Por amor e honra

Por amor e honra Sheila Guedes

Resenhas - Por amor e honra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Taissa 09/10/2022

Um romance de época diferente do costume
Gostei da história e a leitura foi tão fluída, que li tudo em um dia só.
Me apaixonei pelo tenente, por ele colocar os sonhos de Cecília a frente dos deles, principalmente por se passar em uma época passada onde isso seria inexistente.
Sinto que em alguns momentos a autora se perdeu um pouco nos fatos, mas ainda assim, foi uma boa leitura.

Dondoca Literária 21/09/2022

Histórico Apaixonante!
#DondocaResenha.

“Meu corpo faminto ou minha mente confusa? E não importa o que aconteça, eu sei que nunca mais serei o mesmo depois de ter atravessado o caminho dessa mulher imprevisível e única.”

📝Cecília, é uma jovem determinada e inteligente, seu sonho é ser livre para ter a própria escola e ensinar a todos, o poder do conhecimento. Contudo, ela sabe que, se depender do pai, seu futuro terminará em um casamento arranjado com um homem opressor.

Agora, tendo o tempo como inimigo, não resta outra opção, a não ser fugir, para a casa de uma tia no Rio de Janeiro. Com tudo orquestrado, Cecília se candidata a uma vaga na Cavalaria da Guarda Nacional, afinal, só assim ela conseguiria fugir em segurança e sem levantar suspeitas, já que ela estaria entre os soldados.

Mas, durante essa jornada, Cecília não contava que, Pedro, o Tenente desse pelotão, seria o grande responsável por ela repensar suas maiores convicções.

🌹Em Amor e Honra, vamos conhecer uma verdadeira desbravadora desse nosso país, através de Cecília, uma mulher forte, que não poupou esforços para se livrar de um futuro indesejado.

E Pedro, um homem que, mesmo vivendo em uma época onde a cultura da escravidão era moda, dedicou boa parte da vida servindo ao país, mas também era dono de um censo de honra incontestável.

A história entre eles, é encantadora em muitos aspectos, a descoberta da mentira criada por Cecília, o senso de proteção, e cuidado que moldam o caráter de Pedro, foi o combustível para o nascimento do mais lindo amor.

Já conteúdo histórico, esse foi riquíssimo. Embora seja um romance fictício, Sheila, como excelente autora e historiadora que é, usou uma referência que fez parte da nossa própria história, Maria Quitéria de Jesus, uma pessoa que sabia atirar, cavalgar, caçar e pescar, mas que, por ser mulher, não servia ao exército.

Enfim, tudo isso foi bem distribuído em capítulos curtos, alternados entre os personagens, de forma clara e objetiva, onde o leitor consegue entender todos os dilemas vividos por eles, sem ficar cansativo.

Então, se ainda não conhecem a escrita da autora, a hora é agora!

Mari Cafezeira 12/09/2022

Envolvente do início ao fim?
Simplesmente amei esse livro que reúne fatos e figuras importantes na história do Brasil Império em um romance histórico maravilhoso e construído com muita maestria.
Aqui acompanhamos a trajetória de Cecília que foge de casa após o seu pai a promete-la em casamento a um homem cruel e violento. Para chegar ao Rio de Janeiro, ela se veste de homem e se infiltra na Guarda Nacional. O que ela não esperava é que o Tenente do pilotão, Pedro, descobriria seu disfarce, nem que dali surgiria uma forte paixão e amor, afinal isso nunca esteve em seus planos e vai contra todas as suas convicções, pois acredita que pode atrapalhar seus sonhos e sua liberdade.
Eu amei o casal e nem vou falar das cenas hots (apenas leiam ??????).
Primeiro livro que leio da autora e já quero ler outros com certeza!
Queria dar 5?, porém achei os acontecimentos do final bem corrido, não que isso tenha atrapalhado o enredo, os personagens e meu amor pelo livro. Ainda assim favorito com 4,5???.

Naty l @so.maisumcapitulo_ 30/08/2022

Apaixonante
Eu amei esse livro!
É um romance histórico mais ao mesmo tempo com aquele clichê gostosinho de ler. O melhor de tudo nesse livro é que ele se passa no Brasil e mostra um pouco dos acontecimentos da época, aborda temas como escravidão, homossexualismo, direito das mulheres etc.
Cecília é uma moça determinada que faz de tudo pra fugir do futuro que seu pai escolheu pra ela, um casamento arranjado com um homem grosseiro e cruel. Como solução para seus problemas ela decide se passar por homem e se alistar no exército pra chegar em segurança na casa de sua tia no rio de janeiro. Mas o que ela não sabia é que muita coisa ia mudar ao conhecer o tenente Pedro.
A química do casal é maravilhosa e mesmo com o romance a protagonista não perde sua convicção e mantém seus objetivos e sonhos.
Com certeza vou querer ler outros livros dessa autora.

