As lembranças em nós

As lembranças em nós Diana Scarpine

Resenhas - As lembranças em nós

Resenha da Pri 18/04/2024

Continuação do livro as lágrimas em seus olhos.

Gostei de ver o crescimento do Sabino, mesmo diante de muitos percalços, ele conseguiu se erguer e virou um professor.

Enquanto isso, Paulina vive trancada dentro de casa. Nesse livro vemos uma mudança de vida dos dois personagens, principalmente financeiramente falando.

Ela vive conforme o pai e a mãe quer, deixando de lado suas próprias vontades. Para sair e trabalhar ela não serve, mas para cozinhar e limpar a casa, praticamente como uma empregada, ela serve.

Demorou para ela conseguir se livrar correntes que a mãe a prendia, e enfim ela saiu em busca da sua própria vida.

Amante dos Livros 21/01/2024

O amor precisa vencer os preconceitos e reclusão
"As Lembranças em Nós," da autora Diana Scarpine, é uma obra profundamente envolvente que nos transporta para as vidas complexas de Paulina e Sabino. Paulina, uma mulher albina com sequelas de poliomielite, encontra-se à margem da sociedade, vítima do preconceito e da reclusão impostos por sua própria família. A trama desvela as dolorosas lembranças que a assombram, remetendo ao romance trágico vivido com Sabino.
Por outro lado, Sabino, apesar de possuir um bom emprego e uma vida aparentemente confortável, enfrenta uma batalha interna. As lembranças de Paulina o atormentam, questionando a felicidade que a vida atual aparenta oferecer. A narrativa hábil de Scarpine mergulha nas profundezas desses personagens, revelando as consequências do preconceito e explorando as complexidades do amor e do sofrimento.
A trama se desdobra em uma teia de perguntas intrigantes, após cinco anos separados um do outro. O que aconteceu entre Paulina e Sabino? O livro vai alternando entre os pontos de vistas dos protagonistas, se passa no período da pandemia de Covid, e vai intercalando o passado e o presente. Como o preconceito moldou e modificou suas trajetórias? Existe um verdadeiro amor subjacente ou tudo não passou de um equívoco de jovens corações solitários? O leitor é conduzido por uma jornada emocional enquanto as lembranças entrelaçadas desses protagonistas são exploradas.
A habilidade única de Scarpine em abordar temas profundos e desconfortáveis, já evidente em "As Lágrimas em Seus Olhos," ressurge em "As Lembranças em Nós," oferecendo não apenas uma história envolvente, mas uma duologia repleta de assuntos que "incomodam", preconceitos, exclusão social da pessoa com deficiência, descriminação, como também representatividade e uma perspectiva que desafia os padrões tradicionais.

Terezinha.Clepf 20/08/2023

REFLEXÃO PARA A VIDA...
MINHAS CONSIDERAÇÕES
"... o mundo seria bem melhor se as pessoas aceitassem a diversidade, seja ela uma deficiência, diferentes cores de pele e/ou etnia, diferentes preferências sexuais, etc..."

Neste segundo livro, são muitas emoções, sendo que a autora, além de vivenciar algumas questões relatadas, nos apresenta de forma mensurável uma história de amor com temática reflexiva sobre o universo das pessoas com deficiência.

Corações destroçados, sem compaixão, mediante uma dor dilacerante, Paulina e Sabino sofrem e são vítimas de preconceito de onde menos se espera. A própria família de Paulina é um poço maldito de preconceito que não aceitam as diversidades e são incapazes de respeitar o próximo...

O descabido preconceito da família de Paulina, é imperdoável, me fez ter péssimos sentimentos por sua genitora que nem mesmo o pior ser humano mereceria.

Sempre o melhor caminho será o amor e Paulina com Sabino nos deixam ao final deste enredo uma lição de vida que deve ser uma reflexão diária.

Minha avaliação: CINCO ESTRELAS

Debora.Cavalcanti 06/06/2023

Muito lindo
? A continuação da história de Paulina e Sam ?

? Esse livro me surpreendeu desde o início, pois eu não esperava que eles ficassem separados e já de cara buuum, me lasquei amigos e amigas.

