O Fio Que Nos Une

O Fio Que Nos Une Deborah Strougo

Resenhas - O Fio Que Nos Une

Vanessa 08/01/2023

Vibe sessão da tarde
Desde a primeira vez que eu vi esse livro tava louca para ler ele pois sou apaixonada na lenda do fio vermelho. A proposta dele é muito boa, e o livro realmente cumpre o que promete.

É uma história que aborda o luto e o recomeço depois de uma perda de alguém que você ama muito. A escrita é super fluída e leve. Não tem nada de muito surpreende, é um livro de romance e (baixa) fantasia urbana e nos mostra como seria se a lenda do fio vermelho fosse real e alguém realmente pudesse vê-lo e juntar as almas predestinadas. Além disso tem o romance entre os personagens que é tão fofo. Esse livro trás muito aquela vibe sessão da tarde e você termina ele com um quentinho no coração. Eu amei muito a história e como tudo se desenvolveu, achei que tudo foi bem explicado e o desfecho foi incrível. Adorei que o conflito final no livro não foi entre o casal, para mim é realmente muito cansativo quando isso acontece. Achei o epílogo, mesmo tendo esse salto de cinco anos mostrando o casal principal com filhos e tudo mais, fazer total sentido com a história. Esse livro é perfeito para quem tá procurando um romancesinho para deixar o coração quentinho.

Gabriela 31/12/2022

Bom. É um livro divertido pra passar o tempo. O fio vermelho do destino, gostei de saber mais sobre essa lenda.

Marcela @ler_sim_ler_sempre 12/12/2022

Sensacional
Nesse frio nada como um bom romance, com uma pegada de fantasia e uma pitada hot pra esquentar nosso coração né ?! ? Se vc assim, como eu, também gosta. Se liga nessa dica nacional de hoje. Leitura essa, feita juntamente com a galera incrível da @lcagcomunicacao

Leticia há um ano vive o luto da perda de seu grande amor, Alexandre. Uma perda que ainda queima em seu peito. Mas que ela conta com Marina, sua melhor amiga, e também com o trabalho, que ela mergulha de cabeça. Na tentativa de superar esse luto.

Mal sabendo ela, que sua vida estava prestes a ficar de cabeça pra baixo.

??em algum momento você vai precisar viver em vez de apenas passar pela vida? um pouco de leveza e alegria são essenciais também. ?

Por insistência de Marina, elas vão em um festival num bairro japonês. Tendo depois uma especie de ?sonho? com um misterioso Senhor. Que lhe atribui uma missão. ?Juntar pessoas com suas almas gêmeas, através de um fio vermelho que ela passa a enxergar no dedo mindinho delas.

E quando esse ?fenômeno? começa a acontecer, Letícia dá uma leve pirada. Vai atrás do tal homem e tenta não olhar para o dedo mindinho das pessoas rsrsrs ? porém ela sente uma forte atração em ajudar essas pessoas à encontrar suas felicidades.

E por falar em atração, Letícia não consegue esconder o quanto baba em Thiago. O novo funcionário da empresa onde trabalha. ( nem eu ?) Vivendo aí um dilema, se está cedo ou na hora de se relacionar com outra pessoa.

??Será que Letícia ainda se unirá à alguém, como na lenda ? Será q ela se livrará dessas ?visões??

??Eu amei demais esse livro. Não conhecia a lenda do Akai ito. E fiquei fascinada. Pois sou uma romântica incurável. E acredito, muito em destino. Que ninguém entra em nossas vidas sem um motivo. E acompanhar as mudanças na vida de Letícia foi emocionante. Pois tudo foi se desenvolvendo gradualmente e de forma muito natural.
Isso sem falar em Thiago. QUERO UM PRA MIM. Ele é fofo, inteligente, nerd. Apaixonado por filmes e séries. E claro, um gato.

Vivi 01/12/2022

História bem desenvolvida, leve e muito gostosa de acompanhar, fiquei apaixonada do começo ao fim.

Jess_ 13/11/2022

Maravilhoso, perfeito, sensacional. Me envolvi muito com a história e mal vejo a hora de ler mais livros com a lenda Akai to, acredito muito nela, e ver isso em um livro foi sensacional ???

