Jane Apaixonada

Jane Apaixonada Rachel Givney

Resenhas - Jane apaixonada

Vitoria 29/11/2022

?O amor verdadeiro ou a escrita??
?E se Jane Austen pudesse viajar no tempo e se apaixonar??
Que leitura incrível. Sou suspeita a falar porque amo a Jane Austen de todo meu coração e esse livro captura exatamente a essência da autora.
A história começa quando um série de acontecimentos são mal sucedidos na vida de Jane, portanto, ela decide pedir ajuda de uma bruxa.
A bruxa a envia para o século XXI onde Jane encontra seu verdadeiro amor.
Porém fica o questionamento: Jane escolherá o coração(amor verdadeiro) ou a pena (seus livros)?
É um livro espirituoso (assim como Jane era), triste e emocionante.
Todos os personagens foram bem desenvolvidos (desde da própria Jane até o Derek). Adorei a Sofia e a presença de suas dificuldades com o ex marido, acrescentou um tom moderno a narrativa, além de ela ser uma pessoa incrível que sempre ajudou Jane.
Amei o Fred e a referência a ele no livro persuasão.
Enfim, acredito que se Jane pudesse ler esse livro ela adoraria e com certeza se apaixonaria.
Recomendo para todos fãs de Jane Austen :))

Vanessa647 03/06/2022

E se um dia Jane Austen aparecesse no seu trabalho?
Foi o que aconteceu com Sofia, uma atriz que estava irritadíssima com o papel que lhe foi destinado e que, de repente, se vê em frente a uma mulher, totalmente vestida com roupas de época, que alega ser Jane Austen, a escritora em cujo livro o seu próprio filme é baseado.
Era Jane? Sim, a própria. E é uma delícia ela descobrir modernidades. A cena de Jane no metrô é por ela mesma um deleite que vale o livro, e sua relação com Fred, irmão de Sofia, idem.
Eu não sou uma grande fã de Austen, preciso confessar que prefiro as irmãs Bronte, mas me diverti muito, dei muita risada, parei muito tempo para pensar no que era a vida da mulher, que servia basicamente para casar e ter filhos e que deixava de lado até seus gostos pessoais para poder se dedicar à família. A escolha de Jane é corajosa, é moderna e se encaixaria perfeitamente em sua história.
Maria 20/09/2022minha estante
Qual a classificação do livro??

Vanessa647 20/09/2022minha estante
Acho que entra como chick lit.

Maria 21/09/2022minha estante
E a classificação indicativa?

Vanessa647 21/09/2022minha estante
realmente não sei te falar. Não há nada, absolutamente nada muito explícito, mas tem um casamento que se desfez. Eu não teria problemas em dar para uma adolescente ler.

Maria 22/09/2022minha estante
Obrigada ?

Suelli.coelho 26/09/2023

Engraçado como a gente acha uns livro que dao de 10 a 0 nesse livros que estao no hipe
Me surpreendi muito com esse livro,e provavelmente vou ler um da jene austen depois dele

vitoria 30/11/2022

Jane Apaixonada
Precisei de um tempo para pensar do porquê eu não gostei tanto assim do livro, porque no geral ele é bem bom, tem uma proposta bastante divertida e então percebi algo, o foco do livro é a Jane viajar no tempo e se apaixonar, ter o relacionamento que ela nunca teria se tivesse continuado em 1.800, porém não teve tanto assim do casal e quando tinha eu ficava "acaba pelo amor de deus", simplesmente porque não foi um relacionamento cativante, desejei que Jane ficasse em 2.020 por achar que ele merecia mais do que a vida infeliz dela e por causa da amizade dela com Sofia, mas em momento algum foi pelo casal, eles precisavam ser desenvolvidos melhor e quando ficaram juntos foi por tão pouco tempo.
Minhas partes preferidas do livro foram a da Sofia, sem dúvida alguma, ela fez o livro todo valer a pena.
Mas uma coisa muito legal, nunca li nenhum livro da Jane Austen, então não sei se tem mesmo um livro com o nome do Fred, mas se tiver, muito legal o que a autora fez aí, com o anel também, isso eu achei super legal.
De restante o livro é bom, gostei bastante da escrita, eu achei que iria demorar muito mais para ler ele, mas quando vi já estava chegando ao fim.

debliterando 25/08/2022

"Ela preferia ler um bom livro a frequentar um baile e gostava de passar horas caminhando sozinha pelo campo".

