Poemas Illuminados

Poemas Illuminados Gabriel F. Passos

Resenhas - Poemas Illuminados

torquato3 03/05/2023

Digno de Machado.
Prevejo, isso sem precisar de nenhuma vidência, baseado apenas na apreciação de boa arte, que esse livro ainda será um grande clássico da literatura brasileira. Os poemas trazem o pessimismo e o drama do ultra-romantismo, entrega ansiedades e agonias pertinentes do nosso cotidiano e até referências muito pessoais da vivência dos últimos 4 anos, como política e pandemia ou um simples ?me desbloqueia no Whats?.
Acho que como escritora, me senti pessoalmente tocada pelos trechos que demonstram a ansiedade de um poeta que não se sente apreciado, a agonia de não ser lido, não ser ouvido.
Me conectei de uma forma muito pessoal ao livro, talvez por isso tenha gostado tanto. Seja das referências às minhas deusas, Lana Del Rey e Afrodite, ou simplesmente nos trechos pessimistas e ansiosos, vi muito de mim em cada linha e acredito que boa parte dos leitores vão sentir isso.

Pra mim, no meio da poesia também encontro evidências históricas e sociais desse período em que vivemos, de uma geração marcada por pandemia, negligências, tristezas, luxúrias, ansiedades, sonhos frustrados e poesias sussurradas.

A poesia de Gabriel é inteligentíssima, tão boa quanto a de Machado de Assis ou Clarice Lispector.