Clara1693 26/09/2022

Sem palavras para descrever!
Primeira vez que conheci uma obra da Deborah e me surpreendi muito, a escrita é muito leve e boa. O início para mim foi mais parado e lento, acredito que isso aconteceu devido às referências sobre super heróis que a autora introduziu durante os diálogos e em outras cenas, (que inclusive não sou muito chegada nesse universo), isso fez com q eu não compreendesse as piadas que muitas vezes eram internas ou simplesmente não achava graça; mas tenho que ressaltar que quem gosta desse tema em si vai amar muito.
Esse livro tem tantas reflexões que paramos para pensar mais em nossas vidas, em nosso cotidiano e também sobre os nossos sentimentos, isso foi um fator muito importante para mim, tanto para minha vida como para avaliar o livro. Gostei tanto que no final das contas fui até me acostumando com as referências; fazia um tempo que não lia um livro que me prendesse tantooo e esse cumpriu com o seu papel. Achei tudo muito profundo e envolvente, vale muito a pena. E fiquei muito surpresa com as cenas picantes, não estava esperando por isso e outra coisa que fiquei muito surpresa foi os plots, genteeee?!
Resumindo, prometeu só o básico e entregou tudooo!!!
Esse livro tem todo o meu coração! E espero encontrar a pessoa do outro lado do meu fio ?

Elaine @eumeuslivroseetc 11/08/2022

Uma das melhores autoras que já li
Há um ano Letícia vive em luto, após perder o noivo acabou se fechando para vida e se dedicando somente para o trabalho.
Decidida a tirá-la de casa, sua melhor amiga a convida para ir a um festival de cultura oriental e Letícia, mesmo hesitante, aceita o convite.
Lá encontra um senhor com quem tem uma conversa um tanto quanto esquisita e de quem ganha um amuleto japonês do amor. Mas para que ela quer aquele amuleto? Afinal, já conheceu e perdeu seu grande amor, então, ela faz um pedido no santuário do local, mas não para ela mesma.

Só que algo muito estranho acontece depois disso, Letícia começa a enxergar um fio vermelho que une almas gêmeas e que, segundo a lenda oriental akai ito, deveria ser invisível. E mais que só ver o fio do destino, ela tem a missão de ajudar os casais a ficarem juntos. Mas, como já imaginava, ela não vê um fio ligando sua vida a de outra pessoa, pois já perdeu sua chance no amor.

Ainda tentando entender a lenda e porque ela tem esse poder, Letícia se vê conectada a uma família que pode ajudá-la a encontrar as respostas. E, em meio a tudo isso, tentando seguir em frente e entendendo que não é errado voltar a ser feliz, ela conhece Thiago. E o acaso começa a colocá-los sempre um no caminho do outro, e vemos esses dois desenvolvendo uma amizade que nos deixa com um sorriso de orelha a orelha. Mas, será que eles podem desenvolver algo além da amizade, mesmo não tendo um fio ligando suas vidas?

Eu amo os livros da Deborah porque ela trabalha muito bem a amizade, além de trazer protagonistas femininas independentes, fortes e batalhadoras e protagonistas masculinos apaixonantes.

Ela trata a jornada de cura do luto de Letícia de uma forma real e, ao mesmo tempo, leve. Traz relações familiares complexas e fala sobre aceitação e perdão, aos outros e a nós mesmos. E, mesmo com temas fortes, consegue nos fazer rir muito durante a leitura, com as trabalhadas de Letícia na missão cupido e várias referências geek.

Se você gosta de comédias românticas leves e divertidas, vai amar esse livro, que tem um toque de fantasia urbana, e terminar a leitura com o coração quentinho.

site: https://www.instagram.com/eumeuslivroseetc

Renata 31/07/2022

Que delícia de livro ?
Neste livro, vamos conhecer a história da Letícia, que perdeu o marido e acabou se fechado para o amor. Quando ela vai com sua amiga para um festival no bairro japonês da sua cidade, coisas misteriosas começam a acontecer após fazer um pedido no santuário.
A narrativa aborda uma lenda japonesa que eu já tinha ouvido falar, mas não conhecia direito, então foi algo que me interessou e me intrigou bastante, completamente diferente de tudo que já li. Todas as cenas que a personagem bancava um ?cupido? me diverti e gostei bastante, um dos pontos que mais me prendeu na história.
O romance é algo bem clichê, o que eu amo, me divertiu bastante e me deixou com o coração quentinho. O enredo aborda o luto, o amor e o reencontro consigo mesmo de forma leve. Os personagens me cativaram e me diverti com eles enquanto lia. A escrita da autora é um dos pontos mais fortes da história, pois é deliciosa e muito fluida.
Recomendo para todos que amam um romance clichê com toque de mistério que deixam o coração quentinho.
Manuelle.Brandine 31/07/2022minha estante
Eu to pensando em começar

Ana Queiroz 09/07/2022

Procurando a outra ponta
Maravilhosa a história! Mais uma romance dessa vez com uma pitada de fantasia dessa autora que admiro demais! Nos apresentar essa lenda milenar de uma maneira tão linda , não tenho nem palavras! Só digo q após ler esse livro quero mais do que nunca encontrar a outra ponta do meu fio vermelho.