O que me fez ler esse livro, além dessa capa tão linda e o título fofo, foi a seguinte pergunta: "E se Jane Austen pudesse viajar no tempo e se apaixonar?".

De verdade, fiquei muito curiosa e com um certo receio de fazer essa leitura, pois quem já viu filmes e leu livros com viagens no tempo sabe que nem sabe acaba bem. Porém, fui mesmo assim e confesso que amei!

Esse é o livro ideal para quem está começando a ler romances de época, pois alguns capítulo se passam em 1803 e outros em 2020. A união da época e do contemporâneo. Ou seja, não tem como dar errado!

Em Jane apaixonada vamos conhecer a famosa autora Jane Austen quando a mesma tinha 28 anos e estava em busca do amor. Temendo não encontrar o seu par, Jane acaba conhecendo uma casamenteira que a envia para a Inglaterra da atualidade.

Em Bath, Jane conhece a atriz Sofia e descobre que virou uma das autoras mais famosas e prestigiadas do mundo, sendo que a própria Sofia está se preparando para atuar em um filme inspirado num de seus livros.

Mas outra pessoa que ela acaba conhecendo chama a sua atenção, além de seu coração, o irmão da sua nova amiga, o Fred. Ele desperta na Jane sentimentos que ela ainda não havia experimentado e agora precisa decidir se ficará no presente para viver com o grande amor de sua vida ou se deve retornar e se dedicar a sua carreira de escritora.

Adorei!!!

Camille.Pezzino 04/01/2023

RESENHA #237: NEM TUDO SÃO ROSAS…
Nós sabemos que a humanidade evoluiu e, pouco a pouco, as regras impostas vem mudando. Nós, mulheres, não somos mais obrigadas a vestir roupas desconfortáveis, podemos usar calça, falar sobre temas diversos, ter nosso próprio dinheiro e muitas outras coisas. Mas, é claro, nem tudo são rosas.

A estrutura patriarcal se mantém por mais que lutemos contra ela. Nossos salários ainda são desiguais e somos julgadas pela aparência. Aliás, mesmo na cinematografia, podemos observar que atrizes mais jovens geralmente fazem o papel de mulheres mais velhas. As mulheres mais velhas são jogadas para escanteio. Existem aquelas que não, mas a maioria ainda é, diferente dos homens.

Jane apaixonada trabalha fortemente a questão do feminino. Através de Jane e Sofia, passado e presente, podemos observar aquilo que a mulher enfrentou antes e ainda enfrenta. Não obstante, a escritora vai utilizar esse machismo para falar sobre o desejo pelo matrimônio e também pela importância da carreira para uma mulher.

A maioria das mulheres no decorrer da história teve que optar por seu marido e sua família em oposição a sua carreira. O mundo vem mudando, mas isso não impede, até hoje, que mulheres tenham que tomar essa decisão. Assim, ao tratar do feminino, Givney acerta muito ao colocar essa problemática como tema central da sua narrativa, pois Jane precisa optar pelo amor na Era Moderna e sua carreira como escritora de fama internacional.

Com uma escrita leve, a narrativa simula, em partes, tanto a vida de Jane Austen quanto a história de Persuasão, baseada nos dramas do passado da escritora. Também traz algumas curiosidades, como o anel que foi leiloado anos antes. Também trabalha relacionamentos, como eles podem ser positivos ou não; o ambiente cinematográfico e seus problemas; a diferença entre as épocas e a sua similitude, utilizando Bath como cenário.

