O criptógrafo

O criptógrafo Mai Jia

Resenhas - O criptógrafo

Bia 21/09/2023

Não vale quanto custa
Achei uma história maçante, com alguns ganchos bons, mas um livro que se arrasta até o final, e quando chega lá diz: graças a Deus acabou

Biblioteca Álvaro Guerra 10/05/2023

Neste romance de estreia, Mai Jia cria uma narrativa repleta de camadas, com depoimentos, cartas e transcrições, para revelar que segredos de Estado nunca são de fato descobertos. Combinando a tensão de um thriller de espionagem com as qualidades mágicas de uma fábula chinesa, O criptógrafo trata de ignorância, egoísmo e medo, constituindo-se tanto como um mistério fascinante quanto como um exame metafísico da mente humana.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559212149

Anny Campos 22/02/2023

Ler é como desvendar um código criptografado
A história é simples e ao mesmo tempo complexa. Só li por causa do clube do livro ter indicado, mas no final acabei gostando.
No inicio da história pensei não ter nada haver com a história da sinopse, mas com o passar do tempo fui entendendo, o autor tentou contar a história de forma linear, até antes do nascimento do personagem, para entendermos como o passado afetou a vida dele depois.
Ao longo da história vamos acompanhando a narrativa e vendo de primeira mão o brilhantismo do personagem, até que chegamos ao final e fiquei sem palavras...
Acho que preferia uma traição, um sequestro ou até mesmo assassinato, mas entendo como chegou a isso e não discordo, só é inesperado.
Gostei mais do final extra onde o autor mostra a narrativa de como foi juntando as entrevistas e pistas para montar o livro.
Só senti falta de mais sobre a esposa dele.

@buenos_livros 29/12/2022

O Criptógrafo - Mai Jia ??
criptografia joga as informações que você quer bem na sua frente, ao alcance da mão, e, ao mesmo tempo, cobre os seus olhos para que você não veja nada.?
. 100/2022
. O Criptógrafo (2002)
. Mai Jia ??
. Tradução: Amilton Reis / Sun Lidong
. Romance | 334p. | Livro
. @companhiadasletras
. O livro em si é um quebra-cabeça, narrando a história de um importante criptógrafo chinês, o autor coloca elementos de espionagem e ficção histórica, com bastante conteúdo sobre criptografia em si. Na minha visão, a história ficou rocambolesca demais, a sensação que poderia ter umas 100 páginas a menos e focar na narrativa principal que tinha muito potencial.
. ????,5??
Leticia 29/12/2022minha estante
Parece ser super interessante

Debyh 23/12/2022

Para mim a parte positiva do livro é que tudo foi novidade para mim, desde acompanhar a vida de Rong Jinzhen na China, aliás na história a grandes passagens de tempo, até chegarmos no assunto da criptografia, o qual envolve a inteligência chinesa e lugares ultra secretos. Porém devo ressaltar que este não é um livro de ação (já que a sinopse pode passar essa falsa impressão), mesmo que tenhamos códigos e uma quase espionagem não tem cenas de ação, como falei boa parte do livro é a história de Jinzhen, e talvez isso incomode algumas pessoas.
resenha completa: https://euinsisto.com.br/o-criptografo-mai-jia/

site: https://euinsisto.com.br/o-criptografo-mai-jia/

Camila Faria 25/10/2022

A saga de Rong Jinzhen, um gênio da matemática que desde criança já interpretava sonhos, dedicado a explorar os mistérios do cérebro humano, mas que acaba recrutado pela inteligência chinesa para trabalhar como criptógrafo. Ufa! Achei que esse tema poderia ser um tanto assustador (especialmente para uma mente NADA matemática como a minha), mas não foi o caso. A criptografia é descrita no livro não como a simples conversão de um texto legível em um texto cifrado, mas como o embate supremo entre dois gênios, onde cada um se esforça para entender o pensamento do outro e decifrar o seu segredo oculto. Embora instigante, os detalhes sobre o trabalho de Jinzhen desvendando códigos ficam em segundo plano, ofuscados pelo brilhante estudo psicológico do personagem: a narração da sua vida, seu núcleo familiar e, eventualmente, sua tragédia pessoal, que o leva à loucura. O texto, que mistura depoimentos, cartas e transcrições, flui com o frescor e o fascínio de uma fábula. Mai Jia termina muitos dos seus capítulos com verdadeiros cliffhangers, cenas concebidas para prender o leitor e despertar o seu interesse no que está por vir (como os contadores de histórias chinesas fazem há séculos). Super funcionou para mim, posso dizer que o enigma de Jinzhen (e de toda a família Rong) me prendeu até o final.

site: https://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-35/

Andreia 16/05/2022

Fui com as expectativas erradas para ler esse livro. Lendo a sinopse pensei que se tratava de um thriller de espionagem ou algo semelhante, mas na verdade temos aqui um livro ficcional, no qual o leitor vai acompanhar a história de vida de um personagem ficcional que foi um grande criptógrafo chinês, chamado Rong Jinzhen.

Conhecemos a história de sua família, composta por vários integrantes que se destacaram por sua inteligência, indicando que a genialidade de Rong Jinzhen seria hereditária. Conhecemos sua infância difícil e as pessoas que o ajudaram ao longo de sua vida para que tivesse acesso a uma educação e cuidados que o auxiliassem a desenvolver o seu potencial intelectual. Também acompanhamos a sua entrada na agência de inteligência do seu país, sua ascensão como um grande criptógrafo e seu declínio após um evento inesperado.

O livro traz ótimas reflexões sobre a vida, relacionamentos, sobre a própria criptografia e principalmente sobre a tênue linha entre genialidade e sanidade. O Criptógrafo não é um livro com grandes reviravoltas, é um livro mais reflexivo, o que foi justamente o que me prendeu durante a leitura. Por isso, acredito que não seja um livro para qualquer tipo de leitor. Enfim, gostei da leitura, teria aproveitado mais se tivesse começado a ler esse livro com as expectativas certas, apesar disso tive uma boa experiência de leitura. Recomendo a leitura!