PorAm 22/06/2022

Que história maravilhosa, dá vontade de ler toda hora!!!
Letícia perdeu seu noivo faz e um ano e não conseguiu superar, mas sua amiga Marina insiste em tentar ajudar ela a sair para espairecer. O que Letícia não sabe é que essa saída, esse dia vai ter um grande impacto em sua vida. Ela e a amiga vão a um bairro japonês, onde Letícia encontra um senhor que lhe fala sobre o amor. Ela fica sem entender nada. Ao ir para casa e dormir, ela tem um sonho onde o mesmo senhor lhe fala que ela tem a missão de juntar as almas gêmeas.
Letícia recebeu a dádiva de ver o fio vermelho que une as almas gêmeas. Segundo a lenda japonesa, Akai Ito, as pessoas que são ligadas pelos deuses pelo fio vermelho, estão destinadas a ficar juntas. Esse fio só os deuses podem ver, mas Letícia agora pode ver também. No início, ela fica sem reação e sem entender por que logo ela recebeu uma missão que requer tanta responsabilidade.
Assim que ela vê o primeiro fio e vê a cara metade da outra pessoa, ela se sente impulsionada a fazer com que essas pessoas possam se encontrar. E estranhamente, ela se sente um pouco menos vazia quando faz isso. Com o passar dos dias, e conforme ela vai ajudando as almas gêmeas a ficarem juntas, ela vai sentindo algo muito gratificante.
Nesse meio tempo, Letícia ganha um novo colega de trabalho, Thiago. Ele acaba se tornando um grande amigo e que faz os dias de Letícia mais leves e descontraídos.
Com esse novo dom de Letícia e com a ajuda de seus amigos, ela consegue ir superando o luto aos poucos. Tudo vai aos poucos voltando a entrar nos eixos na vida de Letícia. Todas essa novidades fazem com que ela se reencontre e comece a abrir seu coração para novas experiências.
Esse livro deixou meu coração quentinho e o único defeito dele é que ele acaba. Eu simplesmente amei os personagens e a escrita da autora é tão fluida que engata a gente na leitura. E as referências são as melhores, eu só tenho elogios pra essa história linda!

Aione 31/05/2022

O fio que nos une é o lançamento de Deborah Strougo pela editora V&R. Através de uma escrita envolvente, a autora entrega uma história com características tipicamente de suas obras, mas com um toque novo: uma pitada de fantasia.

Após a morte do noivo em um acidente, Letícia se fechou para o amor, focando no trabalho para não ter que lidar com a dor do luto. Depois de visitar um festival japonês, ela passa a enxergar fios vermelhos amarrados no mindinho das pessoas. É quando Letícia descobre que assumiu uma missão: a de juntar almas gêmeas, que devem se conectar através dos fios invisíveis em seus dedos.

O fio que nos une é baseado na lenda Akai Ito, originária da China e que, ao passar das gerações, foi se modificando e se popularizou também no Japão, de onde Deborah Strougo se inspirou. Embora essa premissa fantástica seja inédita nas obras da autora, que até então não tinha publicado nada ligado à fantasia, o romance é bastante característico de seus outros títulos: traz uma comédia romântica leve e divertida, apesar de algumas passagens mais sensíveis por conta do tema do luto.

Em uma escrita rápida e envolvente, O fio que nos une é narrado em primeira pessoa, de maneira a aproximar o leitor dos pensamentos e emoções de Letícia. Foi uma leitura que devorei, sem nem sentir o virar de páginas. Mesmo que a protagonista lide com o passado, o foco da história não está no aprofundamento dessa dor, mas sim em sua reabertura para o amor, de maneira que vemos o surgimento de uma nova relação bem aos moldes da autora: uma construção bem-humorada e apaixonante do casal. Também por isso, a premissa fantástica, embora presente, não é central. Letícia se vê envolvida em juntar alguns casais, mas não de maneira a ser o foco do enredo. Aliás, a preocupação maior está na compreensão do porquê de ela ter passado a enxergar o fio do que na execução da missão em si.

