O Fio Que Nos Une

O Fio Que Nos Une Deborah Strougo

Resenhas - O Fio Que Nos Une

Aione 31/05/2022

O fio que nos une é o lançamento de Deborah Strougo pela editora V&R. Através de uma escrita envolvente, a autora entrega uma história com características tipicamente de suas obras, mas com um toque novo: uma pitada de fantasia.

Após a morte do noivo em um acidente, Letícia se fechou para o amor, focando no trabalho para não ter que lidar com a dor do luto. Depois de visitar um festival japonês, ela passa a enxergar fios vermelhos amarrados no mindinho das pessoas. É quando Letícia descobre que assumiu uma missão: a de juntar almas gêmeas, que devem se conectar através dos fios invisíveis em seus dedos.

O fio que nos une é baseado na lenda Akai Ito, originária da China e que, ao passar das gerações, foi se modificando e se popularizou também no Japão, de onde Deborah Strougo se inspirou. Embora essa premissa fantástica seja inédita nas obras da autora, que até então não tinha publicado nada ligado à fantasia, o romance é bastante característico de seus outros títulos: traz uma comédia romântica leve e divertida, apesar de algumas passagens mais sensíveis por conta do tema do luto.

Em uma escrita rápida e envolvente, O fio que nos une é narrado em primeira pessoa, de maneira a aproximar o leitor dos pensamentos e emoções de Letícia. Foi uma leitura que devorei, sem nem sentir o virar de páginas. Mesmo que a protagonista lide com o passado, o foco da história não está no aprofundamento dessa dor, mas sim em sua reabertura para o amor, de maneira que vemos o surgimento de uma nova relação bem aos moldes da autora: uma construção bem-humorada e apaixonante do casal. Também por isso, a premissa fantástica, embora presente, não é central. Letícia se vê envolvida em juntar alguns casais, mas não de maneira a ser o foco do enredo. Aliás, a preocupação maior está na compreensão do porquê de ela ter passado a enxergar o fio do que na execução da missão em si.

Paralelamente ao casal principal, as relações com personagens secundários torna a trama mais interessante. A amizade de Letícia com a melhor amiga confere emoções positivas ao enredo, assim como a busca da protagonista por entender o mistério de sua nova missão dá a ele um toque de mistério, tornando-o mais instigante.

No resumo, O fio que nos une foi uma leitura gostosa, sobretudo por sua agilidade e capacidade de envolvimento. Não foi um livro que me arrebatou, mas que cumpriu sua função de me entreter e me deixar com o coração aquecido ao finalizá-lo.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2022/05/17/resenha-o-fio-que-nos-une-deborah-strougo/

Ludy 18/05/2022

Uma palavra para descrever esse livro seria: Encantador.

O tema principal sobre o fio vermelho do destino ? Akai Ito ? foi o que me deixou louca para ler a obra logo de cara e posso dizer que sempre tive paixão por essa lenda (já que cresci assistindo animes e lendo mangás). A forma como a autora se inspirou nela para a escrita do livro foi extraordinária, até mesmo, porque a Deborah realmente usou o contexto histórico da mesma. Sem mais delongas, é uma leitura leve, com muitas risadas e cenas que aquecem o coração, uma escrita impecável, além das referências causarem um sentimento de estar incluída na história, o meu lado nerd comemorou !! Os personagens foram bem desenvolvidos e a forma como a autora abordou o luto foi revigorante. O único ponto negativo foi que o plot não me surpreendeu. É um livro que eu recomendaria para sair da ressaca literária.

Leticia perdeu o seu noivo a cerca de um ano, mas o luto ainda esta presente em sua vida, ela se fechou pro mundo e deu todas as suas energias voltadas para o trabalho, mas tudo muda em sua vida quando a mesma vai passear em uma bairro Japonês com a sua amiga Mari. Ela começa a enxergar a vinha vermelha do destino no dedo mindinho de todas as pessoas, e quem esta do outro lado desse fio, portanto, ela passa a ter a missão de conciliar/ajudar as almas gêmeas. Alem disso, um novo Rapaz é contratado na empresa que ela trabalha e a cada dia, Leticia e Tiago ficam mais próximos. Será que ela dará a chance de viver um novo amor, a chance de voltar a vida e aceitar que tudo esta destinado?

