A Menina e a Âncora

Resenhas - A Menina e a Âncora

Amanda.Riselli 24/04/2024

Sobre A Menina e a Âncora
#4ªDeContos

Esse é o meu primeiro contato com a escrita da Helydie (um pseudônimo da autora), mas eu fiquei tão fascinada por esse conto, que quero ler outras obras dela!

Aqui conhecemos Yelena, uma velejadora que vive navegando nos rios flutuantes, onde as águas correm suspensas, levando encomendas de uma ilha a outra e segura com essa rotina diária, até conhecer a pequena Mianê, que a convida para uma aventura arriscada até a âncora de um navio fantasma, descendo pela lendária cachoeira do sul (o único caminho para chegar em terra firme), na esperança de reencontrar sua mãe.

É impossível não se apaixonar por esse fantástico universo tão bem descrito e construído, como também pelas duas garotas protagonistas! Yelena é, sem dúvidas, super cativante, mas foi Mainê, com sua coragem e determinação em encontrar a mãe que ganhou todo o meu coração. Eu fiquei simplesmente encantada com suas histórias e seu jeitinho aventureiro! É lindo testemunhar a relação fraternal que vai surgindo entre elas e o quanto isso foi fundamental para Yelena enfrentar os seus traumas do passado, recuperando assim, sua coragem há muito perdida, já que ambas tinham histórias de vida parecidas.

Essa leitura me trouxe uma experiência singular e emocionante, com uma trama repleta de surpresas e perigos, ataques de tripulações piratas, talentos sendo revelados e lendas se tornando reais. E também temos o desfecho, com o reencontro tão esperado e com o que a menina e a âncora proporcionou à todos.
Super recomendo!

Deza 22/07/2022

favoritado do mês
Yelena é uma velejadora que mora e trabalha nas ilhas flutuantes. Ela ganha a vida recebendo encomendas e as levando em seu barco para o destino final.E um dia de muito trabalho ela acaba conhecendo a pequena Mainê uma garotinha de 8 anos que estava a procura de ajuda para encontrar a mãe que segundo ela estava na terra lá debaixo, só que ninguém a levava a sério.

Porém ela segue a Yelana até seu barco e a todo custo a tenta convencer a ajuda-lá até que a convence , só que Yelena só topou para tirar uma vez por todas que a garotinha estava errada e ai que começa as aventuras para as duas garotas.

Ao longo da narrativa as duas acabam criando um laço de amizade muito bonito , e as vezes relembrando a Yelena a irmã a qual perdeu em um acidente envolvendo ela e sua família .

Esse livro é bem gostosinho de ler e acaba nos prendendo por ter muitas aventuras , piratas e uma lenda , e a a leitura é bem fluida e o livro é bem escrito, só fiquei com um gostinho de querer mais um pouco da histórias das duas.

Beatriz @lendo_com_bia 20/07/2022

Sensacional
Yelena levava uma vida normal como velejadora até o dia que acaba conhecendo a pequena Mianê, uma garotinha super fofa que estava em busca de sua mãe que foi raptada.
Então as duas embarcam em uma aventura cheia de perigos, emoções e piratas.
Adorei a escrita da autora, leve, rápida. Uma escrita com sentimentos.
Quando você finaliza a leitura seu coração fica quentinho, as personagens são incríveis

jeni ramos 18/07/2022

Uma viagem por entre os rios flutuantes em uma aventura
Yelena é uma jovem velejadora que está sempre navegando pelas águas do rio flutuante com sua pequena embarcação, viajando por entre as ilhas e realizando a entrega de suas mercadorias, principalmente para as pessoas da Capital, a maior das ilhas existentes. Apesar de ser uma excelente navegadora, a jovem não gosta nem um pouco de viver caçando aventuras por aí. Ela busca sempre manter uma rotina, viajando apenas por terras conhecidas e realizando seus trabalhos sem grandes surpresas em seu caminho.