Paralelamente ao casal principal, as relações com personagens secundários torna a trama mais interessante. A amizade de Letícia com a melhor amiga confere emoções positivas ao enredo, assim como a busca da protagonista por entender o mistério de sua nova missão dá a ele um toque de mistério, tornando-o mais instigante.

No resumo, O fio que nos une foi uma leitura gostosa, sobretudo por sua agilidade e capacidade de envolvimento. Não foi um livro que me arrebatou, mas que cumpriu sua função de me entreter e me deixar com o coração aquecido ao finalizá-lo.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2022/05/17/resenha-o-fio-que-nos-une-deborah-strougo/

Thamires.Sobral 31/05/2022

Leitura incrível ... Simplesmente sensacional!
Em “O fio que nos une” iremos conhecer Letícia que se fechou para mundo, após perder seu noivo em um acidente, ela acredita que seu coração não se recuperar, não sendo possível amar novamente, mas sua vida mudará totalmente, quando Mari sua melhor amiga lhe chamar para um festival no bairro japonês da cidade, no santuário Letícia fará um pedido e coisas misteriosas irão começar a acontecer.

Letícia recebeu uma grande missão e agora consegue ver um fio vermelho no dedo mindinho das pessoas, e através dele e possível enxergar a alma gêmea daquela pessoa, logo após o susto, ela tenta ignorar e evita olhar para o dedo das pessoas, contudo logo vai perceber que é impossível e agora precisa ajudar as pessoas se conectarem com o amor da sua vida.

Enquanto está lidando com sua missão, ela que trabalha em uma empresa de publicidade, conhece seu novo colega Thiago, que é lindo, sexy, simpático, usa camisetas engraçadas e cheia de referências ao mundo geek, praticante nosso Chris Evans na pele de Steven Rogers, devo admitir que Thiago entrou no primeiro lugar da minha lista de crush e acho bem difícil alguém consegui esse lugar.

Thiago chegou também para mostrar a Letícia que o amor pode renascer de uma maneira leve e sem que ela perceba, acompanhar a evolução da Le e como ela vai superando aos poucos o luto, foi algo maravilhoso.

A escrita da Deborah e totalmente rápida e envolvente, nos conectamos tanto a Leticia que é impossível não devorar essas páginas em horas, sabe aquele livro que seria um filme perfeito, esse é um deles, estilo sessão da tarde, que aborda um tema sensível o Luto de uma forma divertida e leve, a construção do casal foi apaixonante e eu torci muito para que o beijo acontecesse, fazia um tempinho que não tinha essa sensação durante uma leitura, e foi tão gostoso acompanhar e no final estava com sorrido no rosto.

Por fim, esse é um livro recheado de referenciadas ao mundo geek e cultura pop, com um casal fofo, com diálogos divertidos e descontraídos, sobre emoção, amizade, luto, se reerguer, com um plot bombástico, e que deixou o coração quentinho, eu confesso que se a Deborah escrevesse mais páginas, iria continuar amando, pois, a parte mais difícil dessa leitura foi concluir, só peço que deem uma oportunidade e confiram essa leitura que ganhou todo meu coração e foi uma grata surpresa que tornou-se um favorito.

Yasmim Braga 30/05/2022

LEVE, DIVERTIDO, ROM NTICO E COM UM TOQUE MISTERIOSO.
Em O fio que nos une, vamos conhecer Letícia, uma moça que perdeu o noivo há um ano e, desde então, vem lutando para reencontrar a felicidade. Ela acaba tendo um momento misterioso (ou seria um sonho?) onde um senhor lhe diz que seu propósito é juntar as pessoas destinadas a ficarem juntas e, só assim, ela encontrará seu caminho para o amor.

Desde então, Letícia passa a enxergar fios vermelhos amarrados no mindinho das pessoas e, ao mesmo tempo, consegue ver as almas gêmeas de todos. Nessa sua trajetória, vamos vendo seu desabrochar: de uma mulher triste e sem esperança para uma mulher alegre e alto astral.

Também iremos acompanhar Letícia conhecendo Thiago, um rapaz nerd, lindo e super divertido que consegue conquistar todos ao seu redor. Eu simplesmente amei esses dois! Gente, não dá, foram personagens muito bem construídos, parecia que eu conhecia eles! O romance foi envolvente e eu shippei forte.
Gostei também da amizade que a Letícia tem com Marina, sua melhor amiga. É muito linda a união delas e o apoio que uma dá a outra, é o tipo de amizade mais verdadeira que existe.

