Tito

Tito Érico Venâncio

Resenhas - Tito

gilmarpsicologo 05/12/2023

Em diversos momentos senti um frio na barriga em pensar que a história poderia tomar alguns rumos, que para minha alegria enquanto leitor, não tomou.
O desfecho foi muito melhor do que eu poderia imaginar. Me emocionei bastante, acho que todos os homens gays deveriam ler. Em pequena ou grande medida essa história poderá gerar identificação com um dos personagens.

Saturno 27/01/2023

É né
Cara, eu adorei a escrita dos dois livros... Mas toda essa questão que roda a idade deles me incomoda MUITO.
Não é normal e não tem como passar pano, sabe? Se o Tito já tivesse na casa dos 20 quando toda a relação começou, tudo bem. Mas não é normal uma pessoa já na casa dos cinquenta querer manter uma relação com um menino de 17. Agora nesse livro, se não me engano ele já tá com 19, mas mesmo assim a relação já começou quando ele era muito novo

Sem falar que toda esse negócio de efebofilia é totalmente nojento e também não deveria ser tão aceito assim como foi aceito no livro (e também como é aceito pelo maioria das pessoas na sociedade)
Não consigo imaginar o motivo de alguém romantizar tanto isso. Eu só terminei de ler pq odeio deixar coisas inacabadas mas enfim

Não conheço muito o autor mas espero que ele enxergue o que eu tô falando na própria obra pra que ele possa mudar e também mudar os pensamentos dele sobre efebofilia??

Pedro 07/11/2022

Falei que não ia ler, li
Continuação de "Dr. Alencar" (que pra mim foi polêmico, pra dizer o mínimo), eu tava bastante relutante em ler esse, mas ainda bem que fiz. Um dos pontos negativos pra mim no antecessor foi o final meio de conto de fadas, onde tudo ficou bem por conta do amor, mas aqui é mostrado com realidade que não foi bem assim.

Novamente o Érico acerta na contrução de personagens, expandido aqui a trama para além de Alencar e Tito, o que compensa uma história um tanto ordinária. As cenas eróticas como sempre sendo uma das melhores pra mim no homoerotismo, e até a quebra de papéis sexuais que tinham no primeiro livro e que achei meio heteronormativos foram quebrados aqui.

Boa continuação, supera o primeiro livro, mas acho que não tem necessidade de um terceiro.

Mais um capítulo 27/08/2022

Pra falar desse livro tem que falar do outro. De forma resumida Dr. Alencar gosta de sair com garotos mais novos, detalhe, Tito tem 17(se não me engano no 1 primeiro livro), só que por Alencar ter 50 anos, ele acredita que nenhum garota sairá com ele, então, por conta disso, ele paga pra sair com esse meninos e blá blá blá. Tito, um dos protagonista, aceita sair com ele e aí já viu, né? Preciso nem continua.
Nessa parte dois, por assim dizer, temos um aprofundamento na relação dos dois e os conhecemos mais. Só que no desenrolar da história, Alencar começar a ficar paranóico, paranóico com os pensamentos das outras pessoas e com a reação dos seus familiares, por ele ser bem mais velho e está com um garoto mais novo, com 19 anos agora nessa segunda parte. E a história se desenvolve aparti daí.
Gostei bastante dessa parte, porém, teve alguns momentos que teve muita exarcebação de detalhes que não precisavam, então isso fez com eu tirasse meia estrela. Mais o início é bom, temos um ou dois capítulos resumindo o que aconteceu no primeiro livro e depois entramos de fato no enredo dessa segunda parte. O final foi maravilhoso, bem diferente do que imaginávamos, achávamos que seria 'X' e no final foi 'y'.
Obs: pra ler esse faz-se necessário ter lido o primeiro (obviamente.)

Matheusvarraes 21/08/2022

Com Altos e Baixos
Lido em razão da animação do primeiro livro (Dr Alencar).

O livro tem altos e baixos, mas conseguiu abordar uma quantidade maior de personagens e de diálogos/reflexões. Apesar disso, achei cansativo e senti que algumas partes eram desnecessárias, por demasia.

Por outro lado, as cenas hot conseguiram se prolongar ainda mais.

Enfim, ja deu, sigamos para o próximo.

????

