O Último Desejo

O Último Desejo Andrzej Sapkowski

Resenhas - O Último Desejo

Renner 26/07/2023

Surpreendente
Sempre me encantou a obra (videogames, quadrinhos e series/filmes) do universo de witcher.. mas ainda não tinha iniciado a leitura dos livros devido a uma fila de livros.. mas me surpreendi positivamente, pois o formato da escrita é em contos curtos, que prendem mas sao fluídos.. nota se que observamos também nos jogos. Tratam-se de momentos da trajetória, entre histórias banais de serviços do geralt, temos evolução da história principal. Grata surpresa com a obra..

AgnesFarias 24/07/2023

Comecei a ler despretensiosamente e acabei me apaixonando pelo universo e pela escrita. O livro é feito de contos que não seguem uma ordem cronológica intercalados por uma história em ordem. Há conversas e debates filosóficos e cenas de lutas muito empolgantes, a escrita de Andrzej Sapkowski é fenomenal, nos fazendo emergir nos cenários. Ainda bem que tem mais 6 livros pra ler e não acabou por aqui.

Prico 23/07/2023

Ótimo início
Este é o primeiro de 7 livros que contam a história de Geralt de Rívia.
Gostei muito, não é o livro convencional de início de jornadas, não conta como o personagem principal se tornou um bruxo, apenas fiz que ele é.
O livro não tem uma cronologia linear, ela vai e volta no tempo, trazendo tanto histórias novas quanto velhas de Geralt.
O final do livro traz uma ótima âncora para os demais, ansiosa para o próximo para ler sobre o próximo encontro esperado pela trama.

urbickrobin 23/07/2023

Coletânea de contos da saga the witcher. Gostei bastante do formato e me interessei bastante por alguns contos pq eles passam mto uma vive irmãos grimm

Kamilla 20/07/2023

Uma road trip num reino de fantasias
Nunca joguei o jogo e nem vi a série da Netflix que baseiam na história, então o livro foi o meu primeiro contato com a história do bruxo Geralt e com o universo fantástico que ele habita.

A construção do universo é boa e bastante complexa - no bom sentido - algumas coisas na hierarquia entre bruxos, feiticeiras, sacerdotisas e todos os demais ainda consegue me deixar com um nó na cabeça, mas de uma maneira boa rs

Gosto também que como fica claro que por mais que existam seres e pessoas poderosas, todos acabam tendo as suas vulnerabilidades e ninguém acaba sendo poderoso como se fosse uma criatura invulnerável e divina.

Gostei também das releituras cruas e sombrias dos contos de fada, alguns citados por alto e alguns aprofundados, é a versão que a Disney nunca quis contar rs

Como conheço pouco do folclore que se baseia a história, a leitura pediu algumas idas ao Google Images, mas como a série criou uma base bem grande de fãs, o material para suporte visual é bastante numeroso e deixou o livro muito mais interessante.

Uma leitura intrigante e que deixou um gancho bem interessante para que eu parta direto para o segundo livro da série.

milacrodrigues 18/07/2023

Vale a curiosidade!
Como boa defensora dos livros antes de qualquer adaptação, esse não fica atrás.
É claro que toda e qualquer adaptação tem lá seus pontos que podem não agradar àqueles que leram as obras originais, mas o interessante desse primeiro livro, é o fato de ver um outro lado do Gerald que não temos muito acesso quando vemos a série: seu lado mais sarcástico e até divertido. A ordem cronológica pode até confundir um pouco no início (ao menos no meu caso), mas logo dá para acostumar! Esse vai-vem de "contos" nos faz ir montando toda uma cena na cabeça e ir encaixando as peças, porque é claro que há mais informações aqui que na série.
Para os curiosos de plantão que gostaram tanto da adaptação que ficaram com vontade de ler a saga, é um começo muito bom! Leitura fácil e gostosa.

Gabriel2531 18/07/2023

ótimo introdutório para a saga, apresenta os personagens e o mundo de the witcher de maneira excepcional. ansioso para entrar na história principal

Sete 17/07/2023

Agradável
Uma leitura prazerosa e repleta de contos e personagens interessantes, instigavel para dar continuidade a saga.

