O exercício da incerteza

O exercício da incerteza Drauzio Varella

Resenhas - O Exercício da Incerteza

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Daniel Dornelas 25/06/2022

O último livro de um mestre da medicina!
Drauzio anunciou recentemente que "O Exercício da Incerteza" é o seu último trabalho na literatura. Por esse motivo, embora estivesse ansioso para conhecer algumas das memórias de uma das personalidades que mais admiro, comecei a ler o livro com tristeza, quase em tom de "despedida"... Eu só não esperava que essa angústia fosse dar lugar a uma animação que fez com que eu devorasse o livro em 48 horas.

Autor de vários livros, Drauzio já contribuiu muito com a formação do pensamento de milhões de brasileiros. Ele sabe usar as palavras para unir a literatura e a medicina, tal como João Guimarães Rosa e Moacyr Scliar.

O "O Exercício da Incerteza" não se trata de um livro de memórias comum. O foco do autor não está nos seus romances, nem em detalhes pessoais da própria vida. Na verdade, trata-se de um documento que registra o desenvolvimento da saúde no Brasil, passando por marcos históricos como a epidemia de poliomielite, os anos de chumbo, a atividade do INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social), a criação do SUS e avanços científicos.

Entre fatos e opiniões, Drauzio cita também momentos marcantes da sua vida e se mostra "gente como a gente" ao revelar medos, culpas e sonhos.

O livro termina com uma crônica sobre a pandemia de Covid-19. O texto é cirúrgico, resume bem tudo o que aconteceu nos últimos anos e critica de forma direta atitudes que poderiam ter poupado vidas.

Sem dúvidas, é um dos melhores livros que já li. Drauzio é e sempre será uma referência para mim como médico, escritor e ser humano.

"O Exercício da Incerteza" é seu último livro, mas, aos 80 anos, esse homem ainda cuidará de muitas pessoas, seja através dos atendimentos nos presídios, das matérias para a TV ou dos livros que já foram lançados.

Drauzio é gigante!
Tati Diorio 22/11/2022minha estante
Resenha brilhante :)

Gabriela.Kaghofer 16/11/2023

Achei que não ia gostar, acabou que adorei o livro. Uma experiência muito completa, principalmente pra quem quer fazer alguma coisa relacionada a área da saúde e imagino que história tbm, já que traz um recorte bem interessante da história do Brasil e do contexto mundial.

Biblioteca Álvaro Guerra 27/06/2023

Em O exercício de incerteza, Drauzio conta suas memórias linearmente, começando pelas origens da família, a infância no Brás, a faculdade de medicina, a época em que foi professor de cursinho, sua trajetória como comunicador nas campanhas de saúde pública, a experiência nos presídios, a relação com a saúde, as relações afetivas, o processo de envelhecimento e por fim, um registro de seu ponto de vista sobre a pandemia. A incerteza é a sensação que atravessa todas as memórias e sempre aparece como um dos tópicos da poética do livro.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559212002

dialogonoslivros 27/07/2022

O exercício da incerteza ? Drauzio Varella @dialogonoslivros
Este livro reúne as memórias do médico mais famoso do Brasil, Dr. Dráuzio Varella. Nele o autor conta fatos de sua vida desde a infância até a atualidade, as vésperas dos seus oitenta anos. Vemos com o amor pela medicina nasceu quando Dráuzio era criança e brincava no Brás; a escolha e os estudos para o vestibular nos anos 1960; a Ditadura militar e seus efeitos na educação; a formação como oncologista; as viagens científicas; as campanhas vacinais para a erradicação da poliomielite; o descobrimento do vírus HIV; o nascimento do SUS e muitos outros fatos científicos dos séculos XX e XXI.

Dr. Dráuzio Varella é um marco no nosso país, sua sabedoria, humildade, e perseverança são inspiradores. Um homem que está chegando aos oitenta anos e continua ativo, atendendo a população carcerária do país, com uma bagagem que poucos podem comparar. Saber um pouco mais sobre sua jornada, e inclusive sobre os livros que ele lia, foi muito prazeroso.

