O legado de Chandler

O legado de Chandler Abdi Nazemian

Resenhas - O Legado de Chandler

Inantus_ 14/09/2024

"Nós criamos nosso próprio legado, não é?"
Que livro bom. Ele foi como uma montanha russa para mim, as vezes era mais tranquilo contando sobre a vida dos personagens e do nada PA plot na sua cara.

Eu confesso que eu não tava com muita expectativa, eu comprei pela capa e pela vibe da sinopse, mas ele me surpreendeu bastante.

O livro é repleto de representatividade e aborda assuntos extremamente importantes de maneira até que leve. O autor foi bem sensível com esses tópicos e eu achei incrível.

Facilmente um dos melhores livros que eu comprei na bienal de 2023 e super recomendo para quem gosta dessa vibe.

Emy93 11/09/2024

Café quente e rosquinhas
Isso é o que esse livro me lembrou. Foi uma leitura tão rápida e aconchegante, eu não estava esperando que fosse gostar tanto, principalmente já que eu prefiro mais ação nos livros que eu leio.

Fomos apresentados a um grupo de escritores chamado "o Círculo", que é basicamente composto por 5 alunos de Chandler escolhidos a dedo pela professora Douglas e conforme o livro vai evoluindo, nós vemos como os personagens, mesmo muito diferentes um do outro, se aproximam e se tornam uma família.

O que mais me impactou no entanto, foi descobrir pela nota do autor que ele era o Ramin e que a história contada foi basicamente os anos dele e dos seus amigos no ensino médio. E a visão que ele mostrou de como essa época pode ser cruel é crua e real, eu sinto que ele abordou de uma maneira excelente os tópicos abordados, mesmo não tendo um grande aprofundamento nesses quesitos.

Eu queria muito descobrir quem é essa tal atriz famosa que teve o nome de Amanda Spence, e também fiquei muito muito chateada quando vi que ela e o Freddy NÃO SÃO END GAME!

Mas amei a leitura e a experiência de segurar um livro bonito e leve na mão é muito boa
???

Leticia 05/09/2024

Saber que é inspirado em vivências do autor deixa mais interessante mas mesmo assim não é tao cativante. Tem muita representatividade e tabus oq é bom mas acabou sendo bem corrido sem se aprofundar nos personagens oq deixa bem superficial e difícil de se conectar o final/epílogo é bem apressado, mas no todo é bom.

Caroline1870 02/09/2024

Legado par emocionar
O que você faria se estivesse em uma escola elitista e seu único refúgio fosse a escrita?

"O Legado de Chandler" é um livro que se passa em 1990, na Academia Chandler e fala sobre amizade e futuro, mas principalmente sobre o presente e como conseguimos nos salvar dos nossos próprios monstros—e dos monstros que outros colocaram em nossa vida—com a ajuda de pessoas em quem podemos confiar, mesmo que tenhamos um passado complicado com elas.

Beth, Sarah, Amanda, Ramin e Freddy são pessoas totalmente diferentes: uma é super rica, outro é um atleta de destaque, uma é super local, outra está super traumatizada, e o último fugiu da homofobia de seu país natal, o Irã. No entanto, todos têm algo em comum: a escrita e o signo. Mas quem sou eu para falar sobre isso?

Cheio de emoção e sentimento em palavras, acompanhamos a jornada desses estudantes ao se juntarem ao Círculo, um clube de escrita super reservado e exclusivo. O melhor? Um lugar seguro para entender a si mesmo e ser compreensivo com os outros.

O Círculo ensina mais do que o poder da amizade; ensina o poder de ser verdadeiro com seus próprios sentimentos e que, juntos, podemos vencer medos e injustiças através do perdão.

Esse livro me arrancou lágrimas, sorrisos e risadas. Por isso, agradeço ao escritor @abdaddy e à editora por trazer ao Brasil uma leitura tão prazerosa e cheia de aprendizado!

Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ 5/5
Editora: Harper Collins
Páginas: 288
Curiosidade: O autor se inspirou na própria escola que frequentou para dar vida a Academia Chandler.
Classificação: 16+

site: https://www.instagram.com/p/C_RDZIeRRP4/?img_index=1

eu.linnmaia 02/09/2024

Amei ??
A construção dos personagens, a ambientação e o desenvolvimento da história são maravilhosos. demorei até conseguir me envolver com todos os personagens, mas me envolvi. estava esperando um final muito bom e quando cheguei lá me decepcionei. só quando li as notas do autor que entendi que ele não teve uma conclusão para sua própria história, talvez fechar a história do legado de chandler não tenha sido a melhor ideia, eu iria preferir um final aberto, como o final que o próprio autor teve na sua experiêncua pessoal, doq o final que eu li... mas no geral é um ótimo livro, eu gostei muito

MariCosteira 26/08/2024

Gostei bastante desse livro, apesar das cenas fortes que ele tem.
Mas achei que foi um final muito abrupto e o epílogo corrido, o autor só contou o que aconteceu com os personagens principais de forma muito rápida e ficou meio em aberto, na minha opinião.