Deborah tem uma escrita super fluida e leve, me fez querer terminar tudo no mesmo dia, de tão gostosa que foi a narrativa! E as inúmeras referências de filmes e séries da cultura pop? Isso foi tudo. Apenas. Thiago é o meu tipo de crush e fiquei apaixonadinha mesmo. Tudo que posso dizer é: leiam esse romance. Uma indicação sobre fé, esperança, resiliência, os vários tipos de amor, amizade, união, livre arbítrio e destino. Tenho certeza que vão sair dessa leitura alegres e renovados. Também super vale se quiser sair de uma ressaca literária

site: https://www.instagram.com/yasliterarte

Fabi | @ps.leitura 25/05/2022

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Você já parou e pensou em como estamos conectados com alguém, com a nossa alma gêmea, mas nunca saberemos até que este momento realmente chegue? O Fio que Nos Une, escrito pela Deborah Strougo e publicado pela VR Editora, vamos conhecer mais sobre o fio vermelho do destino.

Letícia teve um ano bem difícil. Após perder seu noivo, ela sente que nada mais faz sentido em sua vida e acaba se fechando para o mundo, desacreditando em tudo, principalmente no amor.

Um ano após o acidente, sua melhor amiga, Marina, a leva para um festival no bairro japonês da cidade e Letícia acaba fazendo um pedido no santuário local. Apesar de não acreditar muito nisso, aquele senhor na sua frente a deixou bem convincente sobre o assunto.

Desse momento em diante, coisas misteriosas começam a acontecer e Letícia se vê numa missão inesperada: juntar as almas gêmeas que estão conectadas pelo fio vermelho do destino, além de ter que lidar com a sua própria vida e situações inesperadas.

Não é novidade para ninguém o quanto eu amo as obras da Deborah Strougo e ela tem uma escrita totalmente leve e envolvente, fazendo com que a gente se sinta parte da obra e até mesmo um pedacinho da personagem.

Já imaginou como seria sua vida se você conseguisse enxergar fio vermelho na mão de pessoas desconhecidas e conhecidas, e saber exatamente quem é a sua alma gêmea? A forma como a autora abordou essa lenda japonesa me deixou totalmente envolvida com a trama - como não conhecia muito sobre o assunto, fiquei realmente encantada.

E com diversas situações que acontecem ao longo de cada capítulo, a gente se questiona sobre diversas coisas. Muitas vezes acreditamos que aquela pessoa é a nossa alma gêmea, mas será mesmo? Será que o destino não nos reserva algo diferente do que jamais imaginamos? Tudo está conectado com as escolhas que fazemos ao longo de nossas vidas.

Os personagens são realmente apaixonantes! Letícia mostra que, apesar do tempo que esteve de luto, está disposta a reconstruir a sua vida; Marina é aquela que a gente gostaria de ter como amiga, sempre apoiando e pronta para qualquer situação; e Thiago, um dos colegas de escritório, é um cara divertido, todo trabalhado nas referências geeks e que a gente se apaixona facilmente.

Por falar no Thiago... assim que ele entra em cena, o livro fica ainda mais envolvente. É possível perceber a conexão entre ele e Letícia logo de cara, deixando o leitor totalmente "eufórico" em descobrir mais sobre o seu passado e porque, assim como Letícia, ele não possui um fio vermelho em seu dedo. Será que ele também teve um amor perdido?

Mas assim como os personagens principais, os secundários também possuem uma grande importância na história, afinal, sem o senhor que aparece logo nos primeiros capítulos, nada disso teria acontecido na vida de Letícia. E tudo que ocorre após isso, deixa aquela sensação de "quero mais".

Mas O Fio que nos Une é uma história que vai além do romance. Ele fala sobre luto, aceitação e retorno à vida. Sobre as infinitas possibilidades após perder alguém que amamos e a certeza de que merecemos viver intensamente a nossa vida. É um livro repleto de reflexões.

Narrado em primeira pessoa, temos uma história extremamente envolvente, que nos faz repensar sobre muitas questões de nossa vida, além de arrancar suspiros, proporcionar risadas e deixar o coração quentinho.

site: https://www.psamoleitura.com/2022/05/resenha-o-fio-que-nos-une-deborah-strougo.html