A professora da alfabetização

A professora da alfabetização Americo Amorim

Resenhas - A professora da alfabetização

Gracinha 14/04/2024

Incrível
Recomendo, principalmente, para pedagogas e estudantes de pedagogia ou para professoras e professores da educação infantil. Possui vários ensinamentos valiosos e inovadores, na narrativa.

Sarita 09/12/2023

A prof da alfabetização
Li o livro pensando mais no lado pedagógico, e realmente ele da umas dicas de alfabetização que são muito boas. Além de retratar a realidade das escolas públicas interioranas. Mas a leitura se tornou cansativa pra mim, foi ficando muito mecânico e no final só continuei lendo pra descobrir quem era a pessoa que passava os bilhetes.

Estante_da_jubinha / Cecília 30/10/2023

Um livro incrível e Cheios de ensinamentos
? A Professora da Alfabetização
? Americo Amorim e Matheus Bento
? LIVRE
?????

Juliana é uma jovem professora da Educação Infantil, recém-formada e extremamente ansiosa para poder lecionar, a jovem se vê extremamente contente por encontrar uma nova instituição para ensinar. Responsável por uma turma do primeiro ano a professora mal espera para poder começar suas aulas e interação com as crianças, o que ela não imaginava, porém, é que receberia bilhetes anônimos contendo ameaças, caso ela não cumprisse prazos de aprendizagem absurdos.
A cada nova aula ministrada, Juliana ficava mais aterrorizada com os estranhos pedidos que os horripilantes bilhetes faziam, enquanto se dedicava a aprender sobre consciência morfológica para ajudar na alfabetização de seus pequenos, a pedagoga ainda recorria ao investigador Paulo afim de descobrir quem era o maníaco por trás de toda aquela loucura que estava matando a professora aos poucos.
Povinho, para quem não sabe eu sou estudante de pedagogia e quando bati os olhos nesse livro tive que baixar para tirar minhas próprias conclusões sobre a história e a realidade é que eu achei uma história simplesmente sensacional! Com uma escrita fluída e divertida, em meio a um cenário no mínimo caótico, os autores irão nos apresentar novas práticas e atividades pedagógicas para trabalhar a alfabetização e letramento dos alunos, mais especificamente, estratégias que envolvem a consciência fonológica.
Essa obra é simplesmente incrível! E acredito que todos os pedagogos devem dar um pouco de atenção a essas páginas, aqui vemos na prática a aplicação dos métodos pedagógicos, bem como as atividades, outro ponto extremamente interessante é que todas as ações da professora Juliana e seus métodos são baseados em Evidências Cientificas, ademais os autores ainda se preocuparam em linkar sites que ensinem mais claramente como os métodos devem ser aplicados e fornecem acesso às atividades práticas, jogos e brincadeiras.
Com certeza esse livro deve ser um divisor de águas entre os professores, além de ser um incentivo para conhecer cada vez mais técnicas e métodos para tornar o aprendizado mais leve e eficiente.

Barbara Miho 26/10/2023

Resenha no Instagram @livrosdamiho
Juliana é uma professora de alfabetização que acabou de ser aprovada em um concurso público, e foi alocada em uma escola municipal de sua cidade. Ao chegar na nova escola com a sua nova turma, Juliana percebeu a carência que aquelas crianças tinham na alfabetização, eles mal sabiam escrever seus nomes.

Então, a professora começa a pesquisar estudos e metodologias mais recentes e inovadoras no ensino para aplicar em sala de aula, tudo fluía bem. Até que começaram a surgir alguns bilhetes na gaveta de sua mesa contendo ameaças contra a professora.

A história tem uma narrativa que envolve e trás o leitor para dentro da história em instantes, também relata de uma forma nua e crua, a realidade das professoras de alfabetização em sala de aula e como os relacionamentos com os outros funcionários da escola podem ser desgastantes.

Algo que me chamou a atenção de uma forma muito positiva, é que quando a professora Juliana aplicava uma metodologia de ensino em sala de aula durante a história, no final do capítulo o autor deixava um QR com o estudo real sobre aquela didática/metodologia para quem quiser se aprofundar mais.

Por fim, este livro é indicado para todas as professoras de ensino infantil, pedagogas, fonoaudiólogas, pais, mães ou todos que têm uma convivência com crianças em fase de alfabetização. Além de, conter um suspense maravilhoso envolvendo a história, trás muito conhecimento.

Gostaria de parabenizar os autores por esta obra tão original e tão envolvente, além de ser extremamente didático.

Para saber um pouco mais, acesse: americoedu.com/aprofessora

Má Powzum- @entrelinhaslivros 20/09/2023

Uma leitura necessária!
Confesso a vocês que apesar desse livro ser uma ficção, o aviso da capa ?baseado em evidências científicas reais? é 100% verdadeiro. Mesmo não atuando diretamente na área da educação como professora, eu sou acadêmica, estudei a vida toda em escola pública e vi muitas das dificuldades passadas pela Juliana na escola. Acredito que quem atua diretamente como professora vai se enxergar muito nesta jovem professora. Os professores muitas vezes desejam fazer mais, porém não encontram ferramentas e nem ajuda para colocar suas ideias em prática. Além do desgaste físico e emocional.