LivrosdaAri 09/05/2022

Uma delícia de livro
Uma história que fala sobre o amor, sobre o luto, sobre se reencontrar e seguir em frente.
Aqui vamos encontrar a Letícia que perdeu seu noivo, e não consegue seguir sua vida.
Até que ela conhece a lenda Akai Ito onde diz que todo mundo tem sua alma gêmea.
Amei o livro e os personagens, fiquei apaixonada por Thiago.

Andressa Tanabe 19/05/2022

LIVRO FAVORITO DA VIDA!
Este livro me envolveu do início ao fim. Vi-me imersa nos últimos capítulos de uma forma absurda, tamanha as emoções que senti e lágrimas que derramei. Uma estória linda, não apenas de amor com quentinho no coração, mas com grandes lições sobre a cultura japonesa, gratidão à vida, recomeços e acima de tudo a se permitir viver.
Ina 19/05/2022minha estante
Amigas, suas palavras sempre me incentiva a ler romances ??

Andressa Tanabe 20/05/2022minha estante
Amiga, assim eu choro! Sua linda, espero que leia muitos romances porque vale muito a pena ??

Andressa Tanabe 20/05/2022minha estante
Aliás, leia este romance que fiz a resenha, porque é baseado na mesma lenda japonesa de "your name" que amamos!

Ina 21/05/2022minha estante
Vou colocar na minha lista para ler ele ?? com toda a certeza

Andressa Tanabe 21/05/2022minha estante
Ebaaa!! Faça isso e leia, porque tenho certeza que você irá amar!! ??

Gabriela 31/12/2022

Bom. É um livro divertido pra passar o tempo. O fio vermelho do destino, gostei de saber mais sobre essa lenda.

Alexia | @livrosdalex 07/05/2022

A Netfix precisa adaptar essa história!
Um ano após perder o noivo, Letícia recebe um dom misterioso que possui uma grande missão: ela é capaz de ver o fio invisível do destino, o fio vermelho no dedo mindinho que conecta cada pessoa a sua alma gêmea. Incapaz de ser ignorado por Letícia, agora ela precisa ajudar cada pessoa a encontrar e se conectar com o amor de sua vida.

Baseada na lenda Akai Ito, a Deborah Strougo construiu a história da Letícia, uma mulher que acredita que não existe mais amor para a sua vida após perder sua alma gêmea.

A escrita da Deborah é super fluída e muito fácil de ler, tanto que eu fui devorando o livro. Pela sinopse, eu acreditava que o livro iria se aprofundar na questão do luto, mas, na verdade, ele parte do momento em que a protagonista está disposta a se reerguer e voltar a viver, se permitindo para coisas novas da vida.

É claro que ela não esperava que o destino fosse usá-la como uma agente para unir casais felizes, né? Mas isso foi um ponto alto da história que trouxe bom humor e me passou aquela sensação de filme divertido de sessão da tarde, sabe? Inclusive, acredito que essa história daria um excelente filme da Netflix!

Confesso que não me apeguei muito ao casal em potencial da história, esperava um pouco mais de emoção e conflito nesse desenvolvimento para me fazer vibrar por eles. Outro ponto que me desagradou um pouco foram os diálogos, que acho que poderiam ser melhor construídos para parecerem mais naturais.

No entanto, tudo isso ficou irrelevante quando eu cheguei ao final da história e tomei um grande susto com uma revelação bombástica! Fiquei literalmente de boca aberta por minutos, desacreditada. E isso me deixou muito feliz. Afinal, nada melhor que um livro terminar com chave de ouro, né?

Se você quer uma leitura leve, despretensiosa, na melhor vibe de filminho divertido da sessão da tarde, vale a pena ler O Fio que Nos Une!

site: https://www.osdeliriosliterariosdelex.com.br/

Flávia Nunes 16/05/2022

Luto e aceitação.
Recomeço.

Viver.

Você conhece a lenda do Akai ito?
É uma lenda que diz que quando a pessoa é destinada a outra, ambas têm um laço vermelho invisível que as ligam, no dedo mindinho.

Agora, vamos a história:
A história começa um ano após Letícia perder o seu grande amor, desanimada e desacreditada no amor, ela focou no trabalho e deixou de enxergar qualquer coisa boa que a vida pudesse lhe proporcionar, até que sua amiga Marina a levou para visitar um santuário local japonês em sua cidade?

Letícia faz um pedido.
Ela recebe uma missão.

O que fazer?
Como seguir?

É lindo ver a Letícia se reerguer e o mais interessante é que é como se ela nem percebesse? Tudo começa fluir?