Não posso negar, chorei em várias partes! Me emocionei muito imaginando como seria vivenciar tantos feitos científicos. Me indignei com a situação da saúde no país e no mundo, com a desigualdade social, com a falta de políticas públicas em saúde. O último capítulo do livro aborda a pandemia de COVID-19, e foi avassalador.

Resenha completa no IG:@dialogonoslivros

?Apesar do financiamento insuficiente, das interferências políticas, da definição inadequada de prioridades, da corrupção, das mudanças bruscas de comando e da descontinuidade de programas importantes, o SUS tem conseguido prestar serviços de saúde que jamais chegariam se ele não existisse?

Naiara Heres 06/04/2023

Foi o primeiro livro do Dr. Drauzio que eu li e já quero ler os próximos! Além de ser uma inspiração para mim como médico, ele também escreve em uma linguagem simples, de fácil entendimento. Muito bom, recomendo!!!

Karin 14/09/2022

Absolutamente tudo que o Drauzio escreve me interessa!

Sempre uma boa conversa recheada de informação, conhecimento e boas histórias com alguém profundamente interessado nas pessoas e na natureza humana.

Andrea 25/06/2022

Este é o primeiro livro que leio do Dr. Drauzio Varella e, mesmo tendo começado "errado" (é o último lançado), achei uma introdução maravilhosa. Acompanho o seu trabalho como divulgador médico há bastante tempo, mas nunca quis muito ler os outros livros por achar os temas pesados (tipo, Estação Carandiru e Prisioneiras), mas talvez um dia eu seja mais resistente pra aguentar o impacto.

Como o próprio subtítulo já diz (Memórias), este livro vai fazer um breve apanhado da história do Drauzio. Tem muitas curiosidades e fatos que eu não conhecia, como que o primeiro nome dele não é Drauzio e sua sub-especialidade na oncologia é câncer de mama, passando por sua grandiosa contribuição na divulgação sobre a AIDS quando a epidemia começou no país e sua luta pela disponibilidade do tratamento, até seu envolvimento com o SUS e a pesquisa de plantas na Amazônia.

Seu trabalho com atendimento médico em presídios também é citado, claro, e isso eu conhecia mais, mas teve capítulo que me arrepiou toda (por isso que acho que não consigo ler a trilogia sobre o assunto). Atualmente, Drauzio está aposentado da oncologia (soube pelo livro!), mas continua atendendo privados de liberdade e está focado mais na divulgação médica (vale muito a pena seguir!).

Uma coisa que esse livro me fez pensar bastante é em como a gente não tem muita noção de tempo e não pensa no que foi preciso acontecer para chegar onde estamos hoje. O tanto de evolução que tivemos nos últimos 100 anos... E um século é muito pouco tempo quando você leva em consideração a trajetória do ser humano. Tem muita coisa pra se pensar nesses avanços.

Outras parte interessante é sobre a criação do SUS. Eu cresci ouvindo meus pais contando do INAMPS, sobre os hospitais que atendiam por caridade, e gente, isso não tem 40 anos!!! (Defendam o SUS etc.) Triste é pensar que estávamos avançando tanto, mas o SUS está sendo tão sucateado que, por exemplo, éramos referência em campanha de vacinação e, hoje, a cobertura tá tão baixa que doenças evitáveis estão em vias de voltar porque as crianças (e os adultos!!) não estão se vacinando. Aí entra também a questão do vício do cigarro, falado no livro já que Drauzio foi fumante por vários anos, e de como o Brasil conseguiu diminuir o número de fumantes, mas agora temos o risco de um novo surto de dependentes graças aos pen-drives tragáveis.

Por fim, vale citar quando o livro toca no ponto, que eu acho de extrema importância discutir, que é o cuidado médico relativo às mulheres (ou a falta dele). Tem aquela famosa hipótese que se homens engravidassem, você acharia anticoncepcionais (e sem os perigosos efeitos colaterais!) em cada esquina e o aborto seria um procedimento simples. Drauzio cita que um dos poucos estudos relevantes sobre menopausa foi feito não tem nem 10 anos!! A medicina, definitivamente, não foi feita para nem por mulheres. (Aquela cena de Prometheus nunca sai da minha cabeça.)

