Criaturas Extraordinariamente Brilhantes

Criaturas Extraordinariamente Brilhantes Shelby Van Pelt

Resenhas -

Giovannarramos 20/09/2024

CHOREI POR UM POLVO!
Esse foi sem sombra de dúvidas o livro mais bonito que li esse ano. Que livro! A sensibilidade, a forma que trata temas como abandono, luto e a morte de forma tão profunda e leve ao mesmo tempo fez com que a minha leitura fosse viciante. Eu ri, comemorei, chorei até tossir, me emocionei e refleti com personagens fortes e com Marcellus, o melhor povo que um aquário (ou oceano) poderia ter. Indico esse livro para qualquer pessoa que tenha um coração, ele aquece de forma madura e dura. Perfeito.

Kaori 04/09/2024

Eu não tava preparada
Peguei esse livro pra ler por causa do clube do livro que participo. À primeira vista, achei que não me conectaria à história, por ser um pouco diferente dos livros que costumo ler, mas a medida que a narrativa avança e as coisas vão se entrelaçando, caraca!, são muitas emoções pra lidar. As partes com as narrações do Marcellus são o ponto alto, pra mim. No geral, fui surpreendida positivamente. Que grata surpresa!

tucinnamonroll 30/08/2024

Humanos e polvos são extraordinariamente brilhantes
Que livro fofo, meu Deus.
Aqui a gente encontra duas histórias principais, mais a narração fantástica e gostosinha do polvo-gigante-do-Pacífico, o querido Marcellus.
Tova é uma senhora na casa dos 70 anos que trabalha em um aquário e lida com o luto pelo seu filho, que se foi quando tinha apenas 18 anos. É uma parte mais sensível da história, onde vemos como o luto mexe com ela ainda hoje, como faz parte dos seus pensamentos pensar o que foi que realmente aconteceu ao filho.
Na outra parte da narrativa, vemos Cameron, um jovem de 30 anos que cresceu criado pela tia, pois foi abandonado pela mãe e não tem pai -aparentemente. Vemos como ele é mais amargurado assim com a vida, como pensa muito também sobre a mãe e seus motivos, e como isso afetou o jeito como ele lida com as coisas.
Cameron está focado em encontrar o pai, o que faz as duas histórias se entrelaçarem na cidade de Sowell Bay, que parece uma delícia!!
E ainda temos o Marcellus! Que criatura excepcional. As partes narradas por ele são demais, é de se impressionar mesmo com a inteligência de um polvo. O que é ainda mais fofo pra mim foi a relação dele com a Tova e como os dois são capazes de "salvar" um ao outro.
Lindo!
Todos os personagens são cativantes, a narrativa é muito gostosinha e fofa.

isabelhias 30/08/2024

Leitura aconchegante
Duas histórias se entrelaçam e se desembaraçam, como os tentáculos de um polvo: a história de uma senhora idosa, Tova, que trabalha num aquário de Sowell Bay e vive a solidão trazida pelo luto de seu filho, morto aos 18, e seu marido, com quem viveu por 47 anos; e a história de Cameron, um jovem de 30 anos que é marcado pela confusão de ter sido criado pela ausência de sua família biológica.

O polvo Marcellus é o elo de ligação entre a trajetória dos dois. Com sua perspicácia e inteligência, ele é quem ajuda a ligar os pontos perdidos entre os humanos em sofrimento.

Mais do que isso é spoiler. O livro é um pouco previsível, não oferece grandes surpresas, mas é escrito de forma singela e terna. Impossível não se apaixonar pelo polvo e não amar a construção de sua relação tão bonita com Tova.

Alessandra.Grasel 30/07/2024

Que livro incrível!!! A história vai se desenrolando de uma forma leve e ao mesmo tempo vai pegando o leitor de jeito. Recomendo.

Ju 30/07/2024

Um livro que trabalha o luto de uma
maneira extremamente inteligente e sensível. virou um dos favoritos da vida! superou totalmente minhas expectativas

juia_cr 24/07/2024

Me Surpreendeu
Foi um dos livros com a temática mais diferente que li até agora. Ao finalizá-lo ganhei vários conhecimentos aleatórios sobre polvos. A história é narrada, em sua grande parte, em terceira pessoa e em primeira pessoa quando lemos os pensamentos do polvo, que para mim eram as mais divertidas. Gostei de como ao mesmo tempo o protagonista era muito inteligente, ele em alguns momentos não conseguia entender as atitudes dos humanos. Demorei mais do que imaginava para terminar, pois havia trechos muito arrastados. E o encerramento do livro não me encomendou, realmente gostei de como a trama se finaliza.

