Ateísmo & Humanismo

Ateísmo & Humanismo Bob Kowalski

Resenhas - Ateísmo & Humanismo

DouglasCruz 12/07/2022

Bom livro... Mas...
Não se pode negar. O autor tem vasto conhecimento e demonstra ter estudado bastante sobre o conteúdo do qual escreve, porém não posso deixar de me incomodar com a forma arrogante que o mesmo lida com o assunto.
Ser ateu... Ao meu ver bastava a descrença no sobrenatural, mas segundo o autor, eu não passaria de um proto-ateu, visto que não milito sobre ateísmo e não faço defesas acaloradas sobre o assunto.
Se considerar conservador também é um absurdo, afinal a religião tende a ser conservadora. Ser de direita ? Vixe...
Apesar de negar, o autor acaba defendendo quase que uma nova religião, com a diferença da inexistência de uma figura divina. Alguns pontos defendidos por ele, chegam a ser absurdos.
Ele lista posicoes que todo ateu deve ter, lista costumes, ações, regras. Chega ao ponto de falar que deve-se ridicularizar aquele que não segue tais preceitos. Ele incentiva o ataque às religiões como se essa fosse a única maneira do ateísmo ser respeitado. Critica o arrogante ao mesmo tempo que chama quem discorda dele de burro,

Apesar de concordar com ele em diversos pontos sobre como as religiões atrasaram (e ainda atrasam) parte do avanço da humanidade ou sobre pontos de incoerência religiosa... Não me entra na cabeça o ódio que ele possui com as liberdades individuais (e sim, se você é ateu e gosta da liberdade individual, você é um proto-ateu), sendo que essa liberdade é o que o permite ganhar dinheiro com seu livro e ter o direito a expor suas ideias.

A verdade é que o autor me parece florear demais o ateísmo, criando regras e conceitos que muito lembra aquelas vistas nas igrejas.

Enfim, para quem milita ateísmo, o livro é otimo, vai lhe dar uma base interessante de argumentação. Para aqueles que apenas gostam de viver seu ateísmo em paz... não recomendo.