Manifesto do partido comunista

Manifesto do partido comunista Karl Marx

Resenhas - Manifesto do partido comunista

Heitor172 23/03/2024

Uma obra muito relevante
"O Manifesto do Partido Comunista", de Karl Marx e Friedrich Engels, é um documento histórico que foi escrito com o objetivo de introduzir o proletariado da época ao que é o socialismo e o comunismo.
Uma obra polêmica, devido ao tema comunismo ser sempre discutido por uma faceta capitalista. Entretanto, antes de se criticar algo, é preciso conhecer isso, e posso dizer que concordo plenamente com os ideais do comunismo, tendo como argumentos essa obra e outros estudos feitos.
A linguagem, para um escrito documental, é relativamente simples, isso porque tinha, como mencionado anteriormente, como principal público o proletariado da época, que era formado por trabalhadores que muitas vezes não tinham um nível de leitura muito avançado devido às baixas condições de vida. Portanto, essa foi uma escolha lexical bem esperta dos escritores.
Por essas razões, seja qual for a sua opinião sobre o assunto, creio que esse livro seja uma leitura obrigatória, para que ao menos você saiba o que é o movimento.

SOSO 22/03/2024

4.5
Livro extremamente importante e de fácil entendimento para todos os níveis de leitura. É muito fácil de achar os argumentos para depois voltar neles.

ana 19/01/2024

Edição bosta
Essa edição veio diretamente do esgoto. Super formal e nada direta ao ponto, demorei horrores para terminar de ler o livro. A mensagem a ser passada é extremamente importante, mas não recomendaria esse livro de forma nenhuma para alguém que quisesse começar a ler sobre o comunismo

Lis 30/12/2023

Marx é o primeiro "socialista de iPhone"
Li o manifesto comunista com o objetivo de entender melhor o discurso da esquerda e quais são seus pontos principais. Imaginava que a esquerda tivesse deturpado algumas ideias do passado (afinal, o livro é de 1848), mas não. É isso mesmo, o discurso tem quase 200 anos, sim.

Pontos mais relevantes:
1) o tempo todo defende-se que existe uma luta de classes entre proletariado e burguesia e que o comunismo vem pra encerrar as lutas de classe em definitivo.
Não existe "fim de luta de classes". Desde que o mundo é mundo, sempre tem um humano numa condição melhor do que outro, com uma espiga de milho a mais, um garfo a menos. O ser humano é um ser competitivo, que se auto-desafia constantemente, buscando se superar e superar os demais. Então "fim de luta de classes" é utopia.

2) falta senso prático. Acharam que o proletariado seria seguidamente subjugado e espremido pelo burguês malvadão até chegar numa situação insustentável, com uma revolução de classes e destruição de toda propriedade privada. Faltou perceber que o burguês não é burro e q entende que o proletariado é também o consumidor de seus produtos. Se não tem dinheiro, saúde, educação e nem tempo pra gastar/comprar, a roda não gira. E o cliente sempre tem razão. O burguês reduz a jornada de trabalho, contrata mais pessoas pra preencher o expediente e repassa o custo no preço do produto, mantendo sua margem. Simples assim, com todo mundo feliz, cada um ao seu modo.
A forma como o proletariado organizaria o Estado de forma a não gerar novas lutas de classe também é citada muito brevemente, sem detalhes. Na prática, é impossível criar um governo em que todos estejam com as mesmas intenções e comprometimento, com o país indo na direção que todo o proletariado deseja. Afinal, os burgueses destituídos de suas posses, família e tudo o mais, seriam de qual classe social? Participariam do governo? Não seriam admitidos no proletariado, então seriam os párias, q em breve se reorganizariam e manteriam a eterna luta entre classes.

3) acharam que o proletariado seria seguidamente subjugado e espremido pelo burguês malvadão, tendo uma vida cada vez mais miserável, mas não foi o que aconteceu. O proletariado pegou carona na evolução e no crescimento industrial. Hoje tem geladeira, moto, microondas, celular. Não é mais uma classe "que não tem nada a perder", como o manifesto fala.

Por todos esses pontos e principalmente pela falta de senso prático, muitos espertinhos aproveitaram as ideias utópicas do comunismo, inflamaram a população, venderam esperanças e depois implementaram um sistema de governo que serve apenas para alimentar a si próprio, já que o Manifesto Comunista não especifica bem como seria esse governo. O manifesto tá muito mais preocupado em reclamar de burgueses e desejar todo o mal possível a esta classe. Para quem quer acabar com a luta entre classes, é irônico.

kety 17/12/2023

Se eu fosse uma leiga nesse assunto, e esse livro fosse meu primeiro contato com o comunismo, eu estaria ferrada, a linguagem é muito formal e nada objetiva e direta, não recomendo muito pra quem quer conhecer o comunismo, provavelmente não vai se interessar, e vai desistir de aprender mais sobre. Mass, falando da minha experiência, eu gostei! É curto e interessante, da pra ler rápido, e ele faz o que eu mais amo: criticar o capitalismo.

?Trabalhadores de todas as terras, uni-vos!?

??????

