Lenda das Pedras

Lenda das Pedras Edson Freitas de Araújo

Resenhas - Lenda das Pedras

sandim_steh 15/06/2022

IG: @PAPEANDOSTEH
?Os braços da solidão, naquele momento, simulavam o aconchego das asas plumosas e negras de Quitéria, que agora, gentilmente, acaricia o corpo murcho do pequenino.?

{RESENHA: "Lenda das Pedras - Edson Freitas de Araújo"} Neste livro vamos conhecer um homem meio atormentado, seguindo em busca de sua identidade, afinal a vida o maltratava demais, mesmo com a maturidade, isso faz com que ele viaje de volta para seu passado na infância.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO IG: @PAPEANDOSTEH

Tempo de leitura 15/06/2022

Lenda das pedras é uma leitura profunda, intrigante, de forma poética e com um vocabulário rebuscado, então com essa junção é necessário estar concentrado para entender e absorver tudo que a história entrega.

Neste livro conhecemos o ?menino do calção de pano fino?, no qual sua mãe conta a história de como surgiu a lenda das pedras, as montanhas Copioba e Aporá que cercam o Recôncavo Baiano.
Alternando entre passado, presente e
futuro, muitas vezes durante a narração parei para pensar o que era real e o que fazia parte da imaginação.
Conheceremos também uma personagem bem interessante chamada Quitéria, um ser com características marcantes e um ar sombrio, está sempre seguindo o destino dos personagens.

O livro conta com parágrafos longos, poucas falas e cenas bem descritivas, então recomendo a leitura em um local silencioso para mergulhar nesta história e absorver tudo da melhor forma.
O livro aborda assuntos importantes e o que mais chama atenção é a alienação parental e suas consequências, de como afeta a vida de alguém, mesmo depois de adulto.
Muitas vezes os pais cometem
erros, até por falta de conhecimento e
podem ser prejudiciais pelo resto da vida dos filhos.
Com certeza desta leitura guardarei grandes lições e reflexões.

??Entretanto, aquela ainda era a fase de menino, e sua alma reluzia ingenuidade, amor e esperança.??

??Ele, o espelho, revelava as marcas do tempo, que, ímpio, não trazia dores no coração. Assim esteve, está e estará. Tempo, tempo, tempo, tempo...??

Bruna 13/06/2022

Leitura intensa e poética!
O livro busca expor o quanto a alienação parental pode influenciar a vida de uma pessoa, afetando seu psicológico inclusive na vida adulta. Pequenos erros, conduções ou a maneira de falar dos pais podem deixar marcas sem que estes percebam em um primeiro momento.
O livro não segue uma ordem cronológica, onde a narração vai se alternando entre passado, presente e futuro, os capítulos são longos e quase não apresenta diálogos.

De uma maneira geral, o autor aborda bastante a cultura nordestina que percebemos desde o sotaque às lendas trazidas (que o próprio autor criou). A escrita se apresenta de maneira mais poética da qual não estou habituada a ler, então tive um pouco de dificuldades em me conectar com a história em um primeiro momento. Possui uma narração que nos confronta entre aquilo que é real ou imaginário...
Uma leitura que me tirou bastante da zona de conforto, mas vejo isso como algo muito positivo!!
Um livro para ser degustado e apreciado, bem como, para refletir sobre como a nossa infância pode (e vai) influenciar a vida adulta.

Maíra Marques | @literamai 11/06/2022

? UMA HISTÓRIA SOBRE ALIENAÇÃO PARENTAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS...
??
Eis aqui uma leitura que ainda estou absorvendo. Não decidi ainda o quanto gostei, mas algo não posso negar: A escrita do autor é poética, profunda e intensa. Impecável.
??
"Lenda das Pedras" de Edson Freitas de Araújo, não é uma história que não segue uma linha sequencial de tempo. O protagonista alterna diversas vezes entre passado e presente, exigindo a nossa atenção durante a leitura. Possui uma pegada de "realismo mágico", e é nessa questão que minhas expectativas caíram, pois esperava outra coisa... (mas aí é coisa minha, o autor não tem culpa das expectativas que criamos).
??
O livro irá mostrar o quanto a alienação parental afeta a vida de alguém, mesmo depois de adulto. O quanto como pais (ou futuros), cometemos erros (mesmo sem querer) que muitas vezes podem ser prejudiciais pelo resto da vida dos nossos filhos.
??
O texto quase não possui diálogos, é bem corrido, o que tornou a leitura algumas vezes cansativa pra mim (pois sou muito fã de conversas). O ponto mega positivo é que o autor explora bastante a cultura nordestina, desde o sotaque até as lendas.

Alê | @adagaliteraria 27/05/2022

O livro a Lenda da Pedras tem uma história profunda, mostrando como a alienação parental pode vir a influenciar a vida de uma criança e afeta o seu psicológico até a vida adulta.

A história não possui uma ordem cronologia sequencial, o protagonista vai lembrando de detalhes que ocorreram com ele, mostrando o que aconteceu e como lhe marcou. Em um desses momentos sua mãe lhe contava a origem de duas serras: Copioba e Aporá.

Através da leitura temos muitas lições, de erros que até nossos pais possam ter cometido por falta de conhecimento, mas por ele vi coisas que não quero repassar aos meus filhos, e acaba sendo triste de ver como tudo isso afetou o protagonista.

A escrita do autor é fluida, em nenhum momento ela fica cansativa, porém eu tive um pouco de dificuldade de me conectar com a história como um todo. O livro possui 266 páginas e está disponível pela amazon em versão física e digital ?

Mah Mac Dowell 17/05/2022

Não funcionou comigo
Uma narrativa bem diferente do que estou acostumada. Bem poética e cheia de figuras de linguagens. Achei meio difícil de ser compreendida a ideia que o Autor queria passar.
Me incomodou um pouco ser um texto mais corrido, quase sem diálogos. Acaba cansando um pouco.
Também pela forma da narrativa, achei o começo meio confuso e demorei para me adaptar à história.

O livro é beeeeem ?brasileiro?. Apresenta bastante nossas origens, em especial do nordestes. Os personagens são nordestinos e os diálogos carregam o sotaque da região. Além de apresentar lendas e estórias bem típicas do nordeste.
Inclusive, o livro é mais um realismo mágico que exige um pouco mais de imaginação, mas infelizmente não faz muito meu estilo de livro.

No entanto, achei interessante acompanhar o desenvolvimento e crescimento do personagem, suas descobertas e experiências da vida.

O livro é bom, mas acho que não tenha sido o momento certo para fazer essa leitura. A narrativa não me prendeu e eu não consegui me identificar com a história. Talvez em algum outro momento, eu pudesse ter aproveitado melhor a leitura.