Jessiliades 17/07/2023

Incrível
Conheci a história de Gerald a partir de The Witcher 3 e me encantei com toda a sua mitologia. E após esse livro, com certeza o universo fantástico de Andrzej Sapkowsk facilmente entre nos meus preferidos.

A obra tem uma escrita clara e super envolvente, o que em diversos momentos do livro consegui me ver nos cenários e entre os personagens.

A trama é muito bem explicada e descritiva. Os personagens são carismáticos, engraçados e inteligentes, o que rende diálogos incríveis em vários momentos.

Vale muito a pena a leitura!

Yasmin1476 17/07/2023

Uma leitura pra passar o tempo
Fácil e muito gostosa de ler. Foi bom ter conhecido mais sobre os personagens e ver que a Yennefer do livro é muito mais interessante e poderosa do que nos jogos e série. Consegui gostar mais dela (exceto pela burrice com o Djin) e me interessar mais pelo universo e história que originou um jogo tão fantástico como The Witche

Ingrid Migliorini 16/07/2023

Gostei demais ??
Geralt é simplesmente cativante e com uma personalidade que faz o leitor gostar dele logo de cara. Adorei acompanhar os contos e conhecer as criaturas que ele enfrentou.

Gabi 13/07/2023

O último desejo
Como quase sempre eu não sabia oque esperar, até por que nunca li algo desse gênero.
Eu amei, algumas coisas me confundiram um pouco, mas nada que me atrapalhou de aproveitar a leitura.
Já quero os próximos...

Marcia.Cruz 13/07/2023

Através de Geralt de Rivia, Andrzej Sapkowski transita de forma leve e descontraída pelos contos de fada com uma visão bem diferente do que estamos acostumados a ouvir.

Devido os personagens envolventes, sexys, divertidos e reflexivos (sim, os questionamentos de Geralt são as cerejas do bolo) impossível não ler os demais livros.

Clio0 13/07/2023

Este livro é uma coletânea de contos primeiro vistos em revistas de fantasia e outros tipos de publicações especializadas que não temos no Brasil, mas que ainda são regulares na Europa. Como muitos, meu primeiro contato com o universo Witcher foi através do RPG que de tão bem construído me fez procurar a criação original.

São seis contos narrando o cotidiano do Bruxo Geralt, ou melhor dizendo, do caçador de monstros cujo conceito não nos é tão estranho, pois sua própria mitologia faz referência ao Frankenstein de Mary Shelley. Não se engane, o universo criado por Sapkowski pode parecer original aos olhos de quem nunca participou de uma campanha de RPG, contudo os monstros e a própria mitologia são adaptações do folclore europeu.

Um exemplo disso é o conto Um Grão de Veracidade em que o autor mistura o clássico A Bela e a Fera com uma variação de vampiros inexistente em terras tupiniquins. Isso não detrata em absoluto a obra; a história é bem conduzida e o tema central não é a apresentação de novos monstros, mas sim a jornada de Geralt.

Em nenhum momento, o personagem é retratado como um jovenzinho inexperiente. A proposta do autor é demonstrar como alguém preso entre dois mundos (humano e não-humano) tenta seguir uma ideologia - no caso, o código dos Bruxos. Geralt é alguém com moral, um filósofo bruto formado pelas observações e conhecimento empírico, e ainda assim otimista.

Esse é o mote que norteou as produções polonesas - Netflix não foi a primeira a trazer essa saga para as telas - as emoções e a dificuldade em equilibrá-las com a razão. Isso se reflete nas histórias tanto nas batalhas quanto no momento em que a decisão de não participar de tais é apresentada.

A escrita de Sapkowski parece variar com seu interesse no que está escrevendo, algumas passagens são belamente retratadas e as partes intimistas são descritivas, algo bem raro hoje em dia. É difícil dizer o quanto da repetição de certos termos são resultado do estilo do autor, de peculiaridades da língua polonesa ou da tradução.

A minha edição foi traduzida diretamente do polonês por Tomasz Barcinski e isso é ponto para a editora Martinfontes que fez um bom trabalho na produção, com papel de qualidade e capricho nas capas.

Recomendo.