QUER SABER MAIS? ACESSE EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-237-nem-tudo-sao-rosas/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-237-nem-tudo-sao-rosas/

Juliana.Santos 21/08/2023

Me fez pensar
Já tinha conhecimento das desilusões amorosas de Austen através de uma adaptação cinematográfica de certa passagem de sua vida, estrelado pela atriz Anne Hathaway, então esperava que este livro pudesse ser uma espécie de compensação fictícia para ela, apesar da proposta fantasiosa de viagem no tempo (o ponto que realmente chamou minha atenção e me levou a ler "Jane Apaixonada").
O enredo é interessante, mas com muitas passagens que tornaram a história um tanto arrastada, e poderiam ser dispensadas.
Acho que o ponto alto da história é que Austen se vê diante de um dilema que acredito que ainda seja comum para muitas mulheres, mesmo nesses "tempos modernos": escolher entre a vida pessoal e a profissional. Isso sim me fez pensar por um tempo.

redgrapes 24/09/2022

Promissor, porém, básico. Em um adjetivo: raso.
Jane Apaixonada é um livro divertido, que imagino que, se um filme, poderia passar na Sessão da Tarde. Eu não gostei muito, acredito que por não ser o público alvo ou por não ter me apegado à história. Não sou a maior fã de filmes da Sessão da Tarde.

A proposta é promissora, e cumpre o que promete, porém, de forma básica. Não gosto de criticar estilo de escrita dos outros, mas falando sobre > minha < experiência com o livro, em vários momentos achei o enredo raso. O livro há subtramas e uma quantidade ok de personagens, porém são muito mal desenvolvidos e quando são, tive a impressão de ser algo feito corrido, às pressas. O livro foca demais na trama principal e deixa as subtramas muito mal desenvolvidas, como se só estivessem ali para ocupar certo espaço.

Senti falta de diálogo e de acompanhar uma construção firme de relações. O casal principal aconteceu muito rápido e sem aprofundamento, suas poucas dificuldades eram superadas em um piscar de olhos e logos eles voltavam a se amar como se se conhecessem há anos, enquanto eles se conheciam há dias e mal trocavam palavras, de fato, relevantes. Para mim, a chave de um bom romance é a profundidade e o desenvolvimento das relações. Romance jogado perde a qualidade.

De modo geral, o livro aborda assuntos com potencial, porém, mal trabalhados. Os personagens melhores são os 3 principais, mas a relação deles, para mim, pareceu meio jogado e, novamente, > raso

Aninha @tolendomuito 24/09/2022

E se a Jane Austen fosse transportada para os dias atuais? Já pensou como seria? É o que acontece em JANE APAIXONADA.

Por volta de 1800, numa sociedade que preza por uma jovem casada, Jane Austen só queria um amor e escrever. Porém, para não se tornar uma solteirona aos 28 anos, decide ir atrás de uma casamenteira para arrumar um marido. Mas acaba viajando no tempo diretamente para a Inglaterra do século XXI.

Confesso que inicialmente o ritmo de leitura estava lento, eu não estava esperando muito coisa, até chegar na parte II. Fui arrebatada pela história!

Jane então é levada para o ano de 2020 em um set de filmagem e conhece Sofia, uma atriz famosa (gravando uma das adaptações da própria escritora!) e claro que isso gera muitas doses de diversão!

A ambientação que contrasta uma Inglaterra antiga com a atual é um deleite! além disso, os personagens secundários são encantadores - amei os irmãos Sofia e Fred e a interação deles com a Jane.

Acompanhar Jane Austen em um cenário atual é tudo que eu precisava e não sabia. O deslumbre que ela sente ao se deparar com um mundo moderno (uma simples caneta, uma luminária ou preço do açúcar) torna a leitura muito leve e envolvente. Entretanto, essa viagem cobra um preço caro: quanto mais ela se apega ao século XXI, seus livros começam a desaparecer.

O destaque principal dessa história é a escolha difícil que Jane precisa fazer: viver com seu grande amor Frederick Wentworth ou voltar para seu passado e continuar dedicando seu amor pela escrita.

Achei muito interessante as questões levantadas pelo livro, que vão além dos contrastes entre passado/presente. Ele aborda também o papel da mulher em duas épocas tão diferentes e suas escolhas difíceis de enfrentar (o arco da Sofia - que está querendo reconquistar o marido - foi uma grata surpresa, porque foi possível analisar o quanto nos apagamos para conquistar alguém).

"Jane Apaixonada" é um livro genial e cativante! adorei essa leitura e a recomendo para todos que gostam não apenas da Jane Austen, mas de um bom romance.

site: https://www.instagram.com/p/CivfPjfPLcc/
jess 30/09/2022minha estante
Tô loucaaaa pra ler esse livro, agora mais ainda!

