Contos de fantasia chineses

Contos de fantasia chineses Pu Songling...

Resenhas - Contos de Fantasia Chineses

Tiago.Guedes 14/02/2024

Contos (adultos) de uma fantasia (feministas corram) da china
Uma grande coletânea de contos da fantasia chinesa, tendo em sua profundidade todo o cenário e mitos que rondam a China nos séculos XV ao XVII, além dos seus costumes, crenças, modo de vida e sistema organizacional que regia a todos.
Vale muito a pena ler, apesar de alguns serem bem repetitivos. Vai do picante ao engraçado de uma forma bem natural e retratando tudo de forma natural e fantasiosa.
Lembrando que estes contos são antigos, então a tropa do cancelamento deve correr daqui, pois você vai ver uma sociedade onde o homem é o centro de tudo e as mulheres não passam de objetos, além de diversos outros temas polêmicos, mas tendo a ciência do período que foi escrito, você consegue ler cada conto perfeitamente tranquilo e se encantar com as raposas, fantasmas e dos mil exames que os caras têm que se preparar para passar kkkkk
Estes contos é um mergulho em toda a mitologia chinesa, onde conseguimos ver personagens icônicos, como o Imperador de Jade, a Rainha mãe do Ocidente e diversos locais místicos, como o lendário Jardim Celeste.

Lurdes 24/12/2023

Uma belíssima surpresa esta seleção de contos que nos leva a conhecer muitas particularidades da cultura chinesa.

Anny Campos 06/05/2023

Uma leitura do clube do livro
Esse livro me foi indicado, pois é parte da lista desse ano do clube Shumian de livros chineses. Inicialmente não dei nada pelo livro, mas ao descobrir que era do autor que deu origem a tantos filmes (os filmes da coleção Painted Skin) sobre as raposas chinesas, fiquei animada em ler.
Os contos são curtos (1-3 pág. cada um) e todos são sobre raposas ou fantasmas. Sendo um livro de +-1700, ainda é um marco para o período, com casais transando sem serem casados, de falar de casos de traição tanto do homem como das mulheres, o que me chocou inicialmente. Há as 'lições' do autor ao final de cada conto, que nem sempre são lições, e há uma ideia em todos os contos, as raposas podem ser mais filiais do que os humanos.
Uma coisa que não gostei, é que os contos parecem de certa forma repetidos, é o mesmo padrão sempre. Mas deixo como recomendado para ler aos poucos, principalmente se nunca leu histórias de mitologias na literatura asiática.