Criaturas Extraordinariamente Brilhantes

Resenhas -

Luiza.Kaiser 02/05/2023

Criaturas Extraordinariamente Brilhantes - Shelby Van Pelt
Leitura gostosa gostosa!

Ficção abordando luto, dramas familiares e valorização dos animais.

Centrada em três personagens: Marcellus (polvo de um aquário), Tova (idosa que trabalha como faxineira no aquário, perdeu o filho quando este tinha 18 anos) e Cameron (homem de 30 anos que nunca conheceu o pai e foi abandonado pela mãe drogada quando tinha 9 anos).

O enredo trás o drama e desenrolo principalmente da vida de Cameron, adulto sem rumo algum na vida, enquanto este tenta encontrar o seu pai após descobrir um anel de formatura deixado por sua mãe e fotos de quando ela era jovem. Cameron sai de Seattle e vai para Sowell Bay a procura dele. No meio disso tudo, conhece Tova no novo trabalho no aquário.

Ao buscar a verdade, a dupla tem a ajudinha do polvo do aquário, Marcellus, inteligentíssimo que já desvendou os mistérios muuuuuuito antes dos adultos.

Leitura que aquece o coração ??

Yara 03/05/2023

Em lágrimas ?
A vida segue
As memórias ficam
E o coração cheio de saudade aprende a viver

Livro começa lento, com cenas longas e descritivas e você acaba pensando que nada vai acontecer.

A partir da página 200 algumas coisas começa a surgir e a história anda mais rápido e fica mais emocionante.

Um livro bem escrito e envolvente
Que te leva a reflexões sobre a vida e despedidas, mas principalmente, sobre seguir em frente.

Tova é uma personagem extremamente forte que me emocionou em vários momentos.
Me apertou o coração ter que terminar esse livro assim e não poder mais acompanhar a vida de Tova e Cameron

Que sejam felizes para sempre!!

Que lindo! Vale a pena ler até o final.

Recomendo!

Marcelo1415 06/05/2023

Brilhantemente comovente
De início o livro é meia parado, com longas descrições; mas conforme vamos avançando na história começamos a nos apegar aos personagens principalmente ao polvo um pouco mal humorado que olha condescendente à humanidade mas no fim se apega, confia e principalmente ajuda uma humana, apenas lindo.

Ana Caturelli 07/05/2023

Polvo inteligente
Um encantador, sagaz e compulsivo retrato de amizade, compreensão e esperança.

Criaturas Extraordinariamente Brilhantes acompanha a conexão improvável entre uma viúva e um polvo-gigante-do-Pacífico.

E quando um golpista chega à cidade, os três desvendam a verdade ligada ao desaparecimento de seu filho trinta anos atrás. Essa história e seus personagens peculiares são um lembrete gentil de que, às vezes, olhar com atenção para o passado pode abrir portas para um futuro que antes parecia impossível.

Luana 08/05/2023

Demorei muito de ler esse livro, mais do que estou acostumada. Não escrevo resenhas, mas gostaria de lembrar dessa sensação.
Doeu terminar ele e me despedir dessa história. Ela é incrível, conta bem mais do que estamos lendo, se soubermos ver.
Vou sentir falta dos personagens como se tivesse conhecido eles, principalmente de Tova, que lembra muito a minha própria vó.
Só isso mesmo, só pra registrar

Viinaciolopes 08/05/2023

Perfeito demais
Lindo de maravilhoso. Vale tudo é muito mais, história envolvente, me tirou da ressaca, super indico. Amei amei amei

Renata 08/05/2023

É um livro com personagens cativantes, mesmo quando estão fazendo escolhas ruins. O arco principal gira em torno de Tova, uma senhora nos seus 70 anos, viúva e marcada pela perda repentina e não explicada do filho único, Erick, quando este tinha seus 18 anos. Apesar da idade, e de não necessitar financeiramente, Tova mantém o emprego de faxineira no aquário da cidade, e lá está o ponto de reflexão da história, Marcellus, um polvo gigante do Pacífico.
O polvo é um personagem com voz, pelo menos para o leitor, e a escolha da autora foi transitar entre fatos cientificamente aceitos, acerca da inteligência deste animal, e a fantasia, visto que Marcellus interfere diretamente no rumo da história de Tova e de Cameron, um rapaz em meio a uma busca pessoal que acaba como substituto de Tova no aquário.

Não temos aqui um espetáculo de trama, as histórias andam em paralelo por um tempo, quando se cruzam a gente já sabe no que vai dar, muito antes do final. Ainda assim é possível extrair algo de comovente, e não estou falando das partes em que a autora tenta fazer isso explicitamente, do modo mais clichê.

A parte interessante e mais pesada gira em torno da solidão, ausência de família, de laços, de descendência, o que tem uma resolução no fim do livro, então é possível que vá fazer muitos leitores felizes.
Contudo, antes dessa resolução temos que lidar com a solidão da mãe que perde o filho, da esposa que perdeu o marido, da saudade e espera daquele que fica.
Existir pode ser algo dolorido, quando lidamos com nossa própria finitude. Aceitar resignado a vida como esta se apresenta. Tomar providências antecipadamente, por que não haverá ninguém para fazer isso, decidir o que manter e o que descartar quando todas as coisas, até as menores, tem significado. Este me parece o coração desta narrativa.

Já a resolução do mistério do livro fica um tanto em aberto, o que pode ser frustrante, já que acompanhamos essa volta toda na história, em que até o polvo sabia mais sobre o que havia acontecido. É um ponto aberto à interpretações e o leitor que lute.

Tamara Barros 08/05/2023

Criaturas extraordinariamente brilhantes
Livro que trata de perdas e como lidar com elas, e o rumo das vidas quando envelhecem.
Confesso que amei Marcellus, o polvo que narra parte da história (parece estranho mas ficou bom).
A história é bem previsível mas é gostosa, fluída e até emocionante em alguns momentos.

Luli 03/06/2023

Que fofo
O livro é contado do ponto de vista de um polvo e MEU DEUS sério genial que história boa de ler! Eu amei tanto!

Sil 17/06/2023

"Talvez todos nós tenhamos monstros vivendo nas nossas cabeças."
Tova é uma senhora que perdeu o único filho, ficou viúva e trabalha como faxineira no aquário.
Cameron é um jovem adulto que não sabe quem é seu pai, foi abandonado pela mãe, criado pela tia e não consegue parar em empregos.
Cameron sai em busca de seu pai.
Tova se prepara para sua aposentadoria. Ela vende a casa onde viveu para recomeçar uma vida numa casa de repouso.
Marcellus é um polvo resgatado e que vive em cativeiro. Está decidido a ajudar Cameron a descobrir quem é seu pai, além de ajudar Tova na melhor idade.
Um livro envolvente sobre relacionamentos, família e valores.

Suzane10 29/06/2023

Quem diria, um polvo que é mais inteligente e sensível que todos os humanos em sua volta. Consegue com suas escapadelas do tanque fazer proezas inimagináveis, além de ter um apreço pela zeladora que tem uma agradável surpresa após anos de vazio no coração.

Priscylla 29/06/2023

Uma história linda de perdas e encontros
Adorei a história do Polvo Marcellus, da Tova, do Ethan e do Cameron. Gostei muito como todas se conectam e se completam