Larissa 06/06/2023

Um bom livro de sessão da tarde.
Vou confessar... Comprei somente pela capa. Apesar disso, é um bom livro. Ele é leve, não contém nada pesado (não tem Hot, caso alguém queira saber, só insinuação).
O livro é maravilhoso para quem é perdidamente apaixonado por Jane Austen e suas obras, criando uma fanfic para essa escritora tão aclamada.
Nessa versão da vida da escritora, ela viaja no tempo e se depara com o futuro de seus livros, e sua incrível popularidade. Porém, mais tardar na história ela se encontra apaixonada por Fred e vive uma curta e bonita história de amor com ele. Mas, por permanecer no tempo presente o seu passado está sendo apagado.
Agora ela terá que escolher o que entre o seu grande amor ou suas conquistas.
Como dito no título, muito bom para quem quer algo leve, sem muitas expectativas, mas não entra nos meus favoritos.

Bruna 21/07/2023

Podia ter sido incrível
Vamos aos pontos positivos primeiro. Gostei da Jane Austen nesse livro, ainda não li nenhum livro dela mas curti ela como personagem aqui. Também curti o romance entre ela e o Fred, foi uma coisa mais lenta, sutil e calma do jeito que eu gosto. Toda a trama de tentar levar ela de volta pra sua época e toda a questão dela com seus próprios livros foi interessante. Mas aí vem os pontos negativos. Sofia é muito chata, minha nossa! Eu lia os caps dela pensando se pular faria alguma diferença na minha compreensão da história.
Se o livro tivesse sido só a Jane e o Fred tentando resolver a grande questão do livro acho que teria sido 5 estrelas. Quando o livro foi chegando no fim, tudo começou a ir rápido demais como se não desse tempo de resolver bem as questões, então foi meio estranho. Quanto ao final acho que ele é coerente mas não acho que foi bem desenvolvido. Talvez pela pressa tenha me dado essa sensação. No fim acho que é um livro que poderia ter sido maravilhoso mas errou em coisas importantes.

" - Romance é ser atencioso. É fazer massagem nos pés de alguém depois de um longo dia. Mesmo que a outra pessoa tenha chulé. Romance é conhecer os desejos secretos de alguém e os colocar em prática." Pág 236

Elaine - @narealidadedasletras 16/09/2022

Encantador
Estou encantada! Essa história é absurdamente brilhante.
Acompanhar a célebre e inteligente Jane Austen em uma viagem no tempo e ver que ela precisa escolher entre suas obras incríveis e seu verdadeiro amor é muito encantador.

Rachel Givney nos apresenta em capítulos curtos e com todo charme e inteligência, uma história linda e divertida. O contraste de cenários na Inglaterra moderna, com a antiga são de um encanto só. Os personagens não deixam desejar, Givney constrói todos de maneira significativa dando contexto e alinhando toda a trama de maneira gradativa e proporcionando assim aos leitores uma leitura agradável e rápida.

A questão de que a inteligente Austen tenha viajado no tempo e tem que escolher entre duas coisas importantes para ela, prende do início ao fim tornando a leitura dinâmica, divertida e excepcionalmente calorosa.
Por se tratar de seu primeiro romance nota-se que a autora fez uma pesquisa minuciosa trazendo fatos reais sobre Austen de forma habilidosa e singela enriquecendo ainda mais esse livro.
Gostei demais e recomendo.

Isa 13/04/2023

Confesso que só comecei a ler os livros da Austen depois desse, por me afeiçoar tanto a personagem, apesar de não entender nada dos clássicos por causa do estilo de escrita antigo dela.
Esse livro é simplesmente perfeito, mesmo pra quem não leu os livros da Jane Austen e sabe por cima as histórias (igual eu)
Chorei demais no final pela escolha entre o amor ou a pena, o quanto é triste ela não poder ter as duas coisas e saber que na vida real morreu sozinha (assim como no livro), as referências do Fred em Persuasão simplesmente me fizeram acabar em lágrimas, tudo se encaixou tão bem que fiquei encantada, esse livro é muito bom.