O Demônio de Gólgota Frank de Felitta

Resenhas - O Demônio de Gólgota

Peu 30/07/2022

Um clássico
Bom, eu demorei demais para seguir a leitura, mas porque por breve momento os diálogos foram ficando os mesmos e isso acabou saturando de alguma forma.

A história é perfeita, todos os seus elementos que constitui para algo sobrenatural e psicológico. A forma como o autor consegue oscilar entre esses dois elementos me deixa instigado e muito curioso, mas chegou em um ponto que a narrativa já estava maçante. Mas eu recomendo bastante a leitura, caso queira ler algo sobrenatural, é um dos livros que eu recomendo de início. Só não dei 5 estrelas por causa que a narrativa ficou maçante.

Jader Miani 11/02/2024

Daria um bom filme...
Sou um grande fã de histórias de terror e sobrenaturais, porém confesso que nunca senti medo lendo qualquer livro. Por tal, seria injusto adjetivar negativamente O Demônio de Gólgota em falhar nesse quesito. No geral, a história não possui grandes surpresas ou detalhes memoráveis. A única coisa que me impressionou (e gerou interesse) foram os fatos corridos no passado da igreja e da cidade, pois no restante não há nada além de orações e efeitos paranormais narrados à exaustão. Os três personagens principais são previsíveis, não senti em nenhum momento que poderia ser surpreendido por alguma ação dos mesmos (e não fui). No meio da história surgem vários personagens "do nada" como solução para o conflito, a figura do Papa resolve a questão sem grandes explicações, simplesmente porque ele é uma "alma pura e santa". Enfim, um livro bem escrito, porém que não me prendeu em momento nenhum e terminei de ler por obrigação. O mais engraçado é que em vários momentos, por algum motivo, achei que daria um ótimo filme.

Juju 16/05/2022

Um ensaio sobre ciência e religião
Numa região pobre e afastada no estado de Massachussets, conhecida apenas como Vale de Gólgota existe uma igreja cujo nome se encaixa perfeitamente: Igreja das Dores Perpétuas. Foi ali naquele local que uma tragédia teve seu palco através do Padre Lovell que perdeu sua sanidade e tomado por sua loucura, tendo ele sido possuído pelo inimigo de Cristo, perpetrou uma série de obscenidades assustadoras que tornaram-se parte da lenda que ainda aterroriza os habitantes remanescentes daquelas terras áridas. Cautelosos e amedrontados, eles fazem bem em manter distância, mas para alguns indivíduos em específico o perigo pode ser uma grande oportunidade para obter certos ganhos, sejam eles pessoais, espirituais ou de natureza puramente egóica. É assim que os destinos de Mario Gilbert (parapsicólogo ateu), Anita Wagner e Eamon Malcolm (padre jesuíta) irão se cruzar e dali em diante terá início uma ferrenha batalha entre fé, religião e ciência. O fato é que a entidade que habita aquela igreja não está disposta a ceder tão facilmente e parece se alimentar da energia caótica proporcionada pelos conflitos e tensões que se desenrolam entre os três, e para detê-la, talvez seja necessária uma força ainda maior tal qual a influência do próprio Cristo em sua santidade. Enquanto o padre tenta recuperar a pureza da igreja através de um perigoso exorcismo que põe em risco sua própria vida, Mario visa apenas provar que todos os eventos sobrenaturais ali desempenhados não passam de balela, e no meio de tudo isso Anita questiona a si própria e todas as suas convicções. Numa batalha entre bem e mal o que seria necessário para triunfar?