? Uma história muito linda em que mostra a visão da autora sobre o amor, para ela o amor sempre vencerá. Paulina é albina e tem sequelas da pólio, Sabino é pobre filho da empregada. Já imaginou para uma família rica e preconceituosa o que isso significa? O desafio dos dois é visto em cada página, a cada lágrima dos personagens eu sofria juntinho. Vale muito a pena conhecer a história dos dois.

? A leitura foi muito muito fluida, fazia muito tempo que eu não devorava um livro como fiz com esse. Eu achei uma história muito boa, mas não mexeu tanto comigo a ponto de chegar as 5 estrelas. Achei melhor do que o segundo, pela superação etc, então se eu pudesse abaixava a nota do primeiro só para equiparar haha. A história me fez refletir muito sobre acessibilidade, coisa que acompanho muito com amigos meus e família também. E sim pessoas sem deficiência devem lutar pelos direitos de quem as tem, um ajudando o outro e sempre avante ?

Sandy Belly 08/04/2023

Mais do que só lembranças
Após 5 anos separados o destino encontra um jeito de unir a vida de Paulina e Sabino novamente.

Depois do desencontro com a mãe de Paulina, Sabino foi obrigado a se afastar de sua amada. Já Paulina teve que viver esses anos presa em sua casa, sem contato com seus aparelhos eletrônicos.

Posteriormente, cansada de ter seus direitos desrespeitados Paulina decide encontrar um emprego e enfim encontrar sua liberdade.

O livro vai retratar os anseios de Paulina e sua luta pela liberdade, também vamos acompanhar o desfecho do casal e as dificuldades que tiveram durante a pandemia do COVID-19.

Esse livro me conquistou profundamente, é um dos melhores romances que já li!

Kemily Heleno 01/03/2023

O que tiver que ser, será
O que posso dizer sobre esse livro?
Um casal separado pelo preconceito?
Sentimentos reprimidos?
Mentiras, Traições, Armações e Desencontros?
Ou posso apenas falar sobre o amor, perdão, felicidade e superação?
Este livro é uma continuação do livro ?As lágrimas em seus olhos?, mas a autora o escreveu de tal forma que você não precise ler o primeiro para entender o segundo (mas eu recomendo a leitura por que ele é muito bom, rs).
A história se trata de um casal, duas pessoas que não só já experimentaram o preconceito na pele, como o abominam, duas pessoas de cabeça dura que nunca dão o braço a torcer, duas pessoas magoadas que se recusam a ouvir, duas pessoas que aprenderam lições difíceis e que foram punidas por péssimas decisões de terceiros.
Essa é a história de Paulina, uma mulher albina com síndrome pós-pólio que vive na classe média.
Essa é a história de Sabino, um homem de classe baixa que possui inúmeros problemas na coluna.
Sabe a frase ?Se tiver que ser, será?? ela define os dois livros, podem levar anos, mas o que tiver que ser, será.

site: https://www.instagram.com/p/CpQvO6sPIHA/?igshid=NjIwNzIyMDk2Mg==

Aparecida71 19/02/2023

Muito linda a história
Hoje trago a resenha da continuação do livro ?As Lágrimas em seus olhos?
Após cinco anos da separação forçada, e acontecimentos que acabou colocando um ponto final na relação deles. Eles tentam seguir suas vidas.

Paulina ficou sem acesso nenhuma a internet ou qualquer interação com a sociedade, ficou reclusa longe de tudo, presa em casa.

Sabino ficou doente e por causa dessa doença ficou debilitado, já desanimado de tudo recebeu uma proposta de trabalhar em um centro de reabilitação para pessoas com deficiência, além de coordenar e dar aulas, pôde fazer fisioterapia lá.

Os dois acabam se encontrando após Paulinha conseguir enfrentar sua família e correr atrás dos seus sonhos, e mostrar que pode sim, se virar sozinha. Ela começa a procurar emprego e justamente onde Sabino está trabalhando ela consegue um emprego.