A amizade da Letícia com a Marina é um ponto crucial na história, forte, confiável e verdadeira, como toda amizade deve ser.

Nesse tempo, surge o Thiago, seu colega de trabalho e ele veio para mostrar que o amor pode renascer, e além disso, ser leve e tranquilo.

Enfim, é uma história fofa, romântica e leve, apesar de tratar o luto, pois a autora consegue transformar tudo em uma forma tão singela e singular que te acalma.

Um ponto que eu gostaria de salientar é como o novo casal se construiu, foi tão tranquilo, no seu tempo, sem conflito mirabolante, mostrando que o AMOR é isso, é paz e que se você tá vivendo qualquer relação que te faz mal, não é amor.

Outro ponto importante é que a chefe da Letícia se chama Flávia e eu amei, nunca li nada com nenhum personagem com meu nome ?.

Recomendo mil vezes!
Favoritado ????

Clara1693 26/09/2022

Sem palavras para descrever!
Primeira vez que conheci uma obra da Deborah e me surpreendi muito, a escrita é muito leve e boa. O início para mim foi mais parado e lento, acredito que isso aconteceu devido às referências sobre super heróis que a autora introduziu durante os diálogos e em outras cenas, (que inclusive não sou muito chegada nesse universo), isso fez com q eu não compreendesse as piadas que muitas vezes eram internas ou simplesmente não achava graça; mas tenho que ressaltar que quem gosta desse tema em si vai amar muito.
Esse livro tem tantas reflexões que paramos para pensar mais em nossas vidas, em nosso cotidiano e também sobre os nossos sentimentos, isso foi um fator muito importante para mim, tanto para minha vida como para avaliar o livro. Gostei tanto que no final das contas fui até me acostumando com as referências; fazia um tempo que não lia um livro que me prendesse tantooo e esse cumpriu com o seu papel. Achei tudo muito profundo e envolvente, vale muito a pena. E fiquei muito surpresa com as cenas picantes, não estava esperando por isso e outra coisa que fiquei muito surpresa foi os plots, genteeee?!
Resumindo, prometeu só o básico e entregou tudooo!!!
Esse livro tem todo o meu coração! E espero encontrar a pessoa do outro lado do meu fio ?

Fabi | @ps.leitura 25/05/2022

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Você já parou e pensou em como estamos conectados com alguém, com a nossa alma gêmea, mas nunca saberemos até que este momento realmente chegue? O Fio que Nos Une, escrito pela Deborah Strougo e publicado pela VR Editora, vamos conhecer mais sobre o fio vermelho do destino.

Letícia teve um ano bem difícil. Após perder seu noivo, ela sente que nada mais faz sentido em sua vida e acaba se fechando para o mundo, desacreditando em tudo, principalmente no amor.

Um ano após o acidente, sua melhor amiga, Marina, a leva para um festival no bairro japonês da cidade e Letícia acaba fazendo um pedido no santuário local. Apesar de não acreditar muito nisso, aquele senhor na sua frente a deixou bem convincente sobre o assunto.

Desse momento em diante, coisas misteriosas começam a acontecer e Letícia se vê numa missão inesperada: juntar as almas gêmeas que estão conectadas pelo fio vermelho do destino, além de ter que lidar com a sua própria vida e situações inesperadas.

Não é novidade para ninguém o quanto eu amo as obras da Deborah Strougo e ela tem uma escrita totalmente leve e envolvente, fazendo com que a gente se sinta parte da obra e até mesmo um pedacinho da personagem.

Já imaginou como seria sua vida se você conseguisse enxergar fio vermelho na mão de pessoas desconhecidas e conhecidas, e saber exatamente quem é a sua alma gêmea? A forma como a autora abordou essa lenda japonesa me deixou totalmente envolvida com a trama - como não conhecia muito sobre o assunto, fiquei realmente encantada.

E com diversas situações que acontecem ao longo de cada capítulo, a gente se questiona sobre diversas coisas. Muitas vezes acreditamos que aquela pessoa é a nossa alma gêmea, mas será mesmo? Será que o destino não nos reserva algo diferente do que jamais imaginamos? Tudo está conectado com as escolhas que fazemos ao longo de nossas vidas.

Os personagens são realmente apaixonantes! Letícia mostra que, apesar do tempo que esteve de luto, está disposta a reconstruir a sua vida; Marina é aquela que a gente gostaria de ter como amiga, sempre apoiando e pronta para qualquer situação; e Thiago, um dos colegas de escritório, é um cara divertido, todo trabalhado nas referências geeks e que a gente se apaixona facilmente.