É triste vermos que a realidade de escolas pagas seja tão diferente das escolas públicas. É triste ver o descaso total dos nossos governantes com as crianças menos favorecidas e principalmente com a profissão de professor. Sem dúvidas esse livro é daqueles curtinhos, simples e fácil de ler, mas que traz consigo uma mensagem muito certeira e necessária.

Uma leitura para todas as idades e nos fará pensar no nosso sistema de ensino público atual. Preciso destacar que ele tem um certo mistério que me deixou bem curiosa e deixa a leitura ainda mais fluida.
Vanessa 20/09/2023minha estante
Me instigou a ler!

fontbooks 20/09/2023minha estante
oi pode curtir minha última publicação

Janaína Hanna 01/08/2023

A professora da alfabetização.
Leitura gostosa e fluida, com um assunto prá lá de necessário, que é a qualidade da educação básica. Nesse livro, acompanharemos a professora Juliana, pedagoga, e que acabou de ser aprovada em um concurso da prefeitura. Ela vai assumir uma turma de primeiro ano, a antiga alfabetização, onde os pequenos encontram grandes dificuldades para ler e escrever até o próprio nome. E no meio de tudo isso, ela começa a receber bilhetes com metas e ameaças, caso as crianças não alcancem as metas de aprendizagem estabelecidas por essa pessoa. Sem falar da luta de Juliana contra a mecanização do aprendizado, é uma ótima indicação.

Foi uma leitura muito satisfatória, principalmente para mim, como professora em formação, e não precisa ser professora para apreciar essa leitura não. Eu ameeei!

Vitoria 01/08/2023

Gostei
Juliana foi uma verdadeira guerreira e lutou
por seus alunos para aprenderem
Um enredo cativante
e envolvente
Tem os misterios e suspenses
Gostei do misterio dos bilhetinhos
Achei interessante mesmo nao sendo meu tipo

Marcia Alves 31/07/2023

Inspirador
A jovem professora Juliana é uma inspiração e tanto, adorei sua determinação em ajudar os alunos, seu empenho em fazer o melhor por eles, a inteligência de aplicar novos métodos de ensino.

Quando ela chega na escola e começa a receber bilhetes em ruim de cobrança e abraça, confesso que tive medo. No lugar dela, não sei se eu teria a mesma coragem. Além disso, ela enfrenta obstáculos com colegas de trabalho, pessoas de deveriam ajudar e só atrapalham. Mas novamente ela é corajosa e não se deixa deter.

O suspense presente até o final é bem trabalhado, você tem casa vez mais curiosidade em saber quem manda os bilhetes e o motivo. E acompanhar a evolução do trabalho da professora junto aos alunos é emocionante.

Leitura rápida e agradável, prende a atenção e é informativa, gostei muito.

Rosangela Thomaz 31/07/2023

Um romance que fala da experiência de uma professora em sala de aula. Logo de cara, ela recebe bilhetes misteriosos, criticando o seu trabalho! É um romance muito bem escrito e envolvente, onde sei que todas gostarão de ler!

Nininha 31/07/2023

Excelente
Um livro com mistérios, reflexivo e muito gostoso de ler.
Juliana é uma professora que foi estudar para dar o melhor para seus alunos. E ainda estava sendo ameaçada.
Um livro que todos deviam ler
Super recomendo.

Patricia637 30/07/2023

Sensacional
A professora da alfabetização: romance baseado em evidências científicas, é um livro sensacional.
Super bem escrito, com uma temática extremamente interessante, com muitos dados importantes.
Amei que além de ser um romance leve e bem construído, também tem um suspense e mistério, que nos deixa ligados do início ao fim.
Amei demais e super recomendo.

Rita.Liziet 28/07/2023

Juliana, uma idealista entre tantas outras, percebeu que sua nova turma na escola pública estava atrasada no ensino. Recém formada, decidiu pesquisar mais a fundo o que teve na faculdade para que os alunos se interessassem. Mas isso gerou bilhetes secretos de "ameaça" quanto ao que ela trabalhava.

Chegou a ir a delegacia e conheceu Paulo, o inspetor, que ficou de ajudá-la nessa investigação. E qual não foi a surpresa ao descobrir o autor dos bilhetes?

Esse livro me faz lembrar da minha trajetória, e sabemos que muitos professores ficam estagnados e se sentem ameaçados por quem utiliza recursos mais atuais de aprendizagem. Uma ótima leitura!

lee 29/01/2023

muito bom
não dei muito por esse livro, mas realmente me impressionou bastante, a história é muito legal e mostra como as professoras de escolas públicas lidam em seus dias de trabalho

Vanessa.Cristina 24/05/2022

Surpreendente e leve
A professora, traz dois tipos de reflexão: 1 - Alfabetizar nas mais diversas circunstâncias, é possível(desde que seja baseado em evidências científicas) e 2 - A vida não é fácil mas deve der vivida com o seu melhor!

Ah, e o misterioso dos bilhetes?!... Esse eu não vou contar quem é, se quiser descobrir, leia!?

O mistério dos bilhetes torna a leitura muito instigante. A vivência da professora Juliana em sala é muito educativa, tem muitas dicas de práticas pedagógicas(ideal para quem é da área de educação). E o romance é leve e construído no contexto real.

Minha ressalva é apenas aos dialógos, que pelo tipo da escrita ter buscado ser o mais contextualizado possível, os diálogos acabam se tornando formais.

Super válida a leitura??