No lançamento do livro, fiquei incomodada numa entrevista quando Drauzio falou que os médicos e os jornalistas foram essenciais na divulgação de dados e informações da pandemia de covid-19 quando outros profissionais, principalmente os cientistas e divulgadores científicos (team Átila aqui!!), lutaram tanto (e ainda lutam!) pra tentar manter as pessoas informadas... Sem falar que o mais que tivemos foram médicos propagando fake news, né? Mas, pelo menos, aqui no livro, ele reconheceu e frisou a importância da equipe de enfermagem e de outras especialidades, como fisioterapia, psicologia, farmácia e até técnicos de limpeza e desinfecção.

Resumindo: é um livro muito bom, tanto de conteúdo, quanto de escrita. Incrível como menos de 300 páginas renderam tanto!! (E assistam o vídeo de divulgação desse livro no instagram do Drauzio, é maravilhoso, hahaha.)

[Período de leitura: de 21 à 31/05/2022]
Ana Usui 27/06/2022minha estante
Caracas o livro aborda inúmeras pautas importantes. Nunca tinha considerado ler um livro médico antes, mas agora vou colocar na lista, resenha maravilhosa viu

Andrea 27/06/2022minha estante
Amiga, obrigada!! E leia, sim. Eu tinha altas expectativas e elas foram mais que correspondidas. A escrita do Drauzio é maravilhosa, dá pra ler mais rápido, eu que ainda estava em ressaca literária mesmo, hahaha.

E tem muito conteúdo pra pesquisa, pra quem gosta de se aprofundar.

Thalita234 27/09/2023

Que leitura deliciosa, adoro o estilo de escrita dele, consigo ouvir a voz na cabeça e já estou com saudades do mutliverso do doutor Drauzio Verella. ??

Bia 17/05/2022

Lembranças de uma medicina e um médico
O livro nos descreve as histórias de medicina no decorrer de 50 anos no ponto de vista de Dr Drauzio Varela de uma forma única e surpreendente. Para aqueles que o cuidar é um misto de empatia, compaixão e humanismo trata-se de uma leitura indispensável.

Ana Farah 29/06/2022

A biografia mais linda que já li
Foi um enorme prazer poder ler a biografia do dr. Drauzio Varella pelos seus olhos. Sempre admirei esse importante personagem da saúde nacional, tão significativo para a disseminação de informações referentes à área para a população brasileira.

Drauzio é um grande escritor, e isso pode ser visto também em suas obras anteriores, principalmente em Estação Carandiru, livro de 1999 que o rendeu o Prêmio Jabuti, além de ter sido adaptado para o cinema. E em "O exercício da incerteza" não é diferente. A leitura é leve e incrivelmente prazerosa. O médico narra ao longo das páginas sua vivência na Medicina, o motivo de ter escolhido a profissão e como optou por seguir na área da Oncologia, após outras decisões equivocadas.

A ciência e seu avanço no decorrer das décadas é outro assunto que traz inúmeras abordagens e passagens no livro. Drauzio é um exímio pesquisador, que tanto auxiliou no progresso da pesquisa brasileira de diversos temas, como a farmacologia de plantas amazônicas, os estudos sobre o vírus HIV durante a epidemia que assolou o país e o mundo nos anos 1980/90, e tantos outros que foram indispensáveis para o desenvolvimento da área científica.

O doutor pouco se refere à sua vida pessoal. Além das passagens iniciais, quando Drauzio conta sobre sua infância marcada por perdas e doenças, o médico tenta ser o máximo alheio aos aspectos pessoas de sua vida atualmente, e isso sempre foi algo nítido em sua trajetória. Drauzio prefere se ater à suas vivências profissionais e médicas, além de também comentar sobre suas passagens no Jornalismo e na educação, ambos importantíssimos para sua consolidação como o médico mais conhecido do País.

Algumas passagens também são cheias de emoção e sentimentos. Por ser de uma área que lida quase que intrinsecamente com a morte, Drauzio traz à tona em certos momentos como o câncer pode ser cruel. E cita casos de pacientes que tratou em sua carreira que tanto o abalaram.