Por falar no Thiago... assim que ele entra em cena, o livro fica ainda mais envolvente. É possível perceber a conexão entre ele e Letícia logo de cara, deixando o leitor totalmente "eufórico" em descobrir mais sobre o seu passado e porque, assim como Letícia, ele não possui um fio vermelho em seu dedo. Será que ele também teve um amor perdido?

Mas assim como os personagens principais, os secundários também possuem uma grande importância na história, afinal, sem o senhor que aparece logo nos primeiros capítulos, nada disso teria acontecido na vida de Letícia. E tudo que ocorre após isso, deixa aquela sensação de "quero mais".

Mas O Fio que nos Une é uma história que vai além do romance. Ele fala sobre luto, aceitação e retorno à vida. Sobre as infinitas possibilidades após perder alguém que amamos e a certeza de que merecemos viver intensamente a nossa vida. É um livro repleto de reflexões.

Narrado em primeira pessoa, temos uma história extremamente envolvente, que nos faz repensar sobre muitas questões de nossa vida, além de arrancar suspiros, proporcionar risadas e deixar o coração quentinho.

site: https://www.psamoleitura.com/2022/05/resenha-o-fio-que-nos-une-deborah-strougo.html

Yasmim Braga 30/05/2022

LEVE, DIVERTIDO, ROM NTICO E COM UM TOQUE MISTERIOSO.
Em O fio que nos une, vamos conhecer Letícia, uma moça que perdeu o noivo há um ano e, desde então, vem lutando para reencontrar a felicidade. Ela acaba tendo um momento misterioso (ou seria um sonho?) onde um senhor lhe diz que seu propósito é juntar as pessoas destinadas a ficarem juntas e, só assim, ela encontrará seu caminho para o amor.

Desde então, Letícia passa a enxergar fios vermelhos amarrados no mindinho das pessoas e, ao mesmo tempo, consegue ver as almas gêmeas de todos. Nessa sua trajetória, vamos vendo seu desabrochar: de uma mulher triste e sem esperança para uma mulher alegre e alto astral.

Também iremos acompanhar Letícia conhecendo Thiago, um rapaz nerd, lindo e super divertido que consegue conquistar todos ao seu redor. Eu simplesmente amei esses dois! Gente, não dá, foram personagens muito bem construídos, parecia que eu conhecia eles! O romance foi envolvente e eu shippei forte.
Gostei também da amizade que a Letícia tem com Marina, sua melhor amiga. É muito linda a união delas e o apoio que uma dá a outra, é o tipo de amizade mais verdadeira que existe.

Deborah tem uma escrita super fluida e leve, me fez querer terminar tudo no mesmo dia, de tão gostosa que foi a narrativa! E as inúmeras referências de filmes e séries da cultura pop? Isso foi tudo. Apenas. Thiago é o meu tipo de crush e fiquei apaixonadinha mesmo. Tudo que posso dizer é: leiam esse romance. Uma indicação sobre fé, esperança, resiliência, os vários tipos de amor, amizade, união, livre arbítrio e destino. Tenho certeza que vão sair dessa leitura alegres e renovados. Também super vale se quiser sair de uma ressaca literária

site: https://www.instagram.com/yasliterarte

Elaine @eumeuslivroseetc 11/08/2022

Uma das melhores autoras que já li
Há um ano Letícia vive em luto, após perder o noivo acabou se fechando para vida e se dedicando somente para o trabalho.
Decidida a tirá-la de casa, sua melhor amiga a convida para ir a um festival de cultura oriental e Letícia, mesmo hesitante, aceita o convite.
Lá encontra um senhor com quem tem uma conversa um tanto quanto esquisita e de quem ganha um amuleto japonês do amor. Mas para que ela quer aquele amuleto? Afinal, já conheceu e perdeu seu grande amor, então, ela faz um pedido no santuário do local, mas não para ela mesma.

Só que algo muito estranho acontece depois disso, Letícia começa a enxergar um fio vermelho que une almas gêmeas e que, segundo a lenda oriental akai ito, deveria ser invisível. E mais que só ver o fio do destino, ela tem a missão de ajudar os casais a ficarem juntos. Mas, como já imaginava, ela não vê um fio ligando sua vida a de outra pessoa, pois já perdeu sua chance no amor.