A história é o desfecho do casal, onde dúvidas serão tiradas, desentendimentos resolvidos, o livro se passa na época da pandemia e como enfrentaram o COVID, como a família dela ficou em péssima situação financeira e como conseguiu enfrentar seus pais e levar a vida como uma pessoa normal.

Eu adorei esse livro também, gostei de ver a evolução de Paulina, o quanto ela amadureceu e resolveu suas coisas, dividido entre o passado e o presente, veremos como o casal enfim consegue deixar as diferenças e preconceitos de lado e viver o amor.

Comenta Livros 01/02/2023

Xô Preconceito
Muito bom o livro onde acompanharemos o desfecho final entre este casal que é tão apaixonante e mais uma vez o preconceito na história fez toda a diferença.
Muito bom.

site: https://comentalivros.com/as-lembrancas-em-nos-diana-scarpine/

@1livro_1sonho 05/01/2023

Uma duologia incrível! O desfecho perfeito!
?Nesse livro temos o desfecho de "As lágrimas em seus olhos".
?No final do primeiro livro, acontece muitos plots que são resolvidos nesse livro, mas não diferente do primeiro, nesse também temos aquele turbilhão de sentimentos ao longo da leitura, ver todo o preconceito e a vitimização da família da protagonista me fez passar muita raiva, eles fazem um inferno na vida dela e ainda querem se sair de vítima.
?Eu amei rever o Sabino e sua mãe, que são meus personagens favoritos e relembrar muitos personagens de outros livros da autora também.
?O livro é dividido entre o ponto de vista de Paulina e Sabino, e a história se passa no período de pandemia.
?O enredo aborda sobre o preconceito, bullying, descaso, mas também sobre o amor, a verdade e a volta por cima, a reconciliação. Eu amei o livro, o final foi maravilhoso e justo aos personagens, pois eles mereciam depois de tudo.

Adriana 10/12/2022

Sem preoconceitos
Este livro é sequência de ?As lágrimas em seus olhos? onde vamos ver Paulina e Sabino tentando seguir em frente após terem sidos separados de forma humilhante pela mãe dela. Eles são afastados de forma injusta e cruel.

Cinco anos após a separação, Paulina segue reclusa em sua casa, sem nenhum meio de comunicação, celular, tablete, computador, nada liga ela ao meio externo. Vive como uma prisioneira e não é só por causa da pandemia do Corona vírus que assolou o mundo e sim pela crueldade da sua família em relação ao envolvimento amoroso dela com Sabino.

Depois de ser humilhado pela família de Paulina e sua mãe ser demitida injustamente, ele ainda é acometido pela síndrome de Guillain Barré, deixando-o bem debilitado, totalmente perdido e desacreditando da vida, até receber uma proposta de emprego que mudará completamente a sua vida.

Paulina cansada da vida que lhe é imposta, depois de conseguir reaver seus aparelhos eletrônicos escondidos da mãe autoritária, busca um emprego. Emprego esse, que ela agarra com unhas e dentes e começa a ter uma oportunidade de realmente viver a vida da maneira como ela acredita estar correto.

O livro alterna o passado e o presente fazendo com que o leitor entenda completamente o que aconteceu aos personagens enquanto estavam separados, além de abordar assuntos como preconceito, discriminação e exclusão social de forma espetacular.

É uma leitura rápida e fluida mesmo tendo com temática assuntos bem importantes e ainda nos deixa uma lição; muitas vezes o preconceito começa dentro da nossa própria casa, quando não começa em nós mesmos.

Admiro muito o trabalho da autora, super indico os livros dela.

Jessica 26/10/2022

Esse é o segundo livro da Duologia e aqui iremos acompanhar Paulina que é uma mulher albina com sequela de Poliomielite. Sonhadora e deseja ter sua liberdade e independência, porém a família a protege demais e não acredita que ela possa conseguir devido a sua deficiência.

Sabino, que apesar das suas dificuldades tem um bom emprego mas não se sente feliz e nem completo. Algo grave aconteceu no passado e segue até os dias atuais.