No entanto, um belo dia enquanto passava pelo cais da capital após mais um dia de trabalho, Yelena acaba esbarrando com uma pequena garotinha chamada Mianê, que está oferecendo uma recompensa a qualquer velejador que aceite levá-la em uma viagem para encontrar com sua mãe na conhecida ?âncora?, ao sul da capital e após a grande cachoeira. Aos olhos da velejadora, essa viagem parecia extremamente arriscada pois, para ela e as demais pessoas que habitavam as massas de terras flutuantes, a chamada ?terra firme? que existia lá embaixo, após a cachoeira, não passava de uma lenda, já que ninguém que havia tentado chegar até lá conseguiu retornar com sucesso.

O que ela não sabia é que terminaria embarcando nesta aventura, mesmo sem grandes intenções no começo, já que acabaria se envolvendo com a história da pequena (e persistente) garotinha, cujo qual a velejadora se tornaria a única esperança de que ela enfim pudesse reencontrar sua mãe.

Bom, devo dizer que essa foi uma leitura bem imersiva pra mim. As descrições e a construção de mundo foram muito bem feitas ao meu ver, em alguns momentos era como se eu pudesse visualizar perfeitamente o cenário que a personagem estava narrando, e isso foi uma experiência sensacional!

Eu particularmente adoro tramas envolvendo navegações, piratas, e aventuras por alto mar, então assim que bati o olho na sinopse do livro sabia que seria uma leitura incrível a ser apreciada.

Um dos pontos que mais gostei na leitura foi o desenvolvimento das personagens, a forma como elas vão evoluindo e crescendo juntas ao longo da trama é algo lindo de se acompanhar.

Mianê, a nossa tão esperta garotinha, mesmo sabendo que sua amada mãe havia sido capturada por bárbaros piratas, ela não perde a valentia e a coragem em resgatá-la em nenhum momento, o que quebra o estereótipo que vemos em alguns livros de crianças sempre ?assustadas? e indefesas em situações de perigo. Mexeu com Mianê e Rúbia (sua mãe), mexeu com a pessoa errada! (Leia isso imaginado uma garotinha te encarando com os olhos semicerrados ahahaha.)

Yelena, nossa impotente velejadora, acaba ficando cara a cara com alguns traumas do passado, tendo que superá-los para então poder seguir em frente, tanto em sua missão quanto em sua vida. A jovem, que esperava ganhar apenas um saco cheio de moedas ao final dessa aventura, acabou ganhando muito mais do que isso. Ganhou esperança. E uma família para chamar de sua novamente.

A menina e a âncora é uma leitura deliciosa e a escolha perfeita pra você que quer sair da ressaca, embarcando por uma viagem cheia de piratas, aventuras, e duas personagens extremamente cativantes!

Jojo 15/07/2022

Uma história emocionante sobre empatia e amor
Se você gosta de aventura esse livro é uma ótima escolha, A menina e a âncora conta a história de Yelena que após perder sua família em um acidente, se vê obrigada a procurar seu próprio sustento como velejadora, buscando e entregando encomendas. Na vila onde mora é alvo constante de piratas, que fazem seus moradores ficarem sempre com medo e assustados.
Um dia estava trabalhando e uma criança de cerca de 8 anos, chamou sua atenção gritando pedindo ajuda para alguém levá-la até o Sul, Yelena por não conhecer a região preferiu não se arriscar e segue seu caminho, porém a menina pede ajuda para ela, e mesmo pagando a velejadora recusou.
Mas Mianê, assim como é chamada, não desiste e aproveita que a velejadora está distraída vendo uma briga de bêbados, e se esconde no barco. Após chegar no destino da encomenda, Yelena descobre a menina escondida, mas antes de expulsá-la tenta entender os motivos de querer ir para o Sul, ela explica que precisa encontrar com a mãe separada dela após ser sequestrada por um pirata. Com dó da menina, a velejadora aceita ajudar e cuidar da pequena criança, e assim, juntas embarcam em uma viagem cheia de aventuras, perigos e mistérios.
No decorrer da leitura vamos conhecendo a fundo a vida de Mianê e Yelena,com a convivênciacresce o carinho e a cumplicidade entre às duas. O que mais me encantou durante a leitura, é a linda relação da menina com sua mãe, o amor que sente a ponto de correr vários riscos para encontrá-la, também a empatia que Yelena teve em ajudar Mianê, mesmo quando a dificuldade surgiu, ela não a abandonou em nenhum momento.
É uma história emocionante, sobre amor, empatia e coragem de duas meninas, uma escrita fluída e rica em detalhes que nos fazem viajar com elas, a única parte ruim é ser um livro curtinho que se lê em um dia.