Ainda tentando entender a lenda e porque ela tem esse poder, Letícia se vê conectada a uma família que pode ajudá-la a encontrar as respostas. E, em meio a tudo isso, tentando seguir em frente e entendendo que não é errado voltar a ser feliz, ela conhece Thiago. E o acaso começa a colocá-los sempre um no caminho do outro, e vemos esses dois desenvolvendo uma amizade que nos deixa com um sorriso de orelha a orelha. Mas, será que eles podem desenvolver algo além da amizade, mesmo não tendo um fio ligando suas vidas?

Eu amo os livros da Deborah porque ela trabalha muito bem a amizade, além de trazer protagonistas femininas independentes, fortes e batalhadoras e protagonistas masculinos apaixonantes.

Ela trata a jornada de cura do luto de Letícia de uma forma real e, ao mesmo tempo, leve. Traz relações familiares complexas e fala sobre aceitação e perdão, aos outros e a nós mesmos. E, mesmo com temas fortes, consegue nos fazer rir muito durante a leitura, com as trabalhadas de Letícia na missão cupido e várias referências geek.

Se você gosta de comédias românticas leves e divertidas, vai amar esse livro, que tem um toque de fantasia urbana, e terminar a leitura com o coração quentinho.

site: https://www.instagram.com/eumeuslivroseetc

Renata 31/07/2022

Que delícia de livro ?
Neste livro, vamos conhecer a história da Letícia, que perdeu o marido e acabou se fechado para o amor. Quando ela vai com sua amiga para um festival no bairro japonês da sua cidade, coisas misteriosas começam a acontecer após fazer um pedido no santuário.
A narrativa aborda uma lenda japonesa que eu já tinha ouvido falar, mas não conhecia direito, então foi algo que me interessou e me intrigou bastante, completamente diferente de tudo que já li. Todas as cenas que a personagem bancava um ?cupido? me diverti e gostei bastante, um dos pontos que mais me prendeu na história.
O romance é algo bem clichê, o que eu amo, me divertiu bastante e me deixou com o coração quentinho. O enredo aborda o luto, o amor e o reencontro consigo mesmo de forma leve. Os personagens me cativaram e me diverti com eles enquanto lia. A escrita da autora é um dos pontos mais fortes da história, pois é deliciosa e muito fluida.
Recomendo para todos que amam um romance clichê com toque de mistério que deixam o coração quentinho.
Manuelle.Brandine 31/07/2022minha estante
Eu to pensando em começar

Camila 20/05/2022

Primeiro livro favoritado de 2022
Letícia é uma jovem batalhadora, divertida, que sonha em ficar do lado do seu grande amor. Mas, após perder o noivo em um acidente, ela se fecha para o mundo. Para dar uma animada na amiga, Marina a leva para um festival no bairro japonês da cidade, e Letícia acaba fazendo um pedido no santuário local. No dia seguinte, coisas misteriosas começam a acontecer, nossa protagonista recebe uma grande missão: juntar almas gêmeas que estão conectadas pelo misterioso fio vermelho do destino.

A obra é baseada na “Akai Ito”, lenda asiática diz que quando uma pessoa é destinada a outra, ambas possuem um laço vermelho no dedo mindinho, que as ligam. O fio não é visível a olho nu, mas está lá desde o nascimento.

E a protagonista começa a enxergar esse fio vermelho e acompanhamos ela nessa jornada de descobrir como isso foi acontecer e porque ela foi escolhida para essa missão, em uma narrativa escrita em primeira pessoa.

Foi uma grande surpresa conhecer a Deborah Strougo, ainda não tinha lido nenhum livro da autora e fiquei apaixonada pela sua escrita. É um Chick Lit de 298 páginas que você nem percebe o tempo passar. Ótima sugestão para quem quer sair da ressaca literária.

Tem comédia, romance, algumas cenas mais ~calientes, amizade, luto, relacionamento, referências geeks, personagens carismáticos e uma trama com vários plot twists que fizeram me apaixonar e favoritar este livro.

A idade de leitura é para +18 anos.

site: https://www.instagram.com/p/Cdy_cvuLfon/

Ana Queiroz 09/07/2022

Procurando a outra ponta
Maravilhosa a história! Mais uma romance dessa vez com uma pitada de fantasia dessa autora que admiro demais! Nos apresentar essa lenda milenar de uma maneira tão linda , não tenho nem palavras! Só digo q após ler esse livro quero mais do que nunca encontrar a outra ponta do meu fio vermelho.