Feminismo no Brasil

Feminismo no Brasil Branca Moreira Alves...

Resenhas - Feminismo no Brasil

Mary Stella 24/11/2022

Bons registros
Bons registros dos avanços das pautas feministas dentro das instituições brasileiras. Achei a forma como o livro foi escrito um pouco inconstante, o estilo da narrativa muda em vários momentos, tirando um pouco o ritmo da leitura. Apesar de muitas mulheres terem sido entrevistadas para o livro, a repetição de alguns poucos nomes faz parecer que um movimento com milhares de componentes anônimas se resuma a poucas mulheres.

mimperatriz 15/06/2022

Feminismo no Brasil
Recebi Feminismo no Brasil, de Branca Moreira Alves e Jacqueline Pitanguy, através do Clube F, da editora @bazardotempo. Comecei a leitura um pouco antes de terminar Mulheres, raça e classe, de Angela Davis e achei o momento perfeito!

Foi muito importante ler sobre a luta feminina no Brasil e conhecer melhor as mulheres incríveis que conquistaram espaços até então totalmente masculinos.

No livro as autoras contam, através de histórias e relatos de mulheres que fizeram acontecer, como alguns direitos - de voto, propriedade e direitos constitucionais adquiridos - foram conquistados no Brasil.

Mais uma vez fica demonstrada a importância da política de memórias, já que as histórias são contadas, como mencionei acima, por mulheres que estavam à frente das lutas, que criaram o Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres e que participaram da Constituinte.

Vale lembrar que no Brasil temos uma diversidade imensa - cultural, geográfica, de raça, sexual entre outras - que deveria ser motivo de encantamento, mas que acaba se tornando desigualdade. É preciso entender as concepções históricas que fortalecem essas desigualdades e ter consciência que a luta contra as opressões deve ser constante.

No prefácio do livro temos uma frase que descreve um pouco essa diversidade no feminismo ?A categoria mulheres é plural, pois raça e etnia, classe social, orientação sexual, entre outros fatores, são marcadores sociais fundamentais de desigualdades e estratificações entre nós, mulheres. Essa diversidade não impediu, no entanto, que criássemos consensos e avançássemos como força política.?

As conquistas são importantes, mas o movimento feminista ainda tem um grande caminho a percorrer. A ideia de subordinação feminina é atual, se apresenta até hoje e, por isso, a luta continua!