O Demônio de Gólgota é um dos novos lançamentos da editora Darkside. Em suma ele é categorizado como um terror sobrenatural, mas isso é discutível, uma vez que embora apresente elementos paranormais na história, o foco principal não é única e exclusivamente este. A verdade é que eu achei essa leitura bem arrastada, até mesmo lenta. A linguagem sofisticada e as descrições excessivas tornavam muito difícil ler mais do que dois ou três capítulos num mesmo dia, após encarar umas 60 páginas eu me encontrava cansada. A disposição dos capítulos em si também foi algo que me incomodou a princípio, porque a narrativa alterna o foco sobre os diferentes personagens da história num vai-e-vêm constante que por vezes me deixava um pouco confusa e sem entender exatamente o que estava acontecendo tão de repente, levei um tempo para me habituar, mas assim que você pega a manha começa a se acostumar e a coisa toda flui melhor. Ainda assim, o que eu não consegui engolir foram os diálogos principalmente entre Padre Malcolm e Mario Gilbert, os dois ficavam discutindo o tempo inteiro, berrando sem qualquer discrição para tentar provar argumentos sobre suas crenças pessoais, desmerecendo um ao outro de uma maneira infantil e imatura. O Mario mesmo é um dos personagens mais chatos que eu já vi, e tudo soava muito caricato, exagerado. A Anita, coitada, ficava ali perdida que nem um mosca morta tentando se encontrar no meio de tudo aquilo, ver se conseguia fazer algo para ajudar. Eu entendo que os três personagens foram concebidos como metáforas: Mario seria a personificação do mal, Padre Malcolm o homem que sofreria as tentações da carne e Anita o próprio pecado, a tentação saborosa e atrativa. Só que isso não anula o fato de que o autor perdeu páginas e mais páginas do livro com essas discussões para só enfim, para lá da metade da história começar a tecer uma reviravolta, até então parecia que o negócio não evoluía, não andava para a frente, voltava sempre para as mesmas questões de ciência versus religião. Em eu creio que a obra toda tem como objetivo elucidar e até debater a ideia (vale lembrar que o livro foi escrito no século XX, outra mentalidade, a parapsicologia ainda estava sendo moldada, crenças religiosas eram dominantes) de que afinal de contas ciência e religião não são tão diferentes assim, talvez elas até se complementem de certa forma. Analisando como um apanhado geral a mensagem é válida e coerente, só foi construída de um jeito confuso e monótono. Mais para o final o livro assume um ritmo legal e até bem interessante, e o desfecho em si deixa em aberto reflexões sobre tudo o que foi dito desde o começo. Enfim, não foi ruim a experiência, mas poderia ter sido melhor ao meu ver.

Ale Giannini 29/05/2022

Releitura
Li há muitos anos e lembrava ter ficado impactado com a narrativa de Frank de Felitta.

De fato ele é um mestre do terror e os primeiros três quartos do livro fazem você não conseguir parar de ler.

O conflito entre religião e ciência é explorado o tempo todo entre diversas personagens, principalmente entre o cientista Mário e o Jesuíta Eamon.

O terror vai num crescente boa parte do livro, criando uma expectativa que senti falta no final, ainda assim um bom livro para quem curte aquele terror clássico.

Daniel.Lopes @encontrameulivro 14/09/2022

Excelente! Para mim esse foi o melhor livro do ano, a narrativa é intensa principalmente nas cenas de suspense e do terror propriamente dito.
Recomendo essa leitura para já!

Nayra 23/05/2022

Uma história bem diferente do que estava esperando.

Pela descrição do livro, esperava uma história de terror mesmo, de perder o sono.
Acabou sendo uma história morna.
Boa parte se resume a um debate entre religião e ciência.
O clímax, por assim dizer, flui bem rápido. Acho que poderia ter sido melhor desenvolvido nessa parte, deixando um pouco algumas descrições e discussões de fora.

Os personagens são medianos também.
É muito fácil pegar birra do Mario, querer dar umas sacudidas na Anita e uns tapas no Eamon. Mas no geral, a forma que eles foram construídos teve um objetivo para a história.

É uma leitura ok, mas que tinha potencial para muito mais.

Di Morais 11/09/2022

O Demônio de Gólgota
Um vale atormentado por forças sobrenaturais e a chegada de dois cientistas e um padre exorcista trarão consequências aterradoras para o vilarejo

gabidonatello 06/10/2022

O livro constrói muito bem os personagens e a história segue um caminho sem muitas surpresas. Isso seria bom, mas por algum motivo a leitura foi bem arrastada para mim.

Talvez os diálogos entre o jesuíta Eamon e Mario tenham ficado um pouco repetitivos com o tempo, mas mesmo assim não me arrependo da leitura.

Natalia.psico.literatura 28/12/2022

Um favorito do ano
O Demônio de Gólgota é a história de uma pequena igreja católica no estado do Massachusetts que está sob ataque satânico. De um lado temos os cientistas que querem estudar os fenômenos e do outro, um padre que quer exorcizar o demônio e reconsagrá-lo.

Além dos elementos sobrenaturais da história, há uma profunda luta psicológica entre os personagens principais enquanto interpretam os eventos ao seu redor. Uma das histórias de terror mais eficazes que li, simplesmente porque é assustadora ao mesmo tempo que parece totalmente plausível.

