Legends & Lattes

Resenhas - Legends & Lattes

1 | 2 | 3 | 4

Godoy Ambrozio 25/02/2023

Uma fantasia aconchegante
Cara, essa história é uma gracinha, não acho que tenha nada para se reclamar, além de ser muito bem escrita. É só que infelizmente não é meu estilo favorito para uma fantasia. Os desafios e riscos são baixos e a ambientação é muito localizada. Nada é expansivo. Fica no morno pra mim, mas ainda considero uma experiência gostosa e super recomendável.

Sara Vitoria 15/02/2023

Aconchegante
Que história fofa. Uma orc que decide deixar pra traz seus anos de missões e almeja algo novo para o futuro. Conhece o café e fica encantada, com o cheiro e o sabor. Decide abrir uma cafeteira numa cidade em que as pessoas não conhecem, e a gente acompanha ela encontrando um lugar para alugar, um marceneiro, alguém para ajudá-la a fazer o café, latte e doces. É muito fofo, me vi em muitos momentos rindo durante a leitura. É um livro leve que você sente um quentinho no coração e é o que se propõe: aconchegante.

Guilherme107 05/02/2023

Legends & lattes
Eu adorei muito o enredo de nós estarmos acompanhando apenas a abertura de uma cafeteria comandada por uma orc Ex-guerreira e seus grupos de amigos.

O enredo por mais que talvez parecesse meio chatinho lendo uma sinopse foi muito bem construído pelo autor.

Os personagens foram simplesmente incríveis e eu adorei todos eles, achei a construção de todos eles simplesmente sensacionais.

O livro só não foi um 5 estrelas para mim pq no final do livro eles tentaram dar uma reviravolta que na minha opinião já tinha perdido o timing.

Eu só quero declarar que eu vou ler o segundo livro e com muito prazer

Dietrich 03/02/2023

Se vc esta precisando de uma história calma e tranquila depois de alguma leitura pesada esse livro é pra você. Uma fantasia com mistura de slice of life, a história de uma Orc aventureira que decide se aposentar da vida violenta e perigosa e decide abrir uma cafeteria, o único problema é que ninguém conhece café. A leitura é bem fluida e rápida e não se deixe enganar, tem alguma ação em meio e ssa tentativa de aposentadoria. Super recomendado.

Marcela115 02/02/2023

Hm.. não
O termo "cozy fantasy" é bem justificável. Terminei o livro com aquele quentinho no coração, meio sorrindo. Porém contudo entretanto, pra mim, não foi exatamente fluído de ler. Difícil de me interessar pelo plot (desculpa, que plot?) e me arrastei por umas boas partes, sem mencionar que o evento mais dramático da história poderia ter sido (tão tão tão) obviamente evitado.

Não que seja inteiramente boring, tem seu mérito e cumpre o que propõe, mas, pessoalmente, preciso de mais intensidade e/ou emoção pra sentir interesse por uma história. Vou evitar "cozy fantasy" daqui pra frente.

Robert 27/01/2023

O melhor do cozy fantasy
Legends & Lattes é a mistura de Dungeon e Dragons com Stardew Valley e Animal Crossing.

Perfeito pra se ler tomando seu café da manhã enquanto você entra nesse mundo perfeito em que uma Orc sai da vida de mercenária pra abrir um cafeteria.

Tem cafés, tem croissant de chocolate, tem gays e tem muitos momentos quentinhos que vai te fazer não querer que o livro acabe.

kael.melo 19/01/2023

adorei!! achei muito fofinho, recomendo demais pra quem quer ler um livro tranquilo :) e amei os personagens

Mariottoni 18/01/2023

Esse livro é mt gostosinho de ler, é bem oq se propõe e eu amei dms a proposta kk, gostei mt das personagens e cm o autor abordou td o processo de montar a cafeteria e mostrou cada detalhe (gostei mt), além do ambiente de fantasia tbm ser bem legal.

Furlan3 16/01/2023

Esse livro merece uma chance
Eu esperava uma coisa e encontrei outra muito melhor. Esse livro é o tipo de leitura que trás um calor na alma e a certeza de que tudo vai dar certo. Ele mostra como é possível se tornar a pessoa que você quer ser, independente das coisas que você fez no passado (ou até por causa delas). Eu comecei a ler por causa da minha paixão por RPG, então quem gosta vai sentir um carinho especial, mas qualquer pessoa pode gostar; só recomendo que leia devagar, ele é o tipo de livro que você deve ler um ou dois capítulos por dia, saboreando mesmo, apesar de ser totalmente possível terminar tudo em um dia, se você quiser. Se você gosta de café também é um bônus! Acredito que ele possa parecer ter temáticas muito específicas e consequentemente um público muito específico, mas mesmo que você não goste de rpg, ou de café, ou de romances sáficos, esse livro merece uma chance!