Sandra 23/07/2024

Julho 2024 bom
A estória é contada por um Polvo, diferente, mas interessante.
Vidas se misturam, se encontram inesperadamente.
Tragédias, solidão, mas muito amor.
Um livro surpreendente,uma leitura gostosa.

Fabiana426 20/07/2024

Eu amei esse livro. Muito bonito e muito sensível do início ao fim. Impossível não amar o Marcellus, não se solidarizar com Tova e suas dores, e não se identificar com a sentimento de não saber muito bem o que fazer que Cameron tem, seja na sua vida amorosa, trabalho ou nos seus sonhos. Tem algumas pontas soltas e soluções preguiçosas, mas sinceramente, não foi algo que prejudicou a leitura, e eu só continuei.

@lucasmascarenhas 17/07/2024

?Por que os humanos não podem usar usas milhões de palavras para simplesmente dizer uns aos outros o que sentem??
Uma história marcada por perdas, a partida prematura do filho, a morte do marido por câncer e o óbito do irmão. Sobre o luto e em busca d e um modo de iluminar a escuridão a partir da perda, ou seja, sobre dor e cura.
Um ambiente bem introspectiva apesar dos temas difíceis da narrativa. Busca incessante por um espaço de acolhimento e por algo que se perdeu e como a solidão pode ser transformada. Com uma abordagem de fantasia e surrealista.
Uma narrativa sensível e cativante sobre luto, solidão, amizade e relações familiares, com reflexões precisas sobre o comportamento e as relações humanas.
A importância dos pequenos gestos que levam a uma conexão verdadeira, seja com o olhar desapressado, o respeito ao tempo do outro, a abertura para se deixar tocar pelo sofrimento alheio, a cumplicidade que só se conquista compartilhando por longos silêncios. E nossa capacidade de criar vínculos extraordinários independentemente de nossa história, vem como a importância dos laços familiares e de se ter uma rede de apoio.
?A dor que moldou anos atrás. Uma dor que, por enquanto, a empurra para a reclusão. Eventualmente, temo, pode empurra-la para algo além? (p. 207)

Marquynhos 16/07/2024

Um Olhar Fascinante sobre a Vida Selvagem
"Criaturas Extraordinariamente Brilhantes", escrito por Shelby Van Pelt, é uma obra que mergulha profundamente no reino animal, revelando histórias fascinantes sobre criaturas que habitam os locais mais remotos e inóspitos do planeta. Van Pelt, uma renomada bióloga e exploradora, compartilha suas experiências pessoais e científicas, oferecendo um vislumbre único da vida selvagem.

Positivamente, o livro se destaca pela sua riqueza de detalhes e pela paixão evidente da autora pelo tema. Van Pelt não apenas descreve as características impressionantes de diversas espécies, mas também explora suas interações complexas com o meio ambiente e com outras criaturas. As narrativas são enriquecidas com fotografias deslumbrantes e anedotas que capturam a essência única de cada animal.

Aprendi com "Criaturas Extraordinariamente Brilhantes" sobre a diversidade incrível da vida na Terra e sobre a importância da conservação ambiental para proteger essas espécies únicas. O livro oferece insights valiosos sobre os desafios enfrentados pelos biólogos e conservacionistas no campo, bem como sobre os avanços científicos que permitem uma compreensão mais profunda do comportamento animal.

Negativamente, alguns leitores podem achar que a profundidade científica do livro torna a leitura um tanto densa em certos momentos, especialmente para aqueles que buscam uma abordagem mais leve e acessível sobre o assunto. Além disso, a estrutura narrativa pode parecer fragmentada para alguns leitores, já que cada capítulo se concentra em uma espécie diferente, sem uma continuidade linear na história.

Recomendo "Criaturas Extraordinariamente Brilhantes" para todos os interessados em vida selvagem e conservação ambiental, oferecendo uma jornada cativante através dos habitats mais diversos e das criaturas mais surpreendentes do nosso planeta. É um livro que não apenas educa, mas também inspira um maior apreço pela beleza e pela fragilidade da natureza, motivando-nos a agir para proteger esses tesouros da biodiversidade global.