Raquel621 16/12/2023

Comuna forever
Não tem oq dizer, nossa guia de cada dia para essa sociedade em que vivemos, pode dizer que ajudará a entender que sistema estamos inseridos e como o capitalismo é o mal do mundo!

moraesbr 29/11/2023minha estante
amei essa resenha!!!!

Lil penne 27/11/2023

A obra 'Manifesto do Partido Comunista' é uma ferramenta inestimável para compreender as complexidades de nossa sociedade e suas contradições. Mesmo com trechos datados, especialmente no final, que não anteciparam a realidade da Rússia como seu maior experimento prático, a hermenêutica do manifesto permanece atual. A leitura destaca-se na análise do capitalismo e das "potências infernais" que influenciam nossa realidade. A edição, além de visualmente atraente, mantém uma qualidade notável, apesar da brevidade do livro.

Malu_Lins 30/10/2023

Antes de qualquer crítica ao comunismo ou socialismo, leiam esse livro! Estudem gente. Tinha certas dúvidas sobre o que seria esses dois sistemas, e lendo o ?Manifesto do partido comunista? me ajudou muito a entender as propostas que os sistemas trazem.

?Trabalhadores de todas as terras, UNI-VOS!?

Iara.Isabel 22/10/2023

O MANIFESTO COMUNISTA
Não é um livro tão objetivo e explicativo quanto imaginei, ele aborda assuntos interessantes porém não de uma forma de fácil compreensão. Ele é sim interessante porém eu esperei que ele ia se aprofundar bem no assunto e não foi bem isso que aconteceu. Irei pesquisar em mais outros lugares e outras fontes mais sobre o assunto.

Maria4815 22/09/2023

Livro para introdução
O manifesto comunista é considerado um livro por muitos, porém, está mais para um panfletário sobre os ideais marxistas. ele é como um "norte" para quem está começando os estudos do marxismo, é um livro curto e de fácil compreensão.

Jorge 05/07/2023

Documento Histórico Relevante, mas Pouco Contundente
Este Manifesto, escrito em um contexto de Primeira Revolução Industrial, tece suas críticas a um capitalismo então emergente, o qual ainda hoje persiste com as mesmas falhas, portanto, é isso o que torna estes escritos relevantes atualmente. O capitalismo passou por outras revoluções da indústria, mas seu modelo-base permanece o mesmo.
O prefácio escrito por Luís Felipe Pondé é excelente, pois contextualiza a obra como um todo, e faz um paralelo com a nossa contemporaneidade e a experiência comunista do Séc. XX de maneira cirúrgica. Provavelmente é o melhor texto da obra, sem querer soar neoliberal.
Primeiramente, a obra nos apresenta a história de vida dos seus autores de maneira bastante sucinta, em seguida entramos no primeiro capítulo: "Burgueses e Proletários". Este trata de descrever como as duas classes interagiram ao longo da história e como vieram a surgir no modelo então apresentado pelo capitalismo.
Inclusive, vale a pena citar Aristóteles em sua Política. Pois o filósofo grego já havia identificado e descrito as classes sociais nas cidades-estados, e estabelecido as diferentes formas de governo de acordo com a configuração dessas classes. Em suma, a luta de classes tão enfatizada por Marx e Engels já existia desde as sociedades antigas.
Este capítulo é excelente, pois encontra as fraquezas e os pontos que são de fato passíveis de crítica no esquema econômico do capital. Compreende-se que o capital transforma tudo em produto, e tudo vira pó, inclusive as relações humanas. O texto é recheado de arcadismos. E tanto é que vejo este padrão de pensamento nos comunistas de hoje, defendendo o trabalho braçal em uma Quarta Revolução Industrial, a revolução tecnológica.
Os capítulos seguintes não são da mesma qualidade, pois tratam essencialmente de admoestações aos partidos políticos da Europa no tempo em que o livro foi escrito. O valor destes últimos escritos é basicamente histórico, não há muito o que acrescentar a respeito.
Esta é uma obra dispensável. Não é ruim, se juntar o todo não dá um escrito realmente interessante, pois como já foi dito, está basicamente engessado em um ponto da História que não existe mais. Seu valor de crítica, apesar de excelente, não configura grande novidade. A leitura é interessante para conhecer o pensamento comunista na sua raiz e nada mais que isso.

renaas079 07/06/2023

Uma obra clássica
Marx e Engels criaram uma das obras filosóficas mais discutidas e controversas da atualidade, apresentando os objetivos políticos do socialismo e do comunismo, colocando a luta de classe como força motriz para história e para o progresso da humanidade.

"Trabalhadores de todas as terras, uni-vos"

Leitura interessante e estimada! Recomendo!

Maria 12/05/2023

Gênio!
Simplesmente incrível. Marx consegue nos explicar sua ideia de uma maneira compreensível, fazendo que que tenhamos dúvida do que ele propõe.
O problema é ser pequeno e tecnicamente não ser o "real" manifesto.
Agora, minha próxima leitura será "O capital" é aprender mais sobre a Revolução Russa.

Gab santos. 10/05/2023

É um livro curto com relação a outros sobre o mesmo tema que li, é um bom livro para se ler em uma tarde, porém não que eu leria mais se uma vez, acredito que tenham livros melhores sobre o tema e que trabalham melhor o assunto.