O tumor

O tumor Ibrahim Al-Koni




Resenhas - O tumor


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Luci Eclipsada 13/05/2023

Uma fantasia com os dois pés na realidade
Ibrahim Al-Koni é um autor líbio tido como um dos principais romancistas árabes da atualidade.

Mas não tínhamos traduzido para o português nenhuma de suas obras até a Editora Tabla publicar, em 2022, “O tumor” – sua novela de caráter distópico e também fantástico.

Na obra, um líder desconhecido, por meio de um mensageiro, nomeia um lugar-tenente para representá-lo em um determinado oásis no deserto saariano.

Os critérios usados na escolha não são claros e tudo o que sabemos é que o escolhido recebe uma túnica que, com o tempo, se mostra um mecanismo de controle e dominação.

Conforme avançamos na leitura, vemos de que maneira a túnica “corrompe” quem a usa de tal forma que o oprimido se torna o opressor.

O livro tem uma linguagem ora poética, ora filosófica, enquanto mostra a corrosão e devastação humana fomentada pela ambição e necessidade de poder.

É muito difícil não estabelecermos paralelos da narrativa com a nossa própria realidade, em que muitas vezes a política toma rumos catastróficos que afetam a todos.

Uma leitura com tantas passagens de impacto que é preciso parar recorrentemente para fazermos marcações.

Um livro que definitivamente indico para quem deseja se aventurar pela escrita de autores do mundo árabe.
comentários(0)comente



Vinder 11/12/2022

Livro muito bom e muito bem escrito. Qual o limite do poder? Da fé?
Alguém, num oásis (no norte da África), recebe a ordem de um mensageiro para ser chefe de um povo, sem muitas explicações.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR