Algo a mais

Algo a mais Elinor Glyn

Resenhas - Algo a mais

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 23/03/2023

Algo a mais, por Elinor Glyn
"Algo a mais", clássico da literatura mundial, escrito por Elinor Glyn, foi preparado por Alba Milena da agência literária, Increasy, editado por Luiza Del Mônaco, publicado pelo Biblioteca das Moças, selo de clássicos da Editora Nacional.

Publicado em 1927, a obra apresenta Ava Cleveland, uma jovem mulher à frente do seu tempo, se vê necessitada a conquistar um emprego que lhe renda alguns trocados para manter as contas da casa onde vive, junto ao seu irmão mais novo, Larry, ambos cuidados pela babá irlandesa, Mary.

Eis que em seu caminho surge John Gaunt, além de milionário, cujas altas festas era visto como um home de presença altiva, que tirava suspiros das donzelas, nas tracionais famílias ricas de Nova York, na década de 20.

Embora Jonh Graunt poderia ter toda mulher para si, bastava olhar para a moça e ela se entregaria para ele, afinal, tinha muito dinheiro, ele se encantou por Ava Cleveland. Ela, por sua vez, o achou atraente e consideravelmente interessante.

Inegavelmente, Jonh possuía o It, a beleza inegável e o charme de um homem garboso. Ava sabia disso, no entanto, não buscou nele algo que a interessasse financeiramente, mas sim, o amor verdadeiro.

"Algo na forma como ela soprava a fumaça de seus lábios vermelhos e em seguida bebericava o licor fez, John Gaunt se derreter."

Contudo, Ava não deixou se levar pela presença imponente de John. Se mostrou mais forte que ele, mesmo que ele jamais quisesse tirar proveito dela, por sua beleza natural, e por sua amável educação fina e rebuscada.

A trama, dá uma reviravolta que desconstrói os estereótipos para os padrões da época e torna a obra, atemporal, mesmo sendo uma leitura clássica.

"Algo a mais", é um livro que prende a atenção do leitor ao ver como uma mulher empoderada, sabe do seu poder sobre si e jamais se dobrará às ordens de homem machistas.

Fãs de literatura de época, amarão este livro.

Resenha completa no blog Irmãos Livreiros:

site: https://irmaoslivreiros.com.br/it/

Fer Oliveira 28/05/2023

Arrogância e muita gente mimada
Eu conhecia a antiga Biblioteca das Moças em um grupo de leitores. Eu fiquei super empolgada com o modelo da época. Fiquei sabendo desse livro que na época foi lançado com o título de "It". Achei a sinopse bem interessante e do tipo de história que gosto, um pouco de inimigos para amantes e com um CEO.

No resumo a história é de uma menina, Ava, que nasceu em berço de ouro, mas devido a imprudência do seu pai deixou ela e o irmão a mercê da boa vontade dos amigos da família. John um homem que nasceu pobre, não sabe qual a sua verdadeira origem, mas conseguiu crescer e assim construir uma empresa bem sucedida.

John e Ava se conhecem na casa de um amigo em comum, ambos tem o "it", o borogodó, o charme, aquele charme que conquista a todos. Fica bem claro que John é o tipo de homem que pisca e tem 50 mulheres desmaiadas aos seus pés e Ava é aquela que arrasta admiradores onde passa.

Vamos ao que eu achei da história. Esperava encontrar um casal que tentava resistir a atração que sentia um pelo outro. Ava por ser da aristocracia e ter medo de perder sua posição nesse círculo e John por achar que ela não daria valor a ele por ter nascido pobre. Mas foi o total oposto. John é arrogante em sua capacidade de conquistar qualquer uma e por ter o poder do dinheiro disponível, por isso ele faz muitas coisas no intuito de fazer a jovem cair nas suas garras. E essas coisas ao meu ver nunca eram por que ele gostava da Ava e sim por que ele sempre tinha um motivo oculto, nunca era apenas para agradar. Ava é mimada, ela tenta passar a imagem de não sou só o que a sociedade me vê, mas é sim. Ela fica em um morde e sopre que só é irritante. Mesmo ela querendo um relacionamento não apenas pela aparência no fim ela sempre sabe que pode contar com a blindagem do dinheiro de John para resolver seus problemas.

E o casal não tem química nenhuma, sem sal, sem açúcar. Não há uma cena romântica de verdade entre eles. Todas as conversas dos dois sempre são pautadas por John sendo arrogante e proferindo sua magnitude de chefe e rico e Ava sendo mimada, irritante e espezinhando John.

Eu entendo que o livro é de 1920 e que na década de 50 tenha sido o sonho de consumo de muitas jovens ter um relacionamento assim, aposto que deviam suspirar, mas eu só sabia bufar. O John tem falas machistas demais e atitudes em igual proporção.

Outro personagem que me fazia querer jogar o livro pela janela era o irmão, Larry. Se a irmã era mimada ele era 1.000 vezes mais. Não assumia nenhum dos próprios bo. Ficava tudo na conta da irmã. Ela que tinha que se virar para resolver os problemas que o irmão se metia e alguns deles eram culpa do próprio John.

Uma curiosidade que me deu é o John era CEO de quê? CEO da arrogância e prepotência só poderia ser.