Os dois terão que passar por provações e superar o que aconteceu no passado e até mesmo descobrir a verdade do que há por trás.

Um livro que tem representatividade e mostra as dificuldades que os personagens terão que enfrentar devido suas deficiências, além do preconceito da sociedade, mas o pior é não ter o apoio familiar e o preconceito dentro de casa.

Uma história de amor e drama, a autora tem um cuidado e grande sensibilidade ao contar a estória, me deixou em alguns momentos com o coração apertado e teve um desfecho mais do que merecido.

Alana.Michele 09/10/2022

Felizes para sempre?
Nesta sequência de ?As lágrimas em seus olhos? Paulina e Sabino tentam seguir em frente após o fatídico dia em que foram separados forçadamente, além do mal entendido que colocou um ponto final no relacionamento deles.

Cinco anos após a separação as vidas deles já não são mais as mesmas. Paulina passou anos reclusa e isolada, sem celular, tablet, computador ou qualquer outro meio de se inteirar à sociedade.
Por problemas de saúde Sabino fica debilitado. Desacreditado, uma oportunidade surge em sua vida quando um colega lhe oferece uma proposta de emprego para trabalhar no Centro de Reabilitação e Apoio para Pessoas com Deficiência. A partir daí sua vida dá uma melhorada. Ele passa a fazer fisioterapia, a dar aulas no local e logo em seguida coordenar a instituição.

Cansada da vida que lhe foi imposta, Paulina finalmente cria coragem e vai atrás dos seus sonhos. Uma oportunidade surge em sua vida e ela agarra com unhas e dentes, só não esperava que o destino fosse colocar seu único amor, e também o motivo do seu coração partido, em seu caminho.

Neste livro teremos revelações e o desfecho da história desse casal. Paulina precisa novamente lidar com o preconceito da sua família, que continua cada vez mais enraizado. Vemos as dificuldades em meio a pandemia que os personagens passam, como a família de Paulina que já não consegue sustentar a padaria, recorrendo a tia-avó dela, Jude. A situação financeira da família de Sabino que já não era boa desmorona, principalmente depois que sua mãe foi demitida do emprego.

A história alterna entre o passado e o presente, nos pontos de vistas dos dois personagens. Ficamos sabendo o que aconteceu após a separação e os eventos que sucederam. É uma leitura rápida e que aborda problemáticas sociais como a exclusão de pessoas com deficiência na sociedade e o preconceito que sofrem.
Com essa leitura percebemos que muitas vezes o preconceito vem de onde menos esperamos.
Será que Paulina finalmente consegue a liberdade que lhe fora tirada?

@milharesdelivros 06/09/2022

Esse livro é a continuação de As Lágrimas em Seus Olhos, contando o desfecho da história de Paulina e Sabino (Sam). Dividido em passado e presente e através dos pontos de vista da Paulina e do Sam, acompanhamos o desenrolar dos fatos após os trágicos acontecimentos do primeiro livro (estou tentando não dar spoiler, rs).

Paulina perdeu mais ainda a sua liberdade, presa a sua família preconceituosa e capacitista e sem acesso a nenhum tipo de meio de comunicação, mas após alguns anos decide lutar pela sua liberdade.

Sam passou por muitas dificuldades mas apesar de tudo conseguiu um bom emprego e estabilidade, porém as lembranças de Paulina ainda o cercam.

Por um acaso do destino os dois se encontram e percebem que o passado não foi superado e que todo o amor que sentiam um pelo outro ainda estava vivo. Juntos vão superar os desentendimentos, mágoas e preconceitos que os rondam. Em um cenário de pandemia, isolamento social e muito sofrimento eles irão encontrar pessoas de bom coração que os ajudarão nessa reconciliação.

O desfecho vem com um coração quentinho e como sempre com muitas reflexões, entre elas a ignorância e leviandade com relação a c0vid. Foi incrível ver a evolução da Paulina e a forma com que ela toma as rédeas da sua vida e luta por seus sonhos e ideais, mesmo que para isso precisasse virar as costas para sua família.

Mais uma história surpreendente, com casal marcante e coração quentinho no final.