Mas julgo dizer que em toda a obra, as partes mais belas e que demonstram o quanto Drauzio é um médico incrível, além de - com certeza - ser uma pessoa admirável, são nas passagens que ele comenta sobre a conduta do médico. Por ser uma área que pode vir a formar profissionais egoístas e interesseiros, Drauzio a todo momento fala sobre a importância da empatia e compreensão que médicos e profissionais da saúde devem ter. E enfatiza que quanto mais experiência tem, mais incertezas e dificuldades nascem em seu interior.

Esse é um livro lindo, super bem escrito, com passagens incríveis e cheias de emoção. Indico a todos! E é leitura obrigatória aos profissionais da área da saúde.

Gabs 21/07/2023

Muito bom, como tudo que ele toca
Já li vários livros do Drauzio Varella e, embora neste ele repita algumas coisas já trazidas em outros, é um livro de memórias muito bom, repleto de reflexões sobre sua jornada na medicina e suas experiências.

DêlaMartins 26/08/2022

Reflexões
Drauzio Varella é um excelente comunicador - a leitura de "O Exercício da Incerteza" só confirma esse fato. Já li e gostei de outros livros dele (há muitos anos), mas este me surpreendeu quando me vi envolvida num assunto com o qual não tenho afinidade.

Não se trata de uma biografia, mas de reflexões baseadas em fatos de uma vida dedicada ao exercício da medicina. O livro começa com uma breve história sobre a infância e adolescência de Drauzio, passando para os tempos de faculdade e, então para seus longos e produtivos anos como médico. São tantos fatos, tanta riqueza, que é difícil resumir tudo que li.

Ele fala sobre sua vivência e passa por assuntos variados: AIDS, câncer, SUS e o antigo INAMPS, conta sua experiência como médico voluntário em cadeias, fala de sua vida como professor de cursinho universitário, comenta fatos dos diferentes congressos em que participou, menciona inúmeros contatos com figuras importantes da medicina e fora dela, explica seu envolvimento com um projeto de prospecção de ativos farmacológicos na Amazônia, conta de sua quase morte por febre amarela. É um apanhado da história da medicina e de seus avanços, no Brasil e mundialmente, todos vividos por ele nos últimos 60 anos. O avanço da medicina durante esse período é imenso, a velocidade das mudanças é alta e, com 79 anos, a atualização e vontade de sempre aprender, faz de Drauzio Varella uma pessoa especial, diferenciada.

O último capítulo é dedicado à pandemia de covid, muito bem detalhado e fiel aos fatos, como todo o livro.

Adorei, e repito que medicina é um assunto que, a princípio, não me encanta. Drauzio Varella, me encantou. Recomendo muito!

Riva 12/01/2023

Espetacular!
Com a escrita cativante e leve que só o Drauzio possui, ele vai nos levando por um túnel do tempo.
Vai nos mostrando o início de muitos tratamentos e relembra tantos outros famosos como a clonagem da ovelha Dolly, o surgimento da pandemia do HIV e chega no atual cenário de pandemia que é a Covid.
Ser humano ímpar.
Amei conhecer um pouco mais do médico e do cidadão Drauzio Varella.

Leticia1615 19/03/2023

"No inferno, os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempos de crise"

Camila.Moura 23/11/2022

Perfeito!
Drauzio Varella é formado em medicina pela USP, conhecido por seu trabalho na comunicação médica, é autor de inúmeros livros, entre eles o Estação Carandiru, que ganhou o prêmio Jabuti de não ficção.

No seu novo livro, O exercício da incerteza, ele traz relatos e memórias da sua vida pessoal e profissional, que vão desde a sua infância até a pandemia de Covid 19.

Nesse livro é possível conhecer mais sobre a vida do Drauzio para além da medicina, mas também conhecemos o trabalho como voluntário dos presídios de São Paulo, como professor e pesquisador.

Além disso, passamos por períodos críticos da história do Brasil e do mundo, tudo isso relatado sobre o olhar sensível de um médico e ser humano que estava presente na ditadura, na epidemia de HIV, nas pesquisas oncológicas e na pandemia da covid 19.

Sem dúvidas esse livro é uma viagem histórica de uma perspectiva médica, mas com uma linguagem de compreensão universal, uma leitura que todos deveriam fazer.

1 | 2 | 3 | 4 | 5