Jova_Park 30/04/2024

Chernobyl?
ESSE LIVRO É RIDÍCULO, MEU QI DEVE TÁ NEGATIVO DEPOIS DE TER LIDO ESSA BOMBA LITERÁRIA PRA INÍCIO DE CONVERSA
Sinceramente? Indicaria pra uma pessoa ilhada para usar as páginas como fogueira
Bagy.Gaby 01/05/2024minha estante
ksksksks cara

Entrelivros_efilho 23/06/2022

Aquele clichê de CEO e secretária que a gente ama, só que nos anos 20!

Perto do centenário da @editoranacional, eles resolveram relançar a coleção Biblioteca das Moças, que é uma coleção que surgiu nos anos 20 voltada para o público feminino onde cada etapa do livro desde a escrita até a etapa editorial é feita por mulheres, cada texto foi revisado e reestruturado na linguagem contemporânea e pensem em uma leitura rápida e gostosa de fazer?

O livro tem menos de 200 páginas e a leitura é super fluída, a escrita além de ser fácil de compreender é cativante, a ambientação nos transporta para os anos 20 e é muito gostoso saber mais dessa época, sem contar que essa história tem o meu clichê favorito, Ava e John protagonizam um enemies tô lovers divertido e nos deixa o tempo todo imersos na leitura e torcendo por eles.

Ava é uma personagem a frente do seu tempo, é uma mulher que nasceu em meio ao luxo, mas se encontra endividada e por isso precisa passar por algumas situações desagradáveis, mas o que mais me cativou nela é que além de não suportar o machismo da sociedade e ter a língua afiada, ela é determinada e não desiste de encontrar uma saída para sua situação e tenta ao máximo resistir ao que sente por John, até que ela se vê sem saída e vai trabalhar para ele.

John é um homem que nasceu pobre, mas com muito esforço e trabalho conquistou uma grande riqueza, e desde que viu Ava pela primeira vez se encantou por ela e decide que a terá para si e a partir daí não mede esforços para conquista-la e vai fechando o cerco a sua volta até conseguir derrubar todas as resistências dela, ele é um personagem que durante a leitura provoca no leitor um misto de raiv4 e carinho, mas ainda assim torci por ele o tempo todo, o coração ficou quentinho com o desfecho desses dois e deixou aquele gostinho de quero mais.

Durante a leitura vemos muito a palavra “It”, que é um termo criado na época pela autora para definir alguém que tem um “tchan”, aquele algo a mais, sabe? Curti muito essa leitura e estou ansiosa e animada para conhecer os demais volumes dessa coleção.

Hester1 06/04/2023

Não gostei do livro. Achei sem sentido. A protagonista é uma mulher inteligente e sabe o que quer, mas o irmão é horrível. Ficou tudo sem sentido e confuso para mim.

Kaue Garcia 01/05/2022

Leitura rápida
Fazia um tempo que não pegava um romance de época e este foi uma delícia de ler, um romance de época com tudo o que a gente mais gosta, ansioso pelos próximos volumes da série

Taki 17/05/2022

No geral, gostei bastante! Vira e mexe dava uma raiva suprema dos personagens masculinos (principalmente o Larry), mas é uma boa leitura rápida para descontrair.

Dessa 25/05/2022

@apenasumvicio
Eu recebi Algo a mais em parceria com a Editora Nacional, e não poderia estar mais empolgada por esse lançamento. O livro faz parte de uma coleção clássica, que eu nunca cheguei a conhecer, mas que graças a editora vou ter essa oportunidade.

A Biblioteca das Moças começou a ser publicada em 1920 pela Companhia Editora Nacional, uma coleção destinada ao público feminino, que durou mais ou menos até a década de oitenta. E esse ano eles resolveram resgatar essa coleção e criar uma identidade nova. E além de tudo, a equipe que está cuidando dela é totalmente de mulheres! Eu amei!

E o primeiro lançamento é Algo a mais, que me interessou de imediato por ser um romance de época, mas que traz algo muito conhecido por nós leitores nos dias de hoje: um romance entre funcionária e empresário. Imagina essa premissa, mas na década de vinte? Eu achei tudo!

Ava é o tipo de personagem à frente do seu tempo, que não suporta o machismo da sociedade, mas que em alguns momentos precisa se submeter a situações desagradáveis, como trabalhar para o milionário John Gaunt, um homem que nasceu pobre e conseguiu com muito esforço conquistar uma grande riqueza.

Porém, nem mesmo com seu charme ele consegue conquistar Ava, que parece totalmente imune a ele. E assim, começa um verdadeiro jogo de gato e rato. E o desfecho só lendo para descobrir!

Eu gostei muito desse livro, a leitura é fluída e envolvente. Vemos bastante a palavra "it", um termo que foi criado pela Elinor Glyn, e que conhecemos até hoje, como alguém que tem algo a mais.

Estou empolgada para conhecer os outros títulos da Biblioteca da Moças. Vocês já conheciam essa coleção? Eu recomendo muito para quem gosta de livros de época. Atrama traz um pouco da cultura e sociedade daquele tempo, e o melhor de tudo é que é escrito por uma mulher que realmente viveu naquela década.

site: https://www.instagram.com/p/Cd_2fNRJYdg/

grey.sanys 02/04/2023

Algo a mais
Fui avisada que iria passar raiva com o John e realmente passei, que homenzinho machista ( sei foi escrito a muito tempo). O irmão da Ava é insuportável!!!