Amanda 09/01/2023

Assim como todo mundo tem falado, a história realmente é bem fofinha. Eu escutei como audiolivro e acho que acabei não prestando tanta atenção em alguns detalhes, o que atrapalhou a minha experiência. Pretendo eventualmente reler como e-book, durante o inverno para aproveitar melhor a atmosfera

Teo 09/01/2023

Sensacional!
Eu não sei vocês, mas eu estava precisando urgentemente de uma leitura nessa pegada. Embora eu leia um pouco de tudo, sempre fui mais focado em fantasia como um todo e ler vários livros desse gênero por mês acaba desgastando um pouco quando quase todas se levam muito a sério, tentam apresentar a maior grandiosidade que se pode ter e ler vários livros assim cansa a pessoa.

Então quando vi a proposta desse livro de ser praticamente um slice of Life fiquei bastante interessado. Durante toda a leitura meu pequeno coração foi aquecido pelos momentos aconchegantes que esse livro traz, pelos personagens cativantes (mas que pelo tamanho do livro não deu para desenvolver todos da mesma forma mas isso tá tudo bem) e pelas formas que são descritas as comidas e o próprio café que é o foco desse livro. É tudo muito reconfortante, chegando até a trazer uma certa calma, como quando a gente vai pra casa da nossa avó para comer alguma coisa e isso foi muito bom.

Enfim, eu tava precisando desesperadamente de um livro assim para fugir um pouco do padrão que eu estava lendo e valeu a pena cada minutinho de paz e acolhimento que esse livro me trouxe. Simplesmente incrível

Luiza 31/12/2022

O coisa fofa
Quando ouvi a história desse livro fiquei doida pra ler é muito feliz que vai ser minha primeira leitura do ano! Achei muito fofo e agora vou ficar de olho em mais livros de se autor. Gente tem um rato padeiro como eu não ia gostar disso ?

Guilherme 03/12/2022

o livro mais fofo que eu já li
ô gente eque livro gostosinho ta. a pobre da viv e a protagonista mais fofa e gente boa e sensível e sensata de todo o universo literário e todos os amiguxos dela são super legais principalmente o ratinho thimble e a tandri esse livro foi um sabor tão quentinho e gostoso e ainda teve um clímax bem ui ai ui e umas surpresinhas deliciosas no final. recomendaria pra qualquer pessoa.

Andre.Pithon 22/10/2022

Bingo de fantasia/Sci-Fi do Reddit r/Fantasy
4.1: Protagonista não humano

Esse livro é a grande sensação do momento, o absurdo que está movendo a conversa da fantasia contemporânea, que eu vejo citado em toda maldita discussão. Inevitavelmente, tive que vir observar com o que estava lidando. E que fique claro, eu vim certo de que odiaria essa leitura. Firme na opinião. Talvez o fato de eu estar esperando muito pouco me faça ser mais leniente no julgamento.

Legends & Lattes tem duas grandes inspirações, fanfic e D&D, ambas comunidades que entendo razoavelmente. A de D&D é óbvia e aparente, é um universo óbvio de rpg de mesa, clichezão, com 0 esforço de worldbuilding ou originalidade, se carregando no consenso coletivo, beleza. A influência de fanfic é mais interessante de se discutir.

The Locked Tomb (Gideon/Harrow/Nona) também trás influência de fic, mas do tipo enlouquecido, pretensioso e apocalíptico (aka o melhor, porque é onde eu escrevia). L&L se baseia naquelas histórias em que a Rey abre um café e nada acontece por fucking 200k palavra. Fic feels good sem plot de gente feliz numa cafeteria. Slice of Life puro, sem pretensão alguma.

E é isso. Nada acontece no livro. Uma Orc abre uma cafeteria. Tudo dá certo. Todos são amigáveis e felizes. Romance bobo. A mafia até aparece, mas o café é tão bom que a máfia resolve ficar de boas. Nada acontece. No final algo acontece, resolvem tudo instantaneamente, e todo mundo fica ainda mais feliz. O que é difícil já que a felicidade já tava extrema.

Plot? 0
Arcos de personagem? Mínimo
Humor? Melhor que mistborn porque é difícil ser pior, mas nada hilário
Prosa? De fanfic de cafeteria
Personagens? Genéricos

E ainda assim
AINDA ASSIM
Não é horrível. É curtinho, é fluido, é gostosinho. Consigo entender o sucesso, ver qual público atinge e porque fez ondas. Acho que é uma abertura do subgênero em publicação mais tradicional. Não é meu estilo, não tem intenção nenhuma de ser algo grandioso ou revolucionário, mas é um café quentinho no fim da tarde. Nada pretensioso, mas acalenta. E os momentos fofos no final são fofos mesmo.

Huh. 3 estrelas no fim. Honestamente surpreso com o esse resultado. Pretendo ler algo do gênero novamente? Não realmente. Mas foi uma experiência boa, mesmo que talvez pesada demais no açúcar. Gosto de meu café puro e forte.

1 | 2 | 3 | 4