Mariana113 20/08/2024

O legado de Chandler
Estava muito ansiosa para ler esse livro, mas quebrei a cara. O livro parecia ser muito interessante, mas em dado momento da leitura achei ele muito massante. Eu AMO livros com found family e também me decepcionei bastante neste ponto, não senti uma química na amizade deles. O final não foi muito bom para os assuntos que precisavam ser resolvidos. Achei muito clichê para o final de um livro.

Book 'n' Beverage 15/08/2024

Ok. Bom para jovens adultos.
Após descobrir que este livro é, em partes, inspirado na vida escolar do autor, a história fica mais interessante, mas ainda assim não me senti cativada por ela. Por tratar de temas importantes como bullying e abusos, esperava um pouco mais de densidade e seriedade nas atitudes dos personagens. Porém, por ser um livro para jovens adultos, é compreensível que seja mais superficial. Recomendo para jovens, para adultos talvez seja um pouco 'ok' demais.

readerinthedark 11/08/2024

ótimo começo, mas o fim..
O início da história é muito envolvente, os personagens são interessantes e as tramas boas, li muito rápido.

Mas depois de um tempo a história começou a ficar um pouco maçante, acredito que o autor não soube conciliar muito bem todas as tramas, algumas coisas ficavam muito esquecidas e em muitos momentos eu me desconectava da leitura.

Acho que é um livro bem escrito, com personagens muito diversos e com muita representatividade, tem temas muito importantes sendo abordados, mas acho que ele se perdeu em algumas horas e acabou misturando muitos problemas e ficou um pouco confuso.

Gostei da parte da amizade que eles criaram e a família que formaram no grupo mas achei que a parte do Círculo muito simplificada, não tivemos acesso as histórias escritas por eles e isso era algo que eu queria ter lido.

No fim a resolução foi interessante, porém acredito que muitas cenas desnecessárias poderiam ter sido cortadas para dar espaço pra outras que eram muito mais relevantes para o desenvolvimento dos personagens e da história.

Senti muita familiaridade com os filmes de A Sociedade dos Poetas Mortos e de O Clube dos Cinco, filmes que eu adoro!

Leitura boa mas confesso que esperava um pouquinho mais, mas está longe de ser um livro ruim!

Fique atento aos gatilhos antes da leitura!

Luiza3496 11/08/2024

Simplesmente PERFEITO. Amei o livro, eu li ele em dois dias de tão bom, tive a sensação de estar olhando uma série enquanto lia, seria perfeito uma série desse livro. Os personagens são incríveis, adoro o jeito que foi escrito mostrando o que cada personagem pensa. O livro trás muitas questões relevantes para pensar.

boobang.mav 11/08/2024

Gostei bastante da leitura, demorei um carinho pra pegar o ritmo, mas depois foi bem rapidinho. Prestem a atenção nos avisos de gatilho, pois são importantes... no mais gostei bastante mas acho que esperava algo diferente.

Maria14805 07/08/2024

Confesso que estava amando até a metade, mas começou um monte de problemas nas construções dos personagens que eu senti falta de resoluções desses problemas.
O ponto principal que era o grupo também não teve um fim definido.
Personagens muito queridos, mas eu esperava mais.

Micaelly.Munik 04/08/2024

Início de um sonho, deu tudo errado
As cenas, os assuntos abordados, os personagens, são tudo bem escritos em minha opinião. MAAAAS, eu senti falta de muita coisa. O final pareceu meio apressado e meio sem nexo, algumas das discussões abordadas como o bullying não teve relevância para o fim da história e muito menos teve uma finalização própria.
Eu gosto da leitura, voltaria a ler, mas acho que teve muita ponta solta.

Carol.Janini 03/08/2024

Legado ruim
Na escola e até mesmo na faculdade, acabamos por não perceber que certas atitudes de colegas e professores são inadequadas. Isso se deve ao fato do medo e julgamentos que corroboram pra ausência de denúncias ao longo de décadas. Nesse ponto, esses atos considerados ?amistosos? tornam-se banais e perpetuam um histórico de violência e abuso de poder sobre os mais vulneráveis, e é sobre isso que o livro aborda.
Leitura que deveria ter maior relevância, O Legado de Chandler traz questões de sexualidade, pertencimento, bullying, confiança, amizade e violência.
A partir de 5 pontos de vista, observamos os desejos, questionamentos e traumas dos alunos escolhidos para participar de um seleto grupo de escrita denominado de Círculo que por meio das reuniões e discussões tornam-se amigos e aprendem que escrever é muito mais do que apenas contar histórias.
Os personagens são maravilhosos e a ambientação é bem diferente do que eu já li. Logo no início você se apega a leitura e o autor consegue nos manter preso na narrativa de cada ponto de vista. O único problema é a correria pra mostrar o desfecho dos personagens o que acaba por decepcionar um pouco e desejar outros finais.