Madame Tussaud: A pequena colecionadora de corpos

Madame Tussaud: A pequena colecionadora de corpos Edward Carey

Resenhas - MADAME TUSSAUD: A PEQUENA COLECIONADORA DE CORPOS

Pedro Picoli 04/02/2023

Um livro muito intenso
Desde quando peguei para ler, achei que apenas seria uma história bibliográfica simples, mas me surpreendi muito. Esse foi um livro que senti muita alegria, tristeza, esperança, raiva e MUUUUUITA revolta, tudo isso misturado durante minha leitura. Recomendo a todos isso que não é um livro, mas sim uma experiência completa sobre Madame Tussaud.

Ariane.Goncalves 12/01/2023

Sensacional
Que vida sofrida! Quantos altos e baixos extremos! A vida de Marie foi permeada pelo desenrolar da Revolução Francesa e de tantos outros acontecimentos. Indubitavelmente deixou sua marca na história, muito feliz por ter conhecido mais sobre essa artista incrível.

Manuela.Lima 27/08/2022

Melhor livro que li nos últimos tempos
Tive a oportunidade de visitar o Museu Madame Tussaud em Londres, no ano de 2013. Na época, achei fantástico, e sempre achei curioso como uma mulher que viveu na época da Revolução Francesa conseguiu esse tipo de destaque.

Na medida em que ia lendo, utilizei o Google para me aprofundar sobre interessantes figuras como Marat. O livro de Carey é fascinante por mostrar a perspectiva da Revolução Francesa aos olhos de uma estrangeira pobre, que lutava para sobreviver e chegou ao país ainda criança.

Mulher fantástica, que usou toda a sua sede de conhecimento para sobreviver. E, por fim, construiu um império. Tal como uma fênix ressurgida das cinzas.

Dor, muita dor. Perdas, muitas perdas. E uma grande vontade de viver, apesar de tudo isso. Lendo a narrativa da vida de Marie, nos questionamos, naquela situação de guerra, quem de fato era bom ou mau, inquisidor ou carrasco. Os fins justificam os meios, como pregava Montesquieu?