comunismo e o por quê dele ser bom, da vrios pontos, varias visoes d marx sobre a sociedade e sovre a burguesia, mudou bastante a mnh forma d ver o mundo, recomendo dms.

*TRABALHADORES DO MUNDO TODO, UNI-VOS*

mariaa ð 11/04/2023

Manifesto Comunista: minha opinião.
Comecei a ler sobre por um interesse próprio, já que política e capitalismo se tornaram assuntos muito presentes no meu cotidiano, e porque tinha que fazer uma resenha sobre um filme!! O filme escolhido foi fuga das galinhas, e assim com essa leitura rápida pude analisar diversos pontos na sociedade moderna e relacionar essa apropriação da sociedade burguesa com os proletariados, sinceramente eu gostei bastante!!

Japa 15/04/2022

Certeiro.
Muito atual. Discordo de algumas coisas, mas temos que levar em consideração o contexto histórico em que o livro foi escrito e o contexto mundial atual.

É aproveitável para muitas situações políticas cotidianas, principalmente aqui na América Latina. Apesar disso livro focado majoritariamente na Europa ocidental desenvolvida.

É uma leitura extremamente importante para quem se interessa por Ciências sociais, políticas ou econômicas.

Sem dúvida é um clássico que deve ser lido e relido

Acácio 23/06/2022

Texto bonito e bem escrito mas parte de bases fracas
É um livro político e filosófico e não um livro econômico, assim sendo, temos que questionar suas premissas. Do meu ponto de vista ele parte de princípios especulativos e amplos e não de dados e fatos, o que combinado com uma bela retórica (tenho que destacar que o texto é muito bonito e bem escrito) leva a conclusões extremas e equivocadas.
Me questiono também a questão de valores, uma vez que a sociedade é formada por pessoas e, portanto, esses não podem ser alterados com facilidade assim como em diversos momentos o texto propõe.
Enfim, vale a leitura e aprofundamento para poder criticar e concordar ou não. Do meu ponto de vista achei ruim o conteúdo mas não nego a importância histórica.

cheiro de livro 02/10/2022

ótimo para ler em um período tão polarizado
Esse livro foi essencial para perceber o que é comunismo e o que não é. Direto escuto sobre ameaça comunista em pleno 2022 e percebo a desinformação que o povo q nem leu o livro prega. Foi uma experiência para mais ainda ter consciência de classe e inferir o quão vil o sistema capitalista é, e que existe uma esperança de um sistema onde as pessoas possam ser iguais. Aprendi demais com esse livro e estou super interessada para ler as outras obras de Marx, e super recomendo para o povo que fica aí panfletando fake news e que faltaram na aula de história, um beijinho bem vermelho para todes! ??

SOSO 22/03/2024

4.5
Livro extremamente importante e de fácil entendimento para todos os níveis de leitura. É muito fácil de achar os argumentos para depois voltar neles.

mrs. hamilton 11/01/2023

trabalhadores de todas as terras, uni-vos!
"que as classes dominantes tremam à ideia de uma revolução comunista! os proletários não têm nada a perder nela a não ser as suas cadeias. têm um mundo a ganhar! trabalhadores de todas as terras, uni-vos!" acho que esse trecho resume perfeitamente o manifesto do partido comunista. fantástica a leitura.

kety 17/12/2023

Se eu fosse uma leiga nesse assunto, e esse livro fosse meu primeiro contato com o comunismo, eu estaria ferrada, a linguagem é muito formal e nada objetiva e direta, não recomendo muito pra quem quer conhecer o comunismo, provavelmente não vai se interessar, e vai desistir de aprender mais sobre. Mass, falando da minha experiência, eu gostei! É curto e interessante, da pra ler rápido, e ele faz o que eu mais amo: criticar o capitalismo.

?Trabalhadores de todas as terras, uni-vos!?

??????

Lil penne 27/11/2023

A obra 'Manifesto do Partido Comunista' é uma ferramenta inestimável para compreender as complexidades de nossa sociedade e suas contradições. Mesmo com trechos datados, especialmente no final, que não anteciparam a realidade da Rússia como seu maior experimento prático, a hermenêutica do manifesto permanece atual. A leitura destaca-se na análise do capitalismo e das "potências infernais" que influenciam nossa realidade. A edição, além de visualmente atraente, mantém uma qualidade notável, apesar da brevidade do livro.

Maria4815 22/09/2023

Livro para introdução
O manifesto comunista é considerado um livro por muitos, porém, está mais para um panfletário sobre os ideais marxistas. ele é como um "norte" para quem está começando os estudos do marxismo, é um livro curto e de fácil compreensão.

Gab santos. 10/05/2023

É um livro curto com relação a outros sobre o mesmo tema que li, é um bom livro para se ler em uma tarde, porém não que eu leria mais se uma vez, acredito que tenham livros melhores sobre o tema e que trabalham melhor o assunto.