Mih 24/08/2022

Incrível!!!!!
Esse livro é super envolvente, li ele em 1 dia, simplismente não conseguia largar!!!.
Quando ambos percebem que se amam, não ficam enrolando para contar um ao outro.
Desde início do livro a nossa protagonista sabia o que queria, e ela não mede esforços para conseguir. É muito bonito de se ver como ela é uma mulher além do seu tempo, determinada, sem preconceitos, decidida etc.
O Pedro também é um personagem muito bem escrito, que quando percebe que esta apaixonado trata logo de contar, e não tem medo da rejeição. Não tem medo de seguir seus sonhos.

Recomendo que leiam esse livro e outros mais da autora, que já é uma das minhas preferidas da vida!!!!

Karol 21/08/2022

Por Amor e Honra é um romance histórico de uma escritora brasileira e com conteúdo nacional, que retrata um período histórico muito rico de inovações sociais, mas aí mesmo tempo triste, em que outros seres humanos eram escravizados.
A autora narra uma história de amor fofa e clichê, a Cecília é incrível e forte, decidida de suas convicções.
Apesar de ter gostado da narrativa sinto que não me conectei com a história como normalmente faço e por isso não consegui dar uma nota maior.

Karina 21/08/2022

Mulheres a frente do seu tempo
A autora conta a estória de Cecília, uma mulher a frente do seu tempo, idealista e empoderada durante a época do Brasil imperialista! Gosto de ler romances com mulheres fortes. Pedro é um fofo, muito apaixonado por Cecília!
Mas mesmo com tudo isso não consegui me prender a leitura, infelizmente não me conectei! Mas valeu a experiência!

Magda6 18/08/2022

Perfeito
Antes de falar um pouco sobre a leitura, preciso dizer que conhecer a Sheila Guedes pessoalmente, foi tudo, ela é um amor de pessoa.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita dela, e terminei o livro APAIXONADA!!!!
Ela escreve de uma forma tão leve, que minha leitura foi bem fluida.

Aqui temos uma história bem construída, com ambientação no Brasil Imperial.
Cecilia se mostra muito forte e decidida, é aquela mocinha que sabe o que quer, e corre atrás dos seus sonhos, mas ao conhecer Pedro, o coração já deu sinais de que estaria 'recalculando rota'.
Gostei da forma como tudo foi acontecendo, dos personagens secundários e suas historias, que nos deixaram com gosto de quero mais.
Ver o Pedro mostrando a Cecilia que o amor e o casamento não é uma prisão, foi tão lindo.

Funcionou muito comigo, uma leitura perfeita.

Vitoria_Vick 09/08/2022

Sheila Guedes sempre entregando tudo!
Eu simplesmente amo os livros da Sheila Guedes, e esse ela não me decepcionou. Amei o Pedro, que protagonista, meus amigos. Gostei dele principalmente pq ele nunca negou oq sentia pela Cecília, ele já amava ela no começo, se declarou e fez de tudo por esse amor, deixaria até de ser feliz para ajudar ela a realizar seus sonhos, que homem, um príncipe. Já a nossa protagonista, eu tbm gostei dela, em alguns momentos eu sentia raiva dela, principalmente quando ela negava oq sentia por ele, e isso me irritava. Mas como sou suspeita para fala de personagens q são a frente do seu tempo, então passei pano para ela. Amei a proposta q era tipo Mulan, em nenhum momento do livro ela foi fraca ou contrário, a mulher lutou com unhas e dentes para se salvar e realiza seu sonho, foi bem bonito.
Amei o livro, índico super ele, protagonistas com uma química de milhões, sem fala dos hots, AMOOO. Enfim, leiam os livros da Sheila Guedes, vcs não vão se arrepender, isso eu garanto!

Barbara.Goes 08/08/2022

Tenente ou Príncipe
Pedro é um homem honrado, cavalheiro, educado e de bom coração, Cecília uma mulher à frente de seu tempo e que quer independência até conhecer o tenente e tudo mudar.

Arthenis0 08/08/2022

Fofo
Eu adoro mulheres fortes, principalmente mulheres fortes de antigamente, porque acho que elas tinham que ser mais corajosas ao enfrenter uma sociedade mais machista. Não que a sociedade atual não seja machista, mas os exemplos eram mais raros. E Cecília, xomo me diverti com ela, entendi seus sonhos e seus medos, e assim como Pedro, acho que podem ser personalidades a seram inspiradoras.

Beatriz 01/08/2022

Legal de ler
Gostei muito da premissa por ser parecida com Mulan, mas esse momento passou rápido dms, o livro tem muito drama e pouco sentimento, não consegui me aprofundar tanto nos personagens, me identifico levemente com a prota feminina, o que me deu forças pra terminar, mas não foi o melhor doq poderia ter sido.

Luana 28/07/2022

Que livro! ????
A história se passa na época do Brasil império, traz uma mulher forte e além do seu tempo pois não aceita as convenções sociais da época. Ela está disposta a fazer o impossível para poder ter sua liberdade, inclusive abdicar do amor. Mas na sua jornada pela liberdade muitas reviravoltas r obstáculos surgem.
O que será que vai acontecer? Ela alcança sua sonhada liberdade? E quais são as reviravoltas que podem mudar a sua história ou por tudo a perder?
Para saber SUPER recomendo que leia o livro e descubra pela sua leitura que espero seja tão boa quanto a minha. Se ler depois diga o que achou. ? ? ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5