Desde 'O Exorcista', de William Peter Blatty, nunca fiquei tão impressionada com um livro. Um conto poderoso e diferente de tudo que eu já li.

Este não é apenas um livro sobre a antiga batalha entre o bem e o mal, também é sobre seres humanos simples, o poder da fé e um mundo enganado vivendo seus dias com raiva, medo e hipocrisia. Para mim, esta foi uma história baseada na verdade. Estava cheio de pessoas reais que devem se esforçar para trazer luz a uma terra perdida.

Talvez meu julgamento seja um pouco obscurecido por minha própria crença em Deus e no sobrenatural, mas eu sei disso, 'O Demônio de Gólgota' é uma obra fenomenal de um autor célebre e, um dos meus livros favoritos do ano!

Jessica Becker 19/09/2023

O Demônio de Gólgota
Eu não esperava gostar tanto desse livro. Não depois de ter lido "As Duas Vidas de Audrey Rose", do mesmo autor, e ter achado apenas razoavelmente bom. Porém, a obra tem cenas aterrorizantes - com direito a exorcismo e tudo - e o interessante sobre elas é que há a tentativa de explicá-las cientificamente, deixando o leitor na dúvida se aquilo que está acontecendo é sobrenatural ou não. (Na minha humilde e aterrorizada opinião, era sobrenatural sim!) Além disso, o autor descreve detalhadamente o cenário, os acontecimentos e as sensações que ambos despertam nos protagonistas, criando uma atmosfera de terror e transformando a Igreja das Dores Perpétuas e todo o Vale de Gólgota em personagens dessa história.

Depois de ter concluído a leitura, procurei por uma adaptação e fiquei surpresa ao perceber que não há. "O Demônio de Gólgota" daria um ótimo filme. Melhor do que algumas continuações e reboots desnecessários que há tempos vem demonstrado uma certa falta de criatividade hollywoodiana.
grazisapienza 05/01/2024minha estante
Na verdade tem uma adaptação sim moça, inclusive vê-la foi o que me deu vontade de ler o livro

grazisapienza 05/01/2024minha estante
A adaptação se chama The Devils e foi banida por ser muito violenta e considerada herética demais. É um filme de 1971.

Jessica Becker 27/01/2024minha estante
Na verdade, o filme que você mencionou é baseado num livro de Aldous Huxley. Além disso, o livro "O Demônio de Gólgota" foi lançado somente em 1984, então o filme de 1971 não pode ter sido adaptado dele.

José Carlos 10/03/2023

Um clássico dos anos 80!
A escrita apurada do autor, junto com as descrições das cenas detalhadas, fizeram com que eu favoritasse este livro! Personagens muito bem construídos! Concordo com outra resenha em que li que, durante muitos trechos, parecia que eu estava assistindo a um daqueles clássicos de terror, com tema bem x mal! Recomendadíssimo!

Monise Nunes 11/01/2023

Aquele velho clichê do bem contra o mal, ciência vs. religião (mas, não tão velho na época da publicação).

Embora já tenha lido outro livros com a mesma premissa, esse me pegou demais. A narrativa muito bem construída, bem escrito que dá gosto de ler (o último livro que me fez parar e dizer "putz, que livro bem escrito" foi O Perfume, e lá se vão uns bons 5 anos). Fiquei completamente envolvida com a história, com os personagens e com o vale.

Eu não diria que foi o livro mais assustador que li, nem que seria um dos, mas tem sim umas partes que dão um frio na espinha (o prólogo que o diga), principalmente se estiver lendo de madrugada com o barulho do vento forte (risos).

Agnys 12/02/2023

Gostei
Temas como exorcismo, profanação, necrofilia, fé, luxúria, a luta do bem contra o mal, estão reunidos nesta história.
A ciências vs a religião.no que vc acredita?

Beto 05/03/2023

Meu Deus, como eu esperava mais desse livro! Livros de terror nunca me chamaram muito atenção, mas depois de ?O exorcista? me surpreender bastante, decidi dar chance a esse gênero.

Este título deixou muito a desejar. A escrita do autor poderia ser muito melhor.

O livro possui aquela vibe característica dos anos 80/90 de ?bem X mal?, recheada de misticismo, igreja católica representando Deus contra o demônio.

Enfim, achei uma leitura rasa, pobre e não recomendo.