Brasil dos humilhados

Brasil dos humilhados Jessé Souza

Resenhas - Brasil dos humilhados

Laianny Almeida 28/08/2023

Fundamentos para o pensamento nacional
Neste livro Jessé descreve como o racismo científico dominou o Brasil tem influencia até os dias atuais. Ele se utiliza de textos de escritores como Gilberto Freyre, Sergio de Holanda, Raymundo Faoro e Roberto DaMatta para exemplificar o racismo global e os ideais de sociedades corruptas e honestas. Fica muito claro em seu texto a importância do trabalho do sociólogo para a formação da sociedade, seu entendimento e crescimento, Ainda recorre a Florestan Fernandes para explicar a doutrina do liberalismo,
Neste livro Jessé faz uso de uma linguagem mais simples e direta, tornando a leitura mais fluida.

Luiza 17/01/2023

O Brasil dos Humilhados
não irei falar sobre as ideias do autor pq acho que não faz sentido. Mas e sim em como ele foi escrito e desenvolvido

O livro tem menos referências do que nos outros do autor. Não que seja um problema mas...
Acho que muitas vezes o Jessé bateu na mesma tecla várias vezes, escrevendo páginas e páginas criticando algo que ele já falou muito, tornando assim a leitura um pouco repetitiva e inconstante

Também não gosto muito da forma com que o autor fala de outros sociólogos. As vezes são críticas que parece que o escritor esquece a realidade em que estava esses outros escritores. Jesse, qualé?! Vc jura que existem passagens racistas no livro do cara que nasceu menos de 15 anos após a abolição da escravidão? Muitas vezes são escritos capítulos após capítulos sobre isso, mas é um racismo explicito, a maioria das pessoas já teriam percebido o quão errôneo aquilo é, mas o autor teima em decorrer diversas páginas sobre, criando uma crítica meio rasa. Isso não significa que eu acredite que não devemos criticar esse filosofos apenas por os mesmo estarem inseridos em uma sociedade racista, não! A crítica sempre é válida, mas deve ser feita de maneira consciente para não deixarmos de lado o contexto histórico que aquilo foi escrito e cairmos na histeria.

Existem alguns pontos nas ideias do autor que eu entro em discordância, como a questão do mérito e a visão marxista que o autor apresenta.

Mas é óbvio que entendo que ele sendo escritor tem função de ser duro na crítica, da mesma forma que eu como leitora preciso fazer o mesmo :)

Bruno Palmeiras 30/12/2022

O racismo da elite brasileira e do ocidente global
O Jessé argumenta como o racismo estrutural do Brasil foi construído ao longo da história e muito baseado por “intelectuais” brancos (Gilberto Freyre, Sergio Buarque, Raymundo Faoro e outros) venerados pela direita e pela esquerda.
As criações dos mitos do jeito brasileiro, cordialidade do povo, não há racismo no Brasil porque somos um povo mestiço e etc são importantes para entender a perpetuação do racismo em nossa sociedade.
Outro ponto importante que ele aborda é como criaram a narrativa que há povos/etnias corruptas e outras honestas. Europeus são honestos, latinos malandros (e isso ouvi muito na copa do mundo de futebol, como apitar jogos de seleções europeias é mais fácil porque são um povo evoluído e honesto).
No final ele apresenta teorias de como devemos lutar por um sul global que combata este racismo/xenofobia mundial do ocidente.
04/01/2023minha estante
opa, vou colocar na minha lista de desejados tbm

Gustavo.Martins 07/11/2022

Brasil da ralé
O mundo social é invisível aos olhos.

Jessé Souza é um sociólogo brilhante capaz de jogar luz sobre as mentiras da tolice da elite brasileira, construindo de maneira inteligente como a sociedade reproduz o racismo e tira a dignidade do povo negro e pobre no Brasil e no mundo.

É um tanto difícil a leitura, mas vale o esforço. Vale releituras também.