Thell Monteiro 28/05/2022

Libertaçao
Pra quem leu Dr. Alencar e passou certa raiva do velho safado, nesse livro consegui passar todis os panos possíveis, Alê mostrou a que veio, desvendou sua alma para nós leitores, enfrentou seus próprios fantasmas e se libertou de coisas que não faziam bem, procurou ajuda profissional para saber lidar com situações em que os monstros na sua cabeça queriam dominar sua vida.
A escrita do Érico, como sempre, maravilhosa e super fluida, a gente não consegue parar de ler,até ver o final da história. Livro super recomendado. Na minha opinião, para se ter uma experiência ainda melhor, recomendo o livro 1(Dr.Alencar) .

Naty @livrossaofilhos 29/04/2022

Adorei
Carlos Alencar tem cinquenta e seis anos e é gay, já está acostumado a ficar sozinho e ter de pagar por companhia e é exatamente isso que acontece quando conhece Tito que tem idade para ser seu filho. Paco seu secretário sabe de suas predileções e fala de Tito, tudo começa da forma de sempre até ele se mostrar diferente dos outros e Alencar ficar perdidamente apaixonado.

Ambos se apaixonam e temos muito desejo, intimidade, autoconhecimento e aceitação. Mas esse é um amor com vários obstáculos, Alencar sente medo e precisa lutar contra suas inseguranças e contra fantasmas do passado.

Um relacionamento já é complicado imagina quando tem toda a complexidade da grande diferença de idade e de um relacionamento gay. Aqui vemos muitos obstáculos, mas duas pessoas que se amam. Achei bem interessante que o personagem vai fazer terapia pra se entender e isso é tratado muito naturalmente, o que já deveria ser em todo lugar, não que seja uma mágica, mas ajuda demais.

A relação dos dois me traz um quentinho no coração, é nítido que há amor ali. Mas há também muito fogo no parquinho, esse casal tem muita química e as cenas hot são muito bem descritas. O final me deixou emocionada e me fez pensar em toda a dor de cabeça e tensão que pessoas preconceituosas trazem pra todos. O epílogo foi o fechamento perfeito e eu super recomendo a leitura.

Mandys 19/04/2022

Pra mim, perfeito!
Não tenho palavras para descrever a experiência que foi ler esse livro. Primeiro foi um choque por ser em terceira pessoa, mas não diminuiu em nada a maravilha que foi. A escrita foi muito fluida e confortável demais. Quando eu percebia, nao queria largar. Acompanhar a evolução dos dois, tanto individualmente como casal, foi incrível. A mistura da narrativa com as consultas do Carlos com a Clarissa foi ímpar demais, demonstra o quão importanto o apoio psicológico foi essencial pra ele. Ver ele quebrando barreiras que muitas vezes nem estavam lá foi maravilhoso. Eu amei tudo e é meu favorito com toda certeza.

Ana 07/04/2022

Tito
O livro é simplesmente perfeito. Uma continuação maravilhosa para Dr. Alencar, que por sua vez, foi o melhor livro que li o ano passado, e o que me fez virar fã de carteirinha do Erico. Amei o desenvolvimento do relacionamento de Alê e Tito, os momentos de intimidade e carinho foram perfeitos e os conflitos familiares muito verossímeis. Ver o amadurecimento emocional de Alê foi incrível, e as sessões de terapia integraram muito bem à narrativa. Tito também amadureceu, conquistando seu lugar no mundo, mas sem perder a ingenuidade e o jeito simples de ver a vida que fez com que os leitores se apaixonassem por ele desde o primeiro livro da série. Erico está totalmente de parabéns!

Gabbie S. 05/04/2022

Continuação mais que perfeita
O desenvolvimento dessa história é perfeita, você sente a evolução do personagem. Você torce por ele, você vibra quando acontece algo. Eu não tenho palavras para expressar quão bom esse livro é.

Karina 04/04/2022

Primoroso
Que livro necessário, que escrita fenomenal, o autor nos conduz pelo enredo como uma valsa suave e repleta de emoções! Eu vibrei, me emocionei e entrei na mais profunda empatia pelas questões psicológica de Carlos! Um homem pode fora que emana e escala tanto poder mas por dentro tão inseguro e aterrorizado por questões internas! E mostra como o processo psicoterapêutico o ajudou a lidar com suas dores, culpas e complexos! Lindo e necessário

Carla1153 03/04/2022

Crescimento
Linda história. Uma evolução sofrida e dolorosa. Quão profundas são as cicatrizes do preconceito...Porém a procura de ajuda foi extremamente importante na evolução e e auto conhecimento do Alencar. O amadurecimento do relacionamento deles foi muito tocante. Melhor do que esperava. O Érico nos deu um presente!