nandrxiz 09/07/2022

livro perfeito para ler em um final de semana ??
? - "Yelena não tinha sofrido nenhuma lesão física, mas machucar seu barco era como se estivesse perfurando e rasgando sua própria pele. A dor era real." - ?

? Bom o livro é curtinho para quem quiser ler em um dia, e recomendo ele também para quem tá iniciando no mundo literário, pois a leitura é super leve e bem fluida. O jeito que o livro se desenvolve e sensacional, gostei muito da escrita da autora. A personalidade da Mianê é bem construída e por isso amei bastante a personagem. Só dei 4,5 ? pq o final deixou um pouco a desejar - não é que é ruim, foi só que foi muito rápido - fora isso o livro é maravilhoso ? Enfim... indico muito esse livro e está disponível o ebook na Amazon por um preço super baratinho. Então essa é minha resenha.

Ilma (@unicamente_livros) 26/05/2022

? Uma ficção adolescente de apenas 73 páginas, envolvendo ação, aventuras, piratas e uma lenda.

?"... não tinha sofrido nenhuma lesão física, mas machucar seu barco era como se estivesse perfurando e rasgando sua própria pele. A dor era real."

Nesta história iremos conhecer a jovem Yelena, uma velejadora que vive navegando o rio levando encomendas para as ilhas.

Ao chegar em uma das ilhas, ela se depara com Mianê uma garotinha que está a procura da sua mãe que foi sequestrada por nada mais, nada menos que piratas. Porém antes do seu sequestro, ela faz um pedido a garotinha lhe relatando um lenda que envolve a grande âncora.

Mianê vendo Yelena lhe faz um pedido, mas inicialmente a velejadora o recusa. Depois, porém acaba cededo e ajudando a garotinha a embarcar nesta aventura.

? Uma história bem rápida daquelas de se ler em poucas horas, mas recheada de aventura.
As personagens são bem carismáticas e divertidas, fazendo com que o leitor se envolva facilmente com a história.

A escrita da autora é bem fluida, e gostei muito da sua ideia para trama.
Umas das coisas que chamou minha atenção, foi a determinação da garotinha, que não desistiu em nenhum momento de acreditar.

É uma leitura que indico para quem procura histórias curtas e divertidas.

Katy 17/04/2022

AMEI!!
Yelena é uma simples velejadora que mora nas ilhas flutuantes, onde os rios correm suspensos nos ares. Só existe um caminho parcialmente seguro para descer à terra firme. Mas isso é apenas uma lenda e poucas pessoas tiveram coragem suficiente para ir até lá comprovar o boato.
A garota vivia muito bem, trabalhava com encomendas até encontrar com Mianê, uma criança teimosa e corajosa que precisa à todo custo encontrar sua mãe na terra lá embaixo. A família de Mianê esconde segredos que vão nos sendo apresentados no decorrer da narrativa, mas não de forma muito misteriosa, as coisas ficam meio claras desde o começo.
É um livro muito bom, conta a aventura das duas garotas até a Âncora que as levariam para a terra lá embaixo. No decorrer da narrativa, Yelena revive seus traumas e encara seus medos, ela que sempre foi uma garota que odiava aventuras, preferia a calmaria do monótono e conhecido. Agora embarcava em uma grande aventura, em um lugar onde nunca havia estado por causa de uma garotinha que não largava de seu pé.
A amizade que as duas foram construindo é muito linda e eu gostaria de ver mais desse universo, me deixou com um gostinho de "quero mais". Eu indico esse livro maravilhoso para todo mundo! Leiam, não vão se arrepender! É super rápido e fluído, eu li em um dia só.